12 dicas para te ajudar a escolher o local do seu casamento: conheça todas elas!

Geralmente os noivos sonham com um determinado tipo de local para realizar seu casamento, como praia, campo, restaurante, hotel, entre outros, mas é muito importante verificar alguns detalhes, que irão ajudar a evitar possíveis frustrações em seu grande dia. Existem certas regrinhas que deverão ser seguidas, contribuindo para a segurança, conforto e bem estar de todos os presentes, então aproveite para conhecê-las através de nossas 12 dicas para te ajudar a escolher o local do seu casamento: conheça todas elas!

Saiba quais são os Locais para casamento no Brasil em 2017: lindos e para TODOS os estilos!

 Fest Decore Buffet Saiba mais sobre “ Fest Decore Buffet ”
Fest Decore Buffet – Foto Votos & Fotos

1. Número de convidados

O primeiro passo a ser dado é estar com a lista de convidados fechada, pois o local escolhido deve comportar adequadamente o número de pessoas presentes, oferecendo o devido conforto para todos. Faça uma visita e confira o estado dos móveis (caso sejam oferecidos pelo local), qualidade das instalações, higiene, se possuem estacionamento e serviço de valet. Caso o local não ofereça os dois últimos itens, pergunte se indicam algum estacionamento próximo, e não deixe de verificá-lo para saber se haverá disponibilidade na data escolhida para seu grande dia.

Espaço Bibi GastronomiaSaiba mais sobre “Espaço Bibi Gastronomia”
Espaço Bibi Gastronomia – Foto: divulgação

2. Orçamento

Investir valores absurdos no local onde será realizado o casamento pode influenciar negativamente outros serviços, como buffet, decoração, etc. O ideal é que os noivos utilizem aproximadamente 10% de seu budget com o aluguel, levando em consideração os valores da cerimônia e recepção. Se possui um orçamento apertado, procure unir os dois momentos em apenas um local, pois desta forma, conseguirá diminuir os custos em relação ao aluguel e decoração.

Tiella Eventos Saiba mais sobre “Tiella Eventos ”
Tiella Eventos – Foto: Dizendo Sim

3. Época do ano

As estações do ano são grandes influenciadoras na escolha do local, pois elas ditam as regras em relação aos espaços ao ar livre, como praia ou campo. Os meses de chuva variam de acordo com a região onde será realizado o casamento, por isso esteja atenta e evite estas épocas, ou procure soluções como tendas e lugares que ofereçam opções em caso de mudança de clima. Em meses de frio intenso, o ideal, caso opte por casar no campo, é que o espaço possua ambientes fechados para a recepção e pista de dança, especialmente se deseja estender a festa até a madrugada.

Confira Casar na praia, no campo, ao ar livre? Saiba qual é a melhor época em cada região do Brasil!

Buffet Callegari Saiba mais sobre “Buffet Callegari ”
Buffet Callegari – Foto: divulgação

4. Estilo do casamento

Este é outro ponto que deverá ser decidido antes da escolha do local. Se o seu estilo é o clássico e sofisticado, você poderá encontrar lugares como antigas mansões, museus ou hotéis de luxo, que já possuem decoração e arquitetura que colaborará com a decoração. No caso de casamentos vintage, rústico ou boho, são indicados restaurantes, sítios, praia e bistrôs, ou o casal poderá optar por um charmoso home wedding, caso possua um número reduzido de convidados!

Mercearia do CondeSaiba mais sobre “Mercearia do Conde”
Mercearia do Conde – Foto: divulgação

5. Acesso

É importante escolher um local de fácil acesso para seus convidados, de preferência, próximo ao local onde será realizada a cerimônia, caso os dois eventos ocorram em lugares diferentes. Procure informações sobre serviços de transporte disponíveis próximos ao local, se a rua é bem sinalizada e se o local oferece espaços reservados para carga e descarga de fornecedores, que não interfiram com a movimentação dos convidados. Mas caso tenha decidido casar em um lugar de difícil acesso, como fazendas e sítios no interior, envie um mapa junto ao convite, passando o maior número de informações possíveis sobre o caminho que deverão seguir.

Colonial Pampulha Recepções Saiba mais sobre “Colonial Pampulha Recepções ”
Colonial Pampulha Recepções – Foto: divulgação

6. Segurança

Observe se no local onde se encontra o espaço existem altos índices de roubos ou furtos, levando em conta a segurança no momento da chegada e saída de seus convidados. Observe a iluminação da rua e verifique se a casa possui saídas de emergência de fácil acesso e se dispõe de uma equipe especializada de seguranças para atuar durante todo o evento, caso não possua, você poderá terceirizar este serviço.

Villarejo Eventos (Villa da Mooca e Villa Pacaembu)Saiba mais sobre “Villarejo Eventos (Villa da Mooca e Villa Pacaembu)”
Villarejo Eventos (Villa da Mooca e Villa Pacaembu) – Foto: divulgação

7. Dois em um 

Se pretende unir celebração e festa em um mesmo local, lembre-se de se certificar que os espaços possuem capacidade suficiente para acomodar todos os convidados, principalmente quando se tratar de locais fechados. Alguns salões, restaurantes e casas de festa, oferecem um espaço próprio para a cerimônia e outros não, por isso é muito importante visitar o local para ter uma ideia da dimensão do mesmo, questionando a capacidade de pessoas que o mesmo comporta para as duas situações.

Gracioso Bistrô - Foto: Bruno Rodrigues
Gracioso Bistrô – Foto: Bruno Rodrigues

8. Serviços

Alguns lugares oferecem mobiliário próprio e equipe especializada, como cerimonialistas, recepcionistas, decoradores e até mesmo serviço de buffet e open bar. Em alguns casos esta pode ser uma maravilhosa opção para a diminuição dos custos, mas em outros, os noivos preferem levar seus próprios fornecedores. Se faz parte do segundo grupo, preste muita atenção ao contrato e valores oferecidos, se estão incluídos no aluguel ou se o local permite a utilização de serviços externos, pois alguns trabalham apenas com sua própria equipe.

Veja também Locais para casamentos: escolha os que oferecem outros serviços!

Mercearia do CondeSaiba mais sobre “Mercearia do Conde”
Mercearia do Conde – Foto: Mario Rodrigues

9. Alvará

Infelizmente ainda existem casos nos quais os espaços não possuem alvará de funcionamento, o que pode ocasionar uma surpresa extremamente desagradável para os noivos. Busque informações através da prefeitura, converse e peça a documentação para o responsável pelo estabelecimento, especialmente se deseja contratar uma banda ou realizar uma festa até altas horas da noite. Veja também, caso o espaço se encontre em um bairro residencial, se há um bom isolamento acústico para evitar possíveis transtornos com vizinhos.

Colonial Pampulha Recepções Saiba mais sobre “Colonial Pampulha Recepções ”
Colonial Pampulha Recepções – Foto: divulgação

10. Campo

Se decidiu por um casamento no campo, vale a dica sobre em qual estação do ano pretende realizar sua cerimônia. Confira se o local possui tendas, caso a celebração ou festa ocorram ao ar livre, ou se oferece alguma outra opção em caso de chuva. Durante os meses mais quentes, procure saber se o local oferece ambientes refrigerados, como salões ou restaurantes, e evite realizar sua cerimônia (quando celebrada ao ar livre) entre as 11 e 15 horas.

Lajedo Saiba mais sobre “Lajedo ”
Lajedo – Foto: Dubem Fotografia

11. Praia

As mesmas dicas para um casamento no campo se encaixam para noivas que desejam se casar com o sol e o mar como testemunhas. Mas neste caso existe mais um porém: procure por praias afastadas, com pouco movimento, ou por pousadas, hotéis e outros locais que ofereçam praias privativas, evitando a entrada de pessoas estranhas e possíveis desgastes em relação à segurança do local.

Confira nosso Mini guia para casar na praia: um passo a passo definitivo!

Fest Decore Buffet Saiba mais sobre “Fest Decore Buffet ”
Fest Decore Buffet – Foto: Midia Video produções

12. Igreja

Noivas clássicas que sonham adentrar a nave de uma igreja, devem começar sua busca com pelo menos 1 ano de antecedência. Verifique junto à secretaria se a mesma aceita fornecedores externos, pois muitas já possuem profissionais cadastrados e permitem que apenas estes atuem no local, como floristas, decoradores e músicos. Verifique também, se a igreja de sua preferência se encontra próxima ao local da festa, lembrando que o tempo de deslocamento ideal entre os dois lugares, deve ser de no máximo 20 minutos.

Se inspire na Decoração de igreja para casamento: confira as tendências que prometem arrasar em 2017!

Odeon Decorações - Foto: Rosamecanica
Odeon Decorações – Foto: Rosamecanica

Agora que você já conhece todas as dicas, já é hora de começar a procurar o local perfeito para a celebração de seu grande dia! Mas se pretende casar em outra cidade ou país, aproveite e descubra Como fazer um destination wedding perfeito: Simone Tostes nos dá o passo a passo detalhado!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Buffet Tulipas - Foto: Tadeu Mafra
5 aspectos essenciais para escolher o local e tornar seu casamento um momento inesquecível!
Planejar o casamento demanda centenas de atribuições e detalhes, sendo que a escolha do local, se torna uma das decisões mais importantes de sua jornada. Pensando nisso, selecionamos os 5 aspectos essenciais para escolher o local e tornar seu casamento um momento inesquecível! Confira!
Foto: Fabio Ferreira Fotografia
Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!
Está aí um dilema que quase todas (se não todas) as noivas têm. São muitas pessoas queridas. Muitas, participaram de perto de toda a vida do casal. E então? Dá para convidar todas essas pessoas para serem padrinhos? Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!
Espaço Barcelona - Foto: Romariz Studio
Quais são os custos adicionais para o local do casamento?
Já está em busca do espaço perfeito para a celebração de seu grande dia? Evite surpresas desagradáveis, descobrindo quais são os custos adicionais para o local do casamento!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações