Como combinar o traje do noivo com o sapato: regras com cores!

Muito se fala sobre a difícil busca pelo vestido de noiva ideal, mas a verdade é que o noivo também passa por apuros quando começa a procurar pelo traje perfeito para seu grande dia. Outro detalhe que gera diversas dúvidas é a escolha do sapato, um acessório importantíssimo para a finalização de um look impecável. Se ainda possui incertezas em relação a esta escolha, conheça nossas dicas e descubra Como combinar o traje do noivo com o sapato: regras com cores!

Camargo AlfaiatariaSaiba mais sobre Camargo Alfaiataria
Camargo Alfaiataria – Foto: Além Fotografia

Trajes informais

A informalidade costuma rondar as celebrações diurnas realizadas no campo ou na praia, oferecendo algumas opções de trajes de acordo com o local onde será realizada a cerimônia:

Praia

Noivos que irão participar de uma cerimônia “pé na areia”, geralmente optam por calças de linho, batas ou camisas, sempre em tons claros, como o bege, off white ou até mesmo branco. Neste caso, há a possibilidade de utilizar chinelos e sandálias de couro, Dockside ou Mocassim, nas diversas tonalidades de marrom, das mais clarinhas as bem fechadas.

Já nas cerimônias realizadas de frente para o mar, porém em pisos sólidos como tablados ou jardins, o noivo pode apostar em um costume confeccionado em fibras naturais, ou até mesmo em um terno com direito a colete, porém sem gravata, utilizando cores como o cinza ou azul claro, bege, off white ou branco. Neste segundo caso, são indicados os modelos LoaferDerby Oxford, em cores como o marrom ou camelo, pois as mesmas harmonizam perfeitamente com tons claros e mantém o toque de informalidade.

Saiba tudo sobre Traje de noivo para casamentos na praia: dicas do especialista Eduardo Guinle

Eduardo GuinleSaiba mais sobre Eduardo Guinle
Eduardo Guinle – Foto: Studio Laura Campanella
Ricardo AlmeidaSaiba mais sobre Ricardo Almeida
Ricardo Almeida – Foto: Debora Pintanguy

Campo

Em cerimônias realizadas no campo, são indicados ternos em tons de cinza, caqui ou azul mais clarinhos, proporcionando um visual leve ao noivo. Eduardo Guinle, proprietário da famosa marca masculina que leva seu nome, diz que os noivos devem seguir “o mesmo conceito do casamento na praia, o que nos permite o uso de tecidos diferentes que podem ser mais rústicos a até um esquecido tweed com decote e botões escolhidos a dedo.”

Para fechar a produção, escolha sapatos com modelos como o Oxford, Derby ou Monk Strap, lembrando que no último caso, a calça deve possuir um menor comprimento ou barra mais estreita, para não agarrar nas fivelas. Como os trajes possuem cores claras escolha sapatos em tons de marrom.

Paris 8 NoivosSaiba mais sobre Paris 8 Noivos
Paris 8 Noivos – Foto: Elias Aftim

Trajes em estilo vintage

Cerimônias em estilo vintage se transformaram em uma febre que atinge casais por todo o Brasil. Além de ternos com motivos e texturas diferenciadas, muitos noivos apostam em casar utilizando apenas coletes ou suspensórios, complementando o visual com acessórios como chapéus e gravatas borboletas com estampas ou tons vibrantes. De uma forma geral, os modelos de sapato podem variar entre o sapatênis de couro, Derby BrogueOxford Brogue (modelos com furinhos) , Monk Strap, ou até mesmo uma bota de couro. Se decidir utilizar calçados bicolores ou com alguma cor diferenciada, procure sempre harmonizar com o traje e acessórios.

Carol GuastiSaiba mais sobre Carol Guasti
Foto: Carol Guasti
Ricardo AlmeidaSaiba mais sobre Ricardo Almeida
Ricardo Almeida – Foto: divulgação

Ternos

A cor do terno depende do horário e formalidade do casamento, onde geralmente são utilizadas tonalidades claras para cerimônias informais e escuras para as formais. Os sapatos mais indicados são o Oxford e Derby, seguindo as seguintes combinações de cores:

  • Ternos em tonalidades claras ou off white: sapato marrom.
  • Terno cinza, azul e azul marinho: sapato preto ou marrom.
  • Terno grafite ou preto: sapato preto.

Para o pessoal da Paris 8 Noivos o noivo deve escolher o traje com antecedência e dar a mesma atenção que é dada para a escolha do vestido de noiva, “vai fazer com que o casal brilhe junto”. O ideal é ver todos os detalhes, do traje ao sapato, não esquecendo da gravata e demais acessórios.

Descubra quais são os Trajes de noivo 2018. 32 modelos irresistíveis para os noivos mais elegantes!

Paris 8 NoivosSaiba mais sobre Paris 8 Noivos
Paris 8 Noivos – Foto: Elias Aftim
Ricardo AlmeidaSaiba mais sobre Ricardo Almeida
Ricardo Almeida – Foto: Carlos Galante

Black Tie

Um casamento de gala pede uma composição clássica e elegante, como o famoso dueto smoking + sapato de verniz. Aposte em um sapato modelo Oxford preto, sem muitos detalhes, seguindo sempre a premissa “menos é mais”. Mas se quiser dar um charme à mais em seu look, você pode optar por um Oxford Cap Toe, modelo que possui uma biqueira, capaz de harmonizar perfeitamente com a costura das amarrações.

Saiba também Como escolher a roupa dos padrinhos: conheça as dicas dos especialistas!

Black Tie - NoivosSaiba mais sobre Black Tie - Noivos
Black Tie – Noivos – Foto: divulgação
Camargo AlfaiatariaSaiba mais sobre Camargo Alfaiataria
Camargo Alfaiataria – Foto: divulgação

Dicas para não errar

  • Se pretende realizar uma cerimônia religiosa, lembre-se que o solado de seu calçado ficará aparente para os convidados, por isso, deixe-o guardado para ser utilizado apenas no grande dia.
  • Regra simples: sapatos e cintos devem SEMPRE ter a mesma cor.
  • No momento da escolha, confira a qualidade e o conforto do sapato, para evitar “apertos” durante a festa.
  • O modelo Oxford é o mais tradicional entre os calçados sociais, por isso, se estiver na dúvida, esta será sua melhor opção.
  • Evite calçados com brilho em casamentos diurnos. Sapatos envernizados são mais indicados para casamentos noturnos e formais.
  • Sapatos brancos podem ser utilizados apenas com trajes brancos. Se optou por um traje off white, a melhor escolha é o marrom, evitando diferença de tonalidades entre a roupa e o calçado.

Conheça os melhores Acessórios para noivos: seja o mais elegante no seu casamento!

Ermenegildo ZegnaSaiba mais sobre Ermenegildo Zegna
Ermenegildo Zegna – Foto: divulgação

Agora que você conhece todas as dicas sobre modelos, combinações e cores de sapatos, aproveite para descobrir quais são 0s 10 mandamentos para escolher o traje do noivo: Dicas do expert Eduardo Guinle

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

O caminho do noivo até o altar: 5 dicas super importantes na hora de escolher o traje
O caminho do noivo até o altar: 5 dicas super importantes na hora de escolher o traje
O caminho do noivo até o altar: 5 dicas super importantes na hora de escolher o traje, por João Camargo, da Camargo Alfaiataria.
Como combinar o vestido de noiva com o buquê: as melhores dicas!
Como combinar o vestido de noiva com o buquê: as melhores dicas!
Para conseguir um look inesquecível no dia do seu casamento, combine o seu vestido de noiva com um buquê de flores belíssimo e original. Com certeza ele é o acessório perfeito e o mais cobiçado por mulheres de todo o mundo.
0s 10 mandamentos para escolher o traje do noivo: Dicas do expert Eduardo Guinle
0s 10 mandamentos para escolher o traje do noivo: Dicas do expert Eduardo Guinle
Se você é daqueles que acredita que basta alugar um terno qualquer para o seu casamento, você está muito enganado. Veja as dicas do expert Eduardo Guinle e acerte na escolha do traje do dia mais especial da sua vida!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações