Ensaios pré wedding: O guia completo para o seu ensaio de casamento!

As melhores ideias para o seu pré wedding dos sonhos! Um dia leve e descontraído na praia, no campo, na reforma do apartamento... Esse post é para você!

  • Foto e vídeo
  • Recomendações
  • Sponsored

O que você, noiva, sente ao ver aqueles ensaios lindos e maravilhosos de vestidos de noivas? Ou então os ensaios de casais envoltos em cenários diversos, transmitindo uma mensagem de companheirismo. Esse tipo de ensaio realmente agrada muita gente, com razão, tanto que eles continuam na pauta da publicidade, sempre se reinventando.

Agora, você já parou para pensar que se nunca teve a oportunidade de fazer um ensaio fotográfico com a pessoa amada, se antes parecia que faltava um sentido, tudo se resolve com a chegada do casamento?!

A princípio, quando se pensa no fotógrafo da festa, equivocadamente os noivos podem associar o serviço somente à festa em si e o álbum final para se guardar e mostrar aos amigos. É claro que é importante e valioso registrar esses momentos, a entrada da noiva, a troca de alianças, os abraços, os beijos e encontros ao longo do evento

Contudo, dá para ampliar a esfera do casamento para um antes e depois do casamento com o ensaio de pré wedding. Nesses momentos, o casal vivencia instantes únicos de entrega, descobrem-se a partir do olhar do outro, os sentimentos extrapolam e ficam registrados em fotos que serão seus votos de felicidade para sempre.

Como define Nayara Andrade, nos ensaios os noivos têm liberdade de se soltar, sem roteiro, sem tempo ou pressa. Todos se divertem muito. “Durante o casamento a espontaneidade, diversão, emoção, tudo é maravilhoso, mas temos um roteiro a seguir enquanto nos ensaios nós fazemos diferente, mudando, nos adaptando e inovando ao que tivermos disponível no momento.

Tipos de Ensaios

Os casais que se interessam pelos ensaios pré e pós wedding devem ter claro que nem todos fotógrafos realizam este trabalho. Alguns realmente têm como foco cobrir o civil e a festa. E tudo bem. Ao mesmo tempo em que outros dizem que fazem, mas não têm realmente uma experiência.

Para encontrar esse profissional, recomendamos que visite o portfólio online de cada um, instagram, site, facebook. Veja se você se identifica com o trabalho em geral, não apenas com uma foto ou outra, mas com o conjunto, ele deve ter uma linha de trabalho consistente. Escolha uns dois ou três que se identifique e vem a parte mais importante, uma reunião pessoal ou por vídeo. É essencial que o fotógrafo e o casal sejam compatíveis, tenham ideias alinhadas, seja alguém que terão prazer em ter ao lado de vocês. Literalmente, tem que dar liga, ser alguém que se importe e  junto no sonho de vocês

Por isso, vale pesquisar com bastante tempo e paciência um profissional que, além de apresentar um trabalho bonito, comprove sua expertise com ensaios de diferentes casais.

Pré wedding de casal fazendo pic nic

Foto: Nayara Andrade

Conexão com os noivos

Dentro do universo da fotografia, clicar ensaios é um dos diferenciais da equipe. São fotos que exigem muita técnica e sensibilidade.

Fotografamos para o casal, colocando um pouco das nossas ideias mas sempre alinhados com o gosto deles. Com o conhecimento e experiência de dez anos na área conseguimos transformar qualquer lugar, seja onde for teremos fotos fantásticas. Durante a sessão costumo apresentar as fotos ao casal e com isto eles vão se animando ainda mais. É muito comum o noivo ser mais resistente mas ao ver como as fotos estão ficando ele também vai entrando no clima e o resultado sempre é maravilhoso. Não importa o clima, horário ou lugar, sempre o resultado é muito bom.  contou a Nayara Andrade

Tipos de casal

Para diferentes tipos de casal, tímidos, extravagantes, clássicos ou modernos, há um tipo de ensaio fotográfico? Giovani Pierre, responde.

Sim, o ensaio é baseado na personalidade e experiência do casal. Conversamos bem sobre isto antes para tentar montar algo que combine com eles, que literalmente seja a cara do casal. Por exemplo, levar um casal tímido para um ensaio urbano, no meio de outras pessoas, não dá. Da mesma forma um casal bem descolado com fotos mais clássicas, não dá liga. Tentamos levar para algum ambiente que eles se sintam confortáveis, se tiver algo com a história, melhor ainda.

salvarCasal em foto pré wedding na cabana
Foto: Giovanni Pierre

O fotógrafo explica que para cada ensaio ser único, os noivos devem procurar locais que condizem com a sua história ou realidade, com suas personalidades e gostos. Não precisa ser nenhum lugar conhecido ou badalado, pelo contrário, quanto mais simples e inusitado mais pessoal será. O que vai diferenciar é o casal.

Sugestões de cliques

Como sugestões a partir das experiências de ensaios já realizados, montamos a seguinte lista:

Casais clássicos: Ensaios em parques, em casa, local onde foi o pedido de noivado.

Modernos: locais urbanos, temáticos, ensaios noturnos, espaços com arquitetura diferente.

Descolados: Ensaios em casa, urbano, locais que gostem de frequentar, como bares, boates, bibliotecas, sorveterias, com animais de estimação…

Tímidos: locais com poucas pessoas tipo parques, serras, na natureza. Em locais que sejam o ambiente comum deles funciona muito bem também.

Jovens: algo mais urbano ou na natureza, bem leve e alegre.

Maduros: Em casa, fazendo algum passeio que gostem, com a família, animais de estimação.

Personalizadas

Como dito anteriormente, são sugestões que pode ou não ser aceitas, ou mesmo adaptadas. O que importa é que os noivos sintam-se realizados. Para quem gosta mesmo de pensar em um conteúdo personalizado, nada convencional, Nilton Reis conta que esse efeito se consegue sendo o mais original possível.

salvar
Foto: Nayara Andrade

Somos seres únicos e quando conseguimos passar isto para as fotografias será a nossa foto, só nossa. O convencional é um conceito subjetivo, o que é para um pode não ser para o outro. Já a personalidade, esta é de cada um.

Aqui listamos alguns exemplos que também podem inspirar os noivos mais alternativos:

Já tive casais que fizemos o ensaio em um palco de teatro, adoravam dançar; outro em um bar tomando cerveja artesanal, a cara deles; outro em uma sorveteria, namoravam lá; outro em uma lanchonete, o pedido de noivado foi lá. Em academia pois era a praia deles e até na praia porque o noivo é europeu e apaixonado com nossas praias. O próximo que vou fazer vamos procurar uma cachoeiras em um Troller, a cara dos dois.

Quanto mais for a cara do casal, mais pessoal e fora do convencional. Uma boa conversa, apresentação com o fotógrafo e terão ideias muito boas e um resultado incrível.

Pós Wedding

Não deu tempo de fazer o pré wedding, ou vocês amam fotografia? Um pós wedding é a forma ideal de eternizar os primeiros momentos do casal.

Pode ser na casa nova, afinal, que demais poder ver como eram os móveis, a decoração e tudo daqui há alguns anos, com os filhos e netos, não é mesmo?

Também, pode ser registrada alguma atividade que gostem de fazer juntos ou mesmo, no campo ou fazenda.

Então, em qual perfil você se encaixa? Melhor ainda, o que essas ideias inspiraram para o seu ensaio?

Para conhecer mais fotógrafos e agendar seu ensaio, veja nossos Fotógrafos indicados!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Nayara Andrade Fotografia Fotógrafos para casamentos
Giovani Pierre Fotografia Fotógrafos para casamentos

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!