Guia completo para seu convite de casamento: + de 90 modelos!

Se você vai se casar em 2020, não deixe de ver essa galeria com os mais lindos modelos de convites de casamento. Escolha o seu favorito!

  • Convites e identidade visual
  • Tendências
  • Galleries

O convite de casamento é um item que possui um significado muito particular, pois ele é responsável por transmitir a notícia pela qual muitos aguardavam, e por isso sua escolha merece uma atenção toda especial. Cada detalhe conta, como a fonte usada, o tipo de papel e os adereços que serão utilizados em sua finalização, e cada uma destas escolhas deve refletir a essência dos noivos e o estilo adotado para o casamento, buscando apostar sempre na originalidade. Se já começou seu planejamento para o grande dia, confira nossas dicas para te ajudar a escolher o convite de casamento!

Veja também: 60 frases lindas para o seu convite de casamento!

Modelos de convites de Casamento

Desde convite de casamento simples, rústico, moderno até os mais clássicos podem, e devem, estar de acordo com o estilo do casamento e seguir o perfil do casal. Há opções mais ousadas com desenhos e caricaturas, modelos de convites de casamento estampados com listras, temas florais, aquarelas e os mais tradicionais, que destacam a qualidade do papel e a monocromia. O ideal é que você tenha em mente que a identidade visual do casamento seja harmônica desde o convite até as lembrancinhas de casamento.

salvar
Papelaria Levado à letra

Convite de casamento simples

Se você está com o orçamento mais curto ou simplesmente optou por um casamento minimalista, há opções de convites de casamento simples que não deixam de passar a mensagem que os noivos querem. Você pode buscar layouts online para personalizar e no fazer você mesmo o detalhe, no melhor estilo DIY, como uma amarração de rama ou um lato de fita.

Confira: Como organizar um casamento simples e econômico! 

salvar
Dona Amélie – Foto: D51 Fotografia

Convite de casamento rústico

Se o seu casamento será em um ambiente mais próximo da natureza ou se você já determinou a decoração num estilo boho, o convite de casamento rústico é o ideal para você. Convites feitos com papeis reciclados, ecológicos e texturizados são ótimas pedidas para casamentos rústicos e despojados. Também pode-se optar pelos tons mais terrosos. E, nos detalhes, apostar em ramas y barbantes menos tratados.

Veja também: 2o ideias de decoração para o seu casamento rústico!

salvar
Dona Amelie | Foto: Maiatos

Convite de casamento criativo

O convite é um dos melhores momentos para ser criativo no seu casamento. O layout do convite, o tipo de papel, a forma que será embalado, tudo isso pode ser explorado pelos noivos para que a mensagem seja a sua cara!

Você pode, por exemplo, deixar o papel de lado e apostar em outras formas de convite, como balões e quebra-cabeça, ou inovar no formato, criando “passaportes”, marca páginas e “jornais”.

salvar
Foto 1: Amor e Luxo convites

O mais importante aqui é transmitir a essência do casal. Por exemplo, existem pessoas que escolhem referências como equações e números se o casal trabalha na área de exatas, detalhes relacionados ao cinema se são cinéfilos, e outros apostam pelo estilo vintage, se procuram um ar mais sensível e nostálgico.

Convites de casamento clássicos

Se você sonha com um casamento clássico, seu convite deve ter uma apresentação mais formal e elegante. Dentro desse estilo há muitas opções para os noivos: que tal o super clássico, todo branquinho e sem ousadias. Ou o clássico com um detalhe ou toque seu?

A verdade é que os convites clássicos seguem sendo um dos mais procurados. Uma dica é usar o bom e velho branco, ou também o marfim. Papéis texturizados, como o Microcotelê, são bastante indicados.

salvar
Crédito: A Pajarita

Convite de casamentos floral

Uma variação do tradicional super buscada pelos noivos é o convite de casamento floral. Há modelos de convites com flores printadas e outros ainda mais elaborados, com flores em aquarela.

As flores são tendência na decoração de casamentos em todo o mundo e trazê-las em seu convite é transmitir aos convidados o clima romântico que os espera na cerimônia.

salvar
Foto: Tem Amor no Papel

Cores para convite de casamento

Não há limites para a escolha das cores do seu convite de casamento. Leve em conte as tonalidades escolhidas para a decoração do seu casamento e aposte em cores que harmonizem com todo o restante.

Aqui trazemos três cores que são apontadas como tendências em  cores para convite de casamento.

Convite de casamento azul

A Pantone anunciou a tonalidade “Classic Blue” como sua cor do ano, o que significa que ela irá marcar as tendências da moda e do design em 2020. Aposte na variação de tonalidades do azul e escolha algo que harmonize com a sua festa. O azul também pode ser destaque nos detalhes, como flores e outros elementos impressos no convite.

salvar
Phatt Design

Convite de casamento marsala

O marsala foi a cor do ano em 2015 e desde então não saiu mais dos casamentos. A cor que representa a clássica rosa vermelha simboliza o amor, a paixão e dá um toque extremamente elegante, tanto para casamentos clássicos como os casamentos rústicos.

Se o seu convite é branco, que tal apostar em flores aquarela no tom marsala? Ou a fonte na cor marsala? O convite marsala com letras e detalhes dourados também é um clássico à parte.

salvar
La Santé Design e Convites

Convite de casamento rosa

Outra tendência são os papéis e acabamentos em tons de nude e rosé. Aposte em aquarelas, fontes e flores em rosa sobre um papel em um tom nude contrastante. Fica lindo, delicado e super romântico!

salvar
Credito: Jose Villa Photography

Fontes para convites de casamento

Para deixar seu convite com uma carinha ainda mais personalizada, escolha 2 ou 3 tipos de fontes, dando maior destaque para os nomes dos noivos. O ideal é utilizar letras com um traço mais simples, não tão rebuscadas, para facilitar a leitura.

As letras manuscritas de aparência tradicional, como as das fontes Great Vibes, Champignon e Lovers Quarrel, geralmente são utilizadas em convites clássicos. Para convites com uma aparência informal, aposte na conhecida Arial, Alegre Sans ou Headline. São vários estilos com características diferenciadas, por isso, peça indicações para seu fornecedor antes de tomar sua decisão.

salvar
Path Design

Tipos de papel para convites de casamento

O papel utilizado para a criação do convite, também deve estar de acordo com o estilo de seu casamento, por isso muita atenção em sua escolha.

Material de convites de casamento

Papéis tipo Aspen, vegetais e os metalizados, transmitem sofisticação, se adequando perfeitamente a cerimônias clássicas e elegantes. Os reciclados, ecológicos e texturizados, são ótimas pedidas para casamentos rústicos e despojados. O material mais usado é forro em tecido, forro em hotstamping e corte à laser. Os premium são os papéis mais encorpados com gramatura superior à 500g, como os papéis utilizados para douração lateral e o papel algodão utilizado em Letterpress.

Giselle Branco, por exemplo,  utiliza como padrão os papéis Metalizado Aspen e o Markatto Concetto Bianco, sempre com gramatura de 250g (quanto maior a gramatura, mais grosso o papel). “Convites com corte a laser tem ganho espaço e não apenas em papel, algumas empresas especializadas produzem convites em madeira e acrílico”, destaca a empresária. [FOTOSSSSSSSSSSSS]

Tamanho de convites de casamento

Segundo a sócia-proprietária da Dona Amélie, Beatriz Knipfer, o tamanho mais utilizado para convites de casamento é o A5, mas não existe um padrão. “As noivas menos tradicionais e mais despojadas buscam algo não tão grande quanto os modelos convencionais, e na maior parte das vezes escolhem o A5, podendo ser na vertical ou horizontal”, afirma a empresária.

salvar
Tem Amor no Papel

Veja também: Os textos mais românticos para os seus votos de casamento

Outro formato interessante é o quadrado (18 x 18cm ou 20 x2 0cm). Fica super bonito, mais imponente, mas sem perder o despojado e único. “Temos trabalhado também com recortes diferentes, sem ser o corte reto, e com cantos arredondados em alguns projetos que estão em produção nesse momento”, comenta.

Claro que sempre há um modelo preferido, e, de acordo com a idealizadora da Tem Amor no Papel, Raquel Salaro, os formatos mais utilizados são 22x06cm (vertical ou horizontal) e 20x20cm.

Impressão de convite de casamento

A impressão pode ser à laser, opção mais econômica em relação ao offset, impressão digital, ideal para pequenas quantidades, serigrafia, que possibilita a impressão de tinturas claras em materiais escuros, e o Letterpress,  recomendado apenas parapapéis 100% algodão.

salvar
Silvia Galí

Acabamentos e envelopes para convites de casamento

Envelopes, tags, estampas, entre outra infinidade de elementos, contribuem para dar um toque de personalidade ao visual de seu convite. Aposte em fitas e rendas para proporcionar um ar mais romântico, além de lacres e selos de papel para finalizar os envelopes. Você também pode investir em carimbos personalizados com as iniciais dos noivos, indicados para casamentos com tema rústico ou moderno.

Escolha os fornecedores que você quer contatar.