Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos

Os acessórios do noivo são um item da organização do casamento que merece muita atenção. Pensar quais complementos usar e onde depende do traje escolhido e, mesmo que muitos protocolos tenham ficado no passado, alguns continuam firmes e fortes, principalmente quando usamos conjuntos que seguem determinadas regras.

No entanto, vamos analisar aqui toda as variantes que compõem o leque dos acessórios para o noivo, alguns sujeitos a normas e outros fruto da personalidade de cada um. Siga esses 5 passos e aprenda como completar o seu look com os acessórios estilosos:

Passo 1. Tenha em conta o tipo de traje escolhido

Antes de qualquer coisa, escolha o acessório que combine mais com o seu estilo e que se adapte mais a sua personalidade. Alguns trajes como o smoking e o fraque requerem acessórios específicos de acordo com a etiqueta estabelecida para cada um deles.
O smoking se compõe por paletó, preto ou azul, possui corte reto, a camisa branca e gravata borboleta, o colete preto, a gravata borboleta preta (melhor que a gravata tradicional), a calça preta, a faixa com toques brilhantes e sapatos pretos.

O terno é um traje constituído por três peças – calça, paletó e colete. O ideal é apostar sempre por uma camisa branca. Itens como colete e gravata são opcionais, e variam de acordo com a elegância que você quer dar ao look.

Já no fraque, o paletó se destaca por suas lapelas de seda, corte triangular na frente e botão na altura da cintura, com cauda na altura do joelho. Costuma ser usado com vários itens obrigatórios como: colete piqué de marfim, gravata branca, calças pretas e sapatos pretos com cadarços.

Dentro das várias opções de trajes mais ou menos formais, todas podem ser substituídas por variações mais casuais, o que pode abrir a porta para outras possibilidades de complementos. Assim, nesses casos, qualquer camisa, gravata, gravata borboleta, sapatos e outros acessórios estão permitidos, lembrando sempre de seguir o bom gosto com liberdade de inovar.

Ainda não sabe qual o tipo de traje que você mais gosta? Veja como escolher o traje do noivo em 5 passos.

Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos
Dois Maridos – Foto: Divulgação

Passo 2. Adapte os complementos à sua personalidade

Como todos os momentos do casamento, sua personalidade deve ser levada em conta. Assim como isso deve prevalecer no espaço escolhido ou decoração, o traje do noivo e, portanto, seus acessórios só dependem de você. Nosso conselho é que a sua roupa siga mais ou menos o estilo do vestido da noiva e também o estilo do casamento, mas isso costuma ser uma coisa que acontece naturalmente, uma vez que as personalidades do casal costumam ser parecidas (há exceções, claro) e toda organização do casamento parte de um olhar comum.

Portanto, tenha em mente os clássicos que mostramos anteriormente se você quiser respeitar as tradições e se concorda com esse grau de formalidade. Nesse caso, seu casamento será mais tradicional e você não se importará em seguir o guia de complementos que mostramos.

Caso você esteja procurando um look mais alternativo e que não seja tão formal, esqueça os protocolos e pesquise o que mais te agrada. Neste sentido, existem diversos estilos que não têm nada a ver com os trajes mais clássicos que comentamos anteriormente. Para aqueles que seguem uma estética mais hipster, por exemplo, podem escolher paletós completamente independentes da calça (isso se usam paletó), camisas com cores mais chamativas, gravatas com estampas divertidas, gravatas borboletas originais, suspensórios e outros acessórios.

Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos
Foto: Virgulas Fotografia

Em um estilo mais esportivo, o noivo não precisa usar gravata ou gravata borboleta, e o traje é mais simples, isto é, quase sem acessórios. Para os noivos que não querem seguir certas regras, a informalidade dita a escolha de seus complementos.

Para os casamentos mais boêmios ou hippies, que costumam ser celebrados em entornos rurais ou na praia, os noivos podem escolher trajes com cores mais leves, até mesmo branco. O noivo, que pode escolher peças de linho ou, simplesmente, uma camisa e uma calça de tons brancos, leva pouquíssimos acessórios (tendo em conta que muitas vezes abrem mão até dos sapatos), mas podem apostar por usar flores decorando la solapa e claro, acessórios próprios do seu dia a dia.

Como você percebeu, a personalidade é quem manda.

Leia também: Miniguia de protocolos de casamento tradicionais e INOVAÇÕES: faça a sua escolha!

Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos
Eduardo Guinle – Foto: Divulgação

Passo 3. Conheça as opções de cada acessório

Nos últimos anos, os estilistas têm desenvolvido cada vez mais opções de acessórios, muitas variantes dentro do que já existia.

Gravata

Antes de começar, é importante conhecer as gravatas mais clássicas, aquelas que os nossos pais sempre usavam para trabalhar. Existem variações de grossura nesse modelo, que podem chegar e sem super estreitas, como as famosas slim.

Sendo mais práticos, a gravata mais rígida e slim na cor preta é elegante e combina com tudo, por isso nunca é uma má escolha. A típica gravata com listras é mais formal e usada normalmente para ambientes de trabalho, por isso, talvez nao seja a melhor escolha para um casamento.

As gravatas de algodão voltaram a estar na moda (principalmente para os apreciadores do estilo vintage) e aparecem agora com diferentes estampas e um aspecto clássico-moderno, o que também está em alta. Existem também versões em crochê, ideais para os noivos mais revolucionários que não têm medo de arriscar.  

As gravatas bordadas também ganham destaque, e suas listras ou estampas trazem uma sofisticação especial. Na verdade, esse estilo é chamado de preppy e vem das faculdades e universidades mais influentes nos Estados Unidos.

Gravata borboleta

Existem duas famílias de gravatas borboleta, mas são bem parecidas. Elas se dividem em ready tied ou de clip e as self-tie (quando você mesmo faz o nó). A primeira versão é mais informal e não devem ser usadas com trajes mais finos (para não dizer que estão proibidas).

Além do estilo, também existe uma variedade de materiais: o tecido mais elegante e utilizado em trajes black tie, como o smoking, é a seda. O algodão, lã e crochê são materiais mais informais, mas que estão ganhando espaço e dão um toque especial a qualquer traje de noivo. Nessas últimas opções é muito comum a presença de estampas, mas se você é mais discreto também pode escolher um modelo liso.

Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos
Foto: Werneck Fotografia

Abotoaduras

Quando você decide usar um traje mais formal, você acaba seguindo todas as regras que acompanham esse tipo de roupa. Esse estilo inclui camisa com punho duplo(punhos franceses), preparados para as abotoaduras. Então, caso você escolha esse tipo de vestimenta, precisa estar preparado para usar esses complementos nas mangas. Evidentemente, os trajes mais simples não pedem esse tipo de acessório, mas você pode usá-las se quiser.

As abotoaduras mais tradicionais são as torpedo que possuem uma placa de metal com uma trava e um pino fixo. O modelo mais indicado para iniciantes é a abotoadura barbell que possui partes fixas unidas por uma haste fina e levemente curvada e costuma trazer nas pontas duas esferas. Outra opção também são as abotoaduras nó de seda, para look mais informais. Escolha as que você achar mais práticas e que combinem melhor com o seu estilo e o da sua roupa.

Colete

O colete é um item obrigatório nos trajes mais elegantes. No caso do smoking, por exemplo, o colete é preto e combina com o resto do traje, enquanto no fraque ele pode ser do mesmo tom do resto da roupa ou então em tons uns pouco mais claros.

Saindo do mundo mais clássico, os coletes podem ser de diferentes tipos, mas quase sempre conversam com o resto do traje, compondo um terno que, normalmente, aumenta a sofisticação do conjunto. Também podemos encontrar coletes que fogem às regras ou que, simplesmente, procuram dar um toque revolucionário ao conjunto, com estampas como o petit-pois ou xadrez e algumas cores que combinam com o traje escolhido.  

Confira nossa galeria com acessórios para noivos: impressione os seus convidados no dia do seu casamento!

Cinto

Existem cintos de couro, trançados, de camurça, mas para um casamento, sempre recomendamos o couro e fivela simples, é elegante e não muito ostentoso. O cinto precisa aparecer, mas, embora sirva como um elemento decorativo, seu poder é leve e serve apenas para complementar, por isso deve passar praticamente despercebido. Embora o preto e o marrom sejam as cores mais usadas, para o seu casamento você deve combiná-lo com sapatos: essa é a regra básica. A partir daí…

Outros acessórios

Os noivos costuma usar flores ou lenços nas solapas ou no bolso do paletó, mas esses elementos não devem combinar diretamente entre si. Na verdade, essa combinação seria excessiva, por isso recomendamos que evite isso a todo custo.

Os suspensórios, anteriormente associados com homens antiquados, agora reaparecem e trazem um toque bastante moderno. Eles são de uma única cor ou combinados, surpreendendo em alguns looks.

Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos
Eduardo Guinle – Foto: Divulgação

Muitas pessoas dizem que as meias são a parte mais divertida do mundo da roupa íntima. Para o seu casamento, você pode fazer o que fazem alguns noivos e aproveitar esse acessório apostando em cores mais chamativas, estampas divertidas, desenhos ou frases que dão um toque especial ao conjunto. Você também pode combinar esse item com a gravata ou a gravata borboleta se este acessório possui uma cor especial.

Outros noivos, no entanto, preferem que suas meias combinem com a cor do sapato para não chamar tanta atenção. Você escolhe o que melhor de adapta ao seu gosto e personalidade!

O relógio perfeito para os noivo é o relógio de três ponteiros, uma vez que confere um aspecto mais sofisticado ao punho e combina melhor com o traje em um momento especial como este. Além disso, tendo em conta a variedade de esferas e relevos que um relógio pode ter, que geralmente não seguem nenhum protocolo, recomendamos que, pelo menos, opte pela alça de couro (marrom ou preta) em vez de uma de metal.

Como escolher os acessórios do noivo em 5 passos
Foto: Werneck Fotografia

Passo 4. Protocolo

Já vimos que alguns trajes seguem certos protocolos, mas também é interessante saber o que é mais indicado de acordo com o momento da celebração, isto é, se for de dia ou de noite.

O terno pode ser usado em todas as horas do dia, e pode variar de acordo com o estilo da festa ou se é de dia ou de noite. A partir desses pontos você pode decidir entre várias cores e tecidos. 

O smoking é um traje de festa por excelência, está presente nas melhores festas e eventos, como a cerimônia do Oscar, por exemplo. Ele é usado em eventos que acontecem no fim da tarde ou de noite, fazendo jus à origem do seu nome. Seu paletó é o que os cavalheiros ingleses usavam para fumar (smoking em inglês significa fumar) depois do jantares celebrados nas grandes casas da aristocracia inglesa. Se você quiser apostar nesse tipo de traje, é melhor usá-lo se o casamento acontece na última hora da tarde ou de noite. A gravata borboleta, no caso negra, é a estrela desse look.

O fraque é ao traje mais elegante de todos, utilizado em eventos privados de renome e especificado nos convites para tais atos (deve aparecer no convite do casamento se for esse o caso). Costuma ser usado com vários itens obrigatórios como: colete piqué de marfim, gravata branca, calças pretas e sapatos pretos com cadarços.

Obviamente, todos esses elementos de gala não são utilizados durante o dia.

Como escolher o traje do noivo em 5 passos
Foto: Ricardo Hara Fotografia

Passo 5. Siga os nossos conselhos

Independentemente do estilo escolhido, o conforto durante o casamento é o mais importante. Não abuse de acessórios se desejar relaxar e prefere desfrutar de alguma liberdade de movimento. Tudo isso também depende do traje, pois alguns trazem consigo acessórios de caráter “obrigatório”. Mas tenha em mente que um casamento pode durar mais de 8 horas e há muitas situações, muitas delas sujeitas a muita agitação e também estresse, como a recepção de convidados, a dança e a festa.

Outro conselho que damos é que você seja fiel a você mesmo. Para isso, revise o passo dois e tenha em conta a sua personalidade para desenhar o “mapa” dos seus acessórios. Não use nada que não combine com o seu jeito de ser, nem se deixe levar pelas tendências. Resumindo: não vá fantasiado de outra pessoa ao seu casamento.

Recomendamos que você adapte o estilo do traje, onde entram os acessórios, ao lugar e ao estilo do casamento. Para a sua sorte, as escolhas desses dois grandes elementos estarão sujeitas à sua personalidade, então, consequentemente, seus acessórios também seguirão essa linha.

Quer ajuda para organizar o seu casamento? Baixe o nosso eBook.

Mais informação sobre

Deixe seu comentário

Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Como escolher as joias para o meu casamento em 5 passos
Muitas itens completam e complementam perfeitamente o vestido de noiva, fazendo com que seja ainda mais especial. Aprenda como escolher as joias para o seu casamento em 5 passos e brilhe no seu grande dia.
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Como escolher buffet para o seu casamento em 5 passos
Como escolher buffet para o seu casamento em 5 passos
Por isso, o Zankyou listou algumas dicas e conselhos, para que a sua escolha seja certeira e que o buffet o seu casamento torne-se um dos pontos altos da festa, deixando sabores inesquecíveis e aquele gostinho de quero mais!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações