Mini-weddings em São Paulo: suas tendências e previsões

Saiba mais sobre “Sandra Bacchin da Bem Florido”
Sandra Bacchin da Bem Florido decorou estes dois românticos mini-weddings em São Paulo (restaurante Carlota e Ruella Bistrô). Fotos: Sandra Bacchin Facebook

Os casamentos da capital paulista são conhecidos por sua exuberância e criatividade, fazendo com que os trabalhos dos decoradores de casamento em São Paulo sejam referência em todo Brasil.

Mas os mini-weddings chegaram com força e estão ganhando cada vez mais popularidade também em São Paulo. Resolvi conversar com alguns profissionais da área sobre esta tendência.

A decoradora Sandra Bacchin da Bem Florido nos conta:

“Uma característica de São Paulo é a qualidade dos fornecedores de casamento em geral. Tudo é tão profissional que fica difícil até você fazer um jantarzinho em sua casa sem lembrar de todos os detalhes de uma grande festa, pois a expectativa dos convidados é grande! O mini-wedding é a solução encontrada para que os casamentos em São Paulo, inflacionados pela alta exigência dos convidados, possam ser realizados com custos mais baixos. Os restaurantes já oferecem pacotes incluindo comida, bebida e decoração básica. Mesmo assim, boa parte desse público ainda busca a personalização do seu casamento aliado a preços razoáveis.”

Saiba mais sobre “Pepper Weddings”
Comandada pela criatividade da arquiteta Janete Pimenta, a Pepper Wedding é especializada em mini-weddings. Foto: Pepper Weddings Facebook , primeira foto de Dani Rocha, segunda foto Juliana Buzzini, terceira de Patricia Vilela

Para Laís Moreno do Restaurante Quintal, a questão da personalização é realmente importante nos mini-weddings.

“Os noivos que fazem um mini-wedding estão preocupados com os detalhes. É o que faz a diferença e traz a identidade do casal para o casamento. A decoração funciona como um “garimpo emocional” dos noivos. Os convidados comentam: -´Esse lugar e a decoração tem a cara deles!´- .”

“A nossa proposta é trazer um pouco da casa dos noivos: fotos e objetos que remetem a história familiar, cores preferidas, enfim, algo íntimo que os noivos desejam compartilhar com seus convidados. A decoração rústica, objetos handmade, flores com cores pastéis, móveis rústicos como armários que lembram a casa da avó, relógios antigos, plaquinhas personalizadas, tudo que remeta à casa deles, podem ser incorporados no local.”

Saiba mais sobre “Restaurante O Quintal”
Fotografias inspiradoras de mini-weddings no Restaurante Quintal. Fotos: Restaurante Quintal Facebook

E falando em casamentos em casa, uma ótima opção para um mini-wedding,  me identifiquei com as dicas da Bia Gomes e Marina Garcia da Allegra Assessoria“Se o casamento for feito na residência dos noivos, a decoração deve ser muito sútil, fazendo parte integrante do local, somente acrescentando detalhes, e sem tirar o “aconchego” de uma casa nem a personalidade do casal.”

"Em mini-weddings os cuidados com os detalhes devem ter uma atenção especial, criando um clima mais intimista conforme o próprio formato pede." Allegra Assessoria Fotos: Allegra Assessoria Facebook, primeira foto Kaka Rodrigues

E qual será o futuro dos mini-weddings ? Que tendências podemos prever para os próximos anos aqui no Brasil? 

Fiquei empolgada com a visão da Sandra Bacchin! 

“Em primeiro lugar, desconstruindo o script comum dos casamentos, padrinhos em excesso, madrinhas formais, convidados expectadores, falso luxo, gastos desnecessários. Que se mantenha a tradição, sempre bem-vinda, da noiva de branco com bouquet romântico, do noivo no altar a espera dela, das boas maneiras e dos símbolos históricos, mas que a informalidade (com elegância!) deixe que todos os presentes à festa participem e festejem o grande momento. Que tal padrinhos sentados, pais à vontade, discursos espontâneos?”

“Creio que a imitação do modelo americano já está com os dias contados. A minha busca, na decoração dos mini-weddings é de encontrar símbolos originais e, principalmente pertencentes ao nosso mundo- o cenário brasileiro – onde podemos variar desde o tropical até o super urbano. E por que não misturar os dois? Rústico com o tradicional e classudo. Palha e prata, cristal e barro. E festas autênticas, sempre!”

Aqui no Zankyou você vai encontrar uma boa dose de inspiração para a decoração do seu mini-wedding.

Para encontrar os melhores fornecedores em São Paulo, pesquise no guia de fornecedores do Zankyou locais para casamentos, serviços de catering, assessores e cerimonialistas de casamento e decoradores de casamento.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Comentários (1)

Deixe seu comentário

Sabe aqueles casamentos que você olha e vê que foi exatamente do jeito que os noivos sonharam? Pois assim foi o grande dia da Amanda e do Rafael, um casamento clássico, com um toque rústico e elegante realizado no memorável Buffet Torres.
Os mais lindos casamentos em São Paulo: real weddings inspiradores para 2014
Selecionamos 9 estilos de festas bem diferentes: um casamento clássico, mini-weddings rústicos, vintage e modernos, casamentos em fazendas e festas nas casas dos próprios noivos. Qual destes casamentos é a sua cara?
Chá de Camomila - fornecedores para o seu mini-wedding no Rio de Janeiro Foto: Maria das Artes
Evento para noivas sobre "mini-weddings" no Rio de Janeiro - Chá de Camomila
Marque já na sua agenda o dia 7 de Julho! Reserve esta data para participar do evento para noivas "Chá de Camomila", no Hotel Casa Amarelo. Um belíssimo lugar, localizado no histórico bairro de Santa Teresa, um antigo casarão do início do século XX, considerado um dos locais mais charmosos do Rio para a celebração de casamentos pequenos, os "mini-weddings". Reunidos para este evento, estarão diversos fornecedores, cuidadosamente selecionados para degustações, desfiles e debates, tudo em torno do tema "mini-weddings".

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações