Casamento civil: o que você precisa saber

Para os casais que não sonham com um casamento luxuoso ou com uma cerimônia lotada, a realização do casamento civil é uma ótima alternativa. Ou até para os homens e mulheres que preferem investir o dinheiro de uma festa para curtirem uma lua de mel mais bacana ou comprarem os itens que faltam na casa em que irão viver juntos.

O casamento civil é uma solução menos burocrática, mais rápida, mais barata e acaba sendo, também, uma reunião mais íntima, pois não há como levar para o cartório um número muito grande de pessoas.

casamento civil
Foto: Sebastian Gemino Fotografia

Decisão tomada pelo casamento no civil? O primeiro passo é procurar o cartório mais próximo da residência de um dos noivos para dar entrada nos papéis. E não se preocupe, nós ajudamos a escolher a roupa para o casamento civil e a separar todos os documentos que você vai precisar.

Opções de regime de bens

Casamento não envolve só amor, mas também questões financeiras. Então é importante que o casal reflita e concorde sobre qual será o regime de bens escolhido. Conheça as opções:

Comunhão parcial de bens

No regime de Comunhão parcial de bens, todos os bens adquiridos após data do casamento serão comuns ao casal. Ou seja, qualquer bem anterior à união adquirido de forma individual, continua sendo individual. Esta é a maneira mais simples, que não requer nenhum documento extra para o grande dia.

Comunhão universal de bens

Tudo que é meu, é seu! Se os noivos optarem pela comunhão universal de bens, todo e qualquer bem, seja ele anterior ou posterior à data do casamento serão comuns ao casal. Nesta opção, é preciso fazer um pacto-nupcial em um tabelião de notas antes de seguir para a entrada do pedido no cartório.

Separação total de bens

No regime de separação total de bens, a posse individual continua como era antes do casamento. Todos os bens individuais de cada um continuam sendo individuais, sejam eles adquiridos antes ou depois da data do casamento. Neste caso, assim como na união universal de bens, é preciso apresentar para o cartório o pacto-nupcial feito em um tabelião de notas.

casamento civil
Foto: Kalina Grabowski Fotografia

O que é preciso levar ao cartório?

Para dar entrada no pedido de casamento é necessário levar a certidão de nascimento atualizada dos noivos, RG e CPF, comprovante de residência e também fazer o pagamento de uma taxa que varia de cartório para cartório. Depois disso, o casal terá que voltar cerca de trinta dias depois para a concretização do casamento civil.

Se um dos noivos for divorciado, some à lista a certidão do casamento anterior com o registro do divórcio, se for viúvo, será necessário levar a certidão do primeiro casamento e a certidão de óbito do cônjuge falecido.

Ah, e não se esqueça de levar também suas testemunhas na primeira visita ao cartório! Elas devem ser conhecidas do casal, maiores de 18 anos, alfabetizadas e precisarão apenas do RG em mãos. E no dia de trocar alianças, também será necessária a presença de duas testemunhas com os mesmos requisitos, que podem ser os padrinhos da união. Você também poderá levar alguns convidados mais íntimos, como os pais dos noivos e amigos próximos para que façam parte deste momento tão especial.

Não perca: sapatos de noiva coloridos para dar cor ao look!

casamento civil
Foto: Marcelo Vallin

Como é realizado o casamento civil?

A cerimônia do casamento civil no cartório é realizada por um Juiz de Paz e leva cerca de 30 minutos. Os noivos deverão confirmar suas vontades de se casarem e assinar os termos definidos anteriormente, como o regime de bens definido, que constarão na certidão de casamento.

Há ainda opções para a realização do casamento civil fora do cartório, em um buffet escolhido pelo casal ou junto com a celebração religiosa. Para estar opções, cheque com o cartório escolhido as datas e prazos para a realização do seu casamento.

E mesmo que não haja um festão ou cerimônia religiosa, não se esqueça de contratar um bom fotógrafo para guardar as lembranças deste dia tão importante na vida do casal.

Veja como escolher o fotógrafo do seu casamento em 5 passos.

Foto: Fernanda Ferraro Fotografia

O que vestir no casamento civil?

O traje para este tipo de casamento pode ser mais simples do que seria para um casamento na igreja, por exemplo. Mas não há problemas em realizar o sonho de se vestir de noiva ou noivo mesmo para o casamento no civil. O dia de oficializar a união perante a lei é um grande passo na vida do casal e merece um visual à altura.

Veja algumas noivas lindas e estilosas em seus casamento civil.

Veja opções de vestido de noiva para a união civil. Modelos deslumbrantes!

Foto: Tati Castilho

Vale lembrar que casamentos homo e heteroafetivos não diferem legalmente. Todo o trâmite, direitos e documentos necessários para a união civil são os mesmos.

Aproveite cada detalhe deste momento importantíssimo da sua vida!

Post publicado em 27/07/2011. Post atualizado em 24/04/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (30)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!
Como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!
Aposte em elementos diferenciados e rituais românticos para deixar seu casamento civil com a sua cara! Veja como personalizar o seu casamento civil: cada detalhe com o seu estilo!
11 pessoas que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!
11 pessoas que você NÃO precisa convidar para seu casamento, se você não quiser!
O casamento é um dia repleto de amor, alegrias e esperanças, e nada mais justo do que compartilhar este momento junto a pessoas que sejam realmente especiais em suas vidas! Se está em dúvida sobre determinados convidados, saiba quais são os 11 tipos de pessoas que você NÃO precisa convidar para o seu casamento!
Foto: Amanda Francelino Fotografia
Diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!
Você já pensou sobre o local onde irá realizar a troca de alianças? Ou sobre o profissional que irá registrar o momento mais importante de sua vida? Se ainda está com dúvidas, confira nossas dicas em diga-me onde vai casar e te direi de qual fotógrafo você precisa!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações