Um novo olhar na fotografia de casamento

Foto: Rafael Porto

Sempre na  busca de gente boa no mercado de casamento, a Zankyou conheceu o trabalho de um novo jovem fotógrafo no mercado. Rafael Porto é morador de Niterói, a cidade de grandes fotógrafos de casamento e nos concedeu uma entrevista exclusiva. Conheçam um pouco mais deste novo fotógrafo e do seu lindo trabalho!

ZK: Há quanto tempo você virou fotógrafo, e o que te levou a fotografar casamentos? Como virou um profissional de fotografia?

RP: Minha estréia na fotografia é uma história interessante. Tudo começou quando adquiri uma máquina semi-profissional para registrar os momentos entre amigos. É verdade que, desde menino, ficava responsável por esta função (até criei um site onde postava as fotos que tirávamos em nossos encontros), mas foi com a nova aquisição que a brincadeira ficou séria. Em pouco tempo, me vi tão apaixonado por fotos que tal paixão se refletiu na leitura de artigos e busca por grandes referências. E minhas fotos foram agradando amigos e desconhecidos que me procuravam para fotografar aniversários e pequenos eventos. Até que um grande amigo me fez um convite inusitado: “Quer ser o padrinho e fotógrafo do meu casamento?” Sabia que era enorme a responsabilidade, mas apesar do frio na barriga, eu acreditava que daria para fazer um excelente trabalho. Aceitei o desafio. Comprei uma máquina profissional e redobrei os estudos sobre fotografia. Eu já tinha feito curso, só faltava estudar mais especificamente sobre fotos de casamento. Comprei revistas, entrei em milhares de site e fui adquirindo bagagem. O resultado foi surpreendente. Com as fotos do casamento de meu amigo, conquistei a confiança de outros casais, que me deram o grande prazer de registrar o que, sem dúvida, seria um dos dias mais importantes da vida deles. E assim, me tornei um profissional de fotografia de casamento.

ZK: Qual a maior dificuldade de um iniciante e qual sua maior realização?

RP: Um iniciante precisa conquistar o público, em geral, com equipamentos inferiores aos dos grandes profissionais e pouco material para apresentar aos clientes em potencial. Neste momento, é preciso contar com amigos. Aproveitar os aniversários ou provocar encontros que possam resultar em belas imagens. E abusar dos sites de relacionamento. Se o material for realmente bom, com um olhar diferenciado e uma boa qualidade técnica, as fotos certamente chamarão a atenção do público. Cada elogio que recebemos quando divulgamos nossas imagens, traz muita realização. Mas acho que a maior é quando vem o convite para a fotografia de um grande evento. Receber o convite para fotografar uma data única, como um casamento, é como ouvir a pessoa dizer: “entre tantos fotógrafos, escolhi você para fotografar o meu grande dia.” Ou seja, a certeza de que estamos realmente nos destacando.

ZK: Que estratégia você usou e usa para se destacar neste mercado?

RP: Acredito muito no poder do conhecimento e do marketing. Não bastam paixão e sensibilidade, é necessário conhecimento técnico. Saber tomar a decisão correta quanto à configuração da máquina frente às diferentes situações, sobretudo no que diz respeito à luz, é fundamental e decisivo para a qualidade da imagem. Saber tratar a imagem e realizar o ajuste final leva a perfeição da obra. Diferente de quando iniciei, trabalho hoje com equipamentos de ponta e busco sempre atualizá-los. Tão importante quanto a parte técnica, é saber divulgar as fotos e conquistar o cliente, aí entram as estratégias de Marketing. Já na semana seguinte ao casamento, posto algumas fotos do evento para que os noivos possam acompanhar na lua de mel e divulgar aos amigos. Preocupo-me em incluir nesta seleção imagens de amigos dos noivos para tornar o material atraente aos convidados, que entram no blog interessados em ver suas imagens. Além de movimentar o blog, as visitas acabam se convertendo em novos clientes. O contato com os noivos deve ser sempre o mais agradável possível. Eu e minha esposa gostamos de receber os casais em nossa casa, como novos amigos. Esse entrosamento favorece o clima de intimidade responsável por imagens descontraídas e espontâneas no dia do casamento.

ZK: Quais são seus planos para o futuro?

RP: Tenho planos ousados para o futuro, entre eles montar um estúdio no Brasil e conquistar o mercado internacional. Já tenho fechado para o ano que vem alguns trabalhos nos EUA e na Austrália. Estou ansioso para fotografar culturas e paisagens diferentes. Também estou formando uma equipe multiprofissional com maquiadores, cabeleireiros, costureiras e estilistas para ensaios externos com os noivos.

Confira um pouco do seu trabalho:

Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto
Foto: Rafael Porto

Mais informação sobre

Comentários (5)

Deixe seu comentário

O casamento pelo olhar da mãe da noiva
O casamento pelo olhar da mãe da noiva
O casamento é um momento marcante e especial não apenas para os noivos. Algumas mães de noivas têm uma relação tão estreita com as filhas que acabam se envolvendo ativamente em tudo e sentindo as mesmas emoções. Para muitas, ao mesmo tempo que é extremamente feliz ver a filha ao lado do homem que ama é doloroso por significar o corte definitivo do cordão umbilical. Afinal, aquela linda mulher que está entrando na igreja não é mais um bebê e está pronta para formar a sua própria família.
Sensibilidade e olhar apurado de Ana Telma, fotógrafa de casamento no Rio de Janeiro
Sensibilidade e olhar apurado de Ana Telma, fotógrafa de casamento no Rio de Janeiro
Sua festa de casamento pode ser especial, mas para ser realmente inesquecível ela precisa de um registro único! Conheça o trabalho da fotógrafa de casamento Ana Telma.
Casamento na virada do ano: Chiara e Carlo dirão "sim" na noite de ano novo
Casamento na virada do ano: Chiara e Carlo dirão "sim" na noite de ano novo
Apresentamos à vocês hoje, um casal que escolheu a virada do ano para se casar. Esta é a história de Carlo e Chiara, que optaram por uma celebração muito pessoal, casar-se no Ano Novo, em um Hotel Spa chamado Cristallo, na Itália.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações