Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos

Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos

Os convites de casamento trazem todos os detalhes do grande dia e também são uma prévia do que está por vir. Se você quer saber como escolher os convites para o seu casamento, preste muita atenção aos 5 passos-chave do Zankyou!

Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
  • Convites e identidade visual
  • Recomendações

Os convites de casamento são um dos elementos mais importantes do evento. Porque, mesmo parecendo simples, seu papel é vital para convocar todos os convidados da sua lista. E não é para menos, neles estão todos os detalhes do acontecimento, mas também são uma prévia do que está por vir.

Como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos

Se você quer saber como escolher os convites para o seu casamento, preste muita atenção aos 5 passos-chave!

Passo 1. Determinar o estilo

É a parte mais importante porque faz o papel de carta de apresentação. Como já dissemos, o convite é o primeiro detalhe do casamento, um reflexo do que está por vir e, como consequência, uma pista para os seus convidados, que podem já ter uma ideia até mesmo de qual look escolher para o grande dia. Com o convite, poderão ter uma ideia do que vão encontrar e começar a imaginar como pode ser o seu casamento.

salvarComo escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Crédito: Tem amor no papel – Foto: Divulgação

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

E os estilos são infinitos, dependendo da personalidade do casal. Para isso, existem muitas empresas que trabalham das mais variáveis maneiras e fazem todo o possível para adaptar os convites para o seu estilo de casamento. Com um tema específico, do mais clássico ao mais boêmio, os grandes fornecedores de convites apresentam as melhores opções.

salvarComo escolher os convites do meu casamento em 5 passos
Crédito: Tem amor no papel Foto: Divulgação

Para obter bons convites, você tem que ter em conta várias coisas. Primeiro, como já dissemos, o estilo do casamento. E ele é determinado pela estação do ano, que também influencia na filosofia do convite. O local de celebração também é importante, às vezes mais neutro, outras muito mais especiais e inclinados a servir de inspiração para os convites. Porque, como você criaria um convite se você se casasse na praia? Certamente a temática náutica não falha, como referências naturais caso vocês se casem em meio a natureza. E, se você seguir um tema específico (campestre, medieval, ficção científica), o convite alimenta o espírito que reinará durante todo o evento.

Como dizemos, é um aperitivo que faz spoilers dos melhores pratos que você vai saborear durante o grande dia.

Veja também como escolher um wedding planner para o meu casamento: 5 passos que você deve seguir.

Passo 2. Escolha a cor

A cor é especialmente relevante porque atua como protagonista nos convites. O estilo gira em torno dela, porque elas são frequentemente associadas a temas, situações, filosofias da vida ou lugares.

Sendo assim, as estações do ano são novamente particularmente relevantes, onde a cor é catapultada como a estrela principal da mesma. Assim, no outono, granada, ocre, verde floresta e marrons predominam; no inverno, brancos, negros, azuis e roxos; na primavera, verde, turquesa, amarelo limão e branco; e no verão, rosa pastel, lavanda e verde menta.

salvarComo escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Crédito: La Santé Design – Foto: Divulgação
salvarComo escolher os convites do meu casamento em 5 passos
Crédito Boutique do convite – Foto: Divulgação

Algumas configurações especiais exigem cores específicas e podem ser refletidas na natureza do convite. Por exemplo, o Natal, apesar de todos os ataques cromáticos que sofreu ao longo da história, é geralmente vermelho e verde. Aproveite estas cores se o seu casamento segue este tema.

Precisa de ajuda para organizar o seu casamento e não sabe por onde começar? Baixe o nosso eBook.

Passo 3. Cuide da aparência

É importante que o convite do casamento tenha uma apresentação correta. Não deixe esse detalhe de lado e prepare seus convidados para o que eles encontrarão no seu grande dia. E lembre-se: todo detalhe é importante.

salvarComo escolher os convites do meu casamento em 5 passos
Crédito: Chuva de papel. Foto: Divulgação

As estações, mais uma vez, influenciam os convites no que diz respeito aos detalhes que decoram a sua superfície. Outono e inverno são mais carregados em todos os sentidos e devem ser refletidos nos artigos de papelaria de casamento emoldurados neste contexto. Por esta razão, não há desenhos de folhas, diamantes, arcos, flocos de neve, florestas, flores sazonais, como acácia, camélia ou hortênsia, ou decoração com nozes. A primavera e o verão, em contraste, removem o peso da ornamentação excessiva e motivam os convites mais leves, sem saturação. Portanto, temas marítimos, referências à natureza (especialmente flores) e as razões que representam alegria, frescor e relaxamento se destacam.

salvarComo escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Crédito: Tem amor no papel – Foto: Divulgação

Mas, claro, as estações não são uma condição para desenvolver os designs dos convites. Há muitos temas que têm sucesso e que têm a ver com paixões, hobbies, momentos e lugares que representam algo especial para o casal. Também uma filosofia de vida, como o conceito vintage, country ou clássico.

salvarComo escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Crédito Chuva de papel – Foto: Divulgação

Nesta seção o envelope também conta, um elemento desconsiderado mas vital para reforçar o conceito do convite. É como o embrulho do presente, um detalhe cheio de intrigas que se prepara para a surpresa do convite. É obrigatório cuidar desse detalhe se você quiser cumprir a expectativa completa do convite, então dê uma pincelada no envelope para que, como uma pista para o tesouro, o portador da mensagem comece a desvendar o segredo. Use pequenos padrões, cores e pistas sobre o tema do convite e do casamento.

Passo 4. Dê um toque pessoal

A personalização é muito importante neste jogo. Não estamos falando de um estilo que define o convite, mas de um detalhe único do casal que tenha a ver com sua personalidade, com seu estilo de vida.

salvarComo escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Crédito: Catita Convites personalizados – Foto: Divulgação

Para isso, as fotografias geralmente são os elementos mais escolhidos, mas também destacam as mensagens personalizadas do casal que se afastam do protocolo. Com essa faísca, o convite é personalizado instantaneamente e acaba sendo único.

Casamentos temáticos (ou convites temáticos) são um cenário perfeito para dar esse toque. Um exemplo são os convites que guardam fórmulas matemáticas, mapas, enigmas, referências ao casal … Qualquer referência ao mundo pessoal de cada casal é útil.

salvarComo escolher os convites para o meu casamento em 5 passos
Crédito Catita Convites personalizados – Foto: Divulgação

Nesse quesito, também podemos falar sobre Do It Yourself (DIY) para fazer o convite. Com este estilo muito pessoal, falamos de um casamento muito mais ecológico e criativo, com o selo inconfundível dos casais que procuram mudar o mundo.

Já sabe como será o seu convite? Então não perca como escrever o convite do meu casamento em 5 passos.

Passo 5. Tenha em conta os conselhos dos profissionais

Os profissionais não são os donos da verdade, mas têm muita experiência e um estudo muito amplo do setor. A partir disso, pode-se dizer que eles sabem mais sobre casamentos do que o próprio casal, por isso nunca é demais seguir alguns conselhos.

salvarComo escolher os convites do meu casamento em 5 passos
Crédito Tem amor no papel – Foto: Divulgação

Esses fornecedores irão ajudá-los a estruturar suas ideias e se centrar depois do momento que certamente invadiu você quando pensou em todas as opções. Eles sabem melhor do que ninguém o que fica bem com o quê, o que está fora de sintonia, porque um tema é melhor para uma estação do que para outra, porque um tipo de papel é melhor em combinação com um tipo de cor que outro. Claro, o casal é quem manda e a última decisão é de vocês, mas nunca é demais ouvir a opinião de quem está respira e domina a arte de elaborar convites.

Ainda não fez a lista de convidados? Confira o nosso vídeo com as melhores dicas para essa fase do casamento!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria