Véu ou mantilha? Descubra as principais diferenças e escolha aquele que mais combina com o seu estilo

Depois do vestido, o que mais chama a atenção em uma noiva são os acessórios de cabelo, mais especificamente, o véu ou a mantilha, já que eles ajudam a emoldurar o rosto e dar ainda mais beleza à noiva. Mas, qual dos dois escolher? Essa é uma questão pela qual muitas noivas passam, por isso, apontamos aqui algumas características e diferenças essenciais entre o véu e a mantilha. Após este post, garantimos que você não terá mais dúvidas de qual combina mais com o seu estilo.

Qual a sua opinião? Véu: usá-lo ou não usá-lo, eis a questão. Veja as respostas das leitoras!

Empório LuluSaiba mais sobre Empório Lulu
Foto/Divulgação Empório Lulu

Afinal, quais as principais diferenças?

Se você não sabe a resposta dessa pergunta, não pense que é a única. Muitas noivas só vão reparar que véus e mantilhas são coisas diferentes, quando entram para esse universo de casamentos.

Amanda Miranda, do marketing do Atelier Ivana Beaumond diz que “o véu, na maioria das vezes, é mais simples, somente de tule, em diferentes variações: véu cascata (uma camada curta e outra longa), duas camadas longas, curto na altura do cotovelo… Já a mantilha virá sempre com aplicações em renda. Podemos encontrar variações como: bico de renda em toda à sua volta, bico de renda somente na parte da calda (conhecida como meia mantilha), cachos de renda aplicados no topo do véu, onde o efeito rendado fica junto ao penteado da noiva. São infinitas possibilidades”.

Tipos de acessório de cabelo para noivas: descubra TODOS eles!

Atelier Ivana BeaumondSaiba mais sobre Atelier Ivana Beaumond
Foto/Divulgação Atelier Ivana Beaumond

Véu ou mantilha ditam um estilo único?

Bom, a regra nº 1 de toda noiva é usar aquilo que ela se sente bem e sabe que vai estar linda para um dia tão importante como o do seu casamento. Ou seja, não há um estilo único que combine mais com véu ou mantilha. No entanto, o primeiro é considerado uma opção mais simples do que o segundo, normalmente mais elaborado e rico de detalhes.

Ana França, proprietária da Ana França Alta Costura afirma que “antes de escolher entre véu ou mantilha, a noiva precisa conhecer bem seu estilo. Algumas preferem véus bem curtinhos para dar uma ideia divertida e vintage a um vestido moderninho, outras preferem algo bem tradicional, que lembre fotos de casamento da mãe ou avó, já outras preferem não usar nenhum dos dois e apostar na simplicidade dos acessórios. Se a noiva estiver feliz, é isso que importa.

Confira nossa seleção! Penteados de noiva com véu 2017: escolha o seu!

Ana França Alta Costura Saiba mais sobre Ana França Alta Costura
Foto/Divulgação Ana França Alta Costura

Qual ocasião “pede” mais um ou outro?

Mais uma vez, aqui não há regras. Se o sonho da noiva sempre foi casar com uma mantilha, mas o seu casamento será simples, de dia, para poucas pessoas, não importa, ela deve seguir seus sonhos e possibilidades. Mas é preciso estar atenta a alguns detalhes importantes.

França diz que “véu ou mantilha devem estar em coerência com o vestido. A mantilha, por ser mais carregada, pode ‘roubar a cena’ do vestido. O mais aconselhável é optar pela mantilha quando o vestido for mais limpo, minimalista, assim as informações não brigam entre si”. Miranda comenta sobre a influência do local do casamento: “é mais comum encontrarmos noivas mais tradicionais, casando na igreja, usando uma bela e longa mantilha. Nos casamentos ao ar livre, no período da tarde, sugerimos o véu, por ser mais leve, suave e não confrontar com a proposta do casamento”.

Ana França Alta CosturaSaiba mais sobre Ana França Alta Costura
Véu: Ana França Alta Costura | Foto: Lutterbach Fotografia Autoral

Há alguma tendência neste quesito?

Tanto o véu quanto a mantilha são duas peças clássicas e atemporais, por isso, não sofrem influências de modismos. O que ocorre, com frequência, é a noiva pedir para aplicar no véu ou mantilha a mesma renda do seu vestido. Há também aplicações de pequenas pérolas ou flores em 3D, para um visual delicado e romântico.

O que há de mais atual! Complementos perfeitos para as noivas da geração do milênio: Imprescindíveis para os looks mais atuais!

Fátima PiresSaiba mais sobre Fátima Pires
Foto/Divulgação Fátima Pires

Team véu x Team mantilha

Já conseguiu descobrir qual o seu “team”? Assumimos que há quem “fique em cima do muro”, pois as duas opções são belíssimas. “A mantilha é clássica, muito elegante e deixa o visual mais sofisticado. Eu sou apaixonada por mantilhas, de preferência as longas (no mínimo três metros) com um barrado todo em renda francesa chantilly”, revela Miranda.

França afirma que “o véu, por ser mais leve, passa uma ideia de jovialidade. Sem falar que por ser neutro pode ser combinado muito bem com qualquer vestido, variando o tamanho e detalhes da ponta, conforme o gosto da noiva. Eu, particularmente, gosto mais dessa versatilidade que o véu dá e de como complementa o look da noiva sem chamar mais atenção que ela”.

Atelier Ivana BeaumondSaiba mais sobre Atelier Ivana Beaumond
Foto/Divulgação Atelier Ivana Beaumond

Pronto! Agora é com você! Pondere o estilo do casamento e, principalmente, o seu estilo pessoal, e acerte na escolha de um véu ou mantilha linda para o grande dia. E para arrematar, veja também Como escolher o penteado de noiva perfeito para o grande dia

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Lucas Lima Fotografia
Qual a diferença entre os tipos de véus e acessórios de cabelo? Descubra e escolha o seu!
Você sabe quais são as diferennças entre os acessórios de cabelo de uma noiva? Conversamos com experts sobre o tema que nos alertaram sobre as suas diferenças e como/quando utilizar cada um deles. Confira e arrase no seu grande dia!
Foto Wedding
Saiba TUDO sobre bolos: dos mais antigos às novidades mais recentes e escolha o perfeito para o seu casamento!
Se você ainda não escolheu seu bolo de casamento, não deixe de conferir nossas dicas sobre os que já estiveram na moda, os que nunca deixarão de estar e as grandes novidades que estrelaram em 2016!
Bouquet Boutique. Foto: Mariane Lens
7 tendências de buquês de noiva que estão arrasando: escolha o seu!
os buquès modernos podem ser feitos de diferentes estilos: desde os mais clássicos, até os mais arrojados, feitos com origami. Confira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações