Tudo sobre Casamento Evangélico: Organização, dúvidas, requisitos...

Os casamentos evangélicos têm crescido mais a cada dia. Repleto de louvores, homenagens e protocolos. Hoje, vamos contar tudo para você.

Tudo sobre Casamento Evangélico: Organização, dúvidas, requisitos...
  • Casamentos religiosos
  • Conselhos

Os casamentos protestantes, evangélicos, crentes ou cristãos crescem a cada dia. São realizados por um pastor ou pastora.  Podem ser de diferentes denominações e com diferentes tradições e ritos. O mais importante é que se baseiam em versículos da bíblia e o pastor ou pastora seguem acompanhando o casal e dando suporte durante toda a vida.

Qual a diferença entre o casamento católico e evangélico?

O casamento evangélico é feito por um pastor ou pastora que podem fazer o efeito civil ao mesmo tempo. O casamento pode ser dentro de uma igreja evangélica ou fora, diferente da igreja católica que tem um padre como celebrante e só pode ser realizado dentro de uma igreja.

Como é um casamento evangélico?

O pastor ou pastora entram ou não pela nave, cumprimenta os presentes e anuncia o início do casamento com uma oração.

Em seguida, acontece o cortejo:

Entrada do noivo

Entrada dos pais e padrinhos

Entrada das crianças com a Bíblia

Entrada da noiva

Entrada das alianças

O que o pastor fala no casamento evangélico? 

Publicidade

O pastor ou pastora fará uma leitura e reflexão sobre o casamento incluindo algumas referências e algumas passagens bíblicas.

Geralmente o pastor pede para todos se colocarem em pé e fazem uma oração pelo casal.

Algumas igrejas evangélicas tradicionais têm reverendos que acompanham a cerimônia com o pastor. Se esse for o caso, esse é o momento que o reverendo lê uma passagem da bíblia sagrada.

A igreja geralmente presenteia o casal com uma bíblia.

Acontece então, a entrada da dama de honra e pajem com as alianças. O pastor, pastora ou reverendo abençoa as alianças lê uma mensagem sobre a importância da aliança e geralmente diz que um cordão de 3 dobras não se quebra.

Acontece os votos do casal, que podem ser repetidos ou espontâneos.

O pastor autoriza o beijo do casal

Faz novamente uma oração e momento da bênção

O casal cumprimenta os pais e padrinhos, já faz as fotos oficiais com eles no altar e saem.

Como são os votos de casamento evangélico?

Na hora dos votos, pode-se repetir os votos feitos pelo pastor, que geralmente é:

Votos tradicionais de casamento

“Eu (nome do noivo ou da noiva) recebo a ti, (nome do noivo ou da noiva), como minha legítima esposa (ou meu legítimo marido),
Prometo ser fiel,
Amar-te e respeitar-te
Na alegria e na tristeza,
Na saúde e na doença,
Na riqueza e na pobreza,
Por todos os dias das nossas vidas”

Votos espontâneos de casamento

Mas alguns noivos preferem contar a história do casal ou fazer uma homenagem

Em alguns casos, podem cantar uma a música que fale sobre amor.

Rituais que podem ser feitos em um casamento evangélico

Alguns noivos e algumas igrejas gostam de incluir rituais em seus casamentos, separamos alguns deles para exemplificar:

Leitura de passagens bíblicas para casamento

Geralmente chamam os pais, um reverendo ou padrinho para fazer a leitura de um dos seguintes textos:

Gênesis 1:27,28

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.

Coríntios 13:4-8

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

Eclesiastes 4:9-12

Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho. Pois se caírem, um levantará o seu companheiro; mas ai do que estiver só, pois, caindo, não haverá outro que o levante. Também, se dois dormirem juntos, eles se aquentarão; mas um só como se aquentará? E, se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa.

Rute 1.16-18

Deus mudou o teu caminho até juntares com o meu e guardou a tua vida separando-a para mim. Para onde fores, irei; onde tu repousares, repousarei. Teu Deus será o meu Deus. Teu caminho o meu será.

Filipenses 2:2

Completai a minha alegria de modo que, penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento.

Cânticos 8:7

Nem muitas águas conseguem apagar o amor; os rios não conseguem levá-lo na correnteza. Se alguém oferecesse todas as riquezas da sua casa para adquirir o amor, seria totalmente desprezado.

Rute 1:16-17

Trate-me para não deixá-lo, Ou de voltar de seguir-te; Para onde quer que você vá, eu irei; E onde quer que você apresentar, vou apresentar; O seu povo será o meu povo, E seu Deus, meu Deus. Onde você morrer, eu vou morrer, E ali serei sepultada. O Senhor fazê-lo para mim, e outro tanto, Se alguma coisa, mas a morte peças você e eu.

Cantares 8:7

“As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam”

Cantares de Salomão 8:6-7

Põe-me como selo sobre o teu coração, como selo sobre o teu braço; porque o amor é forte como a morte; o ciúme é cruel como o Seol; a sua chama é chama de fogo, verdadeira labareda do Senhor. 7 As muitas águas não podem apagar o amor, nem os rios afogá-lo. Se alguém oferecesse todos os bens de sua casa pelo amor, seria de todo desprezado.

Marcos 10:6-9

Mas no princípio da criação Deus ‘os fez homem e mulher’. ‘Por esta razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois se tornarão uma só carne’. Assim, eles já não são dois, mas sim uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe”.

Cerimonia de lava pés em casamento

Antigamente o anfitrião, para expressar sua hospitalidade e cordialidade, concedia ao convidado ou hóspede um servo com uma bacia com água para que fizesse a lavagem dos pés. Em memória de Jesus Cristo ter feito com os seus discípulos em seu último encontro com eles deu ainda mais importância ao ritual.

É um rito que vem sido adotado por casais cristãos, pelo seu significado. O costume de lavar os pés é citado na Bíblia por diversas vezes, e com um jarro de água, uma bacia e uma toalha é possível reproduzir esse ritual na cerimônia entre os noivos e também seus pais, como uma demonstração de humildade, amor ao próximo e de satisfação em servir.

salvarRitual casamento lava pés em casamento evangélico
Divulgação

Momento de louvor e adoração em casamento

Além das músicas do cortejo, entrada dos noivos, benção… Pode ser que o casal escolha um louvor em homenagem a Deus. Ambos podem cantar uma canção ou apenas ouvir o grupo de louvor, coral ou orquestra nesse momento.

Listamos 90 músicas gospel para casamento evangélico

Vestido de noiva modesto

A noiva das igrejas mais tradicionais, adotam um estilo modesto. Evitam usar maquiagem, pintar as unhas e tingir os cabelos e se mantém o mais natural possível no dia do casamento.

Vestido de noiva modesto

9 requisitos de um vestido de noiva modesto ou evangélico

O vestido de noiva modesto, evangélico tradicional devem seguir os padrões que citamos abaixo:

1. Decote de vestido de noiva evangélico

O ideal é que siga os dois dedos sob o poço da garganta, o que dá, aproximadamente, uns três centímetros a cinco centímetros da base do pescoço. Ou seja, descendo 5cm da base do pescoço ou 3cm do poço da garganta, atinge-se o mesmo ponto final de distância para um decote adequado, na frente, nas costas e em direção aos ombros.

2. Nudez do colo ou busto

O colo deve estar sempre coberto. O colo é aquela parte entre o pescoço e os seios, uma região muito comumente exposta em noivas que usam decotes, blusas/vestidos de alças e tomara-que-caia. Essa parte do corpo é exposta com o intuito de deixar a mulher mais sexy, e dependendo do decote, até provocante, pois chama a atenção de quem olha, conduzindo o olhar diretamente para os seios, especialmente quando o decote é em V.

3. Evite braços de fora

Os braços são considerados partes “menos honestas” do corpo, e por isso devem permanecer cobertos, pois eles podem conduzir o olhar para partes que não devem ficar à mostra, especialmente se a cava do vestido for grande. Além do mais, segundo a igreja evangélica tradicional, os braços cobertos são mais elegantes.

4. Proibida a nudez dos ombros

Se os braços devem permanecer cobertos, tanto mais os ombros o devem também, já que eles se encontram entre o braço e o tronco. Quando há a combinação de braços nus com ombros nus e colo nu, há uma superexposição da parte superior do corpo, o que provoca uma nudez parcial, e isto pode, com muita facilidade, produzir no sexo oposto pensamentos e/ou desejos desonestos.

5. Nada de nudez das costas

Assim como a combinação de nudez do colo + nudez dos ombros, costas de fora também possuem o mesmo efeito da nudez parcial, justamente para provocar os olhares. É bastante constrangedor estar, por exemplo, na igreja (ou em qualquer outro lugar) e ver, no banco da frente, alguém com uma frente única ou com um tomara-que-caia, pois parece que a pessoa está pelada.

6. Comprimento ideal para o vestido de noiva modesto

Aqui entra outro ponto importante. O comprimento de vestidos modestos deve ser de, no mínimo, cerca de 20 cm abaixo do joelho, para que fiquem sempre cobertos em qualquer posição, especialmente quando a mulher se senta. Claro que em um vestido de noiva tradicional, longo, isto nem é motivo de preocupação, mas se alguma noiva for se casar de dia numa cerimônia mais informal e quiser usar um vestido mais simples e de comprimento menor, é bom se atentar para isto também.

Veja aqui alguns modelos de vestidos de noiva simples

7. Não usar o vestido de noiva justo

Um vestido modesto jamais deve ser justo, colado e/ou revelador.

8. Transparência

Um vestido de noiva modesto não deve ser transparente. Você até pode fazer uso de um tecido fino e transparente, como chiffon, renda, entre outros, porém deve sempre haver um forro por baixo das peças com transparência. Você pode tirar partido de tons diferentes para o forro para fazer contraste com o tecido de cima, como, por exemplo, para destacar o desenho de uma renda.

9. Não usar cores e Tons Nude para vestido de noiva modesto

A cor nude é a cor que imita os tons da pele. Como as pessoas possuem tons de pele diferentes, a cor nude, para cada uma, será de uma tonalidade diferente. O problema dos tons nude é que eles simulam a nudez com o tecido sobre o corpo, o que é completamente inconveniente e inadequado numa veste cristã. Portanto, esse tipo de cor não deve ser usado por uma mulher cristã, nem em vestidos de noiva, nem em vestidos ou peças de roupas em geral.

Depois de analisarmos cada um destes nove pontos, podemos dizer que um vestido é digno, formoso e pudico quando ele obedece as restrições desses pontos acima, porque ele não vai expor o corpo da mulher, ao contrário, vai embelezá-lo do modo apropriado a uma mulher cristã. O vestido da noiva católica deve ser como um estandarte de pureza e recato; visível, reconhecível e irrepreensível.

Como se vestir em um casamento evangélico?

Foi convidada para um casamento evangélico e não sabe qual vestido usar? Procure modelos modernos, elegantes e sofisticados. Seguir os mesmos padrões do vestido da noiva em relação ao comprimento, transparência, colo, decote… E pode usar e abusar das rendas

 

Veja também os versículos bíblicos para o convite de casamento: as mais lindas palavras!

Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!