Noivos com religiões diferentes: saiba como realizar a cerimônia!

Noivos com religiões diferentes: saiba como realizar a cerimônia!

O amor não escolhe o dia, a hora ou a religião! Ele simplesmente chega e muda seu mundo, deixando tudo de pernas para o ar! Se você se encontrou nestas linhas e está passando pelo dilema de qual tipo de cerimônia escolher, conheça todas as possibilidades existentes para casais que possuem religiões distintas!

  • Casamentos religiosos
  • Recomendações
  • Cerimônia
  • Noivos

Noivos de diferentes religiões costumam enfrentar um dilema: como celebrar o casamento? Além de seus próprios sonhos, o casal se depara com as tradições de seus familiares, por isso devem partir em busca de cerimônias capazes de conciliar ambas as crenças, sejam religiosas ou não. Atualmente, existem algumas alternativas que vão desde as celebrações tradicionais, aos singelos ritos simbólicos, que podem ser totalmente personalizados de acordo com os desejos dos noivos! leia agora a matéria: Noivos com religiões diferentes e saiba como realizar a cerimônia!

Veja também Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!

salvarrel simone lobo2Saiba mais sobre “Simone Lobo”
Foto: Simone Lobo

O amor acima de tudo!

Antes de mais nada, os noivos devem conversar sobre quais são seus sonhos para este dia tão especial! Alguns casais chegam ao consenso de celebrar a união em apenas uma religião, mas se não é este o seu caso, lembre-se de sempre respeitar a posição de seu parceiro para chegar a uma decisão que agrade a ambos! Conheça algumas alternativas que podem ajudar em sua decisão:

  • Duas cerimônias

Esta é uma possibilidade que gera maior custo, mas vêm sendo utilizada por noivos que não abrem mão de celebrar seu casamento dentro dos locais religiosos que frequentam. A igreja católica, por exemplo, costuma aceitar celebrações onde um dos noivos não é batizado ou possui uma religião diferente, porém, existe a exigência de uma permissão prévia fornecida pelo bispo da diocese escolhida para formalizar a união.

Está com Dúvidas sobre cerimonial de casamento? Encontre todas as respostas aqui!

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Celebrante, poeta e autor do livro “Tamanho de Flor”, Lucas Lujan possui formação em Teologia e pós-graduação em filosofia e história. Há mais de 7 anos realizando celebrações recheadas de emoção, Lucas acumula uma grande experiência e trabalha através de um processo criativo que passa por uma conversa com os noivos, com a finalidade de elaborar uma cerimônia completamente personalizada.

salvarLucas Lujan Saiba mais sobre Lucas Lujan
Foto: divulgação
  • Cerimônia entre cristãos

Uma boa alternativa são as celebrações ecumênicas, que adotam noivos de diferentes religiões cristãs! Esta é uma cerimônia mista, na qual os noivos contam com dois celebrantes, um de cada religião, que se responsabilizam pela condução do casamento segundo suas próprias tradições. Muitos padres e pastores aceitam este tipo de celebração, inclusive dentro de suas próprias igrejas ou templos, então aproveite para se informar em sua congregação!

Padre Wagner é Celebrante de Casamentos dentro do ritual Católico e vai ao local que os noivos desejarem. Seus pilares são: personalização do casamento, celebração descontraída e emotiva. Ele é um sacerdote independente que vai realizar a sua cerimônia seja qual for a situação,  sem muita burocracia.

salvarPadre Wagner
Padre Wagner – Foto: Vips Fotos
  • Cerimônia inter-religiosa

Este é outro tipo de cerimônia mista, que celebra a união entre noivos de diversas religiões, como a judaica, cristã, budista, entre outras. Neste caso, o casamento costuma ser realizado em locais não religiosos, como sítios, salões, hotéis e até mesmo em casa, lembrando que os costumes dos noivos devem ser respeitados, evitando discursos, bebidas e outros detalhes que não estejam de acordo com ambas as crenças.

Conheça os melhores Lugares para casamentos Boho ou Rústicos pelo Brasil: um super guia para você!

salvarrel yuri cruz1Saiba mais sobre “Padre Yuri Cruz ”
Celebrante: Padre Yuri Cruz – Foto: divulgação
  • Cerimônia com celebrantes ou juiz de paz

Esta é uma celebração muito bacana, sem cunho religioso, na qual os noivos podem optar por um celebrante, juiz de paz, ou até mesmo aquele grande amigo que acompanhou de perto toda a história do casal! Este tipo de cerimônia pode ser totalmente personalizada incluindo alguns rituais como o do vinho, das areias, do fogo ou da árvore, que marcam de uma forma diferente a união do casal!

Confira quais são os Diferentes rituais de cerimônias de casamento e seus significados!

A Presente em Palavras se dedica a fazer de sua celebração o momento mais especial, emocionante e lembrado da festa, através do incrível trabalho realizado por uma equipe de escritores e contadores de histórias especializados em emocionar. Criada pelas atrizes Mari Hein, Cacau Merz e Natalia Bastos, a empresa oferece novas metodologias e 3 diferentes pacotes, atendendo perfeitamente os desejos e necessidades do casal.

salvarPresente em Palavras Saiba mais sobre Presente em Palavras
Foto: divulgação

Pais e familiares

Alguns pais e familiares não concordam com celebrações dentro de outras religiões, por isso os noivos devem ter muita calma e paciência no momento em que forem expor sua decisão. Converse demonstrando o quanto a religião é importante para você e seus ensinamentos não serão deixados de lado, e que justamente por causa destes ensinamentos, você passou a ser uma pessoa que pratica o amor e aprendeu a respeitar os sonhos e desejos de seu parceiro!

A recepção

Os noivos devem estar atentos não apenas à cerimônia, mas também a recepção! Certas religiões não aprovam o consumo de determinadas carnes, e outras, não aprovam bebidas alcoólicas e alguns tipos de música, por isso o ideal é que os noivos procurem buscar informações sobre a religião de seus parceiros, para que possam entrar em um acordo sobre a organização da festa!

salvarrel yuri cruz2Saiba mais sobre “Padre Yuri Cruz”
Celebrante: Padre Yuri Cruz – Foto: divulgação

Além da cerimônia existe a questão de ter efeito civil. A Casar pra Valer – Juíza de Paz Marise Costa oferece assessoria para os noivos quanto ao processo civil, além de ser uma celebrante experiente, tem o dom de escrever e falar em público. Garantia de uma cerimônia personalizada, exclusiva, emocionante e com efeito civil.

salvarCasar pra Valer - Juíza de Paz Marise CostaSaiba mais sobre a Casar pra Valer - Juíza de Paz Marise Costa
Casar pra Valer – Juíza de Paz Marise Costa – Foto: Campos Fotografia

O importante é não esquecer de que este é um momento de celebração do amor, e por isso as decisões devem se basear no respeito mútuo. Os dois devem ficar felizes com a escolha, para que no futuro, ambos possam ter recordações divertidas e emocionantes deste dia tão especial! Aproveite para descobrir Quais serão os 10 momentos mais emocionantes do seu casamento? Nós sabemos!

*Post publicado em 21/12/2016 e republicado em 04/05/2019

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!