Mini wedding: um guia para organizar seu dia perfeito!

Mini wedding: um guia para organizar seu dia perfeito!

Que tal apostar em um mini wedding charmoso com seus melhores amigos e familiares? Veja neste guia completo todas as dicas de como fazer um mini wedding perfeito!

Mini wedding: um guia para organizar seu dia perfeito!
Foto: Laura Fonseca
  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Casamento íntimo

Você já deve estar cansada de escutar que o mini wedding, aquele casamento intimista, gostoso, que geralmente é celebrado apenas com amigos e familiares, vem se tornando uma verdadeira febre no Brasil. Mas você realmente sabe o que é mini wedding, quanto custa e como se organiza? Este tipo de casamento possui inúmeras vantagens, que vão muito além da maior proximidade com os convidados e um budget menor, mas comecemos sobre a definição do mini wedding.

O que é mini wedding?

Em tradução literal para o português, mini wedding significa “pequeno casamento” e, como o nome já diz, trata-se de uma cerimônia mais intimista, com no máximo 100 convidados. O mini wedding vem ganhando o coração de muitos noivos pela otimização dos custos, mas também pela valorização do evento, que se torna mais seleto e intimista.

salvarmini wedding
Foto: Lugar para Dois

Quanto custa um mini wedding?

Talvez você esteja prestes a fazer um mini wedding barato e nem tinha se dado conta! Qualquer estilo decorativo ganha mais personalidade, e a organização se torna muito mais tranquila, podendo ser realizada apenas pelo casal. Se pretende colocar a mão na massa e planejar seu evento em todos os detalhes, saiba como fazer um mini wedding perfeito: o passo a passo completo para tornar seu dia inesquecível!

salvar mini wedding
Aninha Martins Eventos – Foto: divulgação

Passo 1: Lista de convidados para um mini wedding

A lista de convidados costuma se tornar uma das maiores dores de cabeça durante a organização do evento, a não ser que você tenha optado por um casamento mini wedding, onde você tem clareza de quantas pessoas pode convidar para o seu  casamento. Neste caso, a lista deve priorizar a família dos noivos, madrinhas, padrinhos e amigos muito próximos. Lembre-se de deixar claro que esta é uma cerimônia íntima, com pouquíssimos convidados, e por isso não há a possibilidade de levar acompanhantes que não estejam em sua lista.

Aprenda Como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

salvar mini wedding
Foto Aline Lelles

Passo 2. Convites para mini wedding

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Aproveite este número menor de pessoas para investir em convites criativos e personalizados de acordo com cada convidado. Pais e padrinhos, podem receber frases carinhosas e pequenos mimos, ressaltando a importância de sua presença neste dia tão especial. Resolveu convidar daminhas e pajens? Eles também merecem ganhar convites com lembrancinhas divertidas por sua participação. Invista seu tempo para demonstrar todo o afeto por estas pessoas incríveis, escolhidas a dedo para participar deste momento único em suas vidas.

salvar
Crédito: Debora Cheruti

Passo 3. O local perfeito para um mini wedding

Os mini weddings podem agregar cerimônia e recepção em um mesmo local, abrindo um leque com inúmeras opções de acordo com o estilo e horário do casamento. Dependendo da quantidade de convidados, o casal pode optar por um casamento em casa, mas se não quiser se preocupar com a limpeza após a festa, existem pousadas, hotéis, salões, casas e até mesmo bistrôs charmosos, que comportam perfeitamente este tipo de celebração.

Mini wedding em restaurante

“Para os noivos que fazem questão de uma cerimônia religiosa, é possível encontrar opções próximas a igrejas e capelas, ou ainda, realizar a cerimônia em um local ao ar livre ou um pequeno restaurante. Aí, a decoração torna-se apenas um detalhe para embalar o charme e o romantismo do seu mini wedding“, conta Gastón Delmoro, restaurateur do Blu, Bistrô em São Paulo que também realiza mini wedding.

salvarmini wedding
Mini wedding em restaurante de Gustavo e Cristo | Foto: Hayley Savage Photography

Mini wedding em casa

Outra ótima opção é realizar o mini wedding em casa. Pode ser um espaço de vocês ou até alguma casa que vocês frequentam. O lugar deixará a cerimônia ainda mais intimista e cheia de significados para os dois, além de poder revisitar (ou viver) no mesmo lugar onde vocês tiveram um momento tão especial.

Um bom exemplo é o mini wedding de Chay Suede e Laura Neiva, que se casaram no quintal de casa do ator, em uma cerimônia simples e chique.

Mini wedding SP

São Paulo possui uma infinidade de opções quando se trata de mini wedding. Há restaurantes em estili bistrô, hoteis e espaços para casamento com áreas específicas para mini wedding.

Confira nosso compilado com 11 lugares charmosos e elegantes para um mini wedding em SP!

Mini wedding RJ

No Rio de Janeiro você  pode encontrar espaços com vistas deslumbrantes para realizar o seu mini wedding. Os espaços mais preteridos na capital e região metropolitana são hoteis e pousadas que possuem espaços aconchegantes para um casamentos intimistas.

Confira nosso compilado com 10 lugares perfeitos para mini wedding em RJ!

salvar
Foto: Solar das Palmeiras

Mini wedding Curitiba

Os noivos de Curitiba e região também podem encontrar opções maravilhosas para realizar o seu mini wedding, que vão desde restaurantes à chácaras e hoteis, todos com muito aconchego e requinte para casamento rústicos ou clássicos.

Confira nosso compilado com 10 lugares sofisticados para seu mini wedding em Curitiba!

Mini wedding BH

Há também hoteis e restaurantes em Belo Horizonte para os noivos e noivas da região. São opções que vão desde ao ar livre, para casamentos rústicos, como também locais fechados e mais elegantes, para casamentos clássicos.

Confira nosso compilado com 9 espaços maravilhosos para mini wedding em BH!

salvar
Foto: Restaurante O Conde

Passo 4. Decoração mini wedding 

De uma forma geral, a decoração mini weddings apresenta um estilo boho, vintage ou rústico, porém, não existe um tipo de decoração pré-determinada para este tipo de casamento. Os noivos podem criar ambientes que contemplem totalmente sua personalidade, utilizando objetos de família ou que reflitam seus gostos pessoais. O importante é que se evitem exageros, já que os espaços costumam ser menores e pedem cenários que tragam aquela sensação de aconchego e descontração.

Veja também: Mistura de estilos no seu casamento. Inspire-se e transforme seu casamento.

Ideias de decoração de mini wedding rustico

salvarBelieve Assessoria em Casamentos - mini wedding
Believe Assessoria em Casamentos – Foto: Leticia Teixeira Fotografia
salvarLuciana Jordão Cerimonialista - mini weddingConheça mais sobre o trabalho de Luciana Jordão Cerimonialista
Luciana Jordão Cerimonialista – Foto: divulgação
salvarCetim - mini wedding
Cetim – Foto: LoveShake
salvar
Crédito: Tais Puntel

Passo 5. Cardápio variado para mini wedding

Você pode se beneficiar do menor número de convidados para apostar em uma maior variedade de pratos ou incluir detalhes que façam de suas comidinhas, um pequeno show à parte. Invista em massas variadas, saladas, carnes e até mesmo pratos de comidas típicas, que podem ser servidas em pequenas porções atendendo a todos os paladares. Os food trucks também são uma boa pedida em casamentos mais descontraídos, inclusive com serviço de bebidas. O mesmo serve para finger foods, que permitem que os convidados circulem, criando mais dinâmismo, além de que a logística para um casamento com menos convidados seja muito mais fácil.

Descubra quais são as Tendências em cardápios que vão deixar seu casamento ainda mais perfeito

salvar
Crédito: Arte dos Sabores
salvar
Crédito: Ponto 3 Buffet
salvar
Crédito: O navegador

Veja também: Os melhores buffets finger food para mini wedding RJ

Passo 6. Bolos e doces perfeitos para mini weding

A mesa de doces pode surgir como um verdadeiro encanto em sua recepção. Quantidades menores possibilitam a personalização de cada gostosura, além da escolha de sabores diversificados. Invista também em macarons, cupcakes e chocolates para complementar a mesa de maneira leve e delicada. O bolo, outro grande destaque de sua festa, pode ganhar decorações inspiradoras ou você pode adotar uma mesa apenas com estas delícias, outro grande sucesso em casamentos de pequeno porte.

salvarBolos da Ana - mini wedding
Bolos da Ana – Foto: Agência Uai
salvarAna Foster Chocolates - mini wedding
Ana Foster Chocolates – Foto: divulgação
salvarMay Macarons - mini wedding
May Macarons – Foto: Andre Castellan Photography

Passo 7. Lembrancinhas de mini wedding simples

As lembrancinhas podem se tornar outro ponto forte em seu casamento. Invista em mimos com significados, elaborados pelos próprios noivos e personalizados de acordo com cada convidado. Existem diversas opções, como os singelos vasinhos de plantas e temperos ou lembrancinhas comestíveis, que além de úteis, podem colaborar com a decoração dos cenários de seu grande dia.

Apaixone-se pelas Lembrancinhas de casamento DIY: ideias fáceis e extraordinárias!

salvarCasinha Quintal - mini wedding
Casinha Quintal – Foto: divulgação
salvar
Fotos: Ardnas e Blog Casa Atelier respectivamente
salvar
Fotos: Jessica Naples e Pui respectivamente
salvar
Foto: Kim Stirling e 100 Layer Cake respectivamente

Veja também: Como fazer um DIY perfeito na decoração do seu casamento

Passo 8. As fotos mais lindas para registrar o mini wedding

Se em uma grande cerimônia vários momentos são perdidos, em um casamento mini wedding ocorre justamente o contrário, pois as pessoas ficam mais próximas, geralmente em um mesmo ambiente, facilitando imensamente o trabalho do fotógrafo. Aproveite o budget reduzido e contrate um excelente profissional para garantir registros maravilhosos de seu casamento. Peça para que ele abuse dos momentos de descontração e aqueles onde a emoção surge à flor da pele, pois estas fotos certamente enriquecerão seu álbum com cenas divertidas e marcantes.

Confira: Nada de foto posada. Veja a galeria com as fotos de casamento espontâneas mais divertidas

salvar
Foto: Alexandre Rechtman
salvar
Foto: Rafael Karelisky
salvarLoveShake - mini wedding
Foto: LoveShake

Passo 9. Música até o sol raiar!

A escolha do profissional que irá animar a festa depende do perfil dos noivos e estilo adotado para o casamento. Recepções descontraídas podem contar com um DJ, que deve elaborar a playlist de acordo com o gosto dos noivos, inserindo músicas que agradem a maioria dos convidados. No caso de recepções clássicas, aposte em um grupo musical para atuar entoando grandes clássicos durante a cerimônia e o jantar.

salvarCássio Vieira Coral e Orquestra - mini wedding
Cássio Vieira Coral e Orquestra – Foto: divulgação
salvar
Foto: Banda Shine

Não há dúvidas que o mini wedding possui inúmeras vantagens. Para Bea e Sara, os noivos passam a ter a possibilidade de oferecer mais atenção aos convidados, um menu excelente, e uma decoração menos engessada. “E isto não é por se tratar de um estilo de casamento mais econômico, e sim, porque com menos pessoas o orçamento pode contemplar itens de melhor qualidade. Sem contar que os noivos se divertem muito mais, participam melhor e vivem momentos inesquecíveis.

Independente do tamanho de seu casamento, lembre-se de que o fator mais importante é a celebração do amor entre duas pessoas, que sonham em compartilhar um lindo futuro a dois.

Não deixe de conferir e se inspirar em mini weddings reais:

Confira nosso vídeo com dicas de como decorar o seu casamento:

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Believe Assessoria em Casamentos Assessoria casamentos e cerimonial
Luciana Jordão Cerimonialista Assessoria casamentos e cerimonial