Como não errar na hora de escolher o menu do seu casamento: 5 dicas para não fazer feio!

Como escolher o menu do casamento

A escolha do menu do seu casamento é um dos aspectos mais importantes da festa. Com certeza, você vai desejar que todos os convidados fiquem satisfeitos com as delícias que você vai servir. Os tipos de cardápios variam muito, por isso, ficar atento ao estilo do casamento é um passo importante nessa fase da organização. O casamento é seu, mas também é para os seus convidados. Pensar neles e oferecer pratos que agradem a gostos variados são aspectos que devem ser considerados.

Os primeiros passos para definir o menu são: determinar o número de convidados e estabelecer um orçamento entre o dia ou a noite para a festa. Pronto! Com essas informações em mãos é hora de buscar um fornecedor que atenda todos os seus desejos. Para auxiliar você nessa etapa tão importante, conversamos com vários parceiros e enumeramos cinco pontos indispensáveis para que o menu do seu casamento seja, simplesmente, perfeito.

Passo 1. Tipo de casamento

  • Casamento Clássico

Para um casamento tradicional, por exemplo, os espaços e cardápios devem satisfazer esse perfil, explica Renata Rodrigues, Relações Públicas do Saint Morit’s Buffet e Eventos. “O tradicional pode ser um jantar à inglesa e cheio de elegância, requinte e formalidade ou até mesmo um jantar franco-americano que deixa a festa mais descontraída mantendo a proposta de cardápio mais tradicional”, conta Renata.

O fato é que cada vez mais os noivos pedem um menu que agregue o tradicional com os desejos das famílias e as novidades do mercado, nos contou Juliana Martins, proprietária do buffet Arte dos Sabores. Dependendo do seu gosto e dos seus convidados, os cardápios podem variar desde um coquetel com massas ou risotos, até um café da manhã. “O serviço mais solicitado é o coquetel com mini degustação por ser uma opção intermediária entre o coquetel e jantar”.

Delícias criativas para a pista de dança do casamento: combustível para dançar até o sol raiar!

  • Casamento moderno

Se o tradicional não é a sua praia, não tem problema. Hoje as opções de menu são muito variadas e modernas. Festas mais informais em lugares como praias, a dica é um cardápio com finger food. Renata, do Saint Morit’s, conta que o buffet já recebeu pedidos bem diferentes, deste festa de casamento com tema junino e cardápio junino, até mesmo cardápio de boteco. Entre os mais pedidos:

  • Finger food
  • Jantares completos no sistema franco-americano, seguido de menu da pista com gostosuras que variam entre mini churros de doce de leite, pipoca gourmet, mini hamburger e muito mais
  • Brunch
  • Café da manhã

Passo 2. Orçamento

O orçamento vai definir o tipo de fornecedor que vai escolher e, portanto, o que comporá o menu. O orçamento é um aspecto muito particular de cada casal, mas é peça chave e deve ser analisado com muito cuidado. Na maioria dos casamentos, o menu ocupa a maior fatia do orçamento. Ele é uma grande variável e depende muito do número de convidados, data, mês do evento, estilo dos convidados e do cardápio, nos contou a Renata do Saint Morit’s. “O importante é priorizar um cardápio que tenha variedade para agradar aos mais diferentes perfis de convidados”, sugere Renata.

É claro, que o menu do seu casamento vai ser maravilhoso, independente do quanto você tem disponível para investir. Se o seu orçamento é mais apertado, não se preocupe, pois o seu fornecedor poderá desenvolver uma proposta de menu de acordo com o seu orçamento. “Com certeza, vamos adequando a qualidade do cardápio à disponibilidade financeira do casal”, comenta Juliana do buffet Arte dos Sabores.

Guia com 5 passos para fazer o orçamento do seu casamento caber no seu bolso: infalível!

Passo 3. Época do ano

A época do seu casamento também ajudará a definir um excelente menu. Nessa hora é importante conversar com quem entende do assunto para ouvir sugestões e tendências. No Brasil, a grande maioria dos casamentos são realizados no verão e a dica é um menu com pratos mais leves, como saladas, terrines e sobremesas saborosas, explica Renata do Saint Morit’s. E não se esqueça, o cardápio deve sempre harmonizar com as características do casal e convidados, isso garantirá que, no final, seus convidados que foram escolhidos com tanto cuidado e carinho, sinta-se extremamente satisfeitos.

Saiba como escolher o mês do casamento: conheça o melhor de cada um dos 12!

Passo 4. Número de convidados

Essa é uma decisão extremamente importante, principalmente porque cozinhar para 50 pessoas é muito diferente do que servir 300, por exemplo, explica o chef Wanderson Medeiros do W Buffet Gourmet. Além disso, dependendo do perfil da festa, alguns estilos de menu são mais viáveis do que outros, por exemplo, em um casamento para 500 convidados, o mais indicado é colocar pontos de buffet para facilitar a circulação do jantar e serviço. Mas, isso não é uma regra, comenta Renata. “Hoje, você precisa avaliar a cultura, descendência das famílias, restrições alimentares, regionalidade dos alimentos e da festa”. Em resumo, a quantidade de pessoas é sim um fator determinante, pois vai definir o local do evento e estilo de serviço.

Como reduzir a lista de convidados do seu casamento sem sofrer!

Passo 5. Restrições alimentares e menu infantil

Você não pode esquecer dos convidados que têm alguma alergia ou intolerância alimentar. Para eles, o menu deve estar no mesmo nível dos outros convidados. Por isso, escolha um menu com pratos clássicos e simples, mas de qualidade. De acordo com o chef Wanderson Medeiros do W Buffet Gourmet, um menu para vegetarianos ou pessoas intolerantes a glúten e lactose, por exemplo, pode ser criativo e saboroso. “Com a evolução da cozinha já é possível criar pratos que fogem do comum”, comenta Wanderson. Ele sugere do seu cardápio, por exemplo, um nhoque de mandioquinha sem glúten e sem lactose. Para os vegetarianos o buffet Artes dos Sabores sugere uma Trufa de gorgonzola e Brie envolta em pistache sobre vinho do porto.

Claro que você também não pode esquecer das crianças. Existem inúmeras opções de cardápios criativos para os baixinhos. Que tal massa em formato de ursinho, batatas com carinhas, sucos e doces? Eles vão amar! Veja também a matéria menu infantil no casamento: segredo para agradar as crianças e os seus pais!

Com todas essas dicas temos certeza que você vai arrasar na escolha do melhor menu para o seu casamento. Tenha em mente que o cardápio deve seguir o estilo do casamento e o gosto dos noivos, mas também é e primordial agradar aos convidados, por isso um cardápio variado é essencial. Se o seu casamento for à noite, por exemplo, e a jantar estiver previsto para mais tarde, uma dica de ouro é servir algumas entradas, assim que os convidados chegarem à festa. Isso evitará impaciência, afinal de contas, pessoas bem alimentadas são muito mais bem-humoradas não é mesmo? Leia também a matéria casamento no verão: comidas e bebidas perfeitas para uma festa nos meses de calor!

Post publicado em 19/12/2016. Post republicado em 16/06/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Menu vegetariano e diet: saiba por que apostar neles para o cardápio do seu casamento!
Menu vegetariano e diet: saiba por que apostar neles para o cardápio do seu casamento!
Conversamos com alguns dos buffets que são referência no ramo e descobrimos por que vale tanto a pena investir nessas opções para o seu casamento. Confira e descubra você também!
Ponto 3 Buffet - Foto: divulgação
SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?
Se possui convidados alérgicos ou pessoas que resolveram aderir a dietas vegetarianas ou veganas em sua lista de casamento, confira: SOS alergias, dietas... Quantos tipos de menu devem fazer parte do casamento?
Dicas para você não errar e escolher o buquê de noiva perfeito
Dicas para você não errar e escolher o buquê de noiva perfeito
Entre tantas escolhas que antecedem o casamento, certamente o buquê estará entre elas! Se você ainda , saiba como escolher o buquê de noiva perfeito para você e acerte de primeira!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações