Casamento Consciente - um programa feito por Marina Maciel e mais 40 fornecedores do Rio de Janeiro.

Já parou para pensar o quanto de lixo geramos em um casamento? Como isso pode ser melhor aproveitado? Você vai conhecer aqui o Casamento Consciente e vai aprender a ter mais consciência na vida e nos eventos.

Casamento Consciente - um programa feito por Marina Maciel e mais 40 fornecedores do Rio de Janeiro.
Foto: Divulgação
  • Assessoria de casamento
  • Tendências
  • Ecológico

A Pandemia veio mexendo com as estruturas de muitas pessoas. Um cenário nunca imaginado além dos filmes de ficção científica. Mortes, Medo, Isolamento, Desemprego, foram umas das questões que fomos obrigados a lidar rapidamente. Ela veio mostrar que a vida é rápida e passageira e ao mesmo tempo aumentou a necessidade de estar e comemorar com quem amamos ela também trouxe a reflexão do que temos feito para ajudar o próximo? O que temos feito pra cuidar do nosso planeta e como nossas ações podem impactar positivamente ou negativamente na vida do outro, aliás será que pensamos no outro.

“Eu como cerimonialista sempre achei que a vida é feita de momentos que vivemos e poucos são tão especiais e inesquecíveis como a de reunir duas famílias e amigos para celebrar o amor! Sim o amor é revolucionário, e pode ter certeza de que nunca mais na vida você conseguirá juntar tantas pessoas queridas para celebrar a vida.” contou Marina Maciel

Ao mesmo tempo, como celebrar quando o planeta está em luto? E depois que a festa acaba a verdade é que muitas vezes fazemos vista grossa, para as toneladas de lixo gerado, para o desperdício e para as pessoas que trabalharam para que aquele evento acontecesse. Isso a incomodava antes, e passou a incomodar mais durante a Pandemia, Marina percebeu que os noivos também sentiam esse incomodo e conversando com outros fornecedores eles também compartilhavam do mesmo sentimento.

“E assim durante a Black Friday de 2020 resolvi juntar vários fornecedores para fazer uma green Friday, oferecíamos descontos sim e a cada contrato fechado iríamos doar mudas de arvores nativas. Foi lindo, fizemos um grande plantio coletivo de 1000 mudas e aquela pequena experiencia fez eu querer mais. Ali mesmo naquele dia falei com a Jane do Estudio Puri e com o Roberto Cohen se eles topariam fazer um coletivo de fornecedores. Eles aprovaram a ideia e assim nasceu o instagram do Casar Consciente.” diz Marina Maciel

40 fornecedores se uniram para arcar com os custos desse projeto, ele não tem fins lucrativos, e a Jana coordena todo um conteúdo incrível de ações que podemos fazer para ter mais consciência na vida e nos eventos.

Desde então nasceram ideias e mobilizações incríveis. Em Petrópolis por exemplo o buffet Chez Coz que tem um terreno grande e já fazia compostagem dos resíduos orgânicos da sua produção, começou oferecer esse serviço para outros buffets da cidade, fomos além e oferecemos para os noivos que agora podem destinar todo o lixo orgânico do seu casamento para compostagem. Da mesma maneira entramos em contato com um líder comunitário que agora vai buscar todo o lixo reciclado dos casamentos (garrafas de vidro, papelão, pet) e vende nas cooperativas

Entraram em contato com a CarboNext e desenvolveram uma calculadora de carbono onde os casais podem calcular o carbono gerado no seu evento e compensar através da compra de crédito de carbono certificado para projetos na Amazônia.

Criaram um e-book de pequenas e grandes ações que os noivos podem fazer nos seus eventos para serem mais conscientes e isso envolve cuidar também da equipe que está trabalhando para você, oferecendo alimentação e o cuidado adequado.

Em novembro, tiveram o primeiro evento social na Rocinha, em parceria com a Bees of Love e a associação de moradores da Rocinha, onde apresentaram para os jovens as oportunidades de trabalho no gigante mercado de casamento com oficinas e a oportunidade de um “estágio” em um casamento real em cada uma das áreas.

A ideia é que você não precisa fazer um casamento eco-friendly (se fizer será incrível) para fazer um casamento consciente. E queremos trazer pra junto do nosso projeto casais e fornecedores que geralmente não pensam a respeito, são eles que vão fazer a diferença no final! Tem tanta coisa incrível que podemos mudar, pequenos hábitos e sementes plantadas que no final de mais de 1 milhão de casamento que são feitos por ano no Brasil, fazem uma enorme diferença!

E você, já pensou sobre isso também?

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!