Protocolos de entrada na cerimônia religiosa: todos os segredos para brilhar no seu casamento!

Protocolos de entrada na cerimônia religiosa: todos os segredos para brilhar no seu casamento!

Você tem muitas perguntas sobre os protocolos de entrada do cortejo e acomodação dos convidados no local da cerimônia religiosa? Conversamos com especialistas e respondemos uma por uma para você!

  • Protocolo
  • Editor-choice
  • Entrevista
  • Recomendações
  • Cerimônia
  • Noivos

Quando começam a sonhar com o seu grande dia, algumas noivas se questionam – por curiosidade ou precaução – sobre o andamento da cerimônia religiosa. Existe um protocolo a ser seguido? Onde sentam os convidados? Quem leva as alianças? Quem entra primeiro? Se você contratou uma cerimonialista, não precisa se preocupar com nada, pois toda esta parte será orquestrada por ela. Mas se vocês optaram por organizar o casamento sozinhos confira, a seguir, os protocolos de entrada na cerimônia religiosa: todos os segredos para brilhar no seu casamento!

Miniguia de protocolos de casamento tradicionais e INOVAÇÕES: faça a sua escolha!

salvarLoveShakeSaiba mais sobre “LoveShake”
Foto: LoveShake

Acomodação dos convidados

Segundo o protocolo, a noiva se posiciona do lado esquerdo da igreja – para quem está virado para o altar – e este lado corresponde aos assentos de seus familiares e amigos. Seguindo a mesma lógica, o lado direito da igreja fica reservado ao noivo e respectivos familiares.

Quando os pais dos noivos não se posicionam em cima do altar, ao lado dos filhos, os primeiros bancos do local da cerimônia são reservados a eles. A mesma regra de acomodações se aplica aos padrinhos. Quando as madrinhas e padrinhos permanecem em cima do altar com os noivos, os primeiros bancos, geralmente, são destinados aos familiares de primeiro grau e amigos mais próximos do casal.

salvarLucas Lima Fotografia
Foto: Lucas Lima Fotografia

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Os convidados que forem participar de alguma forma da cerimônia também devem ser posicionados em lugares mais próximos ao altar para facilitar o deslocamento.

Antigamente o correto seria cada família sentar no lado da igreja correspondente aos noivos e distantes – nas fileiras – pelo grau de parentesco. Hoje não existe regra, pois os noivos selecionam bem quem eles querem para dividir esse momento. Por isso, hoje os convidados escolhem os assentos livremente. Apenas reservamos os primeiros bancos caso os noivos optem por isso“, diz  Thaís Esmerini, da Princess Assessoria.

Veja como organizar o casamento sem estress em 365 dias: siga esses 107 passos!

salvarPrincess AssessoriaSaiba mais sobre “Princess Assessoria”
Princess Assessoria | Foto: Mel Fotografia

Entrada do cortejo

Segundo o protocolo, os casais de padrinhos são os primeiros a entrar na igreja. Primeiro, os padrinhos do noivo e, depois, os da noiva. Após os padrinhos, entram a mãe da noiva e o pai do noivo – mãe da noiva ao lado esquerdo do pai do noivo. Em seguida, o noivo entra de braços dados com sua mãe – ou alguém que ele tenha escolhido para este momento. O noivo deve esperar pela noiva em pé, no lado direito do altar e recebê-la oferecendo seu braço direito quando ela se aproximar.

Casamento clássico: 8 dicas para arrasar

salvarRodrigo Cypriano FotografiaSaiba mais sobre “Rodrigo Cypriano Fotografia”
Foto: Rodrigo Cypriano Fotografia

A wedding planner Juliana Fontolan, à frente da empresa Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial, explica como costuma proceder: “Cada igreja tem o seu protocolo. Por isso, sigo os costumes e regras de cada uma. Normalmente, iniciamos com os pais dos noivos (mãe da noiva e pai do noivo), padrinhos, noivo, crianças (com plaquinhas ou floristas), a noiva e as alianças.”

Qual o verdadeiro papel do cerimonialista de casamento? Nós respondemos!

salvarJuliana Fontolan Assessoria e CerimonialSaiba mais sobre “Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial”
Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial | Foto: Fabric Studio

Entrada da noiva

A entrada da noiva é um dos momentos de maior expectativa e muita emoção. Após a entrada das damas e pajens, a porta da igreja se fecha para que a noiva se posicione. A noiva dá o braço esquerdo ao seu pai – ou à pessoa escolhida para a escolta – que a conduzirá até o altar para entregá-la ao noivo.

A noiva segura o buquê com a mão direita e, ao se aproximar do altar, deve transferi-lo para a mão esquerda. Lado a lado – o noivo à direita da noiva – caminham até o celebrante.

Quando o noivo vê a noiva pela primeira vez: cliques emocionantes!

salvarTempo Digital FotoSaiba mais sobre “Tempo Digital Foto”
Foto: Tempo Digital Foto

Atraso “regulamentar”

Tradicionalmente, a noiva chega atrasada para a cerimônia. Porém, segundo o protocolo do casamento e mantendo-se as regras de etiqueta, esse atraso nunca deverá passar de 15 minutos – para o noivo, a regra é chegar à igreja 30 minutos antes da hora marcada para a cerimônia.

“Este atraso é uma tradição e ajuda, inclusive, para que todos os convidados possam chegar. Eu combino com minhas noivas para que cheguem 15 minutos após o horário descrito no convite. Caso a cerimônia seja num local muito distante, fora da região central, o máximo de tolerância é de 30 minutos”, diz Mayerling Vaz, da May Eventos Produção, Assessoria e Cerimonial.

salvarMay EventosSaiba mais sobre “May Eventos”
May Eventos Produção, Assessoria e Cerimonial | Foto: Dante Borges

Estes protocolos formais existem há muitos anos e muitos casais ainda preferem segui-los. Porém, não há obrigatoriedade no cumprimento de nenhum deles. Para o seu grande dia, o que vale mesmo são os seus desejos e você pode (e deve!) criar suas próprias regras tornando, assim, sua cerimônia religiosa um momento inesquecível e com a sua cara! Aproveite e conheça os benefícios legais do casamento: saiba o que a lei diz!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

LoveShake Fotógrafos para casamentos
Juliana Fontolan Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Princess Assessoria Assessoria casamentos e cerimonial
Tempo Digital Foto Fotógrafos para casamentos
May Eventos Produção, Assessoria e Cerimonial Assessoria casamentos e cerimonial
Rodrigo Cypriano Fotografia Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!