Como escolher o espaço do casamento em 5 passos

Como escolher o espaço do casamento em cinco passos
Como escolher o local para o seu casamento Foto: Shutterstock

O local é um dos principais pontos no planejamento de um casamento, se não o mais importante. De fato, levando em consideração a magnitude de tudo o que ele engloba (coquetel, banquete, festa…), será o elemento do casamento que dará mais gastos. E, como consequência da disponibilidade desses espaços, deve ser o primeiro item a ser reservado. Portanto, siga estes 5 passos, para que esta aventura não se transforme em uma odisseia.

Passo 1. Localização

Área geográfica e acessibilidade

Embora muitos casais escolham um lugar de celebração perto de seu local de residência, outros decidem arrumar suas malas e tentar a sorte em diferentes partes geográficas, nacionais ou internacionais. Em qualquer caso, a localização geográfica deve ser de fácil acesso para que seus convidados possam ir sem problemas. Para isso, informe quais são as diferentes formas de chegar, levando em consideração todos os meios de transporte possíveis, e deixe à disposição de seus convidados veículos para deslocamentos em grupo.

Distância do local da cerimônia

Tente que o local da cerimônia e da festa não estejam muito longe um do outro. Na verdade, você pode aproveitar e procurar um espaço que inclua capela, se você vai celebrar um casamento religioso, ou outro local que permita organizar casamentos civis. Se você preferir separar os lugares, inclua formas de deslocamento e instruções simples para que seus convidados não precisem fazer um esforço extra.

Proximidade com hotéis

Sempre haverá convidados que precisam de um lugar para dormir, uma vez que muitos vêm de fora e muitos outros vão querer aproveitar a festa sem pensar nas responsabilidades. Sendo assim, entre em contato com as acomodações próximas e tente negociar um preço especial. Seu hotel de recém-casados ​​pode ser uma boa opção.

5 passos para escolher o espaço do seu casamento
Meio do Mato – Foto: Divulgação

Passo 2. Infraestructura

Área disponível para o evento

Como é o lugar? Quantos metros tem? Quantos ambientes? Tem um jardim? Faça todas essas perguntas e veja o que você realmente quer. Não pague a mais se você não procura por tantos diferenciais, mas informe-se bem se sua ideia é aproveitar ao máximo o que o local disponibiliza. O espaço é fundamental para saber o que e como vocês podem organizar o casamento.

Áreas exteriores e interiores

Você pode usar diferentes ambientes para cada momento do casamento, desde o coquetel e o banquete até a grande dança. Talvez só um ambiente seja suficiente ou vocês podem ser mais originais. Vocês decidem.
Quanto aos jardins, sabemos que alguns casamentos merecem um sopro de natureza, especialmente se eles são celebrados na primavera ou no verão. Independentemente da temporada, dê uma olhada nos espaços abertos e descubra se você está interessada em aproveitá-los.

Acessibilidade

Tendo em conta a quantidade de convidados em um casamento, descubra as melhores formas de acesso aos ambientes do local escolhido. As pessoas mais velhas, os convidados com mobilidade reduzida, crianças e carrinhos de bebê têm certa dificuldade ao acessar alguns lugares. As indicações também são fundamentais para que ninguém se perca ou se confunda ao longo do dia.

Espaço para cerimônia

Se você decidir se casar pela Igreja, há espaços com capelas, paróquias e lugares sagrados que você pode usar. Para casamentos civis, há salões, jardins e outros lugares destinados a ele. Verifique se o local escolhido contempla essas possibilidades.

Alternativas ao mau tiempo

O clima pode arruinar um ótimo dia se você não prever alternativas ao mau tempo. Não confie na previsão do tempo e procure um espaço que tenha mais possibilidades, como área coberta ou aluguel de toldos. Com duas opções disponíveis, você pode relaxar.

Como escolher o espaço do casamento em cinco passos
Fazenda Dona Inês – Foto: Rodrigo Birai

Passo 3. Exclusividade

Celebração de outros eventos ao mesmo tempo

Descubra quantos eventos serão realizados ao mesmo tempo no espaço escolhido. É de vital importância porque a organização dos lugares, com o fornecimento de salas e jardins, deve ser muito clara para evitar confusões.

Privacidade

No caso de você compartilhar o espaço com outras celebrações, certifique-se de conhecer os limites disponíveis e se isso proporciona a privacidade que vocês procuram. Escolha o seu lugar de celebração com base nesse aspecto, porque um casamento deve ser íntimo e tranquilo.

Exclusividade: por quantas horas o espaço está disponível para vocês?

Todos os espaços de celebração têm seus horários, ainda mais se vários casamentos estiverem organizados no mesmo lugar. Neste caso, você terá que saber quanto tempo você tem, porque muitos lugares colocam limites de espaço e horas.

Cinco passos para encontrar o espaço para o seu casamento
Luai Cabanas – Foto: Divulgação

Passo 4. Número de convidados

Existe um mínimo de convidados necessários?

Muitos espaços permitem a celebração de todos os tipos de casamentos, independente do seu porte. No entanto, outros não aceitam casamentos excessivamente pequenos. Uma vez que cada casamento depende muito dos convidados, informe-se sobre o número mínimo e avalie se vale a pena o lugar, porque você nunca deve convidar mais pessoas apenas para preencher o espaço.

Qual é a capacidade máxima do espaço?

Da mesma forma, também é importante saber a capacidade máxima do lugar, uma vez que existem casamentos excessivamente multitudinários que não podem ser desenvolvidos em qualquer lugar. Se você espera por um grande número de pessoas, ou se tiver outras dúvidas, é melhor confirmar a capacidade. Muito importante: não tire pessoas da sua lista apenas para caber no local. Isso deve se adaptar ao seu casamento.

Se faltarem convidados, o que acontece?

Nesse sentido, é conveniente saber se você poderia ter algum desconto no pagamento caso algum convidado não compareça. Muitos espaços estão interessados ​​em não ser muito rigorosos nesse aspecto, então não hesite em perguntar antes de enfrentar o problema.

Com quanto tempo de antecedência é preciso confirmar o número de convidados?

Esta informação irá ajudá-la a criar a lista de convidados. Quando você chegar a data limite, você deve estar preparada para apresentar um número. Se o local é muito estrito neste quesito, você pode considerar um serviço mais flexível que, facilite o processo de incluir ou eliminar convidados.

5 passos para encontrar o local do seu casamento
Sítio Quero Quero – Foto: Rafael Serra

Passo 5. Extras

Preços de open bar e buffet

Muitas vezes está incluído no preço final e outras vezes sai grátis se você contrata todo o serviço, mas não confie nisso. Pergunte quais as condições deste elemento tão importante na festa para não ter uma surpresa com um extra imprevisto após fechar o preço fixo. Às vezes, incluindo tudo no mesmo orçamento, você economiza extras desnecessários.

Decoração do espaço, som, iluminação…

Muito importante. O espaço conta com seus próprios profissionais? Você precisa contratá-los separadamente? Tenha em mente que muitos lugares oferecem esse tipo de serviço como um extra e talvez o preço varie em relação a ele. Também pergunte se você pode trazer seu próprio wedding planner, mesmo que já tenham serviços de decoração e iluminação. No caso do espaço oferecer serviço de decoração, e você está satisfeita com isso, você deve saber se você pode intervir nesse processo ou se você é obrigada a aceitar suas diretrizes.

Serviços de montagem

No momento de pensar a disposição das mesas e nos diferentes espaços para a festa, certifique-se de ter uma ampla gama de possibilidades para que tudo seja de seu agrado. Cada casal é um mundo, com suas famílias correspondentes, e você deve ser capaz de colocar todos como você quiser, embora haja sempre alguma limitação.

Segurança, estacionamento

Você quer evitar a intromissão de outras empresas? Consulte os serviços de segurança oferecidos pelo espaço, desde pessoal especializado até elementos que limitam a passagem. Verifique também os serviços de primeiros socorros disponíveis nas instalações ou a possibilidade de obtê-los rapidamente, bem como o acesso a centros que oferecem segurança em todos os aspectos (hospitais, postos de polícia, bombeiros …).
Além disso, é claro, os diferentes espaços para estacionar os carros e vans que são responsáveis ​​pela locomoção dos convidados. Em caso de falta de espaço, você deve pensar em um plano B para que os convidados possam chegar e estacionar sem problemas.

Seguro de cancelamento

Em um casamento, você sempre precisa ser pró-ativo, uma vez que a despesa é muito alta e você não pode brincar com ela. E, embora seja normal que tudo dê certo, sempre pode haver imprevistos que forcem o cancelamento da celebração. Para fazer isso, verifique se o espaço possui um serviço de cancelamento que assegura uma recuperação mínima antes de qualquer imprevisto. Como dizemos, muitos lugares não são muito rigorosos com esses aspectos, então informe-se de tudo e para não perder muito dinheiro.

5 passos para encontrar o espaço do seu casamento
Espaço Verde Vila – Foto: Muniz e Maia

Não perca este vídeo com as dicas mais práticas que a ajudarão a escolher o local do seu casamento.

Faça o teste e descubra qual é o lugar perfeito para celebrar o seu casamento!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher as músicas para o seu casamento em 5 passos
Como escolher as músicas para o seu casamento em 5 passos
Vocês querem a melhor trilha sonora possível para que o casamento de vocês seja incrível? Sigam estes 5 passos e comecem a sentir o ritmo.
Como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos
Como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos
Escolher o fotógrafo para o seu casamento não é nada fácil. Por isso, te contamos quais são os 5 passos para eleger o profissional que vai captar as lembranças do grande dia da sua vida da melhor.
Como escolher um wedding planner para o meu casamento: 5 passos que você deve seguir
Como escolher um wedding planner para o meu casamento: 5 passos que você deve seguir
O wedding planner permite que vocês aproveitem o dia do casamento sem pensar nos imprevistos e incômodos. Siga estes 5 passos para acertar na escolha deste profissional.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações