Do erudita aos pops mais atuais: saiba tudo o que uma orquestra pode oferecer no seu casamento!

Para uma cerimônia ser emocionante e inesquecível, música boa sempre acompanha esse momento especial. E quando dizemos música boa, significa música adequada para cada momento e tocada ao vivo por profissionais especializados em casamento. Ou seja, uma combinação perfeita para o tão esperado sim!

Para falar sobre orquestras em casamento e música ao vivo na cerimônia, convidamos a Musiccata, empresa conceituada no mercado, para explicar as vantagens de contratar este serviço e como escolher o repertório musical do casamento.

Música para cerimôniaConheça a Musiccata
Musiccata – Foto: divulgação

Várias opções para diferentes casamentos

A Musiccata iniciou sua trajetória em 2008, com o objetivo de trazer a qualidade artística e técnica dos grandes espetáculos para as cerimônias de casamento. Atualmente, a empresa oferece diferentes opções de formações instrumentais para os noivos. Seja vozes ou não, essas opções vão do dueto até orquestra e coro com 60 integrantes para a cerimônia, coquetel, almoço ou jantar.

A nomenclatura Orquestra foi definida numa época em que os casamentos eram feitos apenas com músicas clássicas e praticamente seguiam um padrão em todas as cerimônias. Hoje em dia a definição é bem ampla e diversa, e com as reuniões que fazemos com os casais chegamos exatamente no que os noivos idealizaram”, conta o Maestro João de Pierro Jr.

Músicos para casamentoConheça a Musiccata
Musiccata – Foto: divulgação

Na hora de contratar este serviço para o casamento, os noivos devem saber que algumas orquestras fazem apenas o repertório tradicional e outras fazem apenas a música pop e atual. Portanto, o maestro sugere que o casal prefira grupos que consigam tocar perfeitamente qualquer tipo de música, pois uma cerimônia é formada por diversos momentos e cada um deles pede um tipo específico de música. Outro ponto importante é verificar a disponibilidade que o fornecedor tem de oferecer desde formações pequenas como duo e trio até orquestra e coro.

Na Musiccata temos grande facilidade para o repertório pop e também, é claro, para o repertório clássico e tradicional”, conta o maestro. Dependo do estilo e porte do casamento, existe uma formação mais indicada de instrumentos para a cerimônia. A Musiccata sempre leva em consideração as vontades dos noivos e os assessora da melhor forma para definir o setlist perfeito.

Primeiro eles precisam escolher uma orquestra que consiga tocar perfeitamente qualquer tipo de repertório. Depois disso, devem trazer as músicas que eles mais gostam para a reunião, assim o maestro do grupo poderá ajudá-los a escolher quais músicas funcionarão para os momentos”, explica o maestro.

Escolhendo a melhor formação instrumental e setlist  

Na Musiccata damos uma grande abertura nessa parte e explicamos que nem sempre o pensamento de quanto mais músicos e instrumentos, é melhor”, comenta o maestro.

Os noivos podem, por exemplo, fechar com a Musiccata uma quantidade básica de músicos, onde a data já é reservada para eles. Na reunião seguinte com o fornecedor será falado sobre as músicas escolhidas, para que os profissionais definam a melhor formação instrumental com ou sem vozes, apresentando assim aos casais o melhor custo x benefício para o que desejam.

Violino para música da cerimôniaConheça a Musiccata
Musiccata – Foto: divulgação

O setlist é definido junto ao maestro, que auxilia nas escolhas das músicas ideais para cada momento. “Sempre incentivamos que os noivos escolham músicas que façam parte de suas vidas, pois assim, conseguiremos que a cerimônia seja um momento único”, sugere o maestro da Musiccata.

João também ressalta 2 itens importantes que devem ser observados antes de escolher o setlist: local da cerimônia e o celebrante. O maestro explica que muitas igrejas e celebrantes têm regras ou pedem determinadas músicas. “Já os casamentos realizados em fazendas, praias, buffets ou espaços de evento são totalmente liberais, ou seja, o céu é o limite”, acrescenta.

Repertório vasto e sem amadorismo

A Musiccata se destaca no mercado por possuir diferenciais que agradam casais de todos os estilos. Os principais citados pelo maestro envolvem a questão de que a empresa possui músicos próprios, todos com bacharelado ou mestrado nas melhores universidades do Brasil e do exterior. “Outro ponto importante, é que todos os arranjos musicais que são pedidos exclusivos dos noivos, são escritos por nós. Esses detalhes garantem a grande qualidade artística do grupo”, enfatiza o maestro.

Os noivos que contratam a Musiccata podem ficar tranquilos quanto a organização deste serviço, pois em todos os eventos existe uma coordenadora geral, que avisa os músicos por rádio de tudo o que esta acontecendo em torno da cerimônia, dessa forma é possível sincronizar perfeitamente cada momento. “Se por um acaso algo saia fora do programado, como uma entrada que precisa de mais tempo para acontecer, a nossa coordenadora avisará os músicos e eles continuarão tocando a música desse momento sem que nenhum dos convidados perceba a alteração”, explica o maestro.

Música para cerimôniaConheça a Musiccata
Musiccata – Foto: divulgação

Quanto ao repertório musical, a Musiccata abre um leque de opções que atende desde os noivos mais tradicionais aos mais modernos. Para os mais tradicionais e clássicos existe as opções que vão desde o quarteto de cordas até a orquestra e coro com até 60 integrantes, onde as músicas são tocadas com o mesmo ímpeto de um concerto.

Para os casais que querem a cerimônia diferente, com músicas mais atuais, a orquestra oferece diversas formações como: trios, quartetos, quintetos e sextetos que misturam instrumentos eruditos (violino, violoncelo, flauta) com instrumentos populares (violão, ukulele, bateria, acordeon).

Por termos uma vivência bem grande tanto na música pop quanto na erudita, conseguimos ter todas as nuances dos estilos. Em nosso repertório temos de Bach, Mozart e Beethoven até Metallica, Tom Jobim e Bob Marley, tocados tanto por instrumentos clássicos como também com a mistura de instrumentos populares”, explica o maestro da orquestra.

Se você procura uma empresa especializada em casamentos que possua um diferencial, consiga transitar por vários estilos musicais, sem perder a essência do verdadeiro, conheça o trabalho da Musiccata. Sua cerimônia será inesquecível!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

(L-R) Justin Theroux and Jennifer Aniston arrives at "The Leftovers" Season 3 Los Angeles Premiere held at the Avalon Hollywood in Hollywood, CA on Tuesday, April 4, 2017. (Photo By Sthanlee B. Mirador) *** Please Use Credit from Credit Field *** *** Local Caption *** 19963010
Jennifer Aniston, nossa eterna Rachel, será mãe aos 48 anos!
A atriz e Justin Theroux optaram pela barriga de aluguel para expandir sua família e, aliás, acabar com os constantes rumores sobre a maternidade.
Encontro FVTB 2017: fornecedores do mundo dos casamentos reunidos em um lindo evento!
Encontro FVTB 2017: fornecedores do mundo dos casamentos reunidos em um lindo evento!
A 5ª edição do Encontro FVTB prometer agitar o interior de SP, trazendo alguns dos melhores fornecedores com descontos exclusivos para as noivas participantes. Não perca esta grande oportunidade!
Foto: Jeff e Gal Fotografia
Top 15 melhores e mais DIVERTIDAS músicas para a hora do buquê. Você não pode perder!
Antigas, novas, populares, engraçadas... Com a ajuda de bandas especialistas em casamentos, fizemos uma super lista com as 15 melhores e mais DIVERTIDAS músicas para a hora do buquê

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações