Como escolher o buffet de casamento em 5 passos

Como escolher o buffet de casamento em 5 passos

Por isso, o Zankyou listou algumas dicas e conselhos, para que a sua escolha seja certeira e que o buffet o seu casamento torne-se um dos pontos altos da festa, deixando sabores inesquecíveis e aquele gostinho de quero mais!

Como escolher o buffet de casamento em 5 passos
Marakuthai | Foto: Divulgação
  • Buffet

O buffet é uma das principais colunas que sustentam um evento como o casamento. Na realidade, a gastronomia costuma ser o ponto mais lembrado pelos convidados e, por isso, aquele que você deveria dedicar muito carinho e atenção na seleção.

É muito importante contratar o serviço de buffet de casamento com bastante antecedência e saber que você deve investir quase a metade do orçamento total destinado ao casamento. Informe-se se o local onde a festa será celebrada conta com esse serviço ou se você precisa contratá-lo separadamente. Para facilitar a sua vida, selecionamos 5 passos para você seguir e poder decidir qual a melhor opção de buffet para o seu grande dia.

Passo 1. Defina o número de convidados
Passo 2. Consiga referências

Passo 3. Pergunte quais serviços estão incluídos

Passo 4. Faça degustações (qualidade e quantidade)

Passo 5. Preste atenção nos detalhes

Passo 1: Defina o número de convidados

Esse é um dado muito importante para a qualquer aspecto da organização do casamento. Afinal, um buffet de casamento para 100 pessoas não terá o mesmo custo e logística que para 300. Os buffets oferecem diferentes opções de acordo com o número de convidados, pois alguns trabalham com número mínimo ou máximo de convidados. Até por isso a contratação dos serviços de confirmação através da assessora, o famoso RSVP para seu casamento, é um fator interessante a se ter em conta.

Lembre-se: a qualidade das criações deve ser garantida independentemente do número de pessoas. Pode parecer um quesito básico, mas alguns buffets, quando têm que trabalhar grandes grupos, tornaram-se linhas de montagem de alimentos que negligenciam o cuidado de seus produtos. Fique alerta!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Não sabe como começar a organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook e confira as melhores dicas e ideias para se inspirar!

Passo 2: Consiga referências

A sua opinião é a mais importante de todas, mas você não pode deixar de lado as experiências de pessoas que provaram esse serviço anteriormente. Existem muitos tipos de buffet para casamento e noivos e especialistas têm sempre algo a dizer. Sua missão é aprender a contrastar essas informações, opiniões e conselhos.
Você também pode buscar referências pela internet, através da nossa revista de inspirações e tendências Zankyou Magazine, e, pra não perder tempo, que tal solicitar orçamentos aos buffets por meio do Guia de Fornecedores do Zankyou?

 

salvar
Foto: Arte dos Sabores

Passo 3: Pergunte quais serviços estão incluídos no buffet de casamento

Você tem que estar atenta às suas necessidades em relação aos serviços oferecidos, portanto, antes de começar a pesquisar, que tal se questionar sobre o estilo de festa? Afinal, um buffet de casamento simples não contará com os mesmo serviços de um buffet requintado.

Por isso, você deve se informar e perguntar o que está incluído no serviço  e sobre a possibilidade de contratar serviços extras, mas que você gostaria de ter no seu grande dia. Por exemplo, garçons, maitres, bolo, mesa de doces e até mesmo a decoração.

Hoje em dia a grande maioria dos buffets oferece opções personalizadas e isso facilita, e muito, a vida dos noivos, já que muitas vezes alguns sabores pré estabelecidos não são compatíveis aos gostos deles. O buffet Arte dos Sabores enfatiza a personalização a partir de um “planejamento cuidadoso, com foco a culinária contemporânea que mistura as principais influências gastronômicas, nordestina, tailandesa, italiana, mediterrânea e vegan”.

Na verdade, muitos fornecedores se diferenciam dos demais não só pelo conteúdo do jantar em si, mas também pelas opções e especialidades que eles administram e que servem para enriquecer a apresentação das comidas e os sabores. O importante é ser original e se destacar, e nessa você pode até optar por um  buffet de churrasco para casamento, se esta for a vontade dos noivos.

Confira como escolher as toalhas de mesa para o meu casamento em 5 passos.

salvar
Buffet Vivi Barros – Foto: Divulgação

Passo 4: Faça degustações – qualidade e quantidade

Quando você já tiver selecionado alguns candidatos baseados em referências e nas informações pesquisadas, chega a hora de viver um dos momentos mais importantes e divertidos da eleição do buffet para seu casamento. A degustação é essencial para saber através do paladar como o buffet em questão trabalha e para conhecer suas opções de menus, entre os quais pode estar o seu escolhido.

Busque um buffet capaz de “traduzir o sonho de cada casal em deliciosos cardápios”, conceito oferecido pelo Buffet Vivi Barros, que faz questão de frisar que a principal função do buffet é sugerir o melhor cardápio e o melhor serviço que se encaixem no perfil dos noivos, de seus convidados e do espaço que vai receber a festa”. Deve existir uma complementação perfeita entre qualidade e quantidade no seu prato.

Neste ensaio, é conveniente estabelecer quais quantidades serão servidas para cada pessoa para evitar surpresas durante o evento, contando sempre com o conselho dos profissionais e sua experiência.

Não se esqueça da qualidade das apresentações. Os produtos sazonais, típicos da época em que você celebra o casamento, são uma boa opção, mas busque também sensações especiais e inesperadas. Certifique-se de que os produtos do buffet são frescos e que os empratamentos sejam uma prévia da magia sentida pelo paladar.

Prove com calma o sabor de cada prato, bebida e sobremesa, para que a sua escolha seja certeira.  Confira as 15 dicas perfeitas para a degustação do menu do seu casamento!

salvar
Foto: Rappanui Gastronomia

Passo 5: Preste atenção nos detalhes do buffet

Cada vez mais as empresas de buffet têm uma maior capacidade de adaptação. E é que, atualmente, as restrições relacionadas à comida vêm aumentando, como alergias ou doenças. Portanto, é necessário procurar um buffet que esteja atualizado sobre esse assunto. Recomendamos que, uma vez definida a lista de convidados, você pergunte sobre os possíveis problemas de cada pessoa para incluir alternativas exclusivas.

O Rappanui Gastronomia, um dos melhores buffets de casamento do Rio de Janeiro, aconselha os noivos a “conhecer a história e os donos do buffet, além de participar de degustações, esses são fatores que facilitam na hora da formulação do cardápio”. Outro detalhe que você deve levar em consideração é a capacidade do buffet em aceitar mudanças e combater os problemas de última hora.

E, assim como na definição do espaço, informe-se sobre as políticas de cancelamento em caso de adiamento ou algum outro imprevisto.

Agora que já possuí algumas dicas para conhecer a empresa adequada para orquestrar o cardápio do seu dia “D” confira qual buffet se adequa melhor as suas necessidades e estilo de casamento desejado através do Guia de Fornecedores de casamento do Zankyou, e conheça também as melhores opções de bebidas para o seu casamento.

Quer conhecer cada estilo de buffet para casamento? Então confira nossa matéria completa sobre os tipos de buffet.

Faça o teste e descubra qual é o tipo de buffet perfeito para o seu casamento:

Confira o nosso vídeo:

Post publicado em: 10/04/2015. Post atualizado em: 27/07/2018.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Rappanui Gastronomia Buffets e banqueteiros
Buffet Vivi Barros Buffets e banqueteiros