Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado em 5 passos

Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado

O anel de noivado deveria ser uma surpresa. Mas o responsável ou a responsável não pode fazer essa escolha contando com a sorte, nem se deixar levar por opiniões de terceiros que, muitas vezes, podem se equivocar no que diz respeito ao gosto da noiva. É muito importante contar com a experiência de profissionais e com a opinião de pessoas próximas, mas essa escolha deve ser muito mais profunda que isso. Tudo isso porque essa peça deve ser única, já que ela deve acompanhar seu amor durante toda a vida, além de representar um momento único na história de vocês.

Sendo assim, não perca os 5 passos essenciais para acertar  na escolha da pedra preciosa do anel de noivado.

Passo 1. O orçamento é determinante

Antes de começar e dar o primeiro passo, é preciso ser realista. Principalmente no que diz respeito ao anel de noivado, o primeiro gasto da futura celebração. É preciso ter em mente mais ou menos quanto vocês podem gastar na organização do casamento, mesmo que iseja um chute inicial, antes de comprar o anel que será o começo de tudo. Depois disso virão os gastos mais sérios e é preciso controlar as finanças.

Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado
Foto: Divulgação Cartier

Pesquise o valor médio de anéis de noivado e coloque no papel quando você poderia gastar nesse quesito. Porque a pedra é o elemento que vai determinar o preço desse tipo de joia. Muito importante, você não precisa demonstrar nada, nem aparentar algo que você não é para as outras pessoas. O amor é o essencial aqui e o importante sempre será o detalhe e o que esse gesto representa, não o seu valor. Se você pode investir mais no anel de noivado, vá em frente, mas tente não desperdiçar, levando em conta tudo o que envolve organizar um casamento.

Passo 2. Não se esqueça de personalizar

Personalização é um dos conceitos mais importantes de um casamento. Nós sempre falamos sobre a importância de ter um estilo único e demonstrá-lo em um momento tão importante. Então, assim como falamos para as noivas serem elas mesmas em seu grande dia, o mesmo deve acontecer com o anel de noivado.

Se você vai se casar com a pessoa certa, com certeza você conhece seus gostos e os pequenos detalhes que tornam seu mundo especial, aquelas pequenas coisas que o tornam completamente irresistível. Por que deixar tudo isso de lado no momento de escolher seu anel de noivado? Não compre um anel de noivado com uma pedra muito simples ou ostensiva se a pessoa que vai levá-lo não concordar com esse estilo. Procure simplicidade se o seu parceiro não se sentir predileção especial por joias.

Foto: Divulgação Tiffany

Passo 3. Pense na resistência da pedra

Embora a beleza da pedra seja determinante no momento de escolher qual será o anel, também precisamos pensar na durabilidade e resistência da pedra. Na verdade, pode ser ainda mais importante se você quiser que ela permaneça intacto ao longo da vida, ou que há muito pouco risco de estragar com o passar dos anos. Arranhões e sujeira podem estragar o anel para sempre. Para isso, é necessário conhecer um pouco mais sobre esse mundo complexo de pedras preciosas e minerais, começando pela maneira de medir a resistência.

Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado
Anel de diamante – Monte Carlo | Foto: Divulgação

A resistência de um material dessas características é medida pela escala de Mohs. Em particular, nesta escala é possível quantificar a dureza relativa de uma pedra ou a resistência ao risco de vários minerais. Ela trabalha de um a dez, tendo como referência o talco, que é o mineral mais fraco, e o diamante, que detém o posto número um de resistência. Levando isso em conta, as pedras escolhidas são geralmente o diamante, a safira e o rubi, igualmente resistentes, com dez de dureza no primeiro caso e um nove nos outros dois.

Passo 4. Pense no significado da pedra

Embora nem todos os casais procurem os significados dos elementos ou estilos usados em seus casamentos, para muitos casais é realmente importante colocar um simbolismo e tentar fazer a comemoração girar em torno dele. Seja por tradição ou por superstições, a pedra preciosa do anel, que sempre enfeitará o dedo da noiva, está intimamente ligada aos significados dados de acordo com tradições ou pensamentos.

Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado
Anel de safira e diamantes – Vivara | Foto: Divulgação

Dentro do vasto campo de significados, o diamante, o máximo de luxo que só pode ser riscado com outros diamantes, representa a perfeição, a vontade, o triunfo, a firmeza, além de elevar a energia física. A safira, mostrada como uma fonte azul e enigmática de pureza, tem o título de “pedra do sucesso, verdade e sabedoria” e, ao contrário do diamante, eleva a consciência. Já o rubi, vermelho e poderoso em termos de presença, é a pedra da confiança e inteligência, traz sorte no amor, afasta a tristeza e reprime a luxúria. E a esmeralda, verde e líder da esperança, representa a abundância, proporciona equilíbrio e paciência; Além de seus efeitos na saúde, purifica o espírito e remove as forças negativas.

Como escolher a pedra preciosa do anel de noivado
Anel de rubi e diamantes – Vivara | Foto: Divulgação

Mas há muito mais, porque nem todas as pessoas podem comprar uma pedra dessas características ou simplesmente querer experimentar outras possibilidades e ser mais originais. Nesse sentido, entram em jogo pedras semipreciosas, verdadeiras maravilhas que trazem um ar novo com uma dose de beleza e significado. Qual você prefere?

Passo 5. Conselhos Zankyou

Nosso conselho nesta etapa da organização do casamento é o mesmo de sempre: seja você mesmo. Não se deixe influenciar pela opinião de amigos, familiares ou até mesmo de profissionais: use essas informações para se informar e tomar sua própria decisão. Se você é a pessoa responsável por escolher a pedra, tente respeitar o gosto do seu amor, não tente impor algo que você goste só porque acha bonito.  Seja fiel ao seu gosto e à relação de vocês, não se sinta pressionado pelo valor do anel, já que o que realmente importa é o que ele significa.

Se você você vai escolher sua própria pedra o nosso conselho é igual: seja você mesma.

Anel de ouro rosa e diamantes. Foto: Divulgação Cartier

E claro, lembre-se de que o anel de noivado não é a única opção de presente no momento de pedir a mão de alguém. Existem outras joias e presentes que podem funcionar e representar muito o que essa pessoa significa para você e o amor de vocês. Se um anel de noivado com uma pedra preciosa é a melhor opção para vocês, siga nossos conselhos e surpreenda o seu amor!

Leia também:

Como organizar um casamento econômico e maravilhoso: 10 ideias TOP!

15 formas de pedir em casamento super românticas: como será a sua?

Amor real aqui e agora: porque contos de fadas não existem e isso é ótimo!

Deixe seu comentário

Como escolher o vestido de madrinha em 5 passos
Como escolher o vestido de madrinha em 5 passos
Não é fácil escolher o vestido certo quando somos convidadas para ser madrinha de um casamento. Pensando nisso, preparamos 5 passos que vão facilitar a sua escolha para montar um look perfeito de madrinha de casamento.
Marioca. Foto: Divulgação
Como vestir as crianças para um casamento em 5 passos
Nos casamentos, além dos noivos, outras pessoas também devem dedicar um cuidado especial ao seu traje. As crianças também têm um papel de protagonista, já que muitas vezes são daminhas ou pajens de casamentos ou mesmo quando vão simplesmente como convidados. Descubra como vestir as crianças para um casamento em cinco passos.
Foto: Thrall Photography
Como comemorar seu aniversário de casamento em 5 passos
Muitos casais não dão muita importância aos significados das bodas, porém nós do Zankyou adoramos comemorar datas especiais. Pensando nisso, fizemos um guia com cinco passos essenciais para comemorar o seu aniversário de casamento ao lado do seu amor com muito romantismo.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações