Wedding Weekend: 7 dicas para organizar um casamento de fim de semana!

Wedding Weekend: 7 dicas para organizar um casamento de fim de semana!

O produtor de eventos, cerimonialista e sócio da EF Cerimonial, Lucas Fernandes, listou dicas e conselhos para quem quer realizar um Wedding Weekend e não sabe por onde começar!

Wedding Weekend: 7 dicas para organizar um casamento de fim de semana!
EF cerimonial | Foto: Love Shake
  • Planejamento
  • Recomendações
  • Guest-blogger

Uns chamam de Wedding Weekend outros de Destionation Wedding, não importa o nome, o importante é a experiência de ir além de um único dia de festa de casamento e proporcionar muito mais. Já pensou em curtir com seus amigos e familiares por todo um final de semana? Pois é, é disso que estamos falando!

Como funciona um Wedding Weekend?

Esse tipo de celebração dura um final de semana inteiro (ou até mais, pense nos feriados), começando com uma programação na sexta-feira com o tão famoso Pré-Wedding juntando padrinhos e convidados mais chegados, seguindo por um sábado de muita festa e amor. Para finalizar no domingo, um almoço ou after onde todos os convidados se reúnem novamente e se divertem mais um pouquinho no Pós-Wedding.

salvarWedding WeekendSaiba mais sobre “Wedding Weekend”
EF Cerimonial | Foto: Leo Soares

Geralmente os noivos escolhem hotéis ou casas, onde compartilham a maior parte do tempo. Cafés das manhãs, city tours, jantares ou até algumas atividades programadas fazem parte do roteiro, dessa forma, passam a ter um convívio completo do final de semana. Essa modalidade de casamento proporciona um reencontro completo entre as pessoas que vocês amam, até porque nada mais lindo do que comemorar o amor com aqueles que mesmo geograficamente separados, sempre estiveram pertinho de nós, não concordam?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Podemos destacar que um dos grandes diferenciais é permitir que os convidados se divirtam e passem mais tempo com os noivos. No casamento tradicional o evento dura apenas 5 horas e os convidado geralmente veem os noivos apenas no momento da festa, a conversa é rápida e as interações são curtas. Na praia, os noivos não precisam ficar passando de mesa em mesa para cumprimentar os convidados porque já fizeram isso no dia anterior, o que a gente quer é pista de dança!

salvarWedding Weekend
EF cerimonial | Foto: Lenine Serejo

Como organizar um Wedding Weekend?

Uma das dúvidas mais normais é: quem tem que arcar com os custos desses três dias de festa? Nesse caso vai depender da condição financeira dos noivos e até dos próprios convidados.

#DicaEFCerimonial: Em alguns casos os noivos já fecham o valor do aluguel do espaço + o valor da hospedagem para familiares, quando optam por esse tipo de casamento vocês acabam hospedando um grupo. Sendo assim, é possível negociar valores e fechar um pacote, reduzindo os custos e conseguindo descontos ou bonificações em diárias.

salvarWedding Weekend
EF cerimonial | Foto: GF Photos

Os noivos arcam com todos os custos do dia do casamento. Já os custos relacionados ao pré e ao pós vão variar de casal para casal e principalmente de onde e como serão essas comemorações. É importante fazer um planejamento com antecedência e ter certeza de que todos os convidados listados estarão presentes, converse com sua assessoria sobre RSVP.

Devemos deixar claro que não é um tipo de casamento que se restringe apenas aos que tem alto poder aquisitivo! Na verdade, com um bom planejamento, o wedding weekend terá um custo próximo a um casamento tradicional, a antecedência faz toda a diferença na hora dos seus convidados se organizarem para estar com vocês no grande dia.

salvarWedding Weekend
EF cerimonial | Foto: Guilherme Tonna

5 Motivos para realizar um Wedding Weekend

  • Por ser um casamento muitas vezes associado a uma viagem, reuni as pessoas mais queridas e próximas a vocês tendendo a ser uma festa e cerimonia mais intimista e descontraída;
  • A festa não fica restrita a algumas horas apenas. Quando o casamento acontece nesse em um hotel por exemplo, ele acaba virando um evento mega exclusivo e o espaço estará à disposição durante o tempo contratado;
  • Os convidados mais próximos do casal geralmente ficam hospedados no mesmo local onde acontecera o casamento e assim poderão aproveitar o máximo o local escolhido;
  • Diminui a preocupação de atrasos com os padrinhos/madrinhas e convidados, provavelmente eles estarão hospedados no mesmo local do evento;
  • O investimento é quase o mesmo que um casamento tradicional, a diferença é que vocês terão um final de semana inteirinho de festa e vão poder aproveitar ao máximo com os convidados.
salvarWedding Weekend
EF cerimonial | Foto: Lenine Serejo

Dicas para ter Wedding Weekend memorável

A programação nesses eventos vai depender do estilo e gostos do casal, é importante considerar que as atividades sejam relaxantes e ao mesmo tempo divertidas.

Listamos algumas sugestões para vocês aproveitarem a sua estadia em Búzios:

  • Jantar de boas-vindas, com direito a drinks com os amigos
  • Luau na sexta-feira à noite e se for na praia com pé na areia, melhor ainda!
  • Café da manhã com os padrinhos no dia do casamento
  • Fazer uma festa no barco com todos os amigos na sexta-feira à tarde
  • City Tour para conhecer a cidade, por exemplo, podem alugar os famosos buggys
  • Fazer uma pool party no domingo ou na sexta e é claro com direito a churrasco para todos
  • Dia de spa no domino para curtir a ressaca com as madrinhas (todos amam!)
salvarWedding Weekend
EF cerimonial | Foto: Love Shake

Lendo o texto até aqui, é fácil perceber o quão fã somos dessa modalidade de casamento. A ideia de integrar uma viagem, um final de semana, várias festas em uma só, o planejamento e a programação fazem com que o Wedding Weekend ou o Destination Wedding seja uma escolha incrível para os noivos vivenciarem junto a quem se ama. Para finalizar, duas dicas importantes: Cuidado para não queimar largada na sexta feira (Pré-Wedding), lembre-se o casamento é no dia seguinte! Escolha um destino Cosmopolitanita que te ofereça estrutura e diversidade de fornecedores locais, Búzios é um bom exemplo.