Decoração de casamento ao ar livre: 101 ideias imperdíveis!

Se você está planejando sua decoração de casamento ao ar livre precisa ver estas dicas e ideias inspiradoras para casamento na praia, no campo, de dia ou à noite. Inspire-se e faça o seu dia o mais inesquecível!

  • Estilos de decoração
  • Recomendações
  • Decoração
  • Ar livre
  • Galleries

Cada vez mais noivas optam pelo casamento ao ar livre, que inclui não apenas um charmoso jantar depois da cerimônia para decorar as mesas e o buffet, mas também toda a decoração de casamento ao ar livre. Nesta materia você encontrará dicas de organização e ideias de decoração para se inspirar.

Os estilos são muitos e variados, dependendo do escolhido por cada casal, que podem ser adaptados em diferentes espaços. Entre os que selecionamos para você há casamentos na praia, no campo, em belos jardins e fazenda, além de decoração de acordo com o horario e o estilo.

Confira tudo o que você pode fazer no quesito decoração de casamento ao ar livre.  Além disso, você pode pensar em um estilo que combina com seu vestido de noiva e nos acessórios de noiva! Confira!

salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Credits: Rad + In Love

Como organizar um casamento ao ar livre

Você está planejando seu casamento e decidiu realizar um dos seus sonhos: casar-se ao ar livre! Mas, no momento de encarar o jogo, você descobre que decorar uma grande sala não é o mesmo que um espaço como o que você tem em mente. Aconteceu com você? Descubra como decorar o casamento ao ar livre e aproveitar as oportunidades magníficas que ele oferece.

Escolha o local antes de pensar na decoração  

Normalmente, estes tipos de casamentos são realizados em grandes jardins que geralmente vêm ligados às fazendas contratadas, sejam hotéis, fazendas ou sítios, na natureza ou pavimentadas. Mas nem sempre. O conceito de “open air” abrange muitas possibilidades e, ao longo dos anos, as opções se multiplicam.

Os espaços paisagísticos são os mais solicitados e costumam sediar o banquete e a festa, assim como a cerimônia, mas as praias estão em moda, desde que sejam solicitadas permissões que às vezes são realmente difíceis de obter. Também as florestas, as falésias e até os parques temáticos.

salvar
Luai Cabanas – Foto: Ricardo Hara

Também é importante esclarecer se você quer uma cerimônia ao ar livre, apenas o banquete ou ambos. Às vezes, uma mistura é feita ou uma meia configuração é organizada, com a cerimônia ao ar livre e o resto das atividades em um espaço coberto mas aberto para o exterior: fazendas, celeiros, fábricas, casas de campo… Pense primeiro o que o que você quer e procure o espaço que garanta o que você quer, sem a necessidade de você se adaptar ao local.

Decoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.

Por outro lado, não se esqueça de uma questão realmente importante: pense em um plano B! Tente que o local ou a área onde você celebra seu casamento ao ar livre oferece opções para colocar espaços cobertos (tendas, gazebos) ou, diretamente, uma sala onde localizar os eventos. Certamente não é o seu sonho, já que você tentou organizar um casamento no exterior, mas é melhor prevenir do que remediar. Você não vai cancelar o casamento, certo?

Aproveite os elementos do ambiente para a decoração do casamento ao ar livre

O ambiente propriamente dito irá ajustar uma boa parte da decoração do seu casamento ao ar livre. No entanto, há trabalho a ser feito, mesmo quando se usa elementos naturais. E não, nós não pedimos que você carregue o ambiente, mas use-o de maneira respeitosa.

Decoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.

A natureza, além disso, oferece superfícies muito mais autênticas baseadas em terra, folhas, palha e frutas que ajudam a incrementar o ambiente bucólico e charmoso. E, repetimos, respeitando o meio ambiente.

As flores também vêm da natureza e sugerimos que elas permaneçam em seu caráter mais natural e selvagem, ambas presas ao tecido natural e em vasos e peças centrais, dispostas de maneira irregular e organizadas à sua maneira. Também os frutos, abacaxis, folhas, galhos, arbustos e elementos que geralmente preenchem um espaço natural e mais ou menos selvagem.

salvar
Foto: Lugar para Dois

Decoração do espaço para cerimônia ao ar livre

Existem elementos maravilhosos capazes de elevar o encanto em seu casamento. Na decoração da cerimônia, se pode usar pérgulas com cortinas para evitar o vento e decorá-la a gosto; arcos de madeira ou rústicos sobre os quais pendem ramos, flores e pequenas luzes; ou pequenas tendas para localizar a noiva e o noivo e decoradas com flores e plantas. Além disso, use tecidos para condicionar seu casamento na praia ou em um jardim. As cortinas em pequenas estruturas refletem um estilo vintage ao mesmo tempo glamouroso.

salvar
Renata Stabile – Foto: Divulgação

Se necessário, coloque caminhos que levem ao espaço para a noiva e o noivo, seja madeira ou tecido, ou pétalas de rosas espalhadas naquela seção especial. Lá, o altar acima mencionado, pode ser estruturado, mesas, móveis vintage, plantas, flores e tudo o que é necessário para o oficiante se casar com o casal. Acompanha o caminho das flores, frascos, pontos de luz e detalhes que combinam com o resto.

salvar
Renata Paraiso – Foto: Photo Duo

Para as cadeiras em que os convidados se sentam, prepare arcos, flores ou pequenos frascos com velas que acompanham especialmente os assentos nas extremidades. Juntamente com o tapete ou a madeira, a estrutura do altar e o cenário natural, formam um todo coerente e preparam-se para desfrutar.

Decoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.

Decoração do espaço de banquete e festa ao ar livre

Embora o próprio espaço prometa deixar metade do trabalho feito, você tem que prepará-lo para que possa ser usado no contexto de um casamento. E, antes disso, lembre-se de que banquetes e festas que acontecem ao ar livre costumam ser apreciados na primavera ou no verão (ou em climas que os convidam). Além disso, é importante lembrar que os casamentos civis e religiosos podem aproveitar essa possibilidade, independentemente do que aconteceu durante a cerimônia.

Não deixe de conferir: Como escolher as cores para decorar o meu casamento em 5 passos

Há muitas opções, todas ideais para semear aquela sensação romântica e natural, como um conto de fadas, que surge em casamentos ao ar livre. Use guirlandas que vão de uma árvore para outra, lâmpadas penduradas, gazebos e pérgulas, luzes de rua, lanternas e velas nas árvores e ao longo das paredes, lâmpadas de tochas asiáticos de corte, velas e lâmpadas que acompanham as peças centrais… O que melhor se adapta ao seu estilo de casamento!

salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Foto: Alen Karupovic

Aposte em longas mesas nas quais um bom número de pessoas come, como nas cantinas alemãs, ou em volta, usando caminhos em vez de toalhas de mesa, ou uma simples placa em vez de tecidos longos. Decore com o material selvagem abundante, aproveitando a magia do ambiente com flores, folhas, galhos e nozes como elementos dominantes, bem como vela, mesa e instalações rústicas com lâmpadas muito fraca. Tudo isso contrasta com a cor da madeira, gerando uma atmosfera autêntica, rústica e muito natural.

salvar
Renata Paraiso – Foto: Photo Duo

Veja também: Como escolher as flores do seu casamento de acordo com o estilo

Decoração de casamento ao ar livre no campo

As árvores enchem os jardins e as florestas e, no seu casamento, elas criam uma sensação única e acolhedora. Além disso, são muito práticos, pois podem ser utilizados para pendurar grinaldas de luzes e flores, lâmpadas, fitas e laços, além de receber sua própria decoração para o grande dia. O sentimento místico que as árvores criam na natureza é espetacular, desde que não seja maltratado e tratado com o maior cuidado possível.

salvar
Fazenda Vila Imperial – Foto: divulgação

Conversamos com a decoradora Samantha Maia e ela nos listou algumas dicas básicas e importantíssimas para noivos que decidiram ter um casamento ao ar livre em um bosque. Confira:

  • Um local de fácil acesso é o primeiro passo.
  • Pensar junto com o decorador na possibilidade de um plano B onde seja possível permanecer no mesmo cenário.
  • A decoração com elementos em sua forma mais orgânica, com arranjos descontruídos, detalhes com flores secas, suculentas combinam muito bem. O estilo que mais projetamos neste cenário é o boho por sua forte ligação com a natureza, abusamos na ambientação com varal de lâmpadas, macramês, tapetes e mobiliários e peças decorativas vintage.

Decoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.

Decoração de casamento ao ar livre na praia

A praia é outro daqueles cenários naturais que ganham todo em casamentos ao ar livre, embora seja muito mais difícil de obter por causa das licenças e da legislação de cada ponto geográfico. Mas, em qualquer caso, aqui a natureza fala por si e oferece todo o seu potencial sem que você tenha que fazer muitas coisas. O mar está presente, fresco e cintilante; a areia, vem com o mar de séries, assim como as pedras, e serve como uma superfície de sonho para um casamento único. Se há vegetação e rochas ao redor, assim como falésias onde as ondas quebram, perfeito, pois tudo isso contribuirá para enriquecer o espaço. Finalmente, destaque a importância de escolher uma praia interessante, tanto emocional quanto visualmente, e organize a cerimônia no espaço com as maiores características estilísticas.

salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Foto: Suurmond Photography

Samantha Maia também nos deu dicas básicas para uma decoração na praia. Fique ligado em:

  • Planejar um período com o clima mais agradável e de pouco vento. Escolher uma praia mais afastada ou que não tenha muitos visitantes para que não ter intrusos em suas fotos.
  • Uma decoração clean com uma pegada tropical são uma combinação perfeita para o casamento na praia. Arranjos com folhagens e toques de flores em tons suaves e também, para que gosta, frutas nos arranjos ficam incríveis e tudo a ver com o clima de praia.
salvar
Renata Paraiso – Foto: Photo Duo

Decoração de casamento ao ar livre na cidade

Para ter um casamento ao ar livre não preciso ir longe, há muitos espaços na cidade que oferecem espaços ao ar livre, como espaços externos de museus e antigas fábricas. Nestes casos, o estilo vintage ou industrial combinam muito bem, dando um ar retrô moderno à sua decoração de casamento ao ar livre.  

Confira: Mais de 40 ideias para fazer uma decoração de casamento estilo industrial

Decoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.

Samantha também listou alguns pontos básicos e muito importantes caso tenha optado por um casamento ao ar livre na cidade:

  • O ideal é achar um local que retrate um pouco do estilo do casal.
  • Um casamento ao ar livre na cidade é como uma tela em branco. Seguindo totalmente a personalidade dos noivos, os decoradores podem ousar e usar a criatividade desde o casamento super clássico até o mais moderninho.

Decoração de casamento ao ar livre com estilo retrô

Quando um casamento é realizado ao ar livre, quase sempre adquire um toque retro graças aos móveis e objetos vintage que são manuseados, bem como o visual envelhecido e cores pastéis dos móveis.

“Sempre quando tenho um pedido de casamento retro, eu simplesmente amo! Não é muito fácil conseguir elementos desse estilo, entretanto geralmente o casal têm alguns elementos próprios que retratam a historia deles como máquinas de escrever, livros, objetos de família etc. Tive um casamento retro que o casal colocou no convite uma sugestão de traje: anos 60. Foi o máximo! Todos foram ‘a caráter’ e o casamento foi lindo”, conta Samantha.

salvar
Cacá e Caká – Foto: Angely Ráana
salvar
Vem Festa Por Aí – Foto: Divulgação

Confira: Como decorar um casamento vintage em 2020!

Decoração de casamento ao ar livre simples

Em alguns casamentos realizados ao ar livre, especialmente se eles estão localizados perto da costa e são um pouco mais despreocupados, áreas de piquenique são organizadas em que cobertores, redes e pufes são colocados para criar uma atmosfera mais relaxada. E, seguindo um conceito semelhante, relaxe em espaços com poltronas, cores preto e branco, luzes fracas e plantas para os momentos menos exigentes.

salvardecoração de casamento ao ar livre
Dolce Momento – Foto: Love Shake
salvar
Raquel Abdu Assessoria e Cerimonial – Foto: Divulgação

Não deixe de ver: 20 ideias para decoração de casamentos rústicos: crtl c + crtl v

Decoração de casamento de dia

Um cenário bucólico, com muito verde ou com as belezas naturais de uma praia são ainda mais apreciadas durante o dia, por isso, apostar em uma data com clima ameno é o ideal. Quanto à decoração, aposte em espaços de aconchego e invista em uma paleta de cores que combine com o estilo.

“Casamentos diurnos são maravilhosos! O ideal é ser em local aberto e em meio a natureza. Vira um cenário incrível quando combinados com flores em tons alegres e ambientes confortáveis como lounges”, comenta Samantha.

e o casamento é na praia e no verão, uma decoração mais colorida e alegre pode realçar, já no verde do campo, cores mais frias podem ressaltar a beleza bucólica.

salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Foto: The Wedding Artists Collective
salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Foto: Ryan Flynn

Decoração de casamento ao ar livre à noite

Muitos noivos optam por realizar seu casamento ao ar livre à noite, quando a temperatura é muito mais agradável e o sol não está em seu zênite. Nesse sentido, devemos contar com a presença da lua e da noite, por isso as luzes são estrelas que, além de práticas (quem quer casar no escuro?), podem ajudar na decoração.

“Abusar de iluminação com velas e pontos de luz é o que faz a decoração ficar ainda mais bonita. Mas tem que ter muito cuidado com o tom de luz. Se tiver dávidas, basta usar iluminação quente que você sempre vai acertar”, ressalta Samantha.

salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Foto: Nirav Patel Photography
salvarDecoração de casamento ao ar livre. Ideias de decoração de casamento ao ar livre.
Foto: Katie Stoops Photography

Confira também: 50 ideias para deixar seu grande dia cheio de luz!

Quanto custa uma decoração de casamento ao ar livre?

Assim como qualquer outro casamento, o orçamento da sua decoração dependerá de muitos fatores, como estilo e quanto vocês estão dispostos a pagar. A grande vantagem do casamento ao ar livre é que você já conta com o cenário natural, então pode apostar em itens de decoração complementares.

Se o objetivo é não gastar muito, incrementar os elementos naturais com uma decoração DIY pode agradar. Mas lembre-se, se você não tem experiência com decoração, o melhor é procurar um profissional da área pelo menos para te auxiliar no projeto, de acordo com o estilo e cores que mais agradam o casal.

salvardecoração de casamento ao ar livre
Foto: São Paulo Fotografia

Gostou de nossas dicas? Aproveite para acessar nosso canal no Youtube e descobrir mais informações que facilitarão a suas escolhas e organização do grande dia!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Verde Musgo Decoradores casamentos
Barbara Marques Decoradores casamentos
Inimaginável Decoração Decoradores casamentos