5 Dicas para harmonizar pratos e vinhos no seu casamento

5 Dicas para harmonizar pratos e vinhos no seu casamento

Saber combinar os pratos e agradar a todos é um desafio saboroso que certamente renderá muitos elogios. Diante dessa tarefa, separei algumas dicas de harmonização que certamente deixarão o cardápio bem elaborado e delicioso. Veja o que você precisa saber para harmonizar o seu cardápio de casamento!

  • Espaços
  • Guest-blogger

O cardápio de casamento é um dos últimos itens a serem vistos pelos noivos. É nessa hora que dá aquele friozinho na barriga, pois é um dos sinais de que o grande dia está chegando.

Com tanto detalhe para checar nestes últimos dias, é comum que o cardápio seja pensado rapidinho, de acordo com a preferência dos noivos. É errado pensar assim? Claro que não! Os noivos serão os protagonistas deste grande dia, por isso nada mais justo do que escolher um cardápio que agrade em primeiro lugar aos donos da festa. Mesmo assim quero lembrar que a festa é feita de convidados, e para isso é importante pensar no cardápio de uma forma global para que todos aproveitem muito bem “os comes e bebes”.

Saber combinar os pratos e agradar a todos é um desafio saboroso que certamente renderá muitos elogios. Diante dessa tarefa, separei algumas dicas de harmonização que certamente deixarão o cardápio bem elaborado e delicioso.

O que você precisa saber para harmonizar o seu cardápio de casamento:

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

1- Comidas salgadas combinam com vinho seco e comidas doces combinam com vinhos doces. Os vinhos doces a que me refiro são os vinhos de sobremesa – que não são a mesma coisa que vinho suave!

Aliás, se você pretende fazer um cardápio elegante passe longe de vinhos suave. Substitua-o por um espumante ou frisante de boa qualidade. Eles farão um imenso sucesso principalmente entre as mulheres.

salvarSaiba mais sobre “Freixenet”
Foto: Freixenet

2- Geralmente, vinhos tintos combinam com carnes e molhos vermelhos e vinhos brancos combinam com peixes e molhos brancos. Se o seu buffet lhe der mais de uma opção de carne, inclua um prato com peixe ou frutos do mar entre as opções. Segundo as cerimoniais, esses pratos deixam o cardápio ainda mais sofisticado. Porém alguns pratos com frutos do mar também permitem ser harmonizados com o vinho tinto, como é o caso do Risoto de arroz negro com frutos do mar, da Rappanui Gastronomia.

salvarSaiba mais sobre “Rappanui Gastronomia”
Foto: Monica Dantas

3- Comidas regionais combinam com vinhos regionais. Por exemplo: Massa pede vinho italiano, ceviche combina com vinho chileno e assim por diante.

salvarSaiba mais sobre “Buffet Bela Sintra”
Foto: Buffet Bela Sintra

4- Comidas com sabor acentuado, pedem vinhos mais fortes e encorpados. Comidas leves pedem vinhos leves. Isso acontece porque os pratos com sabor acentuado anulam o sabor dos vinhos leves e os vinhos encorpados anulam o sabor dos pratos de sabor delicado.

5- Licores e vinho do Porto combinam com a sobremesa e os doces, portanto, se deseja oferecer aos convidados este tipo de bebida, ofereça uma opção próxima à mesa de doces ou de café.

salvar
Foto: Floresta Bebidas

Simples, né? Agora você já pode combinar todos os pratos com os vinhos sem medo de errar. E para vocês e seus convidados: bon appetit! 

Veja também o cardápio do seu casamento de acordo com as estações do ano! Quer ver mais forncedores de bebida para casamento e buffets para casamento no guia do Zankyou!


Colunista: Rubia Rocha – Blog do Casamento
Blogueira de casamento.

Você é expert em casamento e quer ser colunista? Entre em contato com o Zankyou!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Rappanui Gastronomia Buffets e banqueteiros
Freixenet Bebidas e serviço de bar
Buffet Bela Sintra Buffets e banqueteiros