Fiquei noiva! E agora? Saiba por onde começar os preparativos do seu casamento para que tudo saia perfeito no seu grande dia

Você ficou noiva! Parabéns! É um sentimento incrível, quase indescritível. Tem aquele frio na barriga, expectativas, sonhos de uma vida nova. Mas antes disso, tem que preparar o casamento! Listas de convidados, buffet, espaço, dia, fotógrafo e, nossa… tantos detalhes. É muita coisa para cuidar. Ao mesmo tempo em que você e o parceiro trabalham e continuam firmes nas demandas do cotidiano.

Pois é. Organizar um casamento pode ser uma tarefa deliciosa, mas não é nada fácil. Por isso, é muito bom quando o profissional envolvido é apaixonado pelo que faz.

O mercado de casamentos é enorme e oferece muitas opções de todos os serviços imagináveis, e é comum um casal, sem o direcionamento adequado, sentir-se confuso ou até perdido. Uma assessoria competente vai mostrar as possibilidades, tendências, serviços e produtos ofertados, de acordo com o perfil de cada casal. Já um bom cerimonial dará aos noivos tranquilidade e confiança, garantindo que o Grande Dia seja perfeito, e que a única preocupação dos noivos seja a de aproveitar ao máximo cada momento“, explica Rafaela Pinheiro, assessora especializada em casamentos.

Assessoria de casamento

Rafaela é do tipo apaixonada pelo que faz, o que sempre torna o resultado final melhor, pois envolve preocupação, carinho e dedicação no trabalho até o fim. Publicitária de formação, sempre esteve envolvida com organização de eventos até dar o grande passo e se dedicar exclusivamente a organizar o dia mais importante dos noivos.

Fiz vários cursos, me especializei, e finalmente criei a minha empresa. Tomei coragem, saí do emprego que eu tinha, e mergulhei de cabeça nesse desafio! Tendo uma proposta diferenciada (festas personalizadas e com muitos detalhes), logo fui fisgada pelo mercado de casamentos, e pelas noivas que amam detalhes e sonham com um casamento com a cara do casal! Desde então, me apaixonei por esse mercado, novamente me especializei (fazendo cursos e workshops com profissionais renomados), e hoje, após três anos do início da empresa, organizar casamentos é a minha ocupação principal.

Rafaela Pinheiro Eventos
Rafaela Pinheiro Eventos – Foto: Carol Marquet
Rafaela Pinheiro Eventos - Foto: Divulgaçã
Rafaela Pinheiro Eventos – Foto: Renata Xavier

Fiquei noiva, e agora?

Depois do brinde e das comemorações do noivado, hora de colocar os pés no chão. Então, por onde começar?

Isso varia muito de casal para casal! O ideal, na minha opinião, é que os noivos comecem pela assessoria“, afirma Rafaela.

Cabe aos noivos, antes de tudo, avaliar o contexto para em seguida tomar uma decisão. No caso, se pararmos para pensar, realmente faz sentido fechar o contrato com uma assessoria mesmo. Pois ela será a responsável por entrar em contato com todos os outros serviços, além de indicar novos e personalizar, cada vez mais, o casamento ao gosto dos noivos.

A assessora de casamentos lista os dez primeiros itens que devem ser contratados, por conta de prioridade, agenda e importância dentro de uma celebração. São eles:

  1. Assessoria
  2. Cerimonial
  3. Local da cerimônia e recepção
  4. Celebrante
  5. Buffet
  6. Fotografia
  7. Filmagem
  8. DJ
  9. Músicos da Cerimônia
  10. Decoração

Esses itens são de importância central para que o casamento ocorra do jeito que os noivos sonham, e é fundamental que esses fornecedores desejados tenham agenda para atendê-los. A assessoria deve ser contratada, idealmente, assim que os noivos resolverem que irão se casar.

É claro que nem sempre é regra, pois pode ser que os noivos em questão já tenham a certeza de quem será o fotógrafo ou o DJ, por exemplo. Naturalmente, o casal pode cuidar do contato e contrato, mas, não é melhor simplesmente indicar e deixar que a assessoria cuide de toda a burocracia? Pense que é um trabalho a menos no seu dia a dia tão corrido.

Rafaela Pinheiro Eventos
Rafaela Pinheiro Eventos – Foto: Karina Martini

Tempo ideal

Se agora que você ficou noiva e tem em mente casar no no próximo ano, vamos dizer, saiba que essa margem de tempo é boa e é o momento certo para entrar em contato com a assessoria.

De acordo com Rafaela Pinheiro, idealmente, os noivos devem iniciar o planejamento do Grande Dia com no mínimo um ano de antecedência. É possível organizar o casamento, em todos os seus detalhes, em menos tempo, mas isso em geral requer uma capacidade financeira maior, já que haverá menos tempo para pagar todos os serviços.

Outro problema em planejar o casamento com pouca antecedência é a eventual indisponibilidade de serviços, como Igreja, local da festa, fotografia, etc. Mais tempo para planejar significa mais margem para conciliar essas agendas e conseguir os profissionais desejados tão sonhados pelo casal. Já realizei casamentos para 200 convidados com um mês de antecedência, mas esse não é o padrão.

Rafaela Pinheiro Eventos
Rafaela Pinheiro Eventos – Foto: Carol Marquet
Rafaela Pinheiro Eventos
Rafaela Pinheiro Eventos – Foto: Flavia Soares

Tudo organizado

Com a assessoria garantida, dá para respirar mais aliviada. É claro que vão ter muitas reuniões com a assessoria para discutir fornecedores, valores, novas opções e deixar o seu casamento com a sua cara. É importante ter claro que o assessor vai mediar os contratos e demandas. Contudo, para que o casamento saia do jeito que sonhou, os noivos devem devem estar presentes para orientar e definir os caminhos.

É importante que os noivos tenham um bom relacionamento e uma boa comunicação com todos os profissionais contratados, em particular aqueles que vão planejar e coordenar a festa – em particular, a assessoria, a decoração e o cerimonial. Eles serão encarregados de traduzir a personalidade do casal em detalhes“, destaca Rafaela Pinheiro.

A grande dica é realmente contratar uma assessoria de confiança e curtir ao máximo o planejamento da festa. Porque depois do tão esperado SIM, há toda uma vida cheia de descobertas, aventuras e muito amor.

Post publicado em 19/12/2017. Post republicado em 11/01/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

6 cuidados de beleza que devemos começar a ter antes dos 30 para manter a pele bonita
6 cuidados de beleza que devemos começar a ter antes dos 30 para manter a pele bonita
Confira 6 dicas de cuidados com a pele que devemos começar a ter ainda antes dos 30 anos para mantê-la bonita, jovem e saudável por muito mais tempo.
Manuella Gonçalez Cerimonial e Eventos - Foto: Gabi Nehring
Noiva ansiosa: anote essas 12 dicas de como não sofrer durante os preparativos para o seu casamento!
Se começou a planejar seu grande dia e percebeu que começou a se tornar uma noiva ansiosa, anote nossa seleção com 12 dicas, que te ensinarão a não sofrer durante os preparativos para o seu casamento!
Foto: Amanda Francelino Fotografia
Diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!
Você já pensou sobre o local onde irá realizar a troca de alianças? Ou sobre o profissional que irá registrar o momento mais importante de sua vida? Se ainda está com dúvidas, confira nossas dicas em diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações