Anel de noivado 2020: confira lindos modelos e saiba como usar!

Um anel de noivado é a joia mais esperada por 10 entre 10 noivas e para ajudar a escolher o seu, fizemos esta galeria com os mais desejados do MUNDO! Confira e encontre o seu!

  • Pedido
  • Recomendações
  • Tendências
  • International
  • 2020
  • Galleries

É impossível negar que todas as mulheres, ao menos uma vez na vida, sonharam com o dia em que serão pedidas em casamento, afinal é um momento super romântico e especial!

Para selar esse compromisso de união, nada melhor do que um belo anel de noivado que simboliza o amor eterno. Mas quais as características de um anel de noivado? Como escolher o anel de noivado perfeito?

Conversamos com Fábio Brazil, da Brazil & Murgel, que nos deu dicas valiosas para te ajudar nessa decisão. Além disso, criamos uma galeria com mais de 100 modelos de anel de noivado para dizer o “sim” em grande estilo! São joias de marcas renomadas internacionalmente como  Tiffany and Co, Piaget e Cartier! E para as noivas mais ousadas, que preferem joias personalizadas, modelos nacionais lindos e elegantes!

A tradição do anel de noivado

Desde a época dos egípcios, o anel de noivado era usado como uma maneira de demonstrar a confiança que os homens tinham de que suas noivas seriam boas esposas. Muitos anos depois, os noivos romanos entregavam para a noiva o chamado anulus pronubus, que era uma simples faixa de ferro para selar sua intenção de compromisso.

Como podemos ver, realizar o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição que é realizada há séculos e que é mantida, até os dias atuais com a diferença de que hoje em dia, o que une um casal é o amor, sem qualquer outro tipo de obrigação.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: Style me Pretty

Algumas mulheres preferem um anel de noivado simples ou liso, mas a maioria sonha com um modelo que contenha uma bela pedra preciosa. Na realidade, segundo as tradições, se supõe que a pedra não se quebra, não se perde, é indestrutível, simbolizando assim, a fortaleza e a pureza na relação do casal.

Em qual mão se usa o anel de noivado? E em qual dedo?

Por norma, o anel de noivado é colocado na mão direita e a aliança de casamento na esquerda. Mas, nos dias de hoje, o casal já tem liberdade para fazer a sua escolha. Sabemos que muitos casais não seguem “tradições” e gostam de criar o seu próprio protocolo. Ou então, há noivos que apenas se sentem confortáveis usando anéis numa das mãos. Não há problema nenhum nisso.

Quando ao qual dedo, não é nenhuma coincidência que o anel seja colocado no dedo anular. Isso é devido a que os egípcios consideravam que o quarto dedo tinha uma veia que conduzia diretamente ao coração! O fato de colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos unissem o casal e que não se escapassem pelas pontas dos dedos.

Falando em origens, que tal conhecer um pouco melhor a origem da lingerie através do tempo, 100 anos de história em três minutos que vão te ajudar muito na hora de escolher esse detalhe tão importante!

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: Susana Ríos

O que caracteriza um anel de noivado?

Segundo Fabio Brazil, da joalheria Brazil & Murgel, o protagonismo de uma gema é a principal característica de um anel de noivado. A ideia mais tradicional costuma ser a de um anel em ouro branco com um diamante redondo em destaque, mas esquecendo um pouco as convenções e pensando no que essa peça realmente significa, ela é a joia que será dada para marcar o pedido de casamento. Sendo assim, o mais interessante é que ela seja feita de acordo com o gosto, a personalidade e a história do casal. O que abre a possibilidade para se utilizar outras pedras, outras lapidações, tons de ouro diferentes e, inclusive, novos formatos, fugindo um pouco do solitário clássico. A ideia é fazer com que a peça conte uma história mais completa e que reflita a essência da pessoa amada.

Veja também: Ideias lindas de porta-alianças!

salvar
Anel Lorea, da Brazil & Murgel

O clássico anel de noivado diamante

É lógico que dependendo da pedra, esta pode ter um significado, ou outro. A pedra preciosa que acompanha o anel de noivado, por excelência, é o diamante, que representa a perfeição, a vontade de vencer, firmeza e retidão. Também é uma das mais resistentes e significa que o casal promete amor eterno.

Quanto à quantidade de pedras, você pode levar em conta a questão simbólica ou a questão prática. Um anel de noivado solitário, por exemplo, vai além da simbologia da união, presentando ser dois em um. Já um anel de noivado com 3 pedras pode representar etapas temporais do amor: te amei, te amo e sempre te amarei!

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: How he Asked

Falando com praticidade, Fábio Brazil ressalta que a versatilidade é outro ponto interessante a se pensar: “o solitário, por exemplo, por ser um anel mais fino e delicado, é mais fácil de combinar com outras joias. Não deixamos de lembrá-los que, depois do anel de noivado, espera-se a chegada das alianças, e muitas noivas gostam de continuar usando o anel de noivado em conjunto”, conta.

Assim como o número de pedras do anel altera o seu significado, combiná-lo com uma joia especial é fundamental para estar deslumbrante. Se você não é uma expert no assunto, dá uma olhadinha nas nossas dicas de como escolher o colar perfeito para um look de noiva espetacular.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: Etsy

A escolha do anel perfeito. O que levar em consideração?

São muitos os fatores que podem indicar a melhor escolha da joia. Pensando no lado prático, por exemplo, é importante levar em consideração se a noiva tem o costume de usar peças mais suntuosas ou se ela prefere as mais delicadas. Esse costume pode ocorrer devido ao gosto ou por alguns aspectos do dia a dia, como a sua profissão.

Hoje em dia surgem novas alternativas na hora de escolher o metal e a pedra do anel de noivado, então tudo dependerá do estilo da noiva. Rubis, safiras e esmeraldas são ótimas opções, além das pedras semipreciosas como: turquesa, ametista, granada, água-marinha e muitas outras. Entre os metais, o clássico anel de noivado de ouro amarelo ganha novas versões, além do ouro branco, do rosa e da prata.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Bvlgari

Qual o prazo para entrega de um anel de noivado personalizado? 

Fabio nos conta que na Brazil & Murgel, por exemplo, depende muito da necessidade do cliente. “Alguns ainda não escolheram uma data e não têm muita pressa, então podemos fazer todo o processo com mais calma. Outros nos procuram já com uma data mais próxima estabelecida ou com uma viagem marcada. Mas sempre recomendamos: não deixem para a última hora! O tempo ideal é de 3 a 6 meses antes do pedido. Vai depender muito de alguns fatores como a complexidade do desenho e da pedra, por exemplo. O tempo é muito importante também para que o processo de encomenda possa fluir tranquilamente, já que ele envolve a nossa criação, confecção de protótipos para aprovação, e a confecção da peça final.”

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Anais L.

Você gostou desta matéria? Saiba também quais são as 14 curiosidades sobre o amor que você não fazia a menor ideia!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Brazil & Murgel Joalheria Joias para casamento
Tiffany & Co. - Rio de Janeiro Joias para casamento
Cartier - Rio de Janeiro Joias para casamento
Cartier - São Paulo Joias para casamento
Tiffany & Co. - São Paulo Joias para casamento