+ de 100 modelos incríveis de anéis de noivado! Tire suas principais dúvidas!

Um anel de noivado é a joia mais esperada por 10 entre 10 noivas e para ajudar a escolher o seu, selecionamos mais de 100 modelos lindos, além de tirarmos todas as suas dúvidas sobre em qual mão usar o anel de noivado.

  • Pedido
  • Recomendações
  • Tendências
  • International
  • 2020
  • Galleries

É impossível negar que muita gente já sonhou com o dia em que seria pedido em casamento, afinal é um momento super romântico e especial!

Para selar esse compromisso de união, nada melhor do que um belo anel de noivado que simboliza o amor eterno. Mas quais as características de um anel de noivado? Como escolher o anel de noivado perfeito?

Conversamos com Fábio Brazil, da Brazil & Murgel, que nos deu dicas valiosas para te ajudar nessa decisão. Além disso, criamos uma galeria com mais de 100 modelos de anel de noivado para dizer o “sim” em grande estilo! São joias de marcas renomadas internacionalmente como  Tiffany and Co, Piaget e Cartier, além de modelos nacionais lindos e elegantes!

Como surgiu o anel de noivado?

Desde a época dos egípcios, o anel de noivado era usado como uma maneira de demonstrar a confiança que os homens tinham de que suas noivas seriam boas esposas. Muitos anos depois, os noivos romanos entregavam para a noiva o chamado anulus pronubus, que era uma simples faixa de ferro para selar sua intenção de compromisso.

Como podemos ver, realizar o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição que é realizada há séculos e que é mantida, até os dias atuais com a diferença de que hoje em dia, o que une um casal é o amor, sem qualquer outro tipo de obrigação.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: Style me Pretty

Algumas mulheres preferem um anel de noivado simples ou liso, mas a maioria sonha com um modelo que contenha uma bela pedra preciosa. Na realidade, segundo as tradições, se supõe que a pedra não se quebra, não se perde, é indestrutível, simbolizando assim, a fortaleza e a pureza na relação do casal.

Em qual mão usa o anel de noivado?

Por norma, o anel de noivado é colocado na mão direita e a aliança de casamento na esquerda. Mas, nos dias de hoje, o casal já tem liberdade para fazer a sua escolha. Sabemos que muitos casais não seguem “tradições” e gostam de criar o seu próprio protocolo. Ou então, há noivos que apenas se sentem confortáveis usando anéis numa das mãos. Não há problema nenhum nisso.


Em qual dedo usa o anel de noivado?

Quanto a qual dedo, não é nenhuma coincidência que o anel seja colocado no dedo anelar. Isso é devido a que os egípcios consideravam que o quarto dedo tinha uma veia que conduzia diretamente ao coração! O fato de colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos unissem o casal e que não se escapassem pelas pontas dos dedos.

Aproveite para exibir seu anel em sua festa de noivado, mas antes confira o guia completo para organizar sua festa!

Como usar o anel de noivado?

No pedido de casamento, o noivo coloca o anel no dedo anelar da mão esquerda da noiva, mas isso serve apenas durante o noivado, já que no dia do casamento, antes da cerimônia, ela deve passá-lo para a mão direita, onde permanecerá após o casamento, pois a aliança do casamento será usada na mão esquerda.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: Susana Ríos

Quanto custa um anel de noivado?

Por se tratar de uma joia, o anel de noivado não é um item muito barato, mas os preços irão variar de acordo com os elementos e design da aliança, como o tamanho das pedras e o material. Busque um anel que tenha um bom custo benefício, ou seja, que tenha detalhes que te agradem, mesmo que em menor proporção, caso precise encaixar no bolso. Quer um exemplo? Se você não quer abrir mão de pedras preciosas mas não tem orçamento para um solitário, opte por um anel com pequenas pedras cravejadas.

Modelos de anel de noivado

Há diferentes modelos de anel de noivado e você sem duvida encontrará um que é a sua cara. Segundo Fabio Brazil, da joalheria Brazil & Murgel, o protagonismo de uma gema é a principal característica de um anel de noivado. A ideia mais tradicional costuma ser a de um anel em ouro branco com um diamante redondo em destaque, mas esquecendo um pouco as convenções e pensando no que essa peça realmente significa, ela é a joia que será dada para marcar o pedido de casamento. Sendo assim, o mais interessante é que ela seja feita de acordo com o gosto, a personalidade e a história do casal. O que abre a possibilidade para se utilizar outras pedras, outras lapidações, tons de ouro diferentes e, inclusive, novos formatos, fugindo um pouco do solitário clássico. A ideia é fazer com que a peça conte uma história mais completa e que reflita a essência da pessoa amada.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Foto: Brit-Co-via-@dee_rayray-Instagram

Anel de noivado ouro

Geralmente o anel de ouro é deixado para a aliança de casamento, mas ultimamente cada vez mais casais aderem ao anel de noivado de ouro. Isso porque o ouro é clássico e se a noiva quiser usar as duas alianças juntas após o casamento, não corre o risco de não harmonizar as joias.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Vivara

Anel de noivado ouro branco

Outra tendência é o anel de noivado em ouro branco. Por ter uma tonalidade mais peculiar e fina que o ouro amarelo, o ouro branco traz sofisticação às mãos, principalmente se combinado com pedras preciosas como esmeralda e rubi.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Tiffany & Co

Anel de noivado prata

Caracterizada pela sua cor brilhante, o anel de noivado prata é o mais usado entre os casais. Se você prefere uma aliança sem grandes pedras, o anel de prata tem seu protagonismo próprio e combinado com pequenas pedras cravejadas fica sofisticado e discreto.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Vivara

Anel de noivado diamante

A pedra preciosa que acompanha o anel de noivado, por excelência, é o diamante, que representa a perfeição, a vontade de vencer, firmeza e retidão. Também é uma das mais resistentes e significa que o casal promete amor eterno.

Quanto à quantidade de pedras, você pode levar em conta a questão simbólica ou a questão prática. Um anel de noivado solitário, por exemplo, vai além da simbologia da união, presentando ser dois em um. Já um anel de noivado com 3 pedras pode representar etapas temporais do amor: te amei, te amo e sempre te amarei!

salvarAliança criada com Camila Lovisaro da Oficina da Aliança
Criação: Camila Lovisaro da Oficina da Aliança

Anel de noivado esmeralda

Além do diamante, outra pedra preciosa preterida entre as noivas é a esmeralda. Seu verde puro e vívido é original e se destaca por si só e fica lindo como aparador, tanto em um anel de noivado solitário como em um conjunto de pequenas pedras. Sua combinação com o ouro amarelo é encantador.

Anel de noivado rose

O anel de noivado rose é de longe o mais romântico e feminino, mas deve-se ter cuidado com a combinação deste material com as pedras preciosas. Prefira diamantes e outros pedras de coloração neutra.

Não deixe de ver os mais lindos modelos de porta-alianças!

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Bvlgari

Anel de noivado solitário

O anel de noivado solitário é o clássico dos clássicos. O estilo de anel com uma pedra projetada é considerado o grande símbolo dos pedidos de casamento. E além de tradicional, o anel de noivado solitário é também muito versátil. Segundo Fábio Brazil “por ser um anel mais fino e delicado, o solitário é mais fácil de combinar com outras joias. Não deixamos de lembrá-los que, depois do anel de noivado, espera-se a chegada das alianças, e muitas noivas gostam de continuar usando o anel de noivado em conjunto”, conta.

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Credits: The Happy Bloom

Anel de noivado com aliança

Como já dissemos, como norma, o anel de noivado passa para a mão direita depois do casamento para que a aliança ocupe o dedo anelar esquerdo, mas isso também vem mudando, pois cada vez vemos mais mulheres somando o anel de casamento junto do de noivado na mão esquerda. Não à toa, muitas marcas estão criando modelos de anel de noivado com aliança, de forma que ambas se conectem, virando apenas um anel, como no modelo abaixo.

salvar
Foto: Lost in Beautyland

 Anel de noivado simples

Ainda temos também o anel de noivado simples, sem pedras preciosas, mas que se alinha com o estilo do casal. Um exemplo são os anéis personalizados, feitos pelo próprio casal, acompanhados por uma designer, claro, ou também anéis em materiais sustentáveis.

salvar
Foto: Etsy

Anel de noivado masculino

Sim, homem usa anel de noivado, então também a modelos personalizados pra eles. Como não há nenhuma obrigação das alianças serem iguais, os modelos de anel de noivado masculino não possuem tantos detalhes, como pedras preciosas, e geralmente são prata, para não confundir com a de casamento, que é ouro amarelo.

salvar
Foto: Diamante.ro

Onde comprar anel de noivado?

Você pode comprar seu anel de noivado tanto em joalherias como com designs de joias especialistas em aliança e anel de noivado. Em nosso Guia de Fornecedores, por exemplo, você encontrará as duas categorias em diferentes estados do Brasil.

Afinal, como escolher o anel de noivado?

São muitos os fatores que podem indicar a melhor escolha da joia. Pensando no lado prático, por exemplo, é importante levar em consideração se a noiva tem o costume de usar peças mais suntuosas ou se ela prefere as mais delicadas. Esse costume pode ocorrer devido ao gosto ou por alguns aspectos do dia a dia, como a sua profissão.

Hoje em dia surgem novas alternativas na hora de escolher o metal e a pedra do anel de noivado, então tudo dependerá do estilo da noiva. Rubis, safiras e esmeraldas são ótimas opções, além das pedras semipreciosas como: turquesa, ametista, granada, água-marinha e muitas outras. Entre os metais, o clássico anel de noivado de ouro amarelo ganha novas versões, além do ouro branco, do rosa e da prata.

Outra sugestão que a Camila Lovisaro da Oficina do Ateliê deu é que “Acima de qualquer estética, as alianças devem ser confortáveis de vestir. Em geral, os aros mais finos e com interior anatômico são muito bem aceitos e não pesam nos dedos. Se optar por modelos com diamantes ou outras pedras, fique atenta a designs muito extravagantes, cravações mais altas ou com garras mais grossas podem fazer com que a aliança enrosque em roupas delicadas, objetos frágeis, cabelos, etc.”

salvarAnel de noivado. 100 anéis de noivado 2020: feitos para brilhar!
Crédito: Vivara

O mais interessante é que o anel de noivado seja feito de acordo com o gosto, a personalidade e a história do casal. O que abre a possibilidade para se utilizar outras pedras, outras lapidações, tons de ouro diferentes e, inclusive, novos formatos. A ideia é fazer com que a peça conte uma história mais completa e que reflita a essência da pessoa amada.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Brazil & Murgel Joalheria Joias para casamento
Oficina do Ateliê Joias para casamento
Tiffany & Co. - Rio de Janeiro Joias para casamento
Cartier - Rio de Janeiro Joias para casamento
Cartier - São Paulo Joias para casamento
Tiffany & Co. - São Paulo Joias para casamento

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!