Viva a intensidade do momento a dois pelo olhar de um fotógrafo francês!

O Elopement Wedding é o tipo de casamento onde o que realmente importa é o amor e a cumplicidade do casal, afinal, noiva e noivo são, basicamente, os únicos convidados!

Esse estilo de casamento para lá de intimista tem conquistado algum fôlego na Europa e Estados Unidos, e começa a chamar a atenção de casais arrojados por aqui também. A respeito dele já tem se falado, mas não custa nada repetir aqui resumidamente. O conceito vive na palavra-chave Elopement. Elope, em inglês, traduz-se “fugir”.

Portanto, enamorados, não é loucura nenhuma fugir e desejar ardente e sinceramente desfrutar essa paixão a sós, com direito a trocar votos, se arrumar bonitinho e fazer todo o ritual, mas só para vocês dois mesmo.

Estilos e estilos

Mas, calma, senhoras e senhores. Se sua mãe vai te encontrar de qualquer jeito, aquele amigo também confirmou presença (sem ser convidado…), as pessoas vão mandar mensagem de texto bem na hora de trocar os votos ou simplesmente vocês, na verdade, querem essas pessoas estejam com vocês, só que gostaram da ideia de um tempo íntimo, que tal um ensaio pré-wedding? Assim, é possível dar conta de tudo.

Contudo… que tal registrar esse momento? Dá para entender que fica difícil clicar esse ensaio/casamento de dois à base da selfie, então vale bancar um fotógrafo para prestar esse serviço. Qualquer profissional serve? Claro que não!

Além de todos os passos que sempre descrevemos aqui no Zankyou, a respeito de empatia, estilo e tudo mais na hora de contratar um fotógrafo, nesse caso mais específico ainda, deve-se procurar por um profissional que já tenha participado de um Elopement Wedding ou, pelo menos, tenha sensibilidade e intimidade suficiente com o casal para fazer as fotos.

Vivendo em São Paulo, o fotógrafo francês Thibault BARRE tem entre suas especialidades o conceito de Elopement Wedding.

Sou enamorado pelo que faço, por cada parte do processo: conhecer meus clientes e saber de suas histórias, pensar como relatar cada casamento de uma maneira que expresse sua unicidade, estar no casamento, editar as imagens e entregar os resultados memoráveis desse dia especial. Cada pequena parte me dá mais certeza que fotografar casamentos é o que amo fazer e é o que me inspira e desafia. 

Sempre conectado com as tendências europeias e americanas, ele traz um olhar contemporâneo, capaz de criar imagens atemporais e poéticas. 

Um clique único

A vivência andarilha de Thibault, moldado pelas viagens realizadas e casamentos clicados em diferentes pontos do mundo, garante tipos de fotos e um estilo muito único de fotografar. “Aprendi ver a beleza no diferente no inusitado, aprendi a observar momentos e cenários e a captá-los de uma maneira moderna e contemporânea“, conta.  

Os serviço de fotografia envolve quatro pacotes diferentes, nominados em francês de acordo com as estações do ano. Com destaque, claro para o Elopement, o “ensaio alternativo”.

O elemento chave desse ensaio são as palavras, comenta o profissional. “Anteriormente ao ensaio, peço aos noivos que escrevam um texto, algo que desejem falar um para outro, uma declaração, uma troca de votos, uma memória da vida juntos, que escrevam algo com coração e da maneira que são.

Durante o ensaio os noivos deverão ler o que escreveram um para o outro num momento íntimo, livre de olhares. Os resultados, revela Thibault, são fotos extremamente poderosas cheias de emoções, sorrisos e choros e olhares profundamente espontâneos e reais que criam uma riqueza de imagens, uma memória para a vida. Uma celebração íntima da união que está por vir.

Um detalhe importante é que para que os noivos fiquem completamente à vontade durante o ensaio, uso fones de ouvido com música, não podendo escutar o que dizem um para o outro.

Sensibilidades

Já destacado no início desta matéria, o conceito de Elopement deve ter sentido para os noivos. Ninguém precisa fazer por ser tendência ou diferentão. Seja um ensaio pré-wedding ou o casamento, o casal deve se entregar, entender a preciosidade do momento e curtir a companhia um do outro como a melhor coisa do mundo. E, claro, esquecer que o fotógrafo está em algum lugar fazendo os cliques.

Naturalmente, o ambiente onde as fotos são feitas influencia no resultado final. Fica mais complicado se for no meio do Mercadão, na Avenida Paulista ou em Ipanema. Lugares isolados e silenciosos são as melhores escolhas. Thibault diz que habitualmente os noivos optam por lugares com paisagens repletas de natureza, lugares tranquilos que permitam a descontração do casal.

Mas sempre deixo a cargo dos noivos a decisão de escolha do lugar, somente enfatizo que tem que ser um lugar que eles possam se sentir à vontade. 

Oui, oui, uma dica!

Uma dica fundamental de Thibault: Pensar nas roupas que os noivos irão usar durante o ensaio.

As roupas devem conversar entre si, mas que não necessariamente combinar excessivamente. Deve-se evitar usar as mesmas cores. Minha sugestão é que encontrem uma paleta de cores que agradem aos noivos e combine as peças de acordo com essa paleta, de forma que elas se complementem. Uma outra dica é para que as fotos sejam sejam atemporais deve-se evitar cores neons e roupas com logos ou escritos grandes.

Uma última dica do fotógrafo é que escrevam o texto num papel ou um caderno de notas que fique bem em fotos, pois pode ser que eles apareçam.

Então, encantada com essa possibilidade? Leve a sério a oportunidade de trocar os votos sem a pressão da cerimônia em si, pois muitos noivos na hora não estão realmente lá de coração devido as mil coisas que acontecem num casamento e toda a preparação para aquele dia.

Garanta fotos mais poderosas, vivas e verdadeiras. Com emoções reais e naturais. Enamore-se pela sua própria história de amor. Entre em contato com Thibault e registre essa magia. 

*Post publicado em 27/03/2018 e republicado em 30/06/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Foto: Produtora 7 Sony | Video
Vídeo de casamento em São Paulo: 12 profissionais que fazem a diferença!
Se está de casamento marcado na Cidade da Garoa, conheça nossa seleção de vídeo de casamento em São Paulo!
Foto: Bem me quer Filmes
Vídeo de casamento em Belo Horizonte: 10 produtoras mineiras que arrasam!
Os vídeos de casamento perpetuam uma história de amor, que poderá ser contada visualmente durante várias gerações. Se vive na capital mineira e está em busca de um videomaker incrível, confira nossa seleção de vídeo de casamento em Belo Horizonte: 10 produtoras mineiras que arrasam!
Foto: Rafa Bernardo
Como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre? 10 conselhos práticos!
Eternize seu casamento através de imagens incríveis e repletas de emoção. Descubra como conseguir fotos mais bonitas em casamentos ao ar livre: 10 conselhos práticos!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações