Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!

Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!

Está aí um dilema que quase todas (se não todas) as noivas têm. São muitas pessoas queridas. Muitas, participaram de perto de toda a vida do casal. E então? Dá para convidar todas essas pessoas para serem padrinhos? Qual é a quantidade ideal de padrinhos? Veja as dicas que podem te ajudar a definir!

  • Protocolo
  • Recomendações
  • Convidados
  • Testemunhas

Depois do dilema de fechar a lista de convidados do casamento, pode-se dizer que definir a quantidade de padrinhos é a segunda maior dificuldade dos noivos. A maioria quer incluir todos os grandes amigos, mas tem ainda alguns tios que você ou seus pais fazem questão que sejam convidados. Depois vem o questionamento se caberão todos no espaço escolhido para a cerimônia. Enfim, são muitas dúvidas e, exatamente por isso, perguntamos a quem entende do assunto, qual é quantidade ideal de padrinhos de casamento?  Veja agora as MELHORES dicas!

Confira! Dificuldades em fechar a lista de convidados do casamento? Temos dicas preciosas que irão te ajudar!

salvarpadrinhos de casamento
Foto: Fabio Ferreira Fotografia

Não há limites, mas tem que ter bom senso

O bom senso é o melhor amigo de quem está planejando um casamento, sim? Pois chame-o para perto de si na hora de escolher os padrinhos. “Hoje em dia, com as cerimônias tão personalizadas, o que prevalece é a vontade do casal, mas é preciso ter critérios para essa escolha”, afirma a cerimonialista Marina Maciel.

Na teoria, não importa se você vai casar na igreja ou no cartório, os noivos só precisam de duas testemunhas. Já na prática, a coisa muda de figura. “Algumas igrejas restringem entre 10 a 16 casais, no total. Mas nós já chegamos a realizar um casamento fora da igreja com 25 casais. A etiqueta sugere cinco casais de cada lado para ficar elegante com todos e não passar a ideia de exagero”, explica Luiza de Oliveira, da La Cita Eventos e Produções.

salvarLa Cita Eventos e ProduçõesEntre em contato com La Cita Eventos e Produções
Assessoria e cerimonial: La Cita Eventos e Produções | Foto: Jane Magalhães e Oswaldo Marra

Pisando em ovos!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

É preciso ter cuidado nessa escolha. As meninas da Acontece Cerimonial e Eventos, Camilla Bastos e Paula Estevam, reforçam a ideia de cinco casais para cada lado, pois “as pessoas escolhidas são valorizadas e as que não foram conseguem ser compreensivas. Quando se tem muitos casais como padrinhos, os convidados tem a sensação de que a maioria dos que estão ali presentes são padrinhos, e isso se torna, automaticamente, uma desvalorização de quem não é”.

Mais uma ajudinha aqui! Como escolher os padrinhos e madrinhas de casamento: 24 perguntas para ACERTAR em cheio!

salvarAcontece Cerimonial e EventosEntre em contato com Acontece Cerimonial e Eventos
Assessoria e cerimonial: Acontece Cerimonial e Eventos | Foto: Vanessa Gori

Vocês tem tempo (e paciência)?

Uma coisa é certa: quanto mais padrinhos maior será a duração cerimônia. “Há o tempo de entrada do cortejo e depois de saída. E tem outra coisa que, às vezes, os noivos esquecem, a sessão de fotos, que se torna bem mais demorada e cansativa quando se tem dezenas de casais de padrinhos”, diz Oliveira.

Portanto, pensem se após a cerimônia vocês estarão dispostos a gastar todo esse tempo com tantas fotos enquanto a festa já vai estar a pleno vapor.

A pergunta que não quer calar: Quanto tempo deve durar uma cerimônia de casamento?

salvarLa Cita Eventos e ProduçõesEntre em contato com La Cita Eventos e Produções
Assessoria e cerimonial: La Cita Eventos e Produções | Foto: Lutterbach Fotografia Autoral

Leve em conta o espaço

Condição sine qua non! Às vezes, é o espaço que vai definir a quantidade de padrinhos que você poderá convidar. Marina Maciel fala que “é fundamental pensar no local da cerimônia, se há espaço para acomodar bem todos ou se os fotógrafos conseguirão pegar todo mundo nas fotos no altar.

Além disso, é bom lembrar que algumas igrejas já impõem certas regras quanto à quantidade de padrinhos. Então, não se esqueça de pensar nisso!

Veja também: Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

salvarMarina Maciel CerimonialEntre em contato com Marina Maciel Cerimonial
Foto/Divulgação Marina Maciel Cerimonial

Já foram padrinhos há pouco tempo?

Caso vocês, noivos, tenham apadrinhado um casal amigo há pouco tempo, convém considerar a retribuição do convite neste momento. Mas isso não é uma regra, hein?! Acima de tudo, os noivos precisam estar à vontade para ter ao seu lado no altar, pessoas que realmente gostam.

Coisa de amiga! A melhor amiga da noiva: 25 momentos em que a sua presença é fundamental!

salvarpadrinhos de casamento
Foto: Natalia Freitas Fotografia

Eles são os mais queridos

Sim, há vários critérios práticos e racionais que ajudam a definir a quantidade ideal de padrinhos, mas não se pode negar que, o mais importante é seguir os seus corações. A função de um padrinho é muito especial e deve ser delegada aos mais queridos para os noivos.

“Os padrinhos devem ser aquelas pessoas que participaram da construção do relacionamento, que ambos os noivos tem afinidade, e não só a noiva ou só o noivo. O casal de noivos tem sempre que lembrar do papel daquele padrinho pós cerimônia: eles vão auxiliar nos momentos difíceis da relação, ajudarão a manter acesa a relação do casal, dividirão os mesmos ideiais e filosofias de vida, e farão parte do convívio daquele casal para o resto de suas vidas”, finalizaram Bastos e Estevam.

Isto é uma tarefa para o irmão dos noivos! 6 funções que só os irmãos podem desempenhar no seu casamento

salvarAcontece Cerimonial e EventosEntre em contato com Acontece Cerimonial e Eventos
Assessoria e cerimonial: Acontece Cerimonial e Eventos | Foto: Iphoto Studio

Tomara que este post tenha sido útil com as dicas e dado uma mãozinha nessa difícil tarefa de escolher essas pessoas que tem um papel tão importante na união e na renovação do amor do casal. Veja ainda: O real significado dos padrinhos de casamento: Pense bem em quem você vai convidar!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Marina Maciel Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Acontece Cerimonial e Eventos Assessoria casamentos e cerimonial
La Cita Eventos e Produções Assessoria casamentos e cerimonial

Comentários (4)

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!