Como escolher a igreja para o casamento: estas 5 dicas são essenciais para decidir!

Como escolher a igreja para o casamento: estas 5 dicas são essenciais para decidir!

Veja algumas dicas que todas os noivos precisam saber antes de escolher a igreja onde irão se casar!

Como escolher a igreja para o casamento: estas 5 dicas são essenciais para decidir!
Foto: Fabi Soares Fotografia
  • Casamentos religiosos
  • Recomendações
  • Igreja

Um dos primeiros aspectos que vocês precisam ter em conta e resolver antes de iniciar qualquer preparativo do casamento é decidir: vocês casarão na igreja? Muitos fatores entram nessa equação desde tradições familiares, localização, número de convidados, arquitetura, possibilidades de decoração, logística entre outros.

Para facilitar essa tarefa e para que vocês possam escolher a igreja para o casamento perfeita para vocês, confira aqui nossas 5 dicas! Não perca!

Passo 1. A sua relação com a igreja

Provavelmente, se vocês escolheram casar na igreja, é porque ela desempenha um forte papel na vida do casal. Então nada mais normal do que escolher por uma igreja que tenha um significado especial para você ou para ambos. A Igreja pode ser aquela que vocês costumam frequentar e possuem um relacionamento com o paroquio, onde algum de vocês foi batizado, fizeram a primeira comunhão, onde os seus pais ou seus sogros se casaram. “Diante de tantas possibilidades, alguns fatores devem ser levados em conta como, por exemplo, se o casal já frequenta e tem relacionamento com o paroquio. Se a resposta for positiva, certamente esta igreja deve ser a escolhida, pois já faz parte da história de vocês. A partir dela, vocês deverão partir para a busca do espaço para a recepção”, comenta Renata Gonçalo Dias, da Entrelaçados Assessoria e Organização de Eventos. Enfim, nada mais bonito do que escolher uma Igreja não só por sua beleza, mas também por tudo o que ela representa para vocês.

salvarIgreja Nossa senhora do Carmo da Antiga Sé Foto Thrall Photography
Igreja Nossa senhora do Carmo da Antiga Sé Foto Thrall Photography

Passo 2. A arquitetura e decoração

Algumas igrejas possuem uma arquitetura marcante, cheia de detalhes, outras uma arquitetura mais clean, que pode combinar com diversos tipos de decoração. Se você não possui uma Igreja preferida, ou está em dúvida entre algumas, recomendamos que você avalie se a arquitetura da Igreja em si combina com o estilo de decoração que vocês têm em mente.

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

É muito importante que a decoração escolhida case perfeitamente com a arquitetura do local, que não destoe nem seja algo exagerado. Recomendamos que vocês façam uma lista com as principais igrejas e que vocês visitem cada uma delas antes de tomar qualquer decisão.

Além disso, muitas igrejas trabalham em parceria com alguns decoradores fixos. É importante então conversar com esses profissionais para ver se o estilo do seu trabalho combina com o que vocês procuram.

salvarFoto Thrall Photography
Foto: Thrall Photography

Passo 3. Localização estratégica

Um fator que vocês também precisam considerar no momento da escolha da igreja é a sua localização. É preciso facilitar a chegada dos convidados e o posterior traslado ao local da festa, por isso ambos lugares precisam estar relativamente próximos, principalmente se o casamento for realizado nas grandes cidades que sempre estão sujeitas ao trânsito. “Se o casal não frequenta nenhuma igreja especifica, e já definiu o espaço para a recepção, a melhor opção seria escolherem por alguma que esteja mais próxima ao local da festa. Tomamos este cuidado, pois os convidados não ficam muito confortáveis com grandes deslocamentos”, explica Renata.

Se vocês querem se casar na igreja, converse com a sua assessora de casamento, com certeza ela ajudará a encontrar a melhor maneira para facilitar a locomoção dos convidados, seja contratando um transporte fretado para ocasião, fazendo algum acordo com estacionamentos próximos ou contratando um serviço de valet.  

salvarFoto Aloha Fotografia
Foto Aloha Fotografia

Passo 4. As características do lugar

Talvez, uma das coisas mais importantes que vocês precisam prestar atenção também é a iluminação para poder ter assim os melhores registros deste dia tão especial, assim como uma acústica impecável que permita que todos os convidados possam acompanhar a cerimônia claramente. Leia também: Protocolos de entrada na cerimônia religiosa: todos os segredos para brilhar no seu casamento!

Outro fator que merece atenção é o horário escolhido para a cerimônia. Se vocês escolherem uma Igreja que está localizada no centro, ou em um bairro muito movimentado, nós recomendamos que vocês fujam de horários de pico. Afinal, seus convidados podem se ver afetados pelo trânsito ou o grande fluxo de pedestres podem atrapalhar a saída da igreja e a chuva de arroz.

Além disso, a igreja escolhida precisa possuir capacidade para acomodar todos os seus convidados confortavelmente. Para isso, é preciso elaborar uma lista de convidados “base” antes de entrar em contato com as igrejas e ver se as igrejas que vocês gostam acomodam o número desejado. A assessora Renata Gonçalo Dias também dá outra dica: “o número de convidados também influencia na decisão. Ninguém quer ter a sensação de que a igreja é demasiadamente grande para um público mais íntimo. Neste caso, escolham por aquela que torna o ambiente mais acolhedor”.

Veja como escolher o fotógrafo perfeito para o seu casamento!

salvarFoto Luiz Mazinho 01
Foto: Luiz Mazinho

Passo 5. Se organize com antecedência

Sabemos que muitas igrejas possuem agendas super concorridas e têm uma lista de espera que pode chegar a anos. Se você realmente que casar em alguma dessas igrejas é preciso se organizar com bastante antecedência.

Mesmo no caso de igrejas menos concorridas, recomendamos que você reserve a data escolhida com pelo menos um ano de antecedência. Dessa maneira você terá tempo suficiente para poder dedicar-se a supervisionar os preparativos com tranquilidade e coordenar tudo com a sua assessora, podendo lidar com qualquer inconveniente que possa surgir no meio do caminho.  

salvarFoto Aloha Fotografia
Foto: Aloha Fotografia

Siga as nossas dicas e o seu coração e escolha a igreja que mais tenha a ver com vocês! Quer conhecer os melhores buffets de casamento de São Paulo? Então não deixe de ler: Top 10 Buffets de casamento em São Paulo: descubra sabores irresistíveis!

Se você mora no Rio de Janeiro, leia também:  Buffet de casamento no Rio de Janeiro: os 10 melhores!

* Post original de 30/08/2014 publicado por Mariana. Post atualizado em 15/03/2019.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Entrelaçados Assessoria e Organização de Eventos Assessoria casamentos e cerimonial

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!