Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!

Quando o sentimento é verdadeiro tudo é permitido, e por este motivo, as cerimônias de casamento não religiosas são cada vez mais tendência!

Cerimônia de casamento não religiosa: ideias diferentes e ousadas!
  • Planejando o casamento
  • Conselhos
  • Noivos

As cerimônias de casamento não religiosas são cada vez mais comuns, afinal, amor não entende de religião e sim de sentimentos. Por este motivo conversamos com os melhores especialistas para saber como deve ser a cerimônia de casamento não religiosa. Confira agora e comece a planejar  o seu grande dia!

salvaraloha fotografia
Foto: Aloha Fotografia

É possível, sim!

Os especialistas em celebração de casamentos acreditam que não há nenhum conflito em organizar uma cerimônia que não tenha nenhuma menção a Deus ou religião. Nesse sentido, eles são unânimes em dizer que os casais apaixonados também podem celebrar seu amor como sempre sonharam. O especialista em cerimonial e protocolo, Paulo Ramos, explica que este tipo de cerimônia pode ficar tão aconchegante e emocionante como qualquer outra.

Veja também Casamento informal nota 10 com ZERO stress: ideias fantásticas para o seu!

salvarPaulo RamosSaiba mais sobre “Paulo Ramos”
Paulo Ramos – Foto – Divulgação

Para isso, Paulo Ramos costuma focar naquilo que o casal acredita, na sua história, porquê decidiram se casar, no amor, no companheirismo, no respeito, na familia, nas coisas do casamento. “Não toco na palavra Deus em nenhum momento, mesmo assim o resultado é uma cerimônia leve e muito romântica que agrada não só aos noivos, mas a todos os convidados“, esclarece. Em todas as cerimônias podem ser incluídos rituais românticos que as tornam ainda mais emocionantes. Um dos mais utilizados é “a cerimônia das areias”.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

salvarFoto Beta e Borelli
Foto: Beta e Borelli

Rituais para a cerimônia

A celebrante Patricia Melo, da Filtro dos Sonhos Celebra, explica que para cada cerimônia cria algo personalizado e que tenha significado para os noivos, principalmente para o momento da troca das alianças. Os casais têm várias opções de rituais para celebrar o casamento. Confira:

Fique por dentro do que Já não se usa… O que será ultrapassado no mundo dos casamentos em 2017?

salvarFiltro dos Sonhos CelebraSaiba mais sobre “Filtro dos Sonhos Celebra”
Filtro dos Sonhos Celebra – Foto: Divulgação
  • Mistura das Areias: o significado maior é a união do casal. Os noivos depositam numa jarra areias geralmente de cores diferentes. Assim como as areias que, uma vez unidas não podem ser separadas, o casal também estará unido para sempre.
salvarFiltro dos Sonhos Celebra Saiba mais sobre “Filtro dos Sonhos Celebra ”
Filtro dos Sonhos Celebra – Foto: Bia Gomes
  • Filtro dos Sonhos: significa a proteção. Familiares ou padrinhos levam partes do filtro que é montado no altar. No final da cerimônia, os noivos saem com o filtro pronto.
salvarFiltro dos Sonhos CelebraSaiba mais sobre “Filtro dos Sonhos Celebra”
Filtro dos Sonhos Celebra – Foto: Divulgação
  • Bênção do Mar: as alianças são lavadas com água do mar simbolizando a bênção do mar e da natureza. Existe a possibilidade de se escolher familiares ou alguém importante para o casal para lavar as alianças.
  • Sem ritual: apenas a troca das alianças, com total liberdade para o casal, já que ideia é que os noivos fiquem satisfeitos e felizes.

Em sua trajetória celebrando casamentos pela Filtro dos Sonhos Celebra, Patricia Melo já organizou cerimônias em que não citava nenhuma religião. Ela explica que os noivos podem ter religiões divergentes também e, nesse caso, optam por uma cerimônia neutra.

salvarFiltro dos Sonhos Celebra 2
Filtro dos Sonhos – Foto: divulgação

A linguagem do amor

Cerimônias para casais ateus, devem ser baseadas nas histórias vivenciadas por ambos, oferecendo ênfase ao amor que os uniu. Durante a celebração, são evidenciados os momentos mais importantes de suas vidas como o primeiro encontro, alguma viagem romântica que desperta belas memórias, o pedido de casamento, entre outras passagens que tragam emoção para a cerimônia.

Noivos que sonham com uma celebração personalizada, exclusiva, emocionante e autêntica, se encantam com o trabalho oferecido por Mauricio Macri. O Celebrante constrói um roteiro baseado nos desejos, histórias, qualidades e estilo do casal, oferecendo cerimônias que duram entre 30 e 40 minutos, capazes de trazer à tona todos os sentimentos que envolvem esta data tão especial.

Com amor, tudo pode acontecer no seu grande dia, inclusive com Noivos com religiões diferentes: saiba como realizar a cerimônia!

salvarEu Caso Vocês | Celebrante Mauricio MacriSaiba tudo sobre Eu Caso Vocês | Celebrante Mauricio Macri
Foto: FG Fotografia

Por isso, a linguagem deve ser poética, romântica, viva e totalmente conectada com a realidade do casal, pois em cerimônias sem cunho religioso, tudo aquilo que o casal possui em comum deve ser evidenciado, mas sem deixar de lado a celebração de suas diferenças. O celebrante deve expressar as razões pelas quais os dois se apaixonaram e o que os motiva a começarem uma vida juntos.

salvarEu Caso Vocês | Celebrante Mauricio MacriSaiba tudo sobre Eu Caso Vocês | Celebrante Mauricio Macri
Celebrante Mauricio Macri – Foto: CLIV

Todos podem amar e casar também!

O casamento é uma união de sonhos, desejos, esperanças e sentimentos, e onde existe amor, também pode existir a troca de votos. Noivos que não se encontram ligados a nenhuma religião, têm a sua disposição as cerimônias ecumênicas, onde podem celebrar sua união respeitando suas opções.

Luciana Rocha faz com que o amor reverbere, respeitando a originalidade e espiritualidade do casal. A celebrante chama essa vibração de som do amor, pois busca ouvir e conhecer cada história para contá-la na sua verdade, atingindo o coração dos noivos e de todos os presentes com a afetividade natural daquela essência. Luciana também é Juíza de Paz e realiza cerimônias desde as mais tradicionais às originais e inovadoras, onde podem ser inseridos rituais ou mensagens de acordo com os desejos do casal.

Veja também nossa lista com 25 frases super inspiradoras sobre amor para usar nos votos do seu casamento!

salvarLuciana Rocha CelebranteSaiba tudo sobre Luciana Rocha Celebrante
Foto: divulgação

A vida é tão maravilhosa a ponto de dar a liberdade para que cada um acredite no que quiser e, mesmo assim, viver os mesmos momentos que todos podem viver, oferecendo a oportunidade de realizar uma união com uma belíssima cerimônia. O que faz um casamento acontecer é o amor entre o casal e a vontade de passar o resto de suas vidas juntos.

salvarLuciana Rocha CelebranteSaiba tudo sobre Luciana Rocha Celebrante
Foto: divulgação

O amor é humano

O amor não está ligado diretamente com a espiritualidade, mas com nossa condição humana, já que somos seres que precisamos de carinho e companhia. A celebração do encontro entre duas pessoas, é tão importante para aqueles que creem em um ser superior, quanto para aqueles que não compartilham deste pensamento. O amor é um sentimento universal e não uma propriedade religiosa.

Desde os 9 anos de idade, Daniela Canever é envolvida com apresentações escolares, declamações de textos e poemas. Daniela acabou crescendo nessa área, até que foi convidada por um casal de amigos para ajudar na elaboração e condução do cerimonial de seu casamento. Este foi o ponto de partida para que a celebrante passasse a transformar cerimônias em momentos mais que especiais, onde a profissional pensa em todas as etapas, incluindo as palavras, entradas, músicas, homenagens, fazendo com que todos mergulhem na história de amor do casal.

salvarCerimonial Daniela CaneverSaiba tudo sobre Cerimonial Daniela Canever
Foto: Anderson Zomer

Um bom exemplo são as atitudes tomadas por crianças pequenas que, antes mesmo de aprender a falar, já demonstram um amor imenso por seus familiares, demonstrando que não precisam seguir nenhum conceito, seja social ou espiritual. Atualmente, muitas cerimônias não possuem a espiritualidade como foco principal e, mesmo assim, podem se transformar em um momento único e emocionante para o casal e seu convidados.

salvarCerimonial Daniela CaneverSaiba tudo sobre Cerimonial Daniela Canever
Foto: divulgação

Quando o sentimento é verdadeiro, tudo é permitido. Agora que você já sabe que é possível e conhece um pouquinho melhor os rituais ecumênicos, que tal levar adiante seu sonho e celebrar seu casamento não religioso com amigos, familiares e tudo o que você tem direito? Entre em contato com os fornecedores entrevistados e comece agora mesmo a planejar sua cerimônia.

Leia também: Cerimonialista e Assessoria de Casamento: qual a diferença?

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!