Você sabe como funciona o casamento com efeito civil? Nosso especialista te conta tudo!

Você sabe como funciona o casamento com efeito civil? Nosso especialista te conta tudo!

Saiba tudo o que precisa para realizar um casamento com efeito civil cheio de emoção e muito amor. Nosso expert conta todos os detalhes!

  • Casamentos civis
  • Editor-choice
  • Sponsored

Dependendo do local escolhido para o grande dia, muitos noivos, hoje, optam por realizar a cerimônia e a festa de casamento no mesmo lugar. As razões variam entre a comodidade para os convidados, custos e tamanho do espaço, ou até mesmo questões religiosas. Mas então surge a grande dúvida para aqueles que decidem não casar na igreja ou no seu local religioso habitual: como realizar uma cerimônia no mesmo lugar que a festa? Que tipo de profissional devo contratar para este serviço?

Nosso especialista em casamentos com efeito civil, o celebrante Paulo Ramos, conta tudo o que os noivos precisam saber para contratar um profissional que realize a cerimônia no mesmo local da festa. Mas vamos primeiro ao básico: O que é um casamento com efeito civil?

salvarCerimônia das areiasEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Passo a passo do processo: antes e depois do casamento com efeito civil

O celebrante Paulo Ramos detalha todo o processo para você que quer um casamento com efeito civil: com uma antecedência de 60 dias para o casamento, os noivos deverão se dirigir ao cartório de registro civil de seu domicílio em posse de seus documentos pessoais atualizados, sendo certidão de nascimento para os solteiros, ou certidão de casamento averbada para os divorciados. Também levarão uma declaração entregue pelo celebrante. Há ainda a necessidade de estarem acompanhados de duas testemunhas maiores de idade.

Neste dia os noivos precisam pagar as taxas exigidas pelo cartório, que após a conferência dos documentos irá iniciar os trâmites legais para o casamento, entre eles a afixação de proclamas nas dependências do cartório.

salvarCerimônia descontraídaEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Após 15 dias será emitida a Certidão de Habilitação, documento que comprova que os noivos estão aptos a se casarem. A Certidão de Habilitação deverá ser encaminhada ao celebrante que irá confeccionar o termo de casamento com efeito civil, que durante a cerimônia, será assinado pelos noivos, testemunhas e pelo celebrante.

Há a necessidade de reconhecer firma da assinatura do celebrante, dentro de um prazo de 90 dias corridos, após a cerimônia, para retornarem ao cartório e registrarem este termo que será trocado pela Certidão de Casamento.

salvarcerimônia de casamento diferenteEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

A escolha do celebrante

Paulo Ramos explica que um casamento com efeito civil necessita de um celebrante que também seja uma autoridade religiosa, ou seja, um padre, pastor, rabino. No caso de Paulo, Ministro do Evangelho em uma instituição religiosa ecumênica, faz com que seja capacitado a realizar casamentos com efeito civil em qualquer parte do Brasil.

É muito importante que o casal exija que o celebrante comprove, através de documentos, que pertence a alguma instituição religiosa e que está autorizado por esta a realizar casamentos, caso contrário o casamento civil poderá ser anulado. Vale lembrar que só o celebrante poderá assinar o termo de casamento com efeito civil”, explica Paulo.

salvarAlianças na cerimôniaEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: SKJ Fotografia

Além disso, a escolha do celebrante deve ser feita com calma, afinal este é o momento mais importante do casamento. Paulo Ramos sugere que os noivos comecem a procurar por esse tipo de profissional com pelo menos 1 ano de antecedência.

É importante realizar uma pesquisa criteriosa. O casamento é mais que um evento, é a realização de um grande sonho e um celebrante ruim pode transformar tudo em um grande pesadelo. Procure conhecer a história do profissional em questão, há quanto tempo está no mercado, seu grau de formação, assista vídeos e observe seu repertório e seu desempenho, peça referências. Marcar uma reunião para conhecer e conversar com o celebrante pessoalmente pode ajudar muito nesta decisão tão importante”, acrescenta Paulo.

salvartrocas de aliançasEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: SKJ Fotografia

Uma cerimônia personalizada

Cada casal é um casal. Existem os mais românticos, os religiosos, os ateus e agnósticos, aqueles mais modernos, casais divorciados e até mesmo os tímidos. Não importa em qual perfil você se encaixe, o celebrante Paulo Ramos consegue adaptar a cerimônia na forma que os noivos preferirem.

Segundo Paulo, os casais que o procuram são de muita personalidade, que desejam algo diferente e uma cerimônia baseada em seus estilos de vida ou naquilo que acreditam. Querem compartilhar sua história com suas famílias e amigos e desejam que a cerimônia seja única, feita especialmente para eles.

salvarcerimônia ao ar livreEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Justamente por ser uma cerimônia totalmente personalizada, Paulo Ramos não possui nada engessado ou um modelo padrão de cerimônia. “As possibilidades aqui são muito grandes e tudo vai depender do perfil de cada casal. A cerimônia pode seguir uma linha mais tradicional, ser leve e descontraída, pode seguir uma linha mais romântica ou até religiosa. Os casais também podem incluir rituais especiais, dando um toque de personalidade para a cerimônia”, explica.

Paulo afirma que atualmente a maioria dos casais buscam cerimônias mais intimistas, românticas e que valorizem os princípios do casamento como o amor, a família e o companheirismo. “Um celebrante profissional não está preso a dogmas ou ritos religiosos e essa liberdade torna a cerimônia extremamente personalizada. É algo desenvolvido com muito cuidado e profissionalismo, sempre em conjunto com os noivos”, detalha Paulo.

salvarcasamento no praiaEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Ele também explica que é responsabilidade do celebrante extrair as informações corretas de cada casal, durante a entrevista com os noivos. Paulo prefere entrevistá-los separadamente, quando pede para que lhe informem detalhes a respeito de sua história, seu convívio, facilidades e dificuldades do relacionamento e expectativas com relação ao casamento.

Além disso, é necessário também delimitar a linha que a cerimônia deve seguir expondo os desejos do casal, o tom da cerimônia, se deve ser mais tradicional ou alegre. Tudo de acordo com o que definirem previamente na reunião.

O celebrante Paulo Ramos se preocupa com cada detalhe, desde o desenvolvimento do roteiro até a o controle do tempo de duração da cerimônia. Tudo isso é passado ao casal e dessa forma, os noivos não terão nenhuma surpresa desagradável em sua cerimônia e o resultado será surpreendente.

salvarcerimônia das areiasEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Serviços oferecidos pelo celebrante Paulo Ramos

Radialista desde 1990, Paulo Ramos ingressou no universo dos casamentos a convite de um amigo que iria casar e o convidou para dizer algumas palavras. Diante da reação emocionada dos convidados, Paulo se motivou a continuar e investir neste ramo. Então em 1994, iniciou suas atividades como celebrante de casamentos, sempre com o foco de realizar sonhos das pessoas.

Os noivos que decidem contratar o celebrante Paulo Ramos contam com várias opções de cerimônias, sejam elas não religiosa, inter-religiosa ou ecumênica, cerimônia homo afetiva, todas com ou sem efeito civil. Além disso, o casal pode contar também com serviço de assessoria durante a cerimônia.

salvarcerimônia descontraídaEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Não existem modelos de cerimônia para Paulo Ramos, que há 20 anos nunca desenvolveu uma cerimônia igual a outra. “Cada casamento é único e desenvolvo um roteiro personalizado para cada casal. Por ser um profissional de comunicação ainda em atuação no mercado, consegui desenvolver um estilo próprio, com uma linguagem leve e dinâmica. Priorizo a excelência do atendimento, desde o primeiro contato até o grande dia, tudo para transformar aquela cerimônia em algo inesquecível que ficará marcada para sempre na memória dos noivos e de seus convidados”, explica.

salvarcerimônia leveEntre em contato com o celebrante Paulo Ramos
Celebrante Paulo Ramos – Foto: divulgação

Uma cerimônia personalizada, emocionante e cativante realizada por um profissional competente é o que os noivos irão encontrar com o celebrante Paulo Ramos. Se você quer que seu amor seja transformado em palavras de forma precisa e verdadeira, agende um horário com Paulo Ramos e tenha uma cerimônia única e emocionante.

Você precisa ler também,  casamento civil: descubra o que você precisa saber para organizar o seu casamento  e não perca: vestidos de noiva para casamento civil: escolha o seu preferido!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria