7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento!

Na organização de uma festa de casamento, existem várias tarefas que são super prazerosas e fáceis de organizar, e outras bem mais difíceis e polêmicas. Uma delas é a lista de convidados! Por um lado vocês querem o grande dia de vocês esteja repleto de amigos, que se divirtam o máximo possível. Mas, por outro, vocês podem pensar em “retribuir” alguns convites e incluir, erroneamente, pessoas que não precisariam estar entre os seus convidados.

Casa LumeEntre em contato com Casa Lume
Foto: Casa Lume

Sim, a gente sabe que nem sempre essa é uma tarefa fácil. Pensando nisso, conversamos com a Karina Araújo, da Sweet Begginings Decoração e Cerimonial de Eventos, e elaboramos uma listinha de 7 perguntas para saber quem deve estar na sua lista de convidados de casamento. São dicas que prometem ajudar muito quando pintar a indecisão se for preciso cortar alguns nomes!

1. Há quanto tempo não falo com essa pessoa? 

Se a resposta for mais de um ano, ela provavelmente poderá sair da sua lista. “Algumas pessoas foram e sempre serão muito importantes na sua vida. Acho muito válido elas estarem presentes no seu grande dia, só que algumas outras já foram presentes na sua vida um dia, mas simplesmente deixaram de ser. Pense nisso e veja quem realmente é importante para você“, sugere Karina.

Werneck FotografiaEntre em contato com Werneck Fotografia
Foto: Werneck Fotografia

2. Eu conheço a pessoa?

Sim, por incrível que pareça, acontece (e muito!) de os noivos convidarem parentes muito distantes ou amigos dos pais que nunca nem viram e nem sabem o nome. Em algumas ocasiões, isso se faz necessário por educação ou algum outro motivo. Mas se sua lista está estourada e precisa cortar pessoas, pense nisso! Melhor convidar quem realmente te conhece, certo? Lembrando que maridos e acompanhantes dos convidados não entram nessa questão, já que realmente é necessário convidar independente de você conhecer, ok?

LoveShakeEntre em contato com LoveShake
Foto: LoveShake

3. Preciso chamar os filhos dos amigos dos meus pais? 

Muitas vezes os noivos conhecem os amigos dos pais, mas será que conhecem seus filhos e seus respectivos acompanhantes? “Chamar apenas o casal não fica feio e elimina muitos convidados a mais na sua lista“, avalia Karina.

Foi convidado para um casamento? Então leia o Manual do convidado gente boa: 15 gafes que você NÃO pode cometer em um casamento!

Aline Lelles e Rodrigo Wittitz Fotografia AfetivaEntre em contato com Aline Lelles e Rodrigo Wittitz Fotografia Afetiva
Foto: Aline Lelles e Rodrigo Wittitz Fotografia Afetiva

4. Tenho o contato dessa pessoa no meu celular? 

Às vezes, colocamos pessoas na lista e, quando vamos parar para ver, nem temos o telefone dela! Ou seja: você nunca nem ligou para ela na vida. Esse é um poderoso indicativo de que, provavelmente, é uma relação mais superficial de amizade e, assim, poderá ser retirada da lista no caso de excesso de convidados.

 Aline Lelles e Rodrigo Wittitz Fotografia AfetivaEntre em contato com Aline Lelles e Rodrigo Wittitz Fotografia Afetiva
Foto: Aline Lelles e Rodrigo Wittitz Fotografia Afetiva

5. Vamos convidar toda a família?

Afinal, quem realmente deve estar presente no seu casamento? Se você tem dois primos que você ama e que têm que estar na sua festa, lembre-se de que quando falamos de família, o pacote deve ser completo. Pode parecer um pouco contraditório com o que dissemos até agora, mas no caso dos laços sanguíneos funciona assim mesmo. Para que o primo querido vá, o tio também deve estar. A não ser que vocês decidam que, no casamento de vocês, só estarão amigos íntimos. Neste caso, está mais que explicada a falta dos nomes do resto da família, na lista.

Não deixe de ler também Assessores de casamento respondem: por que o RSVP é tão importante?

Casa LumeEntre em contato com Casa Lume
Foto: Casa Lume

6. Seguiria sendo meu amigo se eu fosse morar longe?

É um caso parecido com os dos companheiros de trabalho. Se você tem um vizinho ou vizinha com o qual tem muito contato, pense se é a proximidade das casas ou a amizade, o que une vocês. Na realidade, esta pergunta deve ser feita durante todo o tempo, enquanto vocês elaboram a lista de convidados. Vizinhos, companheiros de trabalho, grupinho da praia, colegas de faculdade, colegas de colégio… A pergunta básica é: “E se… eu seguiria tendo contato com esta pessoa”?

Priscila Rabello FotografiaEntre em contato com Priscila Rabello Fotografia
Foto: Priscila Rabello Fotografia

7.  Eu me sentiria confortável na presença desta pessoa?

O dia do seu casamento é um dia para “dançar como se ninguém estivesse olhando”. Por isto, pense em cada um dos convidados e se você estaria realmente à vontade, sendo você mesmo o tempo inteiro, na sua presença. Seu chefe? Só se você fizer mesmo questão! Convidar só para fazer bonito, não vale!

Leia também 11 pessoas que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!

LoveShakeEntre em contato com LoveShake
Foto: LoveShake

Leia também Como lidar com 12 tipos de pessoas que pensam que o SEU casamento é o DELAS! e 12 tipos de convidados que você vai encontrar em TODOS os casamentos e como lidar com cada um deles.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

O livro que toda noiva deve ter: Carol Hungria lançará um guia de estilo inédito para noivas
O livro que toda noiva deve ter: Carol Hungria lançará um guia de estilo inédito para noivas
Imagine todas as dicas que uma noiva precisa para se casar reunidas em um único livro, com ilustrações lindas e escrito por uma profissional renomada e que entende muito bem do assunto? Chegou a hora da estilista carioca, Carol Hungria, materializar todas as dicas que ela mesma dá às noivas que visitam seu Atelier todos os dias.
Quer saber uma das grandes tendências para os vestidos de noiva atualmente? Carol Hungria comenta tudo neste post!
Quer saber uma das grandes tendências para os vestidos de noiva atualmente? Carol Hungria comenta tudo neste post!
Cansada do déjà-vu que os vestidos rendados podem causar? Temos aqui um concorrente à altura. Descubra já!
Estou preparado para me casar? 5 perguntas que você deve responder para decidir!
Estou preparado para me casar? 5 perguntas que você deve responder para decidir!
Você está há anos com seu amado e acredita que talvez seja o momento de dar um passo à frente e se casar? Te mostramos os 5 pensamentos que você deve levar em consideração antes de decidir.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações