Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos

Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos

Se quer saber como decorar o seu casamento no inverno e aproveitar o melhor dos eventos, preste atenção a estes 5 passos essenciais. Porque, caso não saiba, os casamentos de inverno ficam mais tempo guardados na memória.

Como decorar o seu casamento no inverno em 5 passos
Foto Helder Couto Photographer
  • Estilos de decoração
  • Recomendações

O inverno costuma ocupar a primeira posição de temporada baixa para celebrar casamentos. No entanto, existem muitos casais que decidem aproveitar essa estação para organizar um evento único, mágico, com possibilidades que muitos outros noivos tiverem em conta. E, de fato, a pouca demanda dessa estação contribui para que exista uma maior quantidade de lugares e profissionais disponíveis, aqueles que costumam ter suas agendas lotadas no verão e na primavera e abre um leque de outras possibilidades para que a sua decoração seja ainda mais especial.

Se você quer saber como decorar o seu casamento no inverno e conseguir produzir um evento que encante a todos, fique atenta a esses 5 passos imprescindíveis.

salvar
Foto: Aloha Fotografia

Passo 1. Aproveitar a ambientação natural e os elementos da estação

Como acontece em todas as estações do ano, o inverno tem muitas virtudes que por si só já dão um toque especial para a decoração do casamento. E, mesmo que para alguns a natureza não esteja no seu apogeu nessa época do ano, como pode acontecer na primavera e no verão, muito detalhes são enriquecidos de uma maneira diferente e encantadora.

Os locais da celebração devem estar protegidos do frio, mas sem obrigar os convidados a estarem em um ambiente completamente fechado. Como resolver isso? Existem muitas fazendas em áreas montanhosas ou no campo que prometem um toque de inverno de alta categoria.

salvar
Foto: Juliana Pessoa Fotografia

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Enquanto no verão e na primavera os jardins e as flores são os responsáveis por destacar a decoração, o inverno possui seus próprios elementos. Nesta época do ano, ganham destaque as folhas secas, galhos, troncos, pinhas e elementos duradouros ligados ao mundo natural. Esses elementos podem estar presentes nas cadeiras e bancos da cerimônia, na decoração do altar, como centros florais no banquete, decorando corredores e pendurados em árvores.

salvar
Verge Musgo | Foto: Leonardo Pedone Fotografia

De acordo com a Juliana Couto Martins, arquiteta e proprietária da Verde Musgo, “as estampas florais do verão seguem avante no inverno 2019. Cortinas e almofadas inspiradas na natureza vão continuar na alta. Para as noivas, flores no cabelo e nos penteados/tiaras com esta inspiração estão muito em moda. Tulipas, hortências, orquídeas denpharen, cravos são flores bem resistentes a baixas temperaturas”.

salvar
Verde Musgo | Foto: Divulgação

Passo 2. Escolha um lugar com um encanto invernal

O cinema e a literatura mais romântica aterrissaram comumente no território de inverno. E, dentro desses gêneros, nos encontramos em períodos anteriores ao século XX, onde castelos, palácios, mansões, casas de campo, conventos, fazendas e outras estruturas similares foram destiladas.

salvar
Foto: Ricardo Meira

“Por causa do frio, sempre vem a cabeça salões fechados, protegidos do vento. Mas vale ressaltar que locais como Pés de Serra, campos ao ar livre com tendas, desde que providos de belas lareiras e aquecedores ficam simplesmente maravilhosos e tornam a festa inesquecível”, recomenda Juliana.

salvar
Foto: Aloha Fotografia

O resultado é um ambiente frio, bonito por fora e acolhedor atrás de suas paredes. Nesse sentido, ampliam-se as possibilidades de ter um exterior fantástico para ser fundo das fotos de casamento, bem como a oportunidade de gerar uma atmosfera de casamento original e de inverno no interior.

Passo 3.  Brinque com os extras

Frente ao frio que reina no exterior durante um casamento no inverno, o melhor é gerar um ambiente cálido e acolhedor nos ambientes destinados ao evento. Neste sentido, destaque a decoração com luzes cálidas, sobretudo amarelas e alaranjadas, dispostas em lâmpadas, guirlandas e pequenos pontos do ambiente. No entanto, o elemento mais especial é a vela, colocando candelabros, porta-velas e outros suportes estilo DIY usando como base troncos e vidros.

As mantas podem ser outro detalhe que, além de úteis, podem desempenhar um papel decorativo. Elas podem ficar dispostas tanto nos assentos da cerimônia como no salão do banquete e dar um toque rústico que combina perfeitamente com a estação. Você pode brincar com cores, gerar contrastes ou optar por estampas.

salvar
Foto: Lucas Lima Fotografia
salvar
Foto Aloha Fotografia

Se o local escolhido para a celebração for no campo, seja um casamento íntimo ou de grande porte, tente colocar alguma lareira, com certeza dará um toque ainda mais aconchegante ao ambiente. O fogo com certeza é elemento primordial numa decoração de inverno. Além de aquecer, tem um efeito visual forte e belo! Sofás confortáveis, almofadas, mantas, tapetes, cortinas e velas completam o cenário”, destaca a proprietária da Verde Musgo.

Enquanto as cores utilizadas prove cores sóbrias  na base da decoração (cinza, fendi, marrom, verde musgo) vão harmonizar perfeitamente com cores quentes mais fechadas (vinho, roxo, vermelho, coral, marsala) que devem ser introduzidas nos detalhes. Esta combinação de paletas vai causar um efeito elegante e sofisticado em toda festa”, recomenda a arquiteta.

salvar
Foto Thrall Photography
salvar
Foto: Amanda Francelino Fotografia

Aproveitando o frio e a época do ano, você pode receber seus convidados com chocolate quente. No lugar das típicas bebidas servidas como cerveja, vinhos e refrigerantes, que também devem estar disponíveis, um primeiro contato com chocolate é especial (ou vinho quente em algumas regiões, sopa ou caldo que complemente o resto do coquetel), ainda mais se você criar um cantinho especial e decorado para isso.  

Passo 4. Pense em alternativas

Existem casamentos que, apesar das baixas temperaturas, são celebrados no exterior, mesmo que seja apenas a cerimônia. No entanto, esta estação é traiçoeira, e uma manhã fria e agradável pode se transformar em um verdadeiro desastre.

Sendo assim, procure que o lugar de celebração tenha zonas interiores de acordo com as suas expectativas. Tenha em conta a probabilidade de que a cerimônia ou o banquete no exterior serem arruinados pelas condições climáticas. É importante sempre ter um plano B que esteja de acordo com o estilo do casamento. Para isso, tente encontrar locais que incluam salas que permitam uma visão do exterior que você imaginou como pano de fundo do seu casamento em primeiro lugar. Se este não for o caso, entre em contato com um espaço que disponha principalmente em áreas internas que possibilitem que você crie um ambiente de acordo com a decoração de inverno que procura.

salvar
Foto Jaison Sampaio

Passo 5. Aproveite os estilos únicos do inverno

Existem estilos que combinam perfeitamente com o clima invernal. Recriando uma estética do norte da Europa, baseada em tecidos, lã, madeira e gravuras ornamentadas, o estilo nórdico é um excelente complemento para o inverno, com uma ampla gama de possibilidades em termos de decoração.

salvar
Foto: João Almeida

Mas como destaca a arquiteta Juliana Couto Martins e sempre dizemos aqui no Zankyou o estilo de casamento vai depender do gosto e personalidade dos noivos. “o estilo é de cada cliente. O clássico pega muito bem com o inverno, com seus tapetes, cortinas e candelabros. Mas sabendo usar bem as madeiras e tecidos, o estilo rústico pode ser explorado junto com tochas e lareiras e se obter um resultado sensacional! Assim como a adaptação do estilo moderno/clean ao clima de inverno pode surpreender.” Solte a sua imaginação e divirta-se elaborando a decoração do seu casamento no inverno!

salvar
Verde Musgo | Foto: Divulgação
salvar
Foto: Lucas Lima Fotografia
salvar
Foto Aloha Fotografia

Como você pode ver, existem diversos estilos de casamento para a época de inverno, que nunca imaginou. Tire partido da estação e organize um evento inesquecível.

Leia também:

Comidas perfeitas para um casamento no inverno: aqueça e surpreenda seus convidados!

Lua de mel no inverno: 10 hotéis INCRÍVEIS para curtir o FRIO!

Veludo: a tendência top do inverno

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Verde Musgo Decoradores casamentos