Como escolher o buquê de noiva para o meu casamento: 5 passos que você precisa conhecer

Foto: Shutterstock

Lírios, rosas, tulipas, camélias, flores silvestres… Se há algo importante no look nupcial, é o buquê, que dá cor e felicidade a um dia tão importante. Portanto, você deve eleger o buquê certo de acordo com seu estilo e seu vestido de noiva. Para que você não falhe na escolha, você só precisa seguir estes 5 passos e descobrir o que é o ideal para você! Confira!

Passo 1. Combinar cada tipo de buquê com o vestido da noiva

Todos sabemos que a entrada da noiva é um dos momentos mais importantes do casamento. Ela e o estilo escolhido para o grande dia são o centro das atenções. Portanto, é essencial saber quais tipos de buquês se encaixam melhor com o vestido de casamento que você escolheu.

  • Buquê redondo: este tipo de buquê é um dos mais procurados pelas noivas. É um buquê redondo que simula metade da uma esfera. Seu diâmetro geralmente não mede mais de 30 centímetros e é composto por pequenas flores. Este tipo de buquê é ideal para vestidos de casamento simples, mas com saia mais elaborada, como vestidos de noiva com corte princesa ou com saia volumosa.
  • Silvestre: esse tipo de buquê está super na moda. Ele é comporto por qualquer tipo de flor da estação do casamento. Caracteriza-se por ser casual, simples, com um caimento bonito e um toque boho. É ideal se você escolheu celebrar um casamento no campo ou rústico. Se você decidiu usar um vestido de casamento de tecidos leves e com muito movimento, com rendas ou flores bordadas, esse é o seu buquê.
  • Assimétrico: um dos buquês mais vistos ultimamente nos blogs de noivas e inspiração. É um buquê formado por flores muito diferentes dispostas de uma maneira que parecem estar bagunçadas, mas estão perfeitamente pensadas para estar estrategicamente onde deveriam. São uma ótima opção para as noivas que escolhem vestidos de decotes fechados, simples e sofisticados, e vestidos com decote coração, deixando o protagonismo para o buquê.
  • Com haste longa: É um estilo de buquê que pode ser semelhante ao buquê clássico, mas que é diferenciado pelo tipo de flor e o caule das flores, muito mais longo e mais fino. Eles são perfeitos para mulheres altas. Elegância e sobriedade que contrastam com flores coloridas e simples.
  • Cascata: É um buquê em que as flores caem em cascata, como o nome sugere. Eles são muito verticais e ideais para noivas altas. É um estilo clássico que vai muito bem se você optar por um véu de casamento. Atualmente é um buquê menos usado, mas se combinado com as flores certas, pode ser perfeito para o seu grande dia.
An Mark Bouquês Finos – Foto: Jézer Lopes Lopes Fotografia
Atelier Alessandra Mitteldorf Flores – Foto: Divulgação
Varanda Flores – Foto: Divulgação
An Mark Bouquês Finos – Foto: Jézer Lopes Lopes Fotografia

Passo 2: Conheça a forma do seu corpo

Embora pareça clichê, a forma do nosso corpo determina, em muitas ocasiões, se devemos escolher entre um estilo ou outro, um sapato ou outro… e isso também serve para a escolha do buquê de noiva. A importância do buquê em todo o bridal look é algo que não pode passar despercebido, por isso é essencial escolher o buquê que melhor se adequa ao nosso corpo e combiná-lo perfeitamente com o resto do look.

  1. Ampulheta: se você tem a cintura fina com mais volume no tórax e no quadril, você deve optar por vestido de noiva com corte império, um tipo evasé ou um design de estilo sereia, que realçará suas curvas. Para este tipo de cortes, é aconselhável usar um buquê redondo ou cascata.
  2. Pera: você tem quadris largos, mas suas formas são arredondadas e bem definidas. Se assim for, escolha o corte princesa, linha A ou, se você quiser ser mais ousada, pode se jogar e apostar em um vestido de casamento curto. Complete o seu look com buquê cascata, silvestre ou assimétrico.
  3. Triângulo: sua silhueta se caracteriza por ter ombros muito estreitos e quadris largos, por isso o ideal é optar por decotes abertos estilo barco ou com ombros caídos e dar volume à parte inferior para disfarçar o quadril. O buquê perfeito para este tipo de corpo é o assimétrico ou em cascata, pois as flores em diferentes alturas alongam o look.
  4. Redondo: Se você tem esse tipo de silhueta, aposte nos buquês cascata ou assimétrico que irão alongá-la muito mais, principalmente se você usar um vestido com corte império. Ficará perfeito!

Confira: como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos.

  1. Florisbela – Foto: Divulgação

Passo 3. Pense na sua personalidade

  • Noiva tradicional: escolha um buquê de noiva redondo, um dos mais usados por ser super prático. Ele tem tem forma de meia esfera perfeita, ideal para noivas tradicionais.  
  • Noiva romântica: um buquê cascata é a melhor opção. É uma cascata de flores que cobre a mão da noiva, criando a sensação de que as flores estão caindo no chão.
  • Noiva detalhista: Dome, bonche, posy ou clutch é o buquê perfeito. Neste caso, uma vez que as flores são escolhidas, as hastes são unidas na base com algum detalhe que representa a noiva: um tecido bonito, um laço antigo, um broche familiar …
  • Noiva boho: buquê, silvestre ou eco, um buquê mais barato e mais simples. Pode ser feito com qualquer flor da estação e tem um estilo casual.
  • Noiva refinada: Escolha um buquê em que as flores são colocadas de tal forma que você pode levá-lo descansando em um de seus braços, como se estivesse mostrando-o aos convidados. Caracteriza-se por ter hastes mais longas do que o normal.
Armazém Bouquets & Flowers – Foto: Divulgação

Passo 4. Pense nas flores da temporada de acordo com a estação do ano

Cada estação do ano nos proporciona um ambiente único. As flores, uma parte muito importante do casamento, nos ajudam a transmitir essa atmosfera diferente no grande dia.

Para um casamento no outono o ideal são flores que florescem no verão e que mantêm alguns meses mais. Um exemplo disto são dálias, urze, uma planta perfeita que dura muito tempo até que seque e ainda assim parece igual. Buquês de noiva quentes com textura e cor.

Existem duas possibilidades para casamentos celebrados no inverno. Por um lado, opte por cores frias que remetem à neve e, por outro lado, cores quentes para fazer um casamento aconchegante. As flores de inverno perfeitas para o seu buquê podem ser: tulipas, anêmonas, botões de ouro, rosas ou astilbe.

Quando o casamento é celebrado na primavera, a cor começa a inundar os campos e a gama cromática se torna muito mais extensa. Você pode adicionar cor ao seu evento e seu buquê com flores como peônias, mosquitinho, lavanda, rosas, cravos …

Casamentos de verão podem ser preenchidos com rosas, margaridas, peônias, cravos, dálias ou um número infinito de flores com as quais você pode decorar seu buquê de noiva.

Ray Gonçalves Melo – Foto: Divulgação

Passo 5. De acordo com o estilo do seu casamento

Resumidamente, podemos pensar em um tipo de flor que se encaixa no estilo do seu casamento. Para isso, é preciso conhecer os estilos de casamento que podemos escolher:

  • Casamento clássico: cores clássicas e suaves como um branco, rosa nude ou pêssego pastel. Rosas, papoilas, hortênsias, peônias, camélias e ramos silvestres serão seus aliados para exibir um buquê perfeito.
  • Casamento romântico: Você celebrará o casamento em um jardim, uma igreja ou em uma capela acolhedora com um ambiente muito natural e com tons naturais, como verdes, azuis, castanhos ou brancos. Para o seu buquê aposte na cor nude, em contraste com a cores vivas das flores silvestres ou o verde das folhas ou da hera. Gardenias, cravos, camélias, lavanda, mosquitinho…
  • Casamento moderno: aposte no ponto assimétrico fornecido por flores de haste longa com outras mais arredondados e menores. Essas formas de seu buquê podem ser adaptadas também a decoração do local de celebração, de modo que tudo vá na mesma linha. Aposte em flores como orquídeas, tulipas, rosas ou camélias e escolha tons pastel.
  • Casamento vintage: este tipo de casamento pede um buquê de flores com tons nude contrastando com outros mais escuros. Para este estilo, você pode escolher as flores que preferir e combinar com flores silvestres.
  • Casamento rústico: se o seu casamento seguir este estilo, escolha um buquê de noiva silvestre ou eco informal, mas bonito e completamente de acordo com o estilo do casamento. Lavanda, craspedias e mosquitinho serão as protagonistas.
  • Casamento na cidade: Se você celebra um casamento cosmopolita no centro da cidade, seu buquê deve ser eclético e moderno. Aposte em flores de tronco longo, como tulipas ou rosas.

Ainda não sabe onde será o grande dia? Veja 7 locais para 7 estilos de casamento: o seu pode ser um deles! 

Armazém Bouquets & Flowers – Foto: Divulgação
Post publicado em: 02/09/2013. Post atualizado em: 29/11/2017.

Comentários (1)

Deixe seu comentário

The Perfect Pallete. Foto: Becky Brown Photography
9 sites de casamento internacionais que você PRECISA conhecer!
Buscando ideias diferentes para seu casamento? Conheça nossa seleção com os 9 sites internacionais mais badalados e inspire-se para criar uma cerimônia personalizada e super original!
Como decorar o meu casamento em 5 passos
Como decorar o meu casamento em 5 passos
Ainda não sabe como decorar o seu casamento? Siga estes 5 passos para que você possa refletir na decoração do grande dia todos os detalhes que você sempre sonhou.
Glossário do vestido de noiva: 12 palavras "mágicas" que você tem que conhecer!
Glossário do vestido de noiva: 12 palavras "mágicas" que você tem que conhecer!
Montamos um glossário para você conhecer as 12 palavras mágicas - e básicas - relacionadas com a confecção do seu vestido de noiva. Você vai ser uma expert!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações