Vida de cerimonialista: coisas que todos os noivos deveriam saber sobre o dia a dia de seus assessores

Sabia que os serviços de assessoria e cerimonialista hoje são vistos como uns dos mais importantes no universo do casamento? E há razões para isso, é claro.

Antes os casamentos eram mais quadrados, seguiam o mesmo padrão, sem ousadias. Contudo, felizmente, tudo mudou e atualmente celebrar um casamento dá a opção de personalizar praticamente todos os serviços, desde o local escolhido até as lembrancinhas para os convidados.

No cotidiano acelerado que estamos inseridos, fica bem difícil dar conta de todos os detalhes que envolvem a festa. Por isso, sim, a assessoria e o cerimonial são fundamentais para auxiliar durante todo o processo até o grande dia ou somente no casamento.

A vida de assessora e cerimonialista é uma mistura de realizações, mas muita dedicação também. É um trabalho lindo, ser o braço direito dos noivos, ao mesmo tempo que é suado também, pois são as profissionais responsáveis por gerenciar os contratados e reger tudo de uma forma harmônica.

Quem explica isso é Carol Ferraz, da Céu de Tule, empresa especializada em organizar e planejar casamentos inesquecíveis.

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Fabio Ferreira Fotografia

Dia a dia

O mais importante é não subestimar o trabalho de um assessor. Informe-se por aqui e demais lugares todos os serviços que ele pode prestar, antes de bater o martelo se vai contar com os serviços dele ou não.

Quer saber mais pouco do dia a dia deste profissional? Vale a pena. Carol Ferraz conta que o dia a dia está longe de ser glamouroso. Interligar todos os detalhes de um evento tão importante quanto um casamento exige muita dedicação e principalmente preparo.

Além da rotina de organização de vários eventos (em fases diferentes de planejamento) e do trabalho no fim de semana nos próprios eventos, também é necessário conciliar reuniões e visitas técnicas, reuniões com novos noivos, ficar antenadas em novos fornecedores e novidades do mercado e milhares de e-mails diários.

Apesar dos nossos noivos saberem que cuido deles com o maior amor do mundo, acredito que não tenham a percepção de que, literalmente, penso neles a cada instante. As raras vezes que consigo sair de férias geralmente esbarro com casais de noivos; viajo para fora do país e em uma visita a uma igrejinha escondidinha esbarro com um casamento acontecendo e já vou logo registrando tudo para enviar para meus noivos; passeio pela rua e vejo aquele vestido lindo, a cara daquela noiva (o mesmo acontece quando escuto música, vejo filmes, etc etc etc). Não tem jeito, quem trabalha com casamento, respira casamento e isso é incrível.

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Studio Cavalieri

Serviços

Na Céu de Tule, os serviços principais são a Assessoria e o Cerimonial. Carol Ferraz revela que por acabar ficando muito perto dos noivos em todo processo, naturalmente acaba surgindo grande procura também por organização dos eventos pré-casamento (como chá de panela, lingerie e despedida de solteira), com serviços extras de assessoria também nesses momentos.

Incluímos também a assessoria de Lua de Mel no nosso portfólio, onde ajudamos os noivos a escolher um determinado destino de acordo com o perfil deles e montamos um roteiro personalizado. E claro, oferecemos o conhecido RSVP, fundamental para dimensionar eventos maiores.

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Gabi Nehring

Assessoria e Cerimonial

Carol Ferraz explica que “na Assessoria da Céu de Tule eu acompanho de pertinho todo o planejamento, fazendo indicações dos melhores fornecedores para o casamento, ajudando no controle do budget, dando seguimento a um cronograma específico para o tempo de planejamento de cada casal, fazendo reuniões e entrando em contato com todos os envolvidos para efetuar as contratações, ou seja, sigo com os noivos durante todo o tempo cuidando de todos os detalhes do casamento junto com eles, inclusive no dia, orquestrando tudo para que o resultado final seja igual ao que eles sempre sonharam.

No Cerimonial os noivos fazem o planejamento e contratações por conta própria, mas para não deixar nossos clientes desamparados nesse pré tão importante, nossos noivos levam um material para ajudar no planejamento, com uma lista de fornecedores indicados, planilhas de controle de orçamento, referências, etc. Quando falta mais ou menos um mês para o grande dia, fazemos outra reunião na qual eu checo com os noivos todas as contratações feitas e outros detalhes pendentes, a partir daí cuidamos de tudo para que o casamento saia perfeito, coordenando o dia do casamento do início ao fim.” 

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Divulgação

Conta comigo

Esse é o espírito com a sua assessora e cerimonialista. Companheirismo. Já deu para perceber como a agenda diária de uma profissional é pautada na dedicação em atender os noivos e ficar antenada na atualização de todo os serviços e fornecedores da área. Por isso, fica bem claro que na hora de contratar essa grande parceira, tem que ter aquela química, uma empatia para que as energias fluam da melhor maneira possível.

Nada de botar um amigo ou aquela prima para cuidar disso. É furada! E também não vai valer a pena contratar um profissional só porque tem boa fama. “Seu casamento pode estar nas mãos de uma pessoa totalmente despreparada que pode, inclusive, prejudicar o grande dia. Você acaba pagando e não levando o serviço esperado, nem o resultado final de que gostaria.

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Divulgação

Quando começar?

Vai casar? Então arrume uma assessora ou cerimonialista! Essa é a opinião de Carolina Ferraz. “Acredito que o cerimonialista ou assessor é fundamental em todas as etapas. Já tive noivos de diversos estilos e que chegaram a mim em diferentes etapas da organização e todos reforçam essa opinião com agradecimentos e depoimentos lindos de como nosso serviço foi importante para que o dia do casamento saísse como eles sempre sonharam. Acho que quanto mais cedo o casal contratar o cerimonial mais tempo para usufruir do período do planejamento com tranquilidade e melhor será o investimento, porque assim eles terão ajuda e supervisão em todo este processo.

Mas se o casal está com o budget reduzido, não pode arcar com o serviço de assessoria e tem disponibilidade para planejar o próprio casamento, não deixe de contratar pelo menos para o dia do casamento.

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Divulgação

Na Céu de Tule realizamos nossa reunião de checklist por volta de um mês antes (tanto em noivos de Assessoria quanto os noivos que contrataram apenas o Cerimonial), é nesse momento que conseguimos rever tudo e consertar qualquer falha ou ‘buraco’ que possa existir no dia.

No dia do casamento os noivos são os protagonistas e já começam o dia com borboletas na barriga, por ser um momento tão importante e tão esperado, adicionar a isso a obrigação de falar com fornecedores, controlar horários, se arrumar, organizar madrinhas e padrinhos e ainda estarem bem para subir no altar é simplesmente impossível! Então mesmo que vocês tenham vontade de organizar e participar ativamente do planejamento do casamento, não deixem de contratar um cerimonial para orquestrar tudo que vocês sonharam e contrataram no grande dia! 

Céu de TuleEntre em contato com a Céu de Tule
Céu de Tule – Foto: Neumann’s

Seu estilo

Lembra que a assessora será sua grande companheira na hora de definir tudo? Pois então, ela com certeza não vai impor o gosto pessoal dela. Será a partir da escuta de seus desejos que ela vai começar a estruturar e definir tudo com os noivos.

Na primeira reunião, antes de iniciarmos os preparativos, já conversamos sobre o estilo do casamento. Geralmente o próprio lugar acaba ajudando na definição (na praia, campestre, em um local clássico, moderno). A personalidade dos noivos também é fundamental para entendermos como será a energia do dia. Os locais que curtem viajar, as comidas que mais gostam, os filmes favoritos e até mesmo como se vestem são dicas que nos ajudam a entender um pouco como é o casal. E claro, as referências que eles separam ou as nossas de que eles gostam também são aliadas na hora de definir o estilo. 

Está esperando o quê? Entre em contato com a Céu de Tule, marque uma conversa, apresente os seus sonhos e construam juntos uma festa inesquecível!

*Post publicado em 27/02/2018 e republicado em 14/07/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

28 fatos reais que jamais deveriam ter acontecido em um casamento, mas aconteceram!
28 fatos reais que jamais deveriam ter acontecido em um casamento, mas aconteceram!
Selecionamos 32 fatos reais que desejaríamos que jamais tivessem acontecido em um casamento, mas aconteceram! 32 tragicomédias do mundo dos casamentos!
Foto: Casa Lume
5 coisas que você precisa saber se vai casar em 2018
Quem organiza um evento tão importante como esse vive, literalmente, um ano na frente de todo mundo! Confira o que deve ser prioridade agora!
Assessores de casamento respondem: por que o RSVP é tão importante?
Assessores de casamento respondem: por que o RSVP é tão importante?
Se você sonha com um casamento com familiares e amigos especiais reunidos juntos para celebrar um acontecimento mais que especial, esse post é para você!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações