Tudo que você precisa saber sobre o casamento civil

Casamento civil simples e barato. Foto: Eric Velado

Para quem quer casar e não tem dinheiro para grandes festas, o casamento civil é uma alternativa simples e barata. Para aquelas mulheres que não tem o sonho de se casar na igreja de branco e também não podem gastar muito, o casamento civil é a melhor alternativa. Ele é uma solução menos burocrática, rápida e acaba sendo uma reunião mais intima, pois não há como levar para o cartório um número muito grande de pessoas. O ideal é que acompanhem a cerimônia as duas testemunhas necessárias para a assinatura e validação do casamento, padrinhos e pais.

Quando o casal decide que vai casar e que a cerimônia vai ser no civil, o primeiro passo é procurar o cartório mais próximo da residência de um dos noivos para dar entrada nos papéis. É necessário levar a certidão de nascimento atualizada, o RG e também fazer o pagamento de uma taxa que depende do que for estabelecido pelo cartório da sua cidade. Depois disso, o casal terá que voltar trinta dias depois para a concretização do casamento civil.

Casamento civil: uma reunião mais intima. Foto: Rodrigo Zapico

A cerimônia é realizada por um Juiz de Paz e costuma ser muito rápida, leva entre 15 minutos e meia hora. Ele fala algumas palavras aos noivos, que depois de confirmarem a vontade de casarem-se assinam os termos e recebem a certidão de casamento.

Nesses termos deve constar o tipo de contrato a ser assinado para a divisão de bens. Podendo ser Comunhão Universal de Bens (todos os bens adquiridos antes e após o casamento pertencerão igualmente a ambos), Comunhão Parcial de Bens (serão bens comuns os que forem adquiridos apenas após o casamento) ou ainda Separação Total de Bens (os bens somente pertencerão ao titular do documento de sua aquisição).

Casamento civil é rápido e menos burocrático. Foto: Eric Velado

O traje para esse momento dispensa exageros.  Para as mulheres a roupa para o casamento civil deve ser um vestido discreto ou até mesmo um tailleur que esbanjem elegância e simplicidade. Para os homens um traje de terno e gravata é o ideal.

Vestidos simples e elegantes. Foto: Pronovias (esquerda) Frans bavieira (direita)

Por outro lado, se além do casamento civil o casal optar pelo casamento religioso, tem que ficar atento aos prazos, pois o mesmo só pode ser realizado junto com o civil ou posteriormente.

E não se esqueça, mesmo que não haja festa ou cerimônia religiosa, o casamento no civil deve ser registrado. Contratem um bom fotógrafo para que este momento simples seja guardado por toda a vida.

Mais informação sobre

Comentários (30)

Ver mais comentários

Deixe seu comentário

Tudo que você precisa fazer 1 mês antes do seu casamento
Tudo que você precisa fazer 1 mês antes do seu casamento
Um mês antes do casamento é bom ter tudo bem organizado para evitar correrias de última hora. O casamento é um momento único para o casal, por isso, evitar problemas e estresses desnecessários é muito importante. E como a preparação do casamento é cheia de detalhes nós do Zankyou preparamos uma listinha com tudo que você precisa fazer um mês antes do seu casamento.
7 coisas que você precisa saber antes de casar
7 coisas que você precisa saber antes de casar
O Zankyou preprarou uma matéria com 7 coisas que você precisa saber antes de casar. Muito importantes que irá ajudar a você a pensar bem o seu casamento.
Vai casar na praia ou no campo? 15 coisas fundamentais que você precisa saber!
Vai casar na praia ou no campo? 15 coisas fundamentais que você precisa saber!
Casamento no campo e na praia estão em alta, por isso apresento algumas dicas para os noivinhos que escolheram um destes dois cenários em meio à natureza para se casarem!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações