Como escrever o convite do meu casamento em 5 passos

Como escrever os convites para o meu casamento

Cada vez mais os convites de casamento ganham muita importância. Além de comunicar o grande acontecimento aos convidados, os convites tentam reunir todas as informações possíveis sobre o dia do casamento, de modo que a utilidade é a sua principal função. No entanto, atualmente, com a criatividade à flor da pele em todas as áreas da vida, os convites se tornaram veículos perfeitos para transmitir a personalidade dos noivos, através do design, da caligrafia, das palavras usadas, o significado e os sentimentos que despertam. Quer saber como realizar mais essa etapa do seu casamento? Anote esses cinco passos.

Passo 1 . Informação básica

Antes de dar asas à sua imaginação, não se esqueça que o convite do casamento possui uma função informativa que deve ser cumprida. Para isso, lembre-se de incluir a data do enlace, a hora e o lugar da celebração. Esses dados são essenciais e devem estar destacados no convite, acompanhados, preferencialmente, de indicações como mapas e qualquer outro tipo de informação relevante para os convidados.

Convite para casamento
Tem amor no papel – Foto: Divulgação

Passo 2 .O protocolo

Embora a noiva e o noivo tenham plena liberdade para escolher como querem entregar o convite, o protocolo indica certas formas de agir, geralmente, seguindo uma linguagem formal. Vocês, como noivos e donos deste evento, podem respeitar esta tradição ou não, mas por via das dúvidas nós do Zankyou contamos quais são essas regras.

Normalmente, os pais dos noivos devem ser aqueles que representam o casal e sua futura união. Então, mesmo que vocês sejam os responsáveis pela escolha e confecção do convite, é de bom tom escrevê-lo como se seus pais convidassem, através de uma linguagem formal e amigável. No texto, que geralmente é colocado no centro do papel, devem estar seus nomes e uma mensagem acompanhada dos principais dados citados no parágrafo anterior.

Na apresentação do convite, os nomes das famílias devem aparecer nos dois cantos superiores, à direita e à esquerda. Além disso, é importante pedir a confirmação da presença com o R.S.V.P.

Convite para casamento
About Love – Foto: Divulgação

Passo 3. Marca pessoal

Se vocês prestarem atenção, os convites de 20, 30 ou 40 anos atrás tinham um design com padrões muito rígidos e clássicos, embora muitos casais saíssem um pouco da norma com um estilo mais pessoal. Hoje em dia, embora ainda existam muitos casais que preferem o estilo clássico, muitos noivos preferem personalizar o design dos convites que, mais tarde, determinará o estilo do texto escolhido. Por exemplo, existem pessoas que escolhem referências como equações e números se o casal trabalha na área de exatas, detalhes relacionados ao cinema se são cinéfilos, e outros apostam pelo estilo vintage, se procuram um ar mais sensível e nostálgico. Existem milhares de maneiras de deixar o convite com a cara de vocês e, hoje em dia, essa talvez seja a melhor maneira de se destacar e tocar o coração, e quem sabe conseguir um sorriso, dos seus convidados.  

Convite para casamento
Catita Convites Personalizados – Foto: Divulgação

Ainda não sabe qual modelo você gosta? Confira 20 convites de casamento que são pura inspiração: saiba qual deles é perfeito para o seu casamento!

Passo 4.  Informalidade

A informalidade não deve ser algo negativo. No quesito casamento, as fronteiras que antes limitavam a criatividade estão se rompendo e agora dão lugar à sua imaginação. Apesar da seriedade que costuma acompanhar os casamentos, os eventos que temos visto nos últimos anos transbordam imaginação, diversão, risadas e originalidade. Esta filosofia pode ser refletida nos convites do seu casamento, como vocês já devem ter visto nos casamentos que publicamos no Zankyou.

Entre em contato com um fornecedor do Guia do Zankyou que ofereça essa possibilidade para que vocês escrevam o que realmente querem e deixem o convite com a cara de vocês. É neste momento quando o protocolo da apresentação dos pais pode ficar em segundo plano, com o intuito de personalizar o texto ao máximo. Lembrem-se de que as informações básicas sobre o casamento são as mais importantes, mas vocês podem brincar, utilizar uma linguagem mais informal, introduzir um toque de ironia e adequar o conteúdo ao modelo do convite.

Com um convite personalizado, com um modelo e texto que realmente são a cara de vocês, os convidados já poderão imaginar que tipo de evento os espera. Faça com que esse momento seja inesquecível!

Convite para casamento
Tem amor no papel – Foto: Divulgação

Passo 5. Regras importantes

Nós incentivamos que vocês tornem o conteúdo do convite original, mas também é importante, para não dizer uma obrigação, que ele tenha uma linguagem adequada. O conteúdo depende apenas de vocês e, desde que não prejudique a sensibilidade de ninguém com referências inapropriadas e expressões inadequadas, qualquer convite é válido.

Não se esqueça, a informalidade do texto não tem nada a ver com erros de ortografia ou de gramática. Um convite, independente do conteúdo ou da linguagem utilizada, não pode conter erros. Erros de ortografia ou pontuação, assim como as frases mal estruturadas e sem sentido, confundem e podem passar uma imagem negativa. Fiquem espertos!

Se vocês não sabem muito bem o que escrever, podem pedir ajuda aos familiares, amigos, conhecidos e também aos profissionais que sabem expressar da maneira mais bonita possível todos os sentimentos que vocês querem colocar no papel. Estes, além de um texto mais puro e elaborado, escreverão o texto sem erros, valorizando ainda mais todo o conteúdo. Se vocês mesmos querem escrever o texto, o ideal é contratar um revisor para garantir a qualidade e perfeição do convite para o grande dia.

Convite para casamento
Giselle Branco – Foto: Divulgação
Post publicado em: 01/02/2015. Post atualizado em: 06/12/2017.

Descubra qual o tipo de convite para o seu casamento:

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher um wedding planner para o meu casamento: 5 passos que você deve seguir
Como escolher um wedding planner para o meu casamento: 5 passos que você deve seguir
O wedding planner permite que vocês aproveitem o dia do casamento sem pensar nos imprevistos e incômodos. Siga estes 5 passos para acertar na escolha deste profissional.
Como decorar o meu casamento em 5 passos
Como decorar o meu casamento em 5 passos
Ainda não sabe como decorar o seu casamento? Siga estes 5 passos para que você possa refletir na decoração do grande dia todos os detalhes que você sempre sonhou.
Como escrever os votos de casamento perfeitos: 11 dicas SUPER efetivas!
Como escrever os votos de casamento perfeitos: 11 dicas SUPER efetivas!
Se você quer surpreender seu amor com uma declaração de tirar o fôlego, fique atento às nossas dicas de como escrever os votos de casamento. Mãos à obra!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações