Destination Wedding: o GUIA definitivo!

Destination Wedding: o GUIA definitivo!

Você quer fazer um destination wedding porém tem algumas dúvidas? Neste guia você encontrará dicas perfeitas para seu casamento no exterior ser ainda mais perfeito!

Destination Wedding: o GUIA definitivo!
Foto: Fabio Oliveira
  • Destination weddings
  • Recomendações

Não, não estamos tentando impressioná-la com expressões americanas da moda. O termo “Destination Wedding” significa “casamento de destino” e consiste simplesmente em organizar seu casamento no exterior ou em um destino nacional distante do local de residência. Essa tendência nasceu nos Estados Unidos está crescendo cada vez mais no Brasil, por isso criamos este guia para esclarecer suas dúvidas e facilitar sua vida caso esteja pensando em casar-se em um belíssimo cartão postal!

salvar
Foto: Gabi Alves

Como funciona destination wedding?

O destination wedding é um formato de casamento fora das redondezas onde vivem os noivos, que exige uma viagem e hospedagem do casal e de seus convidados para aproveitar a celebração, que pode ser no exterior ou em um destino dentro do próprio país.

As razões pelas quais os casais querem organizar um casamento no exterior são múltiplas. Pontuamos as mais comuns:

  • A mudança de cenário e fotos mágicas: Todo casal deseja que suas fotos do casamento sejam maravilhosas, afinal, são recordações que levarão para toda vida.
  • Celebrar um casamento misto, onde muitas vezes uma parte da família reside no país escolhido.
  • Ter uma cerimônia super original: se você nunca gostou de fazer como todo mundo, está é uma ótima forma de destacar-se.
  • Para comemorar um casamento pequeno: se quer algo mais intimista para você e seus convidados, nada como uma experiência no exterior.
  • Fazer aquele “2 em 1” e aproveitar seu casamento no exterior para emendar a lua de mel.
  • Intercâmbio cultural: você já pensou que poderia simplesmente organizar um casamento sobre um tema cultural de outro país?

    salvar
    Foto: Robert Lohse

    Neste guia você vai encontrar:

    1. Trâmites legais de um destination wedding

    Como se casar no exterior quando você é expatriado?

    Não perca as últimas novidades para o seu casamento

    Assine nossa newsletter

    O amor não conhece fronteira, mas a administração conhece! Para os expatriados brasileiros que encontraram a alma gêmea no exterior, seja com um brasileiro ou de outra nacionalidade, e desejam se casar no local, às vezes as coisas podem parecer uma verdadeira maratona administrativa. Aqui estão as formalidades e os termos a serem levados em consideração.

    Com quem celebrar seu casamento civil?

    Antes de tudo, saiba que as formalidades podem variar de um país para outro; portanto, em todos os casos, é necessário consultar as autoridades brasileiras e as autoridades do país onde pretende se casar para garantir o respeito às leis dos dois países.

    O Brasil valida casamentos celebrados por autoridades estrangeiras, mas é preciso registrar a união no Consulado do Brasil e depois em seu cartório brasileiro. Aqui você precisa estar atento com os prazos,  pois os registros precisam acontecem em até 180 dias após o casamento!

    Você pode conferir a lista de documentação necessária no site do Itamaraty.

    salvar
    Foto: Estúdios Santa Cruz

    2. Quanto custa um destination wedding?

    O valor vai variar de acordo com o destino, mas uma coisa é certa: será mais elevado que um casamento comum. Como orçamento é elevado, você precisará considerar uma lista de convidados bem menor. Geralmente um destination wedding reúne em média 30 convidados. O valor também irá variar caso o casal decida custear a passagem e a hospedagem de todos ou não.

    Outros fatores que influenciam o valor será a escolha dos fornecedores. É preciso analisar os custos dos profissionais da região onde será o casamento e cruzar com o que poderá ser gasto caso decida eleger fornecedores brasileiros e levá-los para o destino.

    Um destination wedding exige um pouco mais de planejamento que um casamento tradicional! A maioria dos convidados terão que viajar e, em alguns casos, a noiva e o noivo cuidam da compra de passagens de avião e da reserva do hotel. Também leve em consideração a disponibilidade de seus convidados, que terão que pedir mais dias de folga.

    O ideal é que os noivos pesquisem hotéis e pousadas da região e fechem pacotes para os seus convidados. Duas ou três opções de diferentes categorias, podem ser perfeitas! Pensem que os  convidados podem querer estar no mesmo hotel que vocês, ou podem preferir uma acomodação mais econômica ou mais simples. Prioridade?

    salvarConheça a Dois em um Fotografia
    Foto: Dois em um Fotografia

    3. Como organizar um destination wedding?

    Nosso mais importante conselho é para que você não abra mão de usar assessores de casamentos especializados em casamentos no estrangeiro. É muito difícil conseguir bons preços quando você é um estranho no local. Ao solicitar cotações e iniciar negociações, pode-se fazer um teste simples que mostra a diferença de tratamento: entrando em contato primeiro como indivíduo e depois como agência profissional.

    O ideal é começar a organizar um casamento no exterior com, no mínimo, 1 ano antes, com a assessoria contratada desde o início, antes mesmo da definição do local da comemoração. É a assessoria que vai cuidar de fazer uma visita técnica ao local da festa, indicar fornecedores locais, opções de roteiros, hospedagem e transfer.

    No Brasil há profissionais incríveis e com vasta experiência em destination wedding. No Rio descatamos Manuella Gonçalezorganiza tudo a partir do orçamento já definido pelo casal; e Marina Maciel, que possui vasta experiência no Brasil e exterior. Para quem está em São Paulo, há a dupla da Mazzi Assessoria, que tem feito a diferença no mercado de eventos de alto padrão não só na capital paulista, mas em destination weddings.

    salvar
    Foto: Francisco Merino

    Os fornecedores de destination wedding

    Se vocês fizerem questão de levar os fornecedores do Brasil, eles deverão ter tudo pago: passagem, estadia e alimentação. A outra opção é pesquisar os fornecedores locais – vocês podem entrar em contato com uma agência ou com um wedding planner do lugar e conseguir todos os fornecedores, mesmo estando no Brasil.

    Um serviço que pode ser facilmente transferido do Brasil afora é a fotografia. Um dos pontos mais delicados e pessoais, é primordial que o estilo do profissional seja do gosto dos noivos. Esta relação de confiança fica mais estreita se falamos de um fotógrafo conhecido e recomendado no seu país de origem, não é mesmo?

    Fotógrafos como Thrall Photography, que vive entre Brasil e Portugal, já possuem um olhar diferenciado sobre paisagens distintas, como encontrado na Europa.

    salvarConheça a Thrall Photography
    Foto: Thrall Photography

    Outros destaques é Lutterbach Fotografiaque possui experiência, inclusive, com casamentos de casais de outras nacionalidades; e DUZZEMARTINS, que já retrataram quase 40 países pelo mundo.

    salvarConheça a Lutterbach Fotografia
    Foto: Lutterbach Fotografia
    salvarConheça a DUZZEMARTINS Fotografia
    Foto: DUZZEMARTINS FOTOGRAFIA

    Por ser mais delicado, é recomedável que o bolo seja feito na cidade onde acontecerá a celebração. Já os docinhos podem até ser enviados do Brasil! A Olenka Brownie, conhecida pelo famoso bem casado de brownie, possue a opção de enviar suas encomendas ao exterior.

    salvarConheça a Olenka Brownie
    Foto: Divulgação

    Lista de convidados de um destination wedding

    Como já dissemos acima, se vocês resolveram fazer um casamento no exterior, é provável que não queiram fazer uma festa para 800 pessoas, já que seria muito complicado (não queremos dizer com isto que seja impossível, com esforço e com tempo, se pode tudo!).

    Neste caso, o momento da escolha dos convidados é muito importante, e aqui a dica é usar o bom senso e o coração para saber escolher, sempre sabendo que alguém terá que ficar de fora. São coisas da vida! Um outra dica é compartilhar as informações sobre o casamento o quanto antes. Em um destination wedding o save the date precisa conter o máximo de informações possíveis para que os convidados tenham tempo para se organizar para a viagem.

    Ah, e tenha certeza absoluta de uma coisa: na sua festa também haverá 12 tipos de convidados que você vai encontrar em TODOS os casamentos.

    salvar
    Foto: Nina Hintringer

    A festa de um destination wedding

    A festa não tem que ser necessariamente no mesmo lugar da cerimônia, mas se não for, vocês deverão contratar um serviço de translado para os convidados. Neste caso, é importante falar com uma agência para fechar ônibus e vans que façam o serviço.

    Outro detalhe importante é a escolha do Dj. A festa costuma ser um momento muito especial e pessoal para os noivos. Por isso, muitos optam por levar profissionais brasileiros, que conhecem as paradas nacionais e internacionais, para embalar a diversão do casamento. Entre os djs que estão disponíveis para tocar em terras extrangeiras, estão Rafael Pacheco, da agência Conexx; Marcelo Barres, que possui experiência em países da América do Sul e Europa; e Deejay Dentinho, fundador da PlayBak, que também arrasa as pistas do Rio de Janeiro afora.

    4. Os destinos mais procurados para um  destination wedding

    No exterior

    Casar em um outro país, se tornou o desejo de muitos casais que partem em busca de destinos exóticos, românticos ou que possuam algum significado em suas vidas, como a terra de seus pais ou o local onde seus olhares se cruzaram pela primeira vez. Confira algunsdos destinos internacionais mais buscados pelos brasileiros!

    Destination wedding na Itália

    Cidades históricas como Roma e Veneza, mas também campos exuberantes como o cenário de Toscana são destinos muito procurados.  A região da Toscana, por exemplo, oferece uma grande diversidade de paisagens, além de uma gastronomia farta e a alegria de um povo que recebe seus visitantes com muita simpatia e afeto.

    Noivos que desejam realizar um casamento clássico e elegante, encontram em sua capital, Florença, uma rede hoteleira que transborda história e glamour. E para casais que buscam cenários mágicos em meio a vilas centenárias, cidades e regiões como CortonaMaremmaSiena e Chiante, oferecem castelos, vinícolas e pousadas em meio a campos verdejantes e paisagens medievais.

    Veja outros detalhes em Destination Wedding na Toscana: o casamento dos sonhos em cenários deslumbrantes!

    salvardestination wedding
    Destination Wedding em Toscana | Foto: Bethina Baumgratz e Juliana Klering

    Destination wedding em Portugal

    Imagine casar na Europa em um país onde a história brota por todos os lados e ao mesmo tempo sentir-se em casa? Portugal vem sendo cada vez mais procurado por casais brasileiros, em especial Lisboa, pois a capital oferece inúmeras possibilidades, de grandiosos hotéis à belíssimas Quintas – pequenos sítios charmosíssimos – que acabam por atender a todo e qualquer estilo de casamento!

    Conheça outras dicas em Destination wedding em Portugal de A a Z!

    salvardestination wedding portugal
    Destination wedding em Douro | Fotos: Nelson Marques + Andreia Torres Photography

    Outra grande vantagem de casar nesta belíssima cidade é o idioma, que serve como um facilitador no momento de fechar contratos, conversar com fornecedores, entre outros detalhes. A TFY Weddings, empresa portuguesa especialista no atendimento a casais brasileiros, colabora com todos os preparativos do casamento, da escolha do local até os menores detalhes. “Especializamo-nos não só no planejamento de casamentos e todos os serviços completos em Portugal, mas também na criação de memórias únicas.”

    salvar
    Destination wedding em Portugal | Foto: Thrall Photography

    Destination wedding no Chile

    Chile é um país repleto de possibilidades, no qual os noivos podem optar por um casamento rústico em uma de suas inúmeras vinícolas ou uma celebração em meio a paisagem inóspita oferecida pela Patagônia Chilena. Além da grande proximidade entre os países, outra grande vantagem é a valorização de nossa moeda em relação ao Peso Chileno, colaborando com valores atrativos para quem sonha em casar fora do Brasil.

    salvar
    Destination wedding no Chile | Foto: Leonora & Dario Mazzoli Weddings

    A culinária é outro ponto forte deste país, onde cardápios elaborados por seus magníficos chefes, harmonizam perfeitamente com os vinhos premiados produzidos localmente. Suas regiões oferecem dias ensolarados por quase o ano inteiro, favorecendo cerimônias realizadas ao ar livre.

    salvarDestination wedding no Chile
    Destination wedding no Chile | Foto: Danilo Máximo

    Destination Wedding em Cancún

    Cancun é um verdadeiro paraíso rodeado por águas cristalinas, detentor de uma rede hoteleira fantástica e vida noturna divertidíssima. Os casamentos são celebrados em hotéis, que oferecem opções como cerimônias pé na areia ou em espaços elaborados especialmente para este propósito. A maioria dispõe de pacotes com valores especiais para noivos e convidados, fornecendo todos os itens e profissionais necessários para realização de uma celebração em grande estilo, como buffet, decoração, cabeleireiros, maquiadores, entre outros.

    salvar
    Destination wedding em Cancún | Foto: Marcelo Caetano

    A energia local é contagiante e os noivos podem optar por realizar a recepção no próprio hotel, oferecendo uma festa embalada por mariachis – músicos que tocam músicas tipicamente mexicanas. A região conta com clima agradável o ano inteiro e desde 2013 não há mais a necessidade de visto para turistas brasileiros.

    salvardestination wedding em cancún
    Destination Wedding em Cancún | Foto: Danilo Siqueira/Let’s Fotografar

    Destination Wedding em Paris

    Considerada como uma das cidades mais românticas do mundo, a iluminada Paris se tornou um dos locais mais procurados por casais que sonham em realizar um destination wedding. Atualmente existem diversas agências, cerimonialistas e decoradores especializados, que oferecem todo e qualquer tipo de serviço desde o Brasil, facilitando a vida de noivos que desejam concretizar este sonho.

    Confira também Destination Wedding em Paris: a cidade luz como palco do seu casamento!

    salvar
    Destination Wedding em Paria| Foto: Gabi Alves

    Paris tem muito a oferecer, pois é uma cidade envolta a construções históricas, belíssimos parques, igrejas seculares, aromas inesquecíveis e muita diversão. Alguns de seus hotéis oferecem espaços próprios para casamentos, mas os noivos possuem a opção de realizar a cerimônia em um dos maravilhosos castelos de arquitetura renascentista, situados em pequenas províncias localizadas a uma curta distância da capital.

    salvarDestination wedding em Paris
    Destination wedding em Paris | Foto: Duo Borgatto Boutique Fotográfica

    Destination wedding em Las Vegas

    Las Vegas é a cidade das luzes e da diversão, um local mágico que faz parte do imaginário de noivos modernos, que buscam por uma alternativa capaz de refletir sua personalidade. Suas capelas dispõe de ambientes que acomodam desde cerimônias requintadas e intimistas a celebrações divertidas e despojadas, oferecendo a possibilidade da contratação de rabinos, padres e pastores, ou até mesmo de um sósia de Elvis Presley para atuar como celebrante.

    Saiba tudo sobre Destination wedding m Las Vegas: todas as dicas para escolher cada detalhe!

    salvar
    Foto: Fabio Oliveira

    Jaime Jimenez, sócio fundador da empresa Cerimonial Las Vegas, enumera algumas das vantagens de realizar um destination wedding nesta cidade:

    • O custo da cerimonia e tudo que envolve para realizar a viagem, sai bem mais em conta que uma cerimonia no Brasil. Mesmo com convidados.
    • A oportunidade de uma lua de mel maravilhosa.
    • Fazer um enxoval/compras.
    • A NÃO dor de cabeça antes e depois da cerimonia.

    Os noivos ainda passam longe da burocratização, pois a licença para casamentos retirada junto ao License Bureau – cartório local – leva em torno de apenas 20 minutos, podendo ser reconhecida posteriormente no Brasil.

    salvar
    Destination wedding em Londres | Foto: Retrato Ateliê

    Outros destinos internacionais:

    • Destination wedding em Punta Cana: praias lindas e uma infraestrutura hoteleira perfeita!
    • Destination wedding na Tailândia: um dos destinos asiáticos mais procurados por suas lindas praias
    • Destination wedding no Marrocos: um destino muito popular e vantajoso em termos de preços
    • Destination wedding nas Ilhas Maldivas e Maurícias: o perfeito cenário paradisíaco do Oceano Índico
    • Destination wedding em Madagascar e Ilha da Reunião: por suas paisagens únicas

    Destination wedding no Brasil:

    Uma tendência cada vez mais forte é realizar o Destination Wedding no Brasil. E pudera: em um país tão bonito e de proporções continentais, o que não faltam são diferentes (e magníficas!) paisagens, vegetações, climas e culturas, que variam do extremo sul ao norte do país.

    Praia e calor, fazenda e um clima mais frio… só no Brasil há dezenas de destination weddings procurados.

    Confira alguns deles:

    salvar
    Destination wedding em Paraty | Foto: LoveShake

    Destination wedding em Fernando de Noronha

    Graças a tantos atrativos e belezas naturais que o arquipélago reserva aos seus visitantes, a procura por casamentos no local é cada vez maior. Por isso, a região já conta com uma verdadeira indústria voltada para o universo dos casamento.

    salvar
    Destination wedding em Fernando de Noronha | Foto: Beto Oliveira

     

    Destination wedding em Trancoso

    O Quadrado de Trancoso é uma ampla praça que fica no centro do vilarejo, lindamente emoldurada por casinhas coloridas, lojas, restaurantes e muito mais. A “menina dos olhos” é a fofa igrejinha branca, o coração do local e onde todo mundo se imagina casando!

    salvar
    Destination wedding em Trancoso | Foto: Matheus de Castro

    Destination wedding em Gramado

    Toda arborizada, a pequena cidade gaúcha é muito conhecida pela maravilhosa gastronomia e suas paisagens de tirar o fôlego. Quem busca um cenário com muito verde e vinículas sem sair do Brasil, Gramado é um destino certeiro!

    salvarDestination wedding em Gramado
    Destination wedding em Gramado | Foto: Miro Machado

    Outros destinos nacionais

    • Jericoacoara – CE
    • Florianópolis – SC
    • Campos do Jordão – SP
    • Paraty – RJ

    Organizar um casamento no exterior não é uma tarefa fácil, por isso é indicado que os noivos procurem por empresas que tenham experiência junto ao destino escolhido. Aproveite e veja o que ninguém te contou sobre destination wedding!