Vestidos de noiva com detalhes únicos: você linda, especial e confortável

Enquanto se compartilha com o noivo a escolha de onde vai ser o casamento, a banda, o buffet, na hora de falar do vestido da noiva, o seu vestido, o cenário muda completamente. As noivas podem até ouvir conselhos de familiares e amigas, mas o mais importante mesmo é o contato direto com quem está criando o seu vestido personalizado. Em pura sintonia, ela é a pessoa certa para contar em todas as etapas da produção, e que vai torná-lo único e para sempre seu. É um processo onde se deve ter muito cuidado e paciência até alcançar o modelo dos sonhos.

Mais do que pura técnica, a produção de um vestido exige um algo a mais.  E o que seria esse algo a mais? Comunicação, escuta, conversa, diálogo, empatia. Podemos chamar de diversas formas nesse caso, buscando o mesmo sentido.

Quem conta um pouco mais sobre isso é a designer e diretora criativa Bia Riedel, do Atelier Bia Riedel, localizado no Rio de Janeiro.

O Atelier Bia Riedel é feito por pessoas para pessoas, por isso consideramos que nosso diferencial são as relações interpessoais que estabelecemos com nossas clientes. Trabalhamos com sensibilidade e carinho para criar não apenas roupas, mas modelos únicos que estejam ligados emocionalmente às noivas por meio do seu processo de criação.

De acordo com a designer, poder escolher todos os detalhes de um vestido, muitas vezes, significa materializar um sonho. “Para nós, cada modelo sob medida e personalizado é único.

Para nós, cada modelo sob medida e personalizado é único
Atelier Bia Riedel – Foto: Rafael Platini

De Milão até você

Na ativa desde 2014, o Atelier nasce da percepção de Bia de que a procura por moda personalizada e sob medida somada ao seu sonho de infância tinham tudo para dar certo. Em seus tempos de estudos e pesquisa no Rio e em Milão, a designer entrou em contato com peças exclusivas e fora dos padrões industriais. “Assim entendi o valor de uma modelagem primorosa, acabamentos feitos à mão e outros cuidados, como atendimento pessoal.

Mãos à obra, em pouco tempo a profissional logo começou a produzir peças únicas que se destacaram no universo de casamentos, chamando cada vez mais a atenção de novas noivas.

Atualmente, o Atelier Bia Riedel oferece a criação e confecção de modelos personalizados e sob medida. “Além disso, nos colocamos à disposição para elaborar toda a produção do grande dia, desde a escolha dos acessórios, à maquiagem, penteado etc. 

Personalizar

Na hora de escolher o vestido, as noivas devem levar em conta um conjunto de fatores. A noiva deve pensar sobre o seu estilo pessoal, incluindo suas preferências diárias, sua personalidade, seu sonho de casamento, o cenário da celebração, incluindo época do ano, horário, local e decoração da cerimônia e/ou festa.

Anote essa dica da Bia: É importante analisar se suas referências de vestido não são extremamente datadas, com tendências passageiras e que possam cair em desagrado em pouco tempo.

Além disso, pensar sobre o conforto que o modelo proporciona no momento em que o estiver vestindo, considerando que alguns limitam certas movimentações e podem refletir num incômodo durante o grande dia. Como são muitas variáveis sobre uma escolha tão importante, confiar numa profissional e escutar suas dicas e orientações fazem da decisão mais tranquila e com menos inseguranças.

Noiva deve pensar sobre o seu estilo pessoal, incluindo suas preferências diárias e sua personalidade
Atelier Bia Riedel – Foto: Divulgação

Modelos

A partir dessa reflexão, no Atelier Bia Riedel há espaço para a troca, sugestões, sonhos e melhor entendimento a respeito do modelo e estilo ideal para cada noiva.

Cada personalidade de noiva me direciona para um estilo, ainda assim incluindo o meu estilo pessoal como designer de moda“, explica.

Bia conta que, de forma geral, noivas românticas se identificam com criações com toques retrô, saias rodadas, detalhes em renda delicada.

As clássicas costumam se apaixonar pelos vestidos com cinturas marcadas e saias imponentes, sejam rodadas e com cauda ou muitas camadas de tule.

O mais próximo da silhueta princesa, podendo ser um lindo modelo de zibeline de seda bem estruturado ou todo de renda. A noiva menos tradicional se aventura em tendências, como um decote ousado nas costas, transparências ou uma renda de desenhos mais geométricos.

Há aquelas mais descomplicadas e que prezam pelo conforto durante a cerimônia e festa, escolhendo modelos leves, fluídos e com caudas moderadas, mas ainda sim com detalhes charmosos. Noivas que gostam de modelos com um apelo sexy costumam preferir vestidos justos (seja num sereia ou silhueta coluna) e com um pouco de pele aparecendo nos braços e/ou decotes.

Seu corpo

Como designer, Bia revela que teve instruções técnicas e visuais sobre o que cai melhor para cada corpo e estilo. Porém, na prática diária do Atelier Bia Riedel, ela percebe que pessoas nem sempre cabem em ciências exatas. Mais do que respeitar a própria análise visual do corpo da noiva, a profissional valoriza o que ela própria me diz, como ela se sente sobre o seu corpo.

Aprendemos por toda nossa vida como mulheres a esconder o que não é valorizado, no entanto, se a noiva tem um braço gordinho e não se importa em mostrá-los, não sou eu quem devo dizer para ela usar mangas! Se tem uma barriguinha e sonha em usar um vestido sereia, não sou eu quem devo frustrá-la e dizer que ela não pode usar. Meu papel é orientar baseada em conceitos estéticos e regras de modelagem, mas o mais importante é ela se sentir linda e confiante no seu grande dia.

"Meu papel é orientar baseada em conceitos estéticos e regras de modelagem"
Atelier Bia Riedel – Foto: Maiatos

Sob medida

Para criar um vestido de noiva personalizado e sob medida, são consideradas todas as informações fornecidas. Como explica Bia, para que ele seja pessoal, são reunidos dados básicos de apresentação com a entrevista feita no Atelier Bia Riedel, medidas, biótipo, referências visuais e qualquer outra informação necessária.

A partir disso, criamos um croquis para cada noiva. Intervenções são bem-vindas durante grande parte do processo (criação do croquis, escolha dos tecidos e beneficiamento e provas), pois valorizamos a máxima identificação da noiva com o seu vestido! 

Inclusive os detalhes em cada peça, que muitas vezes podem parecer pequenos, mas para a noiva transformam o modelo como um todo.

Pode ser o tamanho do laço, a textura do tule, a quantidade de franzido da saia, a tonalidade do bordado e até um toque de cor no forro. Cada pecinha desse quebra-cabeça tem um significado particular para cada uma.

Por fim, depois de revelar todo o processo criativo e a forma de atuação, Bia finaliza com a primeira, última e mais preciosa dica. O mais importante, no fim das contas, é a noiva se sentir bem. O que deve prevalecer são a vontade, os sonhos e o bem estar de cada noiva, afinal, como destaca a designer, seguir seus desejos é o melhor caminho para ficar realizada no seu grande dia.

Gostou da maneira atenciosa da profissional? Então está esperando o quê? Entre em contato com o Atelier Bia Riedel e torne o seu vestido dos sonhos em realidade!

É uma grande honra participar diretamente de momentos tão especiais na vida de uma mulher, um sentimento que não perde a magia conforme o tempo passa, pelo contrário, a experiência deixa tudo ainda mais belo. 

*Post publicado em 07/03/2018 e republicado em 23/08/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Captando sonhos: filmes de casamento que eternizam momentos ÚNICOS!
Captando sonhos: filmes de casamento que eternizam momentos ÚNICOS!
Eternizar o dia mais importante da vida do casal é a missão da R.A Filmes. O videomaker Raphael Barros entrega quais são as dicas para conquistar a filmagem perfeita e escolher o profissional ideal. Seu sonho eternizado em um produção cinematográfica!
Os 7 melhores estilistas de vestidos de noiva do Rio de Janeiro: seu grande dia em excelentes mãos!
Os 7 melhores estilistas de vestidos de noiva do Rio de Janeiro: seu grande dia em excelentes mãos!
Se você mora na Cidade Maravilhosa e ainda não encontrou o vestido de noiva dos seus sonhos, conheça a nossa lista com os 7 melhores estilistas de vestidos de noiva do Rio de janeiro! Você vai amar o trabalho de todos eles!
Noivas Karen Rodrigues - Foto: divulgação
Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!
Se já marcou seu casório e começou a sonhar com o vestido para o grande dia, aproveite para conhecer nosso Miniguia: os 15 tecidos mais utilizados na confecção dos vestidos de noiva mais LINDOS!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações