Casamento na praia: conheça os prós, os contras e os desafios de uma celebração com os pés na areia

Casar na praia é o sonho de muitos casais que amam a natureza e desejam realizar uma cerimônia menos tradicional. Mas nem só de pôr do sol, céu azul e mar se faz uma festa com os pés na areia. Essa escolha exige um planejamento extremamente minucioso para que tudo seja perfeito. Por isso, entrevistamos um time de fornecedores de diversas áreas para entender, sob diferentes perspectivas, quais as principais vantagens, desvantagens e desafios de se realizar um casamento na praia.

Descubra também como ter um look de noiva perfeito para um casamento na praia e dicas incríveis para facilitar a escolha do traje do noivo.

Foto: Diogo GasparSaiba mais sobre “Diogo Gaspar”
Foto: Diogo Gaspar

Leia com atenção as orientações desses especialistas em casamentos na praia e inclua as dicas no checklist do seu casamento. Força, foco e muita disposição para ter uma festa incrível e transformar essa celebração em um momento marcante na vida de vocês e de todos os convidados! Confira os prós, contras e desafios de um casamento na praia. Vamos começar pela parte boa, é claro:

Tudo lindo: céu azul, mar deslumbrante, pôr do sol magnífico

Belezas naturais compõem um cenário encantador: “Montar um casamento na praia é sempre mágico! O clima descontraído, misturado com a paz do mar e a brisa do vento, e o visual incrível tornam a organização, a preparação e a montagem ainda mais agradáveis”, afirma a equipe do Club La Plage em Búzios.

Foto: Frederico Santa RosaSaiba mais sobre “Frederico Santa Rosa”
Foto: Frederico Santa Rosa

Envolvimento com a natureza: “O casamento na praia sugere uma cerimônia realizada durante o dia. Além de economizar energia das lâmpadas durante a cerimônia, proporciona uma união de todos os presentes com a natureza”, comenta a equipe do Portobello Resort .

Fim de semana de felicidade: Geralmente, um casamento na praia dura entre 2 e 3 dias. “Além de criar um clima divertido entre noivos, familiares e convidados, gera conforto e segurança em relação à atrasos”, destaca a fotógrafa Adriana Oliveira.

Inspire-se no casamento de Gisele & Daryl: Mini-wedding com os pés na areia ULTRA emocionante!

Cacá & Caká | Arquitetura de Eventos  - Foto: Angely RaanaSaiba mais sobre “Cacá & Caká | Arquitetura de Eventos ”
Cacá & Caká | Arquitetura de Eventos – Foto: Angely Raana

Tudo colorido e descolado: Decoração colorida com muitas flores e plantas, convidadas usando vestidos florais e roupas claras para os homens: tudo isso combina com casamentos na praia. “Para mim, a principal vantagem de fazer um casamento na praia é ter a natureza como cenário principal e fazer uma decoração mais descolada e informal”, diz a decoradora Cris Flor.

Trajes despojados e alegres: A fotógrafa Adriana Oliveira adora o fato de o calor fazer com que todos vistam roupas leves e alegres. “Isso dá um ar praiano que transforma o astral do evento, trazendo mais leveza”, comenta.

Decoração rústica está liberada: Locais que realizam casamentos na praia, como o Club La Plage, disponibilizam boa parte do mobiliário no estilo rústico. “Mesmo fazendo uma decoração mais clássica, é possível torná-la simples e despretensiosa. Basta usar móveis rústicos, objetos sustentáveis como caixotes e pallets, materiais naturais, bastante folhagens, flores mais simples como as astromélias e crisântemos, flores plantadas e flores tropicais”, sugere a dupla de decoradoras Cacá & Caká | Arquitetura de Eventos.

Saiba mais sobre “Adriana Oliveira”
Foto: Adriana Oliveira

Fotos magníficas: A fotógrafa Fernanda Ferraro acredita que os casamentos com a luz do dia têm um resultado fotográfico mais bonito do que os casamentos realizados à noite. Para Frederico Santa Rosa, o cenário de um casamento na praia encanta, emociona e faz pensar em cenas de filmes, sem contar com a beleza do crepúsculo: “Mesmo depois de o sol de pôr, a atmosfera do crepúsculo rendem lindas imagens”.

Composição perfeita: “O tom de areia e do céu complementam-se perfeitamente, dando um bonito fundo para o cenário e imagens. Amo casamentos na praia”, comenta a fotógrafa Ana Telma.

Se você está em dúvida se quer mesmo casar na praia, veja o casamento de Gabriela & Samir: destination wedding com os pés na areia em Búzios e tenha certeza de que essa é uma excelênte opção!

Foto: Ana TelmaSaiba mais sobre “Ana Telma Fotografia ”
Foto: Ana Telma Fotografia

Pôr do sol: “A luz faz parte do cenário. Quando os noivos e fornecedores respeitam os melhores horários para a cerimônia, o horizonte e o pôr do sol dão dimensão ao cenário”, ressalta Ezio Philot. “A luz natural é um sonho para todo fotógrafo. Quando bem trabalhada e sem atrasos dos noivos, transforma-se em uma grande vantagem”, acrescenta Diogo Gaspar.

Energia positiva solta pelo ar: É inegável que uma festa realizada em meio à natureza tem uma atmosfera diferente. Sol, mar, areia, árvores, céu, estrelas, lua… esses elementos proporcionam uma energia incrível!

Foto: Dantas Jr. FotografiaSaiba mais sobre “Dantas Jr. Fotografia”
Foto: Dantas Jr. Fotografia

Hora de encarar os desafios!

O clima é uma incógnita: Faça sol ou faça chuva, a cerimônia não pode deixar de acontecer. Afinal de contas, são meses (as vezes até anos) de planejamento para que esse único dia saia perfeito.  O time do Portobello Resort sugere a escolha da estação do ano com menor instabilidade climática e um plano B para eventuais contratempos. No caso deles, existe a possibilidade de realizar a cerimônia na Tenda Cristal, que possui uma estrutura totalmente transparente sem perder a beleza do entorno.

Club La Plage - Foto: Paulo FrotaSaiba mais sobre “Club La Plage”
Club La Plage – Foto: Paulo Frota

Escolha dos fornecedores: Realizar casamentos na praia é para experts. Procure um bom organizador, peça indicações de amigos e equipes já contratadas, e faça busca de reclamações na internet. Essa é uma maneira de garantir um casamento de sucesso!

Seus convidados merecem conforto durante a festa: Os responsáveis pelo Club La Plage alertam: “Os noivos precisam pensar SEMPRE no conforto do convidado. Eles podem oferecer chinelos como brindes (ideais para os espaços com areia), leques para o calor (ainda dão charme ao visual), sucos e águas saborizadas gelados, e buffet coerente com o perfil e com o clima do local”.

Portobello Resort & Safári – Foto: Georgeana GodinhoSaiba mais sobre “Portobello Resort & Safári”
Portobello Resort & Safári – Foto: Georgeana Godinho

Atrasos comprometem as imagens perfeitas: “Os horários devem ser respeitados pelos noivos e também pelos convidados, parentes e padrinhos. Um atraso de uma hora pode gerar uma perda total de luz. Se o local contratado não tiver luz para a cerimônia, ela pode acontecer no breu completo e a visão do mar é totalmente nula”, afirma a fotógrafa Adriana Oliveira.

Variações da luz natural: Quando o assunto é a luz do casamento ao ar livre, todos os fotógrafos que conversamos concordam: esse é um dos maiores desafios para o fotógrafos. Mas eles também são enfáticos ao dizer que o bom profissional sabe como tirar de letra algumas dificuldades. “Nós precisamos estar atentos à luz que cai repentinamente e ficar regulando o equipamento o tempo todo”, diz Dantas Jr.

Foto: Fernanda FerraroSaiba mais sobre “ Fernanda Ferraro”
Foto: Fernanda Ferraro

Estratégia: Casar na praia significa observar detalhes que fazem a diferença. “Saber o horário e a posição do pôr do sol naquela época do ano, bem como a velocidade e posição do vento, influenciam diretamente na montagem do altar e na decoração escolhida. A iluminação precisa condizer com o ambiente”, alega Diogo Gaspar.

Cardápio adequado: Um local quente e à beira da praia exige um MENU LEVE e bebidas BEM GELADAS. A garantia de bebidas adequadas e pratos fresquinhos e saborosos são pontos a favor de uma festa incrível.

Flores: Fique atento à escolha das flores. Converse com seu decorador sobre a melhor alternativa para um casamento na praia. “Nós optamos por flores mais resistentes, um mix de folhagens e sementes, que garantem a beleza dos arranjos. Se o local for aberto e  sem proteção, evitamos arranjos totalmente brancos. Eles ficam danificados em pouco tempo, queimados pelo sol”, diz a decoradora Erika Tavares. “Flores delicadas como hortênsias e tulipas requerem atenção redobrada. Sugiro utilizar flores mais resistentes ou até mesmo inovar e optar por uma decoração com o estilo botânico”, acrescenta Cris Flor.

Erika Tavares - Foto: Rafael Porto
Erika Tavares – Foto: Rafael Porto

Céu nem tão azul assim…

Fornecedores inexperientes e profissionais que não entendem de casamento na praia podem destruir o seu dia. Não deixe de procurar referências de pessoas conhecidas e fornecedores que você já confia.

Um dia nublado também pode garantir fotos incríveis! Inspire-se no casamento de Bruno &Emilly: rústico, à beira mar e cheio de detalhes DIY maravilhosos em Santa Catarina!

Angela Ribeiro Make Up & Hair  - Foto: Ana KacurinSaiba mais sobre “Angela Ribeiro Make Up & Hair ”
Angela Ribeiro Make Up & Hair – Foto: Ana Kacurin

Make derretida: Os cuidados com a maquiagem são rigorosos quando o casamento é na praia. “A make dever ser 100% à prova d’água para conseguir uma pele bem feita e iluminada. Com os produtos adequados, nada sai do controle e temos uma noiva linda e satisfeita”, diz a maquiadora Angela Ribeiro.

Umidade, a inimiga dos penteados:  O penteado deve seguir o mesmo padrão TOP de produtos, além de ter componentes anti-frizz e com controle de umidade.

O vento: “Se ele estiver numa direção desfavorável para o penteado da noiva, pode ser desastroso”, declara a fotógrafa Fernanda Ferraro.

Taxas por uso de espaço público: Realizar o casamento em algumas praias exige o pagamento de uma taxa, por tanto é importante pesquisar antes de decidir pelo local!

Frete caro: “Os noivos devem observar se o espaço escolhido tem um bom mobiliário, de acordo com os desejos do casal. O frete para a entrega dos móveis tem um custo significativo nesse tipo de casamento”, alega a decoradora Cris Flor.

Cerimônia mais curta: “Por conta do calor, a cerimônia deve ser mais curta que as demais”, lembra o fotógrafo Diogo Gaspar.

Foto: Dantas Jr. FotografiaSaiba mais sobre “Dantas Jr. Fotografia”
Foto: Dantas Jr. Fotografia

Sol à pino, não: Cuidado com a posição do sol no período de 10h30h até 14h30h. Definitivamente, essa não é a melhor escolha para o horário da cerimônia.

Maresia: “Além de atacar a lente, forma gotículas indesejadas nas imagens”, explica o fotógrafo Ezio Philot.

Erika Tavares - Foto: Luiz MirandaSaiba mais sobre “Erika Tavares”
Erika Tavares – Foto: Luiz Miranda

Docinhos jogados fora: Cuidado! A temperatura e o vento podem atrapalhar a beleza e o sabor dos docinhos. Você não quer brigadeiros moles e com areia, certo? “É necessário pensar no layout do evento de acordo com a posição do sol e aproveitar as sombras para a montagem dos doces”, aconselha a dupla Cacá & Caká.

O mais importante é não deixar com que nada atrapalhe o dia de vocês, nem mesmo os imprevistos. Portanto, sorria, dance, cante, beije seu amor, abrace seus convidados e DIVIRTA-SE muito!

Foto: Ezio PhilotSaiba mais sobre “Ezio Philot - Fotografia de Casamento”
Foto: Ezio Philot – Fotografia de Casamento

Colocaram na balança todas as vantagens, desvantagens e desafios que precisam ser superados para realizar um casamento na praia? Confira nossas dicas com os 6 locais mais requisitados para casamento em Ilhabela e saibam quais são os 14 melhores locais para casamento em Búzios.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Fernanda & Alexandre: Destination Wedding com os pés na areia de Arraial D´Ajuda na Bahia
Fernanda & Alexandre: Destination Wedding com os pés na areia de Arraial D´Ajuda na Bahia
De Porto Alegre rumo à Arraial D´Ajuda, na Bahia. Fernanda e Alexandre não pensaram duas vezes e decidiram fazer um destination wedding durante 4 dias ao lado das pessoas mais queridas. O resultado? um casamento com a cara deles e todos felizes e satisfeitos!
Casamento de Elisa & Guilherme: pés na areia e muito emoção em Santa Catarina
Casamento de Elisa & Guilherme: pés na areia e muito emoção em Santa Catarina
Um casamento na praia com os pés na areia e cheio de detalhes DIY: simplesmente divino e inspirador!
Casamento de Camila e Rodrigo: pés na areia em cerimônia celta!
Casamento de Camila e Rodrigo: pés na areia em cerimônia celta!
8 anos de amor coroados em uma cerimônia linda à beira mar! Assim foi o casamento real de Camila e Rodrigo na praia de Pitangueiras em São Sebastião!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações