Como escolher o traje do noivo em 5 passos

Como escolher o traje do noivo

Durante muitos anos a mulher foi a protagonista do casamento, enquanto o noivo atuava apenas como acompanhante, sem que ninguém reparasse no seu look. Mas não se preocupe, esses tempos ficaram para trás! Hoje em dia, a preparação do casamento é realizada pelo casal e, como não poderia deixar de ser, a escolha do look do noivo também conta com a participação dos dois. O homem do século XXI entende de moda e sabe o que fica melhor nele. E, principalmente, divide o protagonismo do grande dia com a noiva. Siga esses 5 passos para acertar na escolha do look do noivo.

Passo 1. A personalidade do noivo

Como você é? Esta é a primeira pergunta que você precisa fazer antes de enfrentar o desafio de escolher o traje do noivo. Você se conhece e deve se identificar completamente com a roupa escolhida, sem entrar em clichês, convenções ou imposições. Isso implica em escolher uma roupa de acordo com sua personalidade e a da sua parceira, uma vez que ambas roupas devem “conversar”. Portanto, decida primeiro se você quer usar um terno ou se prefere as variantes que são utilizadas hoje como calças com suspensórios, a ausência de jaqueta, gravata ou gravata borboleta, o blazer independente da calça, etc.

Para chegar à definição do look do noivo, é importante ter em conta o estilo do casamento. Às vezes, isso marca o estilo de todo o casamento, porque a noiva também se adapta ao cenário escolhido. Tudo deve estar ligado à personalidade, então se vocês escolheram um casamento mais clássico, celebrado na igreja e organizado em um hotel na cidade, a noiva deverá escolher um vestido muito sofisticado com decote barco ou em V, e o noivo deve escolher um look igualmente elegante, normalmente seguindo os modelos que apresentaremos mais adiante. Mas se o casamento segue um estilo rural ou vintage, a noiva pode um vestido com tecido leve, vaporoso, com rendas ou toques hippies e o noivo seguirá a mesma linha com um traje menos sério, talvez sem paletó ou com um blazer mais original. Esses dois exemplos reforçam a importância da personalidade na escolha do vestuário dos noivos.

Sao Caetano
Foto: Divulgação Espaço São Caetano
Saiba mais sobre “Thrall Photography”
Foto: Thrall Photography
Como escolher o traje do noivo
Eduardo Guinle – Foto: Rachel Escobar
Foto: Ja ich will Hochzeitsfotografie
Foto: Ja ich will Hochzeitsfotografie

Passo 2. O tipo de traje

Dentro dos trajes mais tradicionais, existem três opções que sempre causam dúvidas como: terno, o smoking e o fraque.

O terno é um traje constituído por três peças – calça, paletó e colete. Ele pode ser usado em todas as horas do dia, e pode variar de acordo com o estilo da festa ou se é de dia ou de noite. A partir desses pontos você pode decidir entre várias cores e tecidos. O ideal é apostar sempre por uma camisa branca. Itens como colete e gravata são opcionais, e variam de acordo com a elegância que você quer dar ao look.

O smoking é um traje de festa por excelência, está presente nas melhores festas e eventos, como a cerimônia do Oscar, por exemplo. Ele é usado em eventos que acontecem no fim da tarde ou de noite, fazendo jus à origem do seu nome. Seu paletó é o que os cavalheiros ingleses usavam para fumar (smoking em inglês significa fumar) depois do jantares celebrados nas grandes casas da aristocracia inglesa.

Quanto à sua composição, o paletó preto ou azul tem corte reto, a camisa branca e gravata borboleta, o colete preto, a gravata borboleta preta (melhor que a gravata tradicional), as calças pretas, a faixa com toques brilhantes e sapatos pretos.

O fraque é ao traje mais elegante de todos, utilizado em eventos privados de renome e especificado nos convites para tais atos (deve aparecer no convite do casamento se for esse o caso). O paletó se destaca por suas lapelas de seda, corte triangular na frente e botão na altura da cintura, com cauda na altura do joelho. Costuma ser usado com vários itens obrigatórios como: colete piqué de marfim, gravata branca, calças pretas e sapatos pretos com cadarços.

Obviamente, os novos tempos instalaram diferentes concepções de vestuário que, como explicamos anteriormente, se afastam do protocolo. Então, se a opção que você está procurando é um terno casual, leve em consideração a cor (preto, cinza, azul e todas as suas variantes complexas, incluindo extravagâncias cromáticas), a presença ou ausência de brilho, tecido e corte, bem como a camisa e os acessórios que melhor se encaixam na peça. No seu casamento, você pode experimentar tudo o que você quiser dentro do vestuário formal.

Saiba quais são os 6 ERROS financeiros que podem TERMINAR com o seu casamento: o 4 é uma bomba-relógio!

Como escolher o traje do noivo
Foto: Lucas Dumphreys Fotografia
Foto: Fuentecapala / Barcelona Bridal Week
Foto: Fuentecapala / Barcelona Bridal Week
Como escolher o traje do noivo
Foto: Divulgação / Hugo Boss

Passo 3. Alugar ou comprar

Um aluguel implica na livre escolha de roupas ou acessórios, de modo que o preço pode variar e, em última instância, ser muito menor do que se você comprar um terno. Nesse sentido, é conveniente entrar em contato com equipes profissionais exclusivamente dedicadas às suas necessidades, tanto para a elaboração do conjunto final quanto para a resolução de qualquer imprevisto de último minuto.

Com o aluguel, os noivos garantem uma determinada qualidade. Se optam por comprar, muitos deles, por falta de orçamento, terminam comprando um traje de baixa qualidade. No entanto, com o aluguel você pode pode aspirar a usar um conjunto impressionante com mais qualidade sem gastar uma fortuna.
Além disso, ao alugar um terno, os profissionais envolvidos são especialistas em ajustar os conjuntos a todos os convidados, com diferentes opções e conhecimentos necessários para se adaptarem aos mais diferentes gostos.

Caso você resolva comprar todo o seu look, pense que, como em todos os outros aspectos do casamento, essa decisão está diretamente ligada ao orçamento que vocês têm para o casamento. Caso isso não seja um problema (ou não muito grave), a melhor opção é comprar um traje e apostar na qualidade de um modelo exclusivo ou parte de uma das melhores coleções das grandes grifes. Além disso, o fator sentimental é importante, pois será uma lembrança do seu grande dia, assim como o fator prático, já que alguns trajes podem ser usados durante todo uma vida.

É possível escolher entre trajes de coleções de marcas, à medida ou de confecção. As coleções pertencem a grandes estilistas que, adaptando-se à temporada e seu próprio estilo como costureiros, trazem à luz um conjunto de peças seguindo um tema ou filosofia. São os modelos que aparecem nos desfiles.

Um traje a medida consiste na personalização de um traje, escolhendo cada peça, ajustando de acordo com o seu corpo, escolhendo uma cor e tudo isso com um bom alfaiate  à sua disposição. É uma roupa única, só para você, com o seu toque pessoal e feito por um profissional que poderá assessorar na escolha do que é melhor para você.

Finalmente, o traje de confecção, geralmente usado pelos convidados do casamento, é outra opção que você pode usar no seu grande dia se você não se preocupa muito em seguir a última moda ou se você não tem muito orçamento. Nós falamos de figurinos que são feitos em massa sem personalidade tanto quanto a coleção ou os feitos à medida, mas viável para qualquer tipo de eventos, e também disponível em grandes empresas.

5 situações de intimidade que UNEM muito mais que o SEXO!

Como escolher o traje do noivo
Foto: RvonKruger Fotografia
Como escolher o traje do noivo
Foto: Renaclo

Passo 4. Complementos

Existem diversos acessórios para os noivos, mais do que você pode imaginar. Para começar, a camisa, disponível em várias cores, de acordo com o traje escolhido. Dependendo do tipo de traje, você pode usar uma gravata tradicional, gravata borboleta ou até mesmo não usar nenhuma dessas opções. No caso da gravata, os alfinetes podem dar um toque clássico e elegante.

O colete também pode ser parte do seu look, dando lugar a um terno, por exemplo. Este modelo conta com um amplo leque de cores, muitos seguindo o protocolo e outros tantos explorando a vanguarda e personalização completa.

Os suspensórios também voltaram com força total, mas desta vez adaptados a uma vestimenta mais vintage, e também em diversas cores. Mesmo assim, o noivo costuma usar um lenço ou flor na lapela, mas não ambos, se ele pretende seguir a etiqueta, uma questão menos rígida hoje em dia.

As abotoaduras são complementos que, junto com os punhos da camisa, geralmente acompanham as roupas dos homens mais importantes do casamento, isto é, noivo e padrinhos. No entanto, o uso desse acessório não é obrigatório, até mesmo para os noivos, uma vez que podem passar uma seriedade excessiva.Tudo depende do estilo do noivo.
Por último, os sapatos, geralmente com cadarços. Mas, como sempre, dependem da decisão e personalidade do noivo. Costumam ser pretos, azuis ou marrons, mas como sempre, há excessões, e sua eleição depende do tom do traje.

Quer ajuda para organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook.

Como escolher o traje do noivo
Dois Maridos – Foto: Divulgação

7 conversas pré casamento que evitarão um futuro divórcio: a 4 é básica!

Paso 5. Conselho: experimente

No dia do seu casamento, o traje deve ter apenas um dono: você. E quando falamos em ter um dono, falamos que ele precisa ter uma personalidade: a sua. Esse traje deve ser exclusivo para você e ter a sua essência desde o fim da sua confecção até o momento que devolva o traje à loja ou guarde no seu armário. Para isso, você deve ter certeza de seus benefícios, tamanho, cor, estilo e tudo o que o ajuda a sentir a roupa como sua.

Nosso conselho é que você prove o traje diversas vezes, tanto na loja ou alfaiateria como em casa, com todos os acessórios. Você está realmente feliz com o resultado? Aqui entre um fator primordial: a comodidade. Caminhe, mova-se, dance, sinta-se à vontade e não preso ao traje. Você precisa estar confortável no seu grande dia. O traje deve se adaptar aos seus gostos, mas também as formas do seu corpo em qualquer circunstância, já que tudo pode acontecer em um casamento!

É claro que quem decide o que vestir no seu casamento é o próprio noivo – com ajuda da noiva, claro. Mas se vocês vão optar por alguma formalidade e querem seguir à risca algumas regras de etiqueta, tenham essas dicas em mãos e escolham o traje sem medo de serem felizes.

Não quer usar um terno tradicional? Saiba como ser um noivo com estilo e elegância!

Confira mais dicas de como escolher o traje do noivo:

 

Quer saber qual é o traje perfeito para o seu casamento? Faça o teste!

Post publicado em: 20/11/2016. Post atualizado em: 10/04/2018.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Como escolher o vestido de madrinha em 5 passos
Como escolher o vestido de madrinha em 5 passos
Não é fácil escolher o vestido certo quando somos convidadas para ser madrinha de um casamento. Pensando nisso, preparamos 5 passos que vão facilitar a sua escolha para montar um look perfeito de madrinha de casamento.
Como escolher o penteado e a maquiagem para o meu casamento em 5 passos
Como escolher o penteado e a maquiagem para o meu casamento em 5 passos
Quando você fica noiva, a primeira coisa que passa pela a sua cabeça é o modelo de vestido que sempre sonhou, certo? Mas e o penteado e a maquiagem, como ficam? Siga esses 5 passos e arrase no seu look!
Como escolher bolo do meu casamento em 5 passos
Como escolher bolo do meu casamento em 5 passos
O bolo de casamento chama tanta atenção quanto os noivos em uma festa de casamento. Quer fazer bonito? Siga esses 5 passos para escolher o bolo de casamento perfeito e não deixar a massa desandar.

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações