A importância de se sentir segura na busca do "vestido de noiva dos sonhos": bate-papo com a estilista Carla Gaspar

Para ajudar você a se preparar para uma das partes mais gostosas do seu casamento- a escolha do vestido de noiva – pedimos umas dicas a quem domina o assunto, a estilista Carla Gaspar.

Um bate-papo com Carla Gaspar com dicas importantes para toda a noiva que ainda não escolheu seu vestido. Foto: Rafael Kareliski

Há muito tempo que no Zankyou somos fãs do seu trabalho, dos seus vestidos de noiva românticos,  modelos que são uma combinação perfeita entre o clássico e um espírito livre. É com muito prazer que dividimos com vocês suas dicas valiosas sobre o que toda a noiva deve saber antes de escolher seu vestido! Sua opinião e sensibilidade vem de muitos anos trabalhando e cuidando de noivas neste momento tão importante.

– Começamos por um tema super importante e delicado, mas fundamental para que a procura do vestido de noiva seja um processo feliz, com menos frustrações possíveis – o orçamento.

“Antes de começar a procurar do “vestido dos sonhos”, a noiva tem que ter uma ideia de orçamento muito bem definida. A melhor forma de definir esse  valor é se informar dos valores praticados no mercado, primeiro de uma forma geral e depois, fazendo uma triagem dentro daquilo que se encaixa melhor no que ela acredita ser o valor ideal. Se informar, é a melhor forma de criar parâmetros reais e não se frustrar na hora de procurar o vestido!

Outra dica importante, se for fazer um vestido sob medida, é sinalizar esse orçamento para que o estilista consiga apresentar um croqui que esteja dentro da realidade dela. Isso ajuda muito a evitar frustrações posteriormente.

Eu trabalho muito com orçamentos pré estipulados. Conversando com a noiva, entendendo o que ela idealiza e tendo um parâmetro de valores, consigo escolher os tecidos certos e criar o vestido que toque o coração dela e que seja compatível com o que ela pode.” 

"Antes de começar a procurar o “vestido dos sonhos”, a noiva tem que ter uma ideia de orçamento muito bem definida" Foto: Rafael Kareliski

– Quanto tempo antes do casamento a noivas devem começar a procurar seu vestido?

“O ideal é a noiva começar a procurar o seu vestido o quanto antes. Não digo fechar o vestido, mas sim começar a entender o que ela gosta, o que fica bom no corpo dela, uma série de fatores que no fim vão deixa-la mais segura do que ela quer e ajudar na procura!

Tecnicamente falando, eu peço para termos 6 meses de antecedência. Assim conseguimos fazer todo o processo com bastante calma, mas cada atelier ou loja tem seu próprio cronograma.  

Se deixar para muito perto da data a noiva tem que levar em consideração que pode correr o risco de não conseguir fechar seu vestido no local que gostaria. No Atelier limito a quantidade de noivas por mês para conseguir atender dentro da minha proposta e já tive que recusar noivas por já ter o mês fechado. Por isso, é bom começar com boa antecedência e fazer tudo com muita calma.”

"Não adianta se transformar em algo que ela não é, tem que respeitar a personalidade sem deixar de lado o sonho do vestido." Foto: Rafael Kareliski

– Como sugere que a noiva deve organizar a sua pesquisa e provas? 

“Hoje existem muitos blogs e sites falando sobre casamento e, consequentemente, muito material sobre vestidos de noiva. Antes de tudo, a noiva tem que entender o que ela realmente gostaria para esse dia, entender a diferença entre “ser noiva X ser ela de noiva”.

Não adianta se transformar em algo que ela não é, tem que respeitar a personalidade sem deixar de lado o sonho do vestido. O grande segredo está em unir exatamente esses dois elementos e para isso, o ideal é mais uma vez, pesquisar!! A maioria das vezes é mais fácil saber o que não se gosta do que entender o que se gosta, mas tendo isso bem claro já ajuda muito na escolha do vestido.

Outra dica super importante é provar! No corpo da modelo daquele editorial ou lookbook é uma coisa, no corpo da noiva, é outra. Tem que provar, entender proporção, decote, shape. Só assim ela vai conseguir ficar segura na hora da escolha.

Quanto ao ritmo de provas, na maioria das vezes, o cronograma já é pré-definido quando o vestido é fechado ou comprado. Sempre recomendo buscar o vestido o mais próximo possível da data do casamento, porque depois que a noiva pega, na maioria dos lugares, não são realizados mais ajustes.

Também é importante fazer a última prova com aproximadamente 10 dias de antecedência para que todos os ajustes finais (de perda de medida, por exemplo) possam ser realizados com calma.”

"Tem que provar, entender proporção, decote, shape.... Só assim ela vai conseguir ficar segura na hora da escolha." Foto: Atelier Carla Gaspar

– E sobre a questão de quem levar às provas? Qual é a sua sensibilidade? 

“Essa decisão é muito pessoal e depende da personalidade de cada uma. Muitas vezes a noiva se sente mais tranquila e segura com a presença de familiares, e existem noivas que querem fazer tudo sozinhas ou acompanhadas só pela melhor amiga. O importante é ter bem claro o que quer, saber colocar todas as suas dúvidas para ajudar quem está materializando o vestido a chegar no resultado final mais facilmente e confiar em quem escolheu para essa tarefa.

Isso é o principal, porque a segurança virá dessa relação de cumplicidade e confiança entre noiva e estilista. Quem acompanha tem ao privilégio de estar compartilhando um momento muito especial.”

– Qual a importância da lingerie, e como ela poder ajudar a noiva no dia do seu casamento?

“A lingerie pode ser uma grande aliada quando falamos de vestidos de noiva menos volumosos ou que marquem mais o corpo. Nesses casos, o estilista precisa dar uma orientação sobre o que vai ser mais eficaz para atingir o resultado final. Forma, costuras e cores são fatores que influenciam positiva ou negativamente e ninguém melhor que o estilista para ajudar nessa escolha.”

Muito para pensar, certo? Compartilhe esta matéria com todas as suas amigas que estão noivas!

Na próxima semana vamos publicar muitas matérias sobre vestidos de noiva! Desde as nossas sugestões de vestidos de noiva moderninhos que vimos no SPFW, à cobertura do CasaModa Noivas nos dias 11,12,e 13 no Hotel Unique em São Paulo.

Tudo sobre as últimas tendências e coleções, entrevistas com estilistas como a Carol Hungria, a cobertura do desfile de Lucas Anderi, tudo sobre a linha de lingerie de noivas criada pela blogueira Lalá Rudge,  e os acessórios do momento. Fique atenta!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Carla e Guilherme: casamento DIY com muita emoção e autenticidade
Carla e Guilherme: casamento DIY com muita emoção e autenticidade
Está claro que personalizar é a palavra-chave nas tendências de casamentos em 2015, portanto, dê asas à sua imaginação e consiga uma festa tão original como esta. Confira as fotos do estúdio Beta e Borelli e comprove toda a emoção e espontaneidade deste casamento!
11 coisas que você precisa saber do seu estilista de vestido de noiva
11 coisas que você precisa saber do seu estilista de vestido de noiva
Chegou o momento: hora de fazer sua primeira visita a uma loja de vestidos de noiva. As expectativas são altas e você já sabe que poucas noivas, encontram o vestido sonhado de primeira. Descubra tudo que você deve saber na hora de começar a caça do seu vestido de noiva perfeito!
Como escolher o vestido de noiva dos sonhos e não morrer de calor?
Como escolher o vestido de noiva dos sonhos e não morrer de calor?
O verão traz consigo a fama da estação mais gostosa e muitas noivas escolhem o verão para realizarem seu casamento! E então, vem a dúvida cruel: o que vestir no casamento para não correr o risco de morrer de calor, derreter e ficar over! Seguem dicas valiosas para eleger o modelo ideal de vestido de noiva para o calor deste verão!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações