Como escolher as alianças de casamento em 5 passos

Como escolher as alianças de casamento em 5 passos

Em meio a organização do casamento, entre as milhares de coisas que vocês precisam pensar, alguns detalhes acabam passando despercebidos, ainda mais se ocupam pouco espaço fisicamente. As alianças de casamento são quase insignificantes do ponto de vista material, mas seu valor é um dos mais importantes se vocês acreditam na tradição desse acessório.

Siga estes cinco passos para escolher as alianças dos seus sonhos:

Passo 1. Determinar o orçamento

Como você já deve ter percebido, o orçamento é sempre o ponto de partida em todas as decisões do casamento. Neste caso, ele estará diretamente relacionado com o material escolhido, fator que determina se o preço da aliança será mais caro ou barato.

Ao incluir materiais mais ou menos valiosos, o orçamento varia, mas também muda de acordo com os minerais que podem decorar toda a aliança, como os diamantes, tão presentes em muitas alianças e anéis de noivado.

Também devemos ter em conta o design do anel, pois existem diferentes formas, acabamentos e estilos com diferentes valores. Nesse sentido, os joalheiros mais inovadores criam projetos únicos em que materiais, texturas e estilos são misturados, uma característica que também pode mudar o preço final do produto.

Como escolher a aliança do seu casamento em 5 passos
Foto: Lapa Foto Studio

Passo 2. Separe um bom tempo para encontrar o design final

Talvez vocês tenham se entretido muito no início da organização do casamento com assuntos maiores como a escolha do espaço, o buffet ou o vestido de noiva, mas vocês não podem se esquecer das alianças. Vocês não precisam de muita antecedência para escolher esse item, mas convêm não deixá-lo por último.

Para que vocês tenham uma ideia, os fabricantes dedicam mais ou menos um mês e meio na fabricação e elaboração da aliança. Apesar disso, recomendamos pelo menos três meses de antecedência para poder corrigir algum problema, por via das dúvidas. Antes disso, vocês já terão decidido qual modelo vocês querem, a gravação dos nomes e a medida para cada membro do casal.

No entanto, para que vocês não se preocupem muito com o tema das medidas e o tempo de correção, caso seja necessário, muitas pessoas só fazem esse conserto depois do casamento. Assim vocês podem se preocupar com isso quando a vida de vocês já tiver voltado ao normal.

Como escolher a aliança do seu casamento em 5 passos
Foto: Renaclo

Passo 3. Definir materiais e medidas

Como dissemos antes, o material é a base de toda aliança e, a partir dele, o produto final é desenvolvido. O vencedor, entre a maioria dos casais, costuma ser o ouro, seja amarelo, branco ou rosa de 14, 18 ou 24 quilates, dependendo do orçamento de cada um. No entanto, é importante saber que a pureza do ouro nem sempre é uma vantagem. Na verdade, quanto mais quilates a peça tiver, mais puro será e, como conseqüência, terá mais chances de sofrer arranhões e deformações.

Para aqueles que não curtem muito o ouro ou que não podem fazer esse tipo de investimento, a prata, a platina e o titânio são outras opções cada vez mais usadas e com excelentes acabamentos, e acabam saindo muito mais em conta.

Todos esses materiais têm pesos e resistências diferentes, sendo a platina mais duradoura e mais pesada. Recentemente, alianças com outros materiais mais inovadores, como aço ou cerâmica, foram lançadas ao mercado. Essas alternativas se ajustam mais a outros orçamentos e não perdem no quesito beleza. No fim das contas, vocês precisam decidir o que vocês mais valorizam no anel que vão usar durante o resto da vida.

Quer ajuda para organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook.

Como escolher a aliança de casamento em 5 passos
Foto: V Rebel Fotografia

Por outro lado, a medida do anel é importante porque deve caber perfeitamente no dedo, sem que a peça seja muito apertada já que, além de incômodo, fica feio do ponto de vista estético; assim como também não pode ficar muito solta e acabar saindo do dedo. Uma forma de saber se é a medida correta é sentindo que a aliança gira perfeitamente no seu dedo, sem apertar.

Além disso, vamos te ensinar um truque para que você acerte a medida e evite mudanças inesperadas. Por exemplo, tente agendar sua primeira visita à joalheira em um dia nao muito frio nem muito quente, pois nossos dedos costumam inchar ou desinchar em temperaturas extremas, mudando o seu tamanho normal. Sendo assim,  organize para que o dia do casamento e o dia da visita ao joalheiro não tenham uma temperaturas muito contrastantes, evite as estações opostas.

Lembre-se que, devido ao estresse e aos nervos, é difícil não chegar ao dia do casamento com alguns quilinhos a mais. Mesmo assim, se após o casamento você não tiver o resultado esperado, você pode conversar com o joalheiro e ajustar a medida ao seu dedo. Não se preocupe com isso!

Veja a nossa seleção de joias para noivas perfeitas para o seu casamento: delicadeza e estilo!

Como escolher a aliança de casamento em 5 passos
Brazil Murgel Joalheria -Foto: Divulgação

Confira as músicas perfeitas para o momento da troca de alianças: emoção pura para a hora MAIS esperada!

Passo 4. Definir o estilo e o design

Mais uma vez, o estilo de vocês é essencial na hora de determinar o design da aliança. Como vocês já sabem, a aliança é um elemento de união que fala sobre vocês como pessoas independentes e como casal, por isso é importante ajustar esse desing de acordo com o gosto de vocês.

Em primeiro lugar, é conveniente decidir a forma, pois hoje em dia há alianças redondas e quadradas, bem como com superfície plana ou semi-redonda (arredondada). Em seguida, existem várias possibilidades de acabamento: foscas, polidas, diamantadas, acetinadas, entre outros. Os profissionais da joalheria poderão  explicar as características de cada um deles.

Atualmente, como acontece em diversos campos, os joalheiros reinventaram o design das alianças e conseguiram criar modelos incríveis. Essas alianças possuem relevos especiais, incrustações únicas, estética minimalista,misturas de materiais, jogos de brilhos… Arte pura em seus dedos durante toda a sua vida.

Além disso, alguns joalheiros especializados em casamentos abriram a possibilidade de personalizar alianças, com o estilo determinado pelos noivos e todos os tipos de extravagâncias. Embora seja melhor confiar nos profissionais, é sempre bom poder dar um toque pessoal e original.

É importante lembrar que, apesar das tradições, as alianças de casamento não precisam ser iguais. Alguns casais heterossexuais diferenciam seus anéis com um toque especial para identificar seu gênero, como brilhantes e outras pedras nos anéis da mulher.

No entanto, atualmente, os noivos estão se esforçando cada vez mais para manter sua personalidade intacta e mostrá-la em todos os setores da vida, também nos alianças. Portanto, se essas personalidades não andam de mãos dadas, cada um pode escolher ou criar o seu próprio anel.

Como escolher a aliança de casamento em 5 passos
Foto: ClickDois

Passo 5. Gravação

Antes de decidir por uma joalheria ou outra, é importante saber se eles permitem a personalização da mensagem da aliança. Porque, embora quase todos os lugares incluam o nome do casal, muitos noivos escolhem escrever seus apelidos ou nomes afetuosos, incluir uma frase especial, escolher um desenho ou ser criativos e surpreender com uma mensagem diferente.

Embora muitas pessoas perguntem sobre o conteúdo da gravação da aliança, isso é uma coisa totalmente pessoal, por isso outra opção é ousar e manter esse segredo só entre vocês.

Não perca os buquês de noiva mais TOP. A melhor seleção para o seu dia!

Como escolher a aliança do seu casamento em 5 passos
Foto: Amanda Francelino Fotografia

Veja 21 frases originais para gravar nas alianças de casamento: a 16 é para rir muito!

Faça o teste e descubra qual é o seu estilo de aliança!

Deixe seu comentário

Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Como escolher buffet para o seu casamento em 5 passos
Como escolher buffet para o seu casamento em 5 passos
Por isso, o Zankyou listou algumas dicas e conselhos, para que a sua escolha seja certeira e que o buffet o seu casamento torne-se um dos pontos altos da festa, deixando sabores inesquecíveis e aquele gostinho de quero mais!
Como escolher o traje do noivo em 5 passos
Como escolher o traje do noivo em 5 passos
O homem do século XXI entende de moda e sabe o que fica melhor nele. E, principalmente, divide o protagonismo do grande dia com a noiva. Siga esses 5 passos para acertar na escolha do look do noivo.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações