Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos

Muitos casais acabam dando mais atenção a decoração da recepção e acabam esquecendo do espaço da cerimônia. Mas este espaço desempenha um papel muito importante e deveria servir como uma apresentação dos pequenos detalhes do grande dia. Tudo começa com o convite, como já falamos algumas vezes, mas a cerimônia é o primeiro contato real dos convidados com o casamento, e por isso, deve combinar perfeitamente com o estilo do grande dia. Aqui estão os 5 passos para saber como decorar a cerimônia, seja civil ou religiosa.

Passo 1. Escolher um lugar com encanto

Sabemos que muitos casais já tem um lugar especial em mente onde celebrar o casamento. Às vezes, esses lugares acabam não cumprindo com todos os requisitos que queremos, mas se destacam por seu valor tradicional ou sentimental. No entanto, se você ainda não sabe onde quer fazer o seu casamento e quer um enlace espetacular, recomendamos que você escolha um espaço único, que deixe todos os seus convidados de queixo caído. Porque o espaço é o primeiro passo para conseguir uma decoração à altura das suas expectativas, e em algumas ocasiões, faz grande parte do trabalho da decoração.

No caso dos casamentos religiosos, as igrejas e outros espaços sagrados (catedrais, capelas…) costumam ser os mais escolhidos. Eles brilham com luz própria, graças aos seus elementos arquitetónicos. No entanto, é possível escolher diferentes lugares para organizar uma cerimônia diferente. Como acontece nos casamentos civis, os parques, jardins, fazendas e praias podem abrigar esse tipo de ritual sem diminuir sua importância e conseguir um resultado também muito bonito.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Mara Perez | Foto: Filipe Paes Studio47
Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Valéria e Ricardo Laurentino | Foto: V Rebel Fotografia

Já nos casamentos civis, estamos mais acostumados a “improvisar”. Como o juiz pode pode acompanhar o casal para oficializar seu casamento, os noivos preferem abrir mão do registro civil e viver esse momento em espaços mais bonitos. Assim, os ambientes naturais entram em cena. Neles, as flores, cores e elementos da natureza dão base à decoração. O mar como pano de fundo ou árvores de uma zona de bosque são perfeitos para realizar a cerimônia.

Confira nossa galeria: decoração de cerimônia de casamento: ideias lindas para 2018!

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Galeria Jardim e Zilton Brito | Foto: Marina Fava Fotografia

Passo 2. Estabelecer uma paleta de cores

Nos casamentos civis ou religiosos, você deve colocar um fio condutor relacionado às cores. Com essa paleta de tons selecionada, você poderá decorar com elementos que sigam a mesma linha e utilizar cores complementares.  Mas a eleição das cores do casamento é vista pela primeira vez nos convites. Eles funcionam como uma carta de apresentação e fazem um “spoiler” do que os convidados verão no “Dia C”. Por isso, todo o resto do casamento deve seguir a linha dos convites.

Não perca: como escolher os convites para o meu casamento em 5 passos.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Tuca Benetti | Foto: Rejane Wolff Fotografia

Para a cerimônia, utilize os tons escolhidos nas flores, laços, plantas e para cada detalhe do casamento. Também são essenciais o estilo do casamento e o lugar da celebração, pois dão ideias e permitem estabelecer um modus operandi. A época do ano também ressalta algumas cores mais do que outras.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração KaFiori Decorate| Foto: Aloha Fotografia

Por outro lado, também é possível escolher cores da temporada. Se você gosta de seguir a moda, deveria saber (ou lembrar) que a Pantone Inc., a empresa de identificação cromática revelou que ultravioleta (Ultra Violet: 18-3838) seria o tom de 2018.

Passo 3. Escolher as melhores flores

As flores são uma parte importantíssima da decoração do casamento.  Na cerimônia, elas começam a atuar antes do corredor, no caminho ao altar (casamentos civis e religiosos), no próprio altar e na recepção dos noivos depois do “sim, aceito!”, já que é cada vez mais comum ver pétalas de flores em vez dos graos e arroz. Guirlandas de flores para as mesas, altares ou árvores, vasos e cestas, decore as partes superiores e inferiores dos bancos e cadeiras… as possibilidades são infinitas.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Rodrigo Hadad | Foto: Tom Reis Fotografia

O buquê da noiva também pode brincar com a decoração e seguir o resto da decoração floral do casamento. Utilize cores especiais para dar mais importância neste item.

Passo 4. Não se esqueça dos pequenos detalhes

Mas flores não recebem mais todo protagonismo na decoração de um casamento. Elas estão presentes, mas são apenas mais um elemento. Porque, embora sempre haja muitos elementos para fazer uma decoração especial de casamento, nos últimos anos muitos outros foram introduzidos, intimamente relacionados com o estilo do casamento.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Vou Casar e Panz | Foto: Amanda Francelino Fotografia

Hoje em dia, predominam os estilos rústico, campestre, vintage, boho, romântico e industrial. Todos eles têm um tema que costumamos usar para decorar os casamentos, seguindo um padrão. No entanto, é muito importante respeitar o espaço escolhido, por exemplo, os casamentos na praia, com cores mais suaves, serão mais simples. Os casamentos no campo, pedem um estilo mais barroco e romântico.

Na cerimônia, estes detalhes se fazem muito mais presentes. Em primeiro lugar, os altares, o espaço onde os noivos ficarão, podem variar, principalmente, no que diz respeito aos arcos que pode ser de flores e outros elementos naturais. Embora este espaço dependa muito do local de celebração, muitos casais aproveitam as diferentes estruturas, como construções arquitetônicas de belezas peculiares, as próprias árvores em uma área arborizada, as rochas que decoram uma área litorânea.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Florearte | Foto: Old Love Fotografia

Na sequência, móveis como cadeiras, poltronas, mesas ou a ausência de todos eles determinam o espaço dedicado à noiva, ao noivo e aos juízes. Isso nos permite brincar com estilos mais modernos ou clássicos e usar móveis apropriados, simplesmente para reforçar o estilo do casamento. E, nessa mesma área podemos incluir diferentes objetos como caixas de madeira, uma bicicleta, máquinas de escrever, lanternas, cubos e flores, estes últimos assumindo especial importância.

Veja também: decoração de casamento com velas: encha seu grande dia de luz!

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Florearte | Foto: Old Love Fotografia

Quanto à área de recepção para seus convidados, você deve ter em conta o conforto e chegar a um equilíbrio com a estética. Não exagere na decoração dos assentos, mas também não os deixe sem anda. Se você quer ser original, use uma superfície diferente, como poltronas, paletes ou fardos de palha, que brilham sozinhos e não precisam de decoração extra. No caso de você usar cadeiras ou bancos, use tecidos, laços e flores que lhes dêem um toque especial.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Matterfloris | Foto: Roberta Paiva

Quanto ao corredor, não se esqueça de instalar pequenos detalhes que o tornem especial, sempre de acordo com a estação, o estilo do casamento e o horário. As flores, os arcos, as lanternas, as pétalas e outros elementos realçam a chegada do casal ao altar.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Sweet Beginnings | Foto: Studio Couplé

E, abrindo todo o show, a área de recepção, cada vez mais importante por causa da importância dos convidados no casamento. Nesse sentido, as pequenas mesas localizadas antes do local da cerimônia, recipientes de sacos com pétalas, arroz e papéis com informações sobre o casamento são sucesso garantido. Depois, diferentes elementos decorativos podem ser colocados para receber os convidados na área da recepção, como arcos com flores ou portas antigas.

Passo 5. Iluminação

A luz ganhou peso com o passar dos anos. Nas igrejas, elas costumam ser mais tênues, reforçadas pela beleza dos vitrais. Ao ar livre, a noite ganha importância, quando podemos usar lanternas, guirlandas com lâmpadas que se conectam entre tendas e árvores, velas e candelabros sob as mesas ou no chão… diferentes pontos de luz dispostos em diferentes suportes. Esses sinais luminosos darão um toque bucólico ao conjunto.

Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Casório Perfeito | Foto: Sebastian Gemino Fotografia
Como decorar a cerimônia do meu casamento em 5 passos
Decoração Lamore & Co | Foto: Julio Casanova

Nós do Zankyou recomendamos o uso de uma luz tênue e alaranjada, que contribua para criar um ambiente romântico e envolvente.

Veja nosso vídeo com mais dicas de como decorar o seu casamento.

* Texto original de Stéfany Salvalágio publicado em 31/08/2012. Post atualizado em 10/06/2018.

Comentários (12)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos
Como escolher as lembrancinhas do meu casamento em 5 passos
Ofereça lembrancinhas que, além de sua beleza e originalidade, serão úteis aos seus convidados! Siga esses 5 passos e escolha a lembraça que mais tem a ver com vocês!
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Listamos os 5 passos que você precisa seguir para planejar o orçamento do seu casamento antes de dar a largada nos preparativos.
Como escrever o convite do meu casamento em 5 passos
Como escrever o convite do meu casamento em 5 passos
A primeira imagem que seus convidados vão ter do estilo do seu casamento são os convites! Eles são super pessoais, têm que refletir a personalidade dos noivos e devem estar de acordo com a identidade visual do casamento. Siga esses 5 passos para escolher o seu e arrase!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações