Casamento na praia: Guia completo para uma celebração perfeita!

Casamento na praia: Guia completo para uma celebração perfeita!

Casar na praia é um sonho, mas exige alguns detalhes importantes para que tudo saia como o planejado. Confira a dica de um time especialista no assunto e faça o casamento perfeito!

Casamento na praia: Guia completo para uma celebração perfeita!
Foto: Adriano Cardozo
  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Na praia

Casar na praia é o sonho de muitos casais que amam a natureza e desejam realizar uma cerimônia menos tradicional. Mas nem só de pôr do sol, céu azul e mar se faz uma festa com os pés na areia. Mesmo para um casamento na praia simples, essa escolha exige um planejamento extremamente minucioso para que tudo seja perfeito. Por isso, entrevistamos um time de fornecedores de diversas áreas para entender, sob diferentes perspectivas, quais as principais vantagens, desvantagens e desafios de se realizar um casamento na praia.

Se você deseja dizer o “sim, aceito” com o mar ao fundo, é importante saber como organizar sua cerimônia, por isso te trazemos aqui um guia completo e cheio de dicas de especialistas. Confira!

salvar
Foto: La Fabrica

Vestido para casamento na praia

Esqueça o vestido de noivo pomposo! Se você pensa em casar com um vestido de noiva princesa, cheio de pedraria, talvez a praia não seja o melhor lugar para realizá-lo. Escolher um modelo com  muitas capas de tecidos só irá limitar seu movimento durante o casamento, por isso, o melhor é escolher um vestido de noiva para casamento na praia com um caimento fluído, simples e com materiais leves.

salvar
Foto: Pronovias

Você pode optar por diferentes decotes: coração, costas abertas, decote em V ou tomara que caia. Enquanto à cor, pode seguir o clássico branco, mas também ousar com cores como o bege, o marfim, o champagne e o nude! Afinal, o mais importante é que você se sinta linda, leve e solta em seu vestido de noiva para casamento na praia.

salvar
Foto: Juan Arango

Buquê de noiva para casamento na praia

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

O melhor buquê de noivas que você poderá escolher para esta ocasião será um totalmente natural e com cores vivas. As cores cruas podem ser ideais para um casamento romântico, pois te permitirão brilhar sem mais exageros. Você também pode incluir elementos praieiros para decorá-lo, como conchinhas, ainda que quanto mais simples, melhor.

salvar
Foto: Jordan Voth

Penteados para casamento na praia

Para evitar desagradáveis surpresas, é melhor que você escolha penteados que funcionem mesmo em um clima com tanta umidade, por isso recomendamos um penteado preso. Este penteado de noiva te oferece muitas vantagens, como se sentir mais fresca e ter muitas opções, como tranças, semipresos e coques altos e baixos.

Agora, se você não renuncia a um penteado como cabelo solto, assegure uma hidratação para este tipo de clima. O penteado deve seguir o mesmo padrão TOP de produtos, além de ter componentes antifrizz e com controle de umidade.

salvar
Foto: Jillian Mitchell Photography

Outra ideia é abandonar o típico véu e aproveitar a naturalidade da praia para utilizar joias e acessórios adequados para este ambiente. Atualmente, as coroas de flores estão em moda por unir romantismo e simplicidade. Sem dúvidas você estará radiante e com ares “fresh” em uma atmosfera que pede este frescor.

salvar
Foto: Jose Villa Photography

Maquiagem para casamento na praia

O ambiente praiano pede uma beleza leve e natural para a noiva. “De dia ou de noite, eu sou do time das maquiagens leves e discretas. Priorizo uma pele bem feita e não me incomodo quando as sardinhas aparecem. Ando na fase dos tons rosés, mas às vezes gosto de incrementar com um batom vermelho. Agora o que eu NUNCA dispenso são os cílios postiços”, conta a beauty artist Débora Veloso.

salvarSaiba mais sobre Debora Veloso Beauty Artist
Foto: Débora Veloso Makeup

Sandália para casamento na praia

Nem pense em caminhar até o altar com saltos super altos na areia. Será um desconforto total. Para um casamento na praia o ideal é optar por umas sandálias com aplicações de pedras ou em cores vivas e alegres que te farão se sentir glamuroso porém cômoda.

Outra opção idear para estar cômoda e caminhar com segurança na praia é usar sandálias estilo Anabela. Opte por materiais mais rústicos, como tela e barbantes.

salvar
Foto: Castañer

Convite de casamento na praia 

O convite do seu casamento é o abre-alas para o que será a cerimônia, por  isso é um dos elementos mais importantes do seu casamento. O ideal é assumir o estilo praiano desde aí e apostar em um verdadeiro convite de casamento na praia, com corais, areia, conchas, estrela do mar e peixes…

salvar
Foto: Mustard Seed Photography

E não pense que por ser um convite praiano ele irá perder a elegância. Confira esta nossa seleção de convites para se inspirar e também nossa lista de fornecedores de convites de casamento, será impossível não encontrar o perfeito para você!

salvar
Foto: Lacie Hansen

Decoração de casamento na praia

Neste aspecto, as ideias de decoração de casamento podem ser mais simples, uma vez que vocês já irão contar com um espaço natural de tirar o fôlego, mas os detalhes precisam estar em harmonia com o ambiente.

A decoração rústica está liberada: A praia por si só já pede uma ambientação mais rústica e descolada, e claro que nos casamentos isso não seria diferente. Boa notícia para quem ama o estilo: os locais que ficam perto do mar normalmente já disponibilizam um mobiliário que combina perfeitamente com o estilo praiano.

salvarSaiba mais sobre Só Amor Eventos
Foto: Só amor eventos

A decoração colorida e descolada também é tendência! Aposte em muitas flores e plantas: “Para mim, a principal vantagem de fazer um casamento na praia é ter a natureza como cenário principal e fazer uma decoração mais descolada e informal”, diz a decoradora Cris Flor. Ela também alerta sobre a escola das flores: “As delicadas como hortênsias e tulipas requerem atenção redobrada. Sugiro utilizar flores mais resistentes ou até mesmo inovar e optar por uma decoração com o estilo botânico”, acrescenta Cris.

salvar
Portobello Resort & Safári | Foto: Georgeana Godinho

Mesmo sabendo que o estilo rústico super combina com os casamentos na praia, e que uma decoração colorida é tendência, o mais importante mesmo é seguir a essência do casal. “Casar com o pé na areia ou com vista para o mar, ou num cenário incrivelmente lindo, sugere diferentes formatos, e o que faço é adaptar todos os detalhes à personalidade e estilos de vocês, evidenciando a simplicidade desse momento único”, comenta a decoradora e assessora Marcia Fonseca.

salvarSaiba mais sobre Marcia Fonseca Assessoria e Decor
Marcia Fonseca Assessoria e Decor | Foto: divulgação

Roupa masculina para casamento na praia

Esta dica serve tanto para o noivo como para os convidados! Os homens devem ter em conta que fará muito calor e se não querem derreter, é melhor escolher um traje de noivo ou de convidados em materiais como o linho em cores claras. Já os sapatos ideias para a ocasião são os mocassins.

salvar
Foto: Aldres Photographer

Festa de casamento na praia

Um local quente e à beira da praia exige um MENU LEVE e bebidas BEM GELADAS. A garantia de bebidas adequadas e pratos fresquinhos e saborosos são pontos a favor de uma festa incrível.

Garanta baldes com garrafas de agua fria, para que ninguém sofra uma desidratação durante o evento. Você também pode optar por bebidas locais e praianas como água de coco, limonadas e coquetéis.

salvar
Foto: Cinco Sentidos

Fotos de casamento na praia

Se o seu sonho é ter registros de cartão-postal do seu casamento, saiba que casar na praia já é meio caminho andado! E escolher um fotógrafo especializado é garantia de lindas fotos do seu grande dia. “Somos especialistas em casamentos ao ar livre, e casais que buscam fotografias artísticas e inusitadas, captando os momentos de forma bela e natural”, afirmam Felipe Luz e Kate Brasil, os fotógrafos por trás da LoveShake.

salvarSaiba mais sobre Love Shake
Foto: LoveShake

Conhecer bem a região onde será o casamento é o trunfo de muitos fotógrafos para acertar na composição de lindas imagens dos noivos (ela, claro, com um perfeito vestido de noiva para casamento na praia) em cenários paradisíacos. O fotógrafo Paulo Ellias é um especialista em fotografia de casamentos na praia, principalmente na Região dos Lagos, onde mora há mais de 20 anos. “O fato de conhecer muito bem toda a localidade me torna mais que um fotógrafo. Serei um amigo que vai lhe ajudar a descobrir os melhores lugares para suas fotos e a organizar seu destination wedding”, garante.

salvarSaiba mais sobre Paulo Elias Fotografia
Foto: Paulo Elias

Ficarem relaxados e confiarem no trabalho e na criatividade do fotógrafo escolhido para registrar o seu casamento é uma ótima dica para deixar as fotos ainda mais inspiradoras. “A minha fotografia é assim: leve, simples, conectada, sem ser exagerada. Vou fotografando o que estou sentindo, sem pedir nada, sem poses, para alguns momentos serem os mais naturais possíveis, mas sem perder a essência que o momento traz”, declara Adriano Cardozo.

salvarSaiba mais sobre Adriano Cardozo
Foto: Adriano Cardozo

Os desafios de um casamento na praia

O clima é uma incógnita: Faça sol ou faça chuva, a cerimônia não pode deixar de acontecer. Afinal de contas, são meses (as vezes até anos) de planejamento para que esse único dia saia perfeito. Em alguns caso, é possível remediar a situação com tendas e outras estruturas móveis. Você pode encontrar fornecedores desses serviços no Zankyou.

Saiba como escolher seu vestido de noiva para casamento na praia!

salvarPaulo Elias FotografiaSaiba mais sobre Paulo Ellias Fotografia
Foto: Paulo Elias Fotografia

Escolha dos fornecedores: Realizar casamentos na praia é para experts. Procure um bom organizador, peça indicações de amigos e equipes já contratadas, e faça busca de reclamações na internet. Essa é uma maneira de garantir um casamento de sucesso!

Estratégia: Casar na praia significa observar detalhes que fazem a diferença. Marcar a cerimônia a tempo de aproveitar todas as luzes do pôr do sol, por exemplo, vai deixar as fotos do casamento ainda mais incríveis. “Em qualquer horário o seu casamento vai ficar bonito, porém muitas noivas preferem ao entardecer”, comenta Arnaldo Vasconcellos, do Zéfiro Eventos.

salvarSaiba mais sobre Espaço Verão Casamento
Foto Espaço Verão Casamento

Atrasos comprometem as imagens perfeitas: Comprometer-se com os horários é ainda mais importante, tanto pelos noivos, como convidados, parentes e padrinhos. Se você marcou seu casamento para o final do dia, atrasar significará perder toda a luz desse momento, e a cerimônia poderá ser realizada num breu completo. Se o local do casamento não contar com estrutura de iluminação adequada, a visão do mar é totalmente nula.

Variações da luz natural: Quando o assunto é a luz do casamento ao ar livre, todos os fotógrafos que conversamos concordam: esse é um dos maiores desafios para o fotógrafos. Mas eles também são enfáticos ao dizer que o bom profissional sabe como tirar de letra algumas dificuldades.

salvarSaiba mais sobre Liandra Zanette
Celebrante: Liandra Zanette | Foto: La Primera Foto

Casamento sustentável: Quem ama a natureza faz questão de preservá-la e não deixa que o casamento cause nenhum dano ao meio ambiente.Desenvolvendo eventos com sustentabilidade e reconhecendo a importância e o valor histórico, social e ecológico de cada lugar, colaboramos com o meio ambiente e com o nosso próximo”, afirma Celso Mendonça, da Só Amor Eventos, empresa pioneira na produção de eventos sustentáveis.

salvarSó Amor EventosSaiba mais sobre Só Amor Eventos
Só Amor Eventos | Foto: divulgação

O vento: É preciso perceber a direção e encontrar as melhores estratégias para a montagem da estrutura. Se o vento estiver em uma direção desfavorável para o penteado da noiva, pode ser desastroso.

Taxas por uso de espaço público: Realizar o casamento em algumas praias exige o pagamento de uma taxa, por tanto é importante pesquisar antes de decidir pelo local!

Frete caro: O ideal é que o espaço escolhido tenha um bom mobiliário, de acordo com as expectativas do casal. Caso não tenha, o custo extra para a entrega dos móveis pode aumentar de maneira significativa o orçamento.

salvarSaiba mais sobre Pousada A Capela
Pousada A Capela

Sol à pino, não: Cuidado com a posição do sol no período de 10h30h até 14h30h. Definitivamente, essa não é a melhor escolha para o horário da cerimônia.

Docinhos jogados fora: Cuidado! A temperatura e o vento podem atrapalhar a beleza e o sabor dos docinhos. Você não quer brigadeiros moles e com areia, certo?

O mais importante é não deixar com que nada atrapalhe o dia de vocês, nem mesmo os imprevistos. Portanto, sorria, dance, cante, beije seu amor, abrace seus convidados e DIVIRTA-SE muito!

salvarLoveShakeSaiba mais sobre a LoveShake
Foto: LoveShake

Colocaram na balança todas as vantagens, desvantagens e desafios que precisam ser superados para realizar um casamento na praia? Agora confira os melhores lugares para um casamento na praia em SP e para um casamento na praia em RJ.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Zéfiro Eventos Espaços
LoveShake Fotógrafos para casamentos
Espaço Verão Espaços
Cristina Flor Decoradores casamentos
Adriano Cardozo Photographer Fotógrafos para casamentos
Só Amor Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
Pousada A Capela Hotéis e pousadas
Marcia Fonseca Assessoria e Decor Assessoria casamentos e cerimonial
Débora Veloso Makeup Cabelo e maquiagem
Paulo Ellias Fotografia Fotógrafos para casamentos
Liandra Zanette Celebrantes