Como decorar seu casamento na primavera em 5 passos

Como decorar o seu casamento na primavera

Cada estação do ano tem suas próprias características. Na moda, as roupas que usamos no inverno são diferentes das que usamos no verão. E isso não acontece só por causa da diferença de temperaturas, mas também pelas cores, comprimentos, estampas… E a mesma coisa acontece em um casamento. A personalidade das estações influencia diretamente na decisões da organização de um casamento, principalmente na decoração. E, na primavera, as cores, os cheiros e a alegria estão por todas as partes. Por que não aproveitar esse clima para ter uma decoração linda no seu grande dia?

Confira a seguir tudo o que você precisa saber para decorar o seu casamento na primavera em 5 passos.

Passo 1. Usar elementos da estação

A primavera é uma das estações mais bonitas do ano. É o período quando as flores mostram todo o seu esplendor. E por isso, você deve aproveitar essa ajudinha da natureza e utilizar-las como um dos principais itens da decoração do casamento.

Mas antes de começar a colocar flores em todos os lugares, não se esqueça que você não pode abusar dos tipos e cores. Tente manter uma sintonia e um equilíbrio para criar um conjunto harmônico. É preciso pensar em tudo: no lugar da celebração, no estilo, nos ambientes interiores e exteriores e também na hora do evento.

Foto: Duo Borgatto Boutique Fotográfica

Nos casamento religiosos, as Igrejas contam com diversas opções para decorar, embora algumas trabalhem com um decorador próprio, o estilo vai depender do gosto dos noivos. Apesar disso, em termos gerais, a entrada com pequenos arbustos e o corredor com pétalas são ótimas opções, embora você também possa decorar as portas com arcos de flores e folhas. Os bancos podem ser decorados com pequenos arranjos de flores silvestres ou uma flor grande presa com um tecido fino e delicado. As colunas também podem ser decoradas e uma boa opção são as grinaldas de flores brancas, como margaridas ou mosquitinho, mais adequadas para casamentos clássicos. Para finalizar, o altar pode ser decorado com flores soltas ou em vasos, em queda ou em buquê.

Foto: Duo Borgatto Boutique Fotográfica
Foto: Duo Borgatto Boutique Fotográfica

Este tipo de celebração depende muito do tipo de templo onde será realizado. Nas Igrejas de estilo romântico, as flores com formas redondas costuma ser a melhor opção. As rosas e hortênsias são perfeitas para este local. Nas Igrejas com estilo gótico, os arranjos florais mais largos são os ideias. As flores de espigas como os nardos ou gladiolas darão o tom ao resto da decoração. Flores como o lírio ou as gérberas podem ser uma boa opção de combinação. Já as Igrejas modernistas costumam pedir uma decoração com arranjos mais lineares e em forma de L. Allium, antúrios, liatris e grandes folhas verdes nunca falham.

Para os casamentos civis, as flores não tem tanta força, mas começam a ganhar protagonismo. Neste tipo de evento as flores que marcam as entradas ganham destaque, assim como as flores presentes no caminho da noiva até o altar e os centros que decorar a mesa do celebrante. Há maior liberdade, então você pode brincar mais com as cores e formas das flores.

Foto: Juliana Pessoa Fotografia

As flores também estão muito presentes no ambiente da festa e do jantar/almoço. Nos casamentos pequenos e medianos, está na moda o uso de mesas longas sem toalhas e acompanhadas de centros com flores silvestres. Ao mesmo tempo, as mesas circulares são sempre fenomenais, decoradas com toalhas coloridas, como rosa, pêssego, amarelo e hortelã, embora o tom dourado também triunfe, gerando contrastes muito bonitos.

Como decorar o seu casamento na primavera
Foto: Babi Nakata

A inspiração da natureza se reflete em todo o momento e adquire um nível superior no uso correto de centros de mesa, com muito mais opções do que nos casamentos do resto do ano: rústico, usando troncos, pedaços de madeira, caixas, espelhos e vidro, com castiçais de prata ou de ouro, azulejos, vasos, garrafas, guirlandas… Tudo vale para criar o centro de mesa quando chega a primavera, com toda a variedade de flores disponível que melhoram o resultado final.

Como decorar seu casamento na primavera
Foto: Rejane Wollf Fotografia
Como decorar seu casamento na primavera
Flores: Nega Fulô – Foto: Hugo Carneiro Fotografia
Como decorar seu casamento na primavera
Decorador, Flores, Paisagismo e Florista: Daniel Pontes – Foto: Carla Cristina Fotografia

Não perca: como escolher o local para o seu casamento em 5 passos.

Além disso, existem detalhes com estilo rústico ou antiguidades que estão especialmente relacionados à primavera. Todos servem para decorar cenários de este tipo, principalmente se o evento for ao ar livre: bicicletas antigas, regadores ou elementos da jardinaria adaptados à estética vintage, as paredes de flores em tom pastel, como as rosas, peônias ou orquídeas; as velas e candelabros nas mesas, dando um ar romântico; as caixas de tamanhos variados com um aspecto envelhecido; os bancos com cores diferentes, os balanços de madeira e cordas… Existem diversas opções que evocam o passado em plena natureza, um conceito que está na moda há alguns anos graças à nostalgia que tanto amamos.  

Como decorar seu casamento na primavera
Foto: Hugo Carneiro Fotografia

Passo 2. Brincar com a dor dos alimentos

Cada estação tem uma personalidade própria e a variedade de alimentos é a prova disso. E essa característica também se vê nos casamentos, pois o menu pode variar de acordo com a época e também na apresentação de cada alimento. A natureza gastronômica não é a única coisa relevante nos pratos e produtos em uma celebração nupcial, mas também as cores e sensações transmitidas aos convidados.

Como decorar o seu casamento na primavera
Amélia Gastrô. Foto: Divulgação
Buffet Marakuthai. Foto: Tadeu Brunelli
Como decorar seu casamento na primavera
Doces: Di Norma e Sabor Maria – Foto: Bruno Mattos Fotografia
Como decorar seu casamento na primavera
Bolo: Delicada Doces -Foto: Hugo Carneiro Fotografia

Na primavera, os produtos agrícolas mais simpáticos voltam à luz. Com o bom tempo, as mais doces delícias e as mais variadas e excitantes experiências voltam, todas impregnadas de cor. Desta forma, a comida se torna um elemento decorativo, fazendo com que os coquetéis e banquetes sejam verdadeiros espetáculos que, além de tudo isso, combinam com o estilo do casamento.

Passo 3. Incluir complementos no look da noiva

A primavera e as noivas têm uma relação muito especial. Dando uma olhada nos melhores casamentos dos últimos tempos, podemos ver que esta estação cai como uma luva nos casamentos e, principalmente, nas noivas, as protagonistas desta época do ano.

Novamente, as flores fazem a diferença e servem como complemento para o vestido de noiva, que costuma ter um tecido mais leve e vaporoso para os casamentos ao ar livre, típicos do estilo campestre. Reinam os penteados soltos, ou presos com tranças mais despojadas, dando um toque especial ao look. A missão principal é conseguir dar um toque boho à noiva. Neste caso, podemos usar flores naturais em penteados semi-presos na altura da nuca.

Como decorar o seu casamento na primavera
Foto: LoveShake

Passo 4. Adicionar detalhes exclusivos

Como dizemos, a primavera deve estar presente em todos os lugares quando se trata de organizar um casamento. Portanto, é necessário aproveitar a vida e cor da estação, bem como todas as razões que a tornam especial, para decorar os diferentes itens.

Os convites em aquarela são mais típicos desta temporada. Flores e folhas são reivindicações naturais que triunfam como ornamentos, e a pincelada lânguida de aquarela inspira a natureza mais pura. Para terminar, use um papel creme ou nude para potencializar essa sensação. E é isso, como já explicamos em várias ocasiões, os convites são a carta de apresentação do casamento e dão sinais de como será o resto da celebração. Com esse componente natural e artístico em seus convites, certamente todos vão esperar uma viagem de sensações únicas em seu grande dia, e ajudará os convidados a prepararem suas roupas de acordo com este tema.

Como decorar seu casamento na primavera
Convite: Fernanda Keller – Foto: Babi Nakata

Toda a identidade gráfica do casamento também pode seguir essa mesma linha. Se você escolher um convite com estilo aquarela, adapte também o menú e tudo que for impresso nesse mesmo estilo para que tudo faça parte de um conjunto harmonioso e perfeito. Se você não quiser seguir o estilo aquarela, você também pode colocar o estilo primaveral em prática por meio de flores, folhas e outros itens da natureza que promovem esse efeito encantador.

Veja como escrever o convite do seu casamento em 5 passos.

Passo 5. Aproveite os espaços interiores e exteriores

Muitos casamentos são celebrados ao ar livre na primavera. Nesta estação, é essencial aproveitar as possibilidades dos ambientes exteriores ao máximo como os jardins, fazendas ou espaços em contato com a natureza. As cores e a luz são imprescindíveis para colocar uma bela pátina que faça a diferença na decoração, tendo o verde como protagonista. E embora esses espaços possuam charme por si mesmos, eles também merecem um toque que aumente ainda mais o clima da primavera.

Flores: Céu Azul Eventos – Foto: Jorge Oliveira Fotografia

Este tipo de casamento nem sempre é organizado sob o sol ou as estrelas, mas todos os tipos de estruturas são usadas para abrigar os diferentes eventos e fazer um híbrido entre o exterior e o interior.

Tanto no exterior como no interior são utilizadas luzes difusas que iluminam os espaços verdes de uma forma simples. Nos jardins, as diferentes guirlandas são colocadas entre as árvores e ao redor delas. Sob o teto, essas luzes se misturam com o brilho do exterior e são colocadas no topo, caindo em diferentes alturas.

Foto: Juan Cogo Fotografia

Também é uma ótima ideia aproveitar as plantas e flores existentes e adicionar mais elementos vegetais, como pequenas árvores em vasos, arbustos, cestas com flores e diferentes ornamentos florais. Para complementar, detalhes rústicos e vintage podem dar o toque final à decoração.

Post publicado em 21/09/2012. Post atualizado em 16/04/2018.

Deixe seu comentário

Como fazer a lista de convidados para o seu casamento em 5 passos
Como fazer a lista de convidados para o seu casamento em 5 passos
Fazer a lista de convidados do seu casamento não é a tarefa mais fácil do mundo, mas respire. Nós estamos aqui para te ajudar. Siga nossas 5 dicas e faça sua lista sem dores de cabeça.
As Floristas - Foto: divulgação
Como decorar seu casamento em tons de roxo: feminilidade e elegância no seu grande dia!
O roxo é uma cor nobre ligada à espiritualidade e ao poder de transformação Confira TODAS as possibilidades para a decoração do seu casamento em tons de roxo e arrase!
Como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos
Como escolher o fotógrafo para o seu casamento em 5 passos
Escolher o fotógrafo para o seu casamento não é nada fácil. Por isso, te contamos quais são os 5 passos para eleger o profissional que vai captar as lembranças do grande dia da sua vida da melhor.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações