Manual do convidado gente boa: 15 gafes que você NÃO pode cometer em um casamento!

Ser convidado para um casamento é sempre uma grande honra! E não é para menos: quem é que não gosta de estar presente em um momento tão especial para o casal e ainda ser mimado com boa comidas, bebidas, música para dançar, lembrancinhas, docinhos…? Não dá para negar que é mesmo tudo de bom!

Mas assim como existe uma cartilha de bons costumes a ser seguida pelos noivos, os convidados também precisam ter o mínimo de etiqueta. Não custa retribuir todo este carinho com alguns cuidados simples e nada difíceis! Confira o nosso Manual do convidado gente boa: 15 gafes que você NÃO pode cometer em um casamento e seja o convidado que todo casal espera ter!

Foto: Agoradela Casamentos

1. Entrar na frente do fotógrafo/cinegrafista.  Na entrada da noiva, se tornou comum uma profusão de smartphones na passarela, a ponto de ficar impossível para os fotógrafos pegarem um ângulo livre! Há, inclusive, profissionais que estão começando a pedir aos noivos que coloquem avisos no convite ou na cerimônia “proibindo” as fotos amadoras desse momento. Portanto, controle-se na hora de registrar o clique do celular: sem dúvidas você terá tempo suficiente para postar suas stories do Instagram ou a foto da noiva no Facebook!

2. Responder ao RSVP que vai e não comparecer. Tenha em mente que é muito pior dizer que vai e não aparecer no casamento do que ser honesto e responder que não vai! Assim, os noivos perdem dinheiro e ficam chateados, é claro!

3. Ir vestida de branco. Branco é a cor da noiva. Não importa se você tem um vestido branco incrível – deixe-o para outra ocasião. É extremamente deselegante e todo mundo fica comentando como você foi inconveniente!

Leia também: Como lidar com 12 tipos de pessoas que pensam que o SEU casamento é o DELAS!

4. Dar uma de cerimonialista. Se a cauda ou o véu da noiva está desarrumado, é provável que seja porque ela está prestes a se mover, ou o fotógrafo está pegando outro ângulo. Não tente ajeitar por conta própria.

5. Não atentar para o dress code. Hoje não se coloca mais nos convites a indicação de traje, mas é importante que você esteja atento para o dress code. Pesquise na internet, pergunte para os pais dos noivos. Calça jeans jamais!

6. Levar o presente em mãos. Presentes são sempre bem-vindos, mas o ideal é que sejam entregues diretamente na casa dos noivos e não na festa.

7. Impor a sua presença (e a de outras pessoas!). Sempre espere ser convidado e, quando receber seu convite, observe a quem está destinado e o número de convites individuais. Casar é caro, portanto não leve mais acompanhantes do que o esperado!

Não perca o post 18 perguntas que você NÃO pode NUNCA fazer a uma noiva antes do casamento!

8. Andar no caminho até o altar. Em hipótese alguma ande no tapete ou passarela da cerimônia, opte pelas laterais.

9. Não desligar o som do celular na cerimônia. Nem precisava falar, mas sempre tem um esquecidinho: durante a cerimônia, deixe o celular no mudo ou até mesmo desligue o aparelho!

10. Aparecer apenas na festa do casamento. A cerimônia é a parte mais importante do casamento, e a festa é uma comemoração pelo que aconteceu na celebração do matrimônio. Seja sensível e não apareça apenas na festa!

11. Não respeitar a plaquinha de “reservado” na festa. Antes de correr e marcar seu território na festa, olhe se a mesa escolhida não tem uma plaquinha de reservado e, se sim, respeite. Muitos noivos preferem marcar lugar dos convidados em casamentos.

12. Cumprimentar os noivos antes da hora. Se você não for da família, aguarde até depois das fotos protocolares e primeira dança dos noivos para cumprimentá-los. É muito chato tentar fazer aquelas fotos de casamentos que todos os casais devem ter (e são mais cansativas, mas obrigatórias), sendo interrompidos o tempo todo. Além disso, esse momento é para fotos apenas com as pessoas da família e as escolhidas anteriormente pelos noivos. Fique tranquilo: eles vão tirar fotos com você depois!

13. Atacar a mesa de doces antes da hora. Aguarde após o jantar para ir até à mesa de doces. E pegue seus bem casados na saída.

14. Sair do casamento falando mal. Se você foi convidado, sinta-se muito prestigiado e especial. Dance, coma e beba, divirta-se com os noivos, ajude a tornar esse dia ainda mais incrível. Evite comentários desagradáveis, mesmo que com razão. Aquele dia não vai voltar, então não faz sentido deixar os noivos chateados!

Anderson Crepaldi Fotografia
Foto: Anderson Crepaldi Fotografia

15. Levar coisas para casa sem permissão. Se não forem docinhos e lembrancinhas, provavelmente não é para levar para casa! Copos, guardanapos, vasos, almofadas – tudo isso sairá do bolso dos noivos depois. Não custa lembrar também que o kit toilette é para ser usado conforme a necessidade, e não para encher os bolsos e estocar Band-Aid e afins em casa. Além do mais, fazer isso é muito feio!

Por fim, agradeça o carinho e elogie a festa. O casal vai ficar super feliz e realizado por ter agradado aos seus convidados!

Leia também Pesquisa revela: para ter um casamento de SUCESSO devemos casar entre os 28 e os 32 anos! e Avós como Convidados de honra: razões para amar para sempre!

*Post publicado em 17/08/2017. Post republicado em 03/08/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (6)

Deixe seu comentário

Convidados do casamento real: os melhores looks do enlace de Harry e Meghan
Convidados do casamento real: os melhores looks do enlace de Harry e Meghan
Não só de look da noiva (e do noivo) vive um casamento. Os looks dos convidados do casamento do Príncipe Harry e Meghan também estavam sob a mirada de todos e, como era de se esperar, não nos desapontaram. Confira nossa seleção com os mais bem vestidos!
As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!
As 10 coisas que os convidados mais RECLAMAM nos casamentos: não deixe que isso aconteça no seu!
Já dizia um provérbio muito antigo: “Não se pode agradar a gregos e troianos”. E é exatamente o que acontece no nosso cotidiano e não seria diferente no dia do nosso casamento. Saiba com antecedência do que os convidados mais se queixam e evite alguns deles!
Mara Duarte Assessoria -
 Foto: Jeane Rios
10 conselhos INFALÍVEIS para evitar o estresse antes do casamento!
A etapa dos preparativos deve ser algo prazeroso e divertido. Leia as nossas dicas e saiba como isso é possível!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações