Manual para encontrar o espaço ideal para o seu casamento: 10 dicas importantíssimas!

Ficou noiva? Então saiba que a escolha do espaço, é uma das decisões mais importantes para o sucesso de seu grande dia. Alguns locais são muito disputados, por isso pedem reservas com bastante antecedência, então não perca tempo e comece logo sua busca. Para ajudá-los a acertar em cheio em sua decisão, elaboramos o Manual para encontrar o espaço ideal para o seu casamento: 10 dicas importantíssimas!

O ButiáSaiba mais sobre O Butiá
O Butiá – Foto: divulgação

1.Tamanho

Tenha certeza de que o local possui espaço suficiente para acomodar confortavelmente seus convidados, evitando situações constrangedoras como esbarrões e pedidos de licença para pessoas que já se encontrem acomodadas nas mesas. Todos devem conseguir se locomover livremente entres os salões, pista de dança e lounges. Porém, evite lugares excessivamente grandes, para que não ocorra aquela sensação de “festa vazia”.

Casais que sonham com um casamento de maiores proporções, encontram o local ideal ao visitar o Central Hall Espaço e Gastronomia. O espaço se tornou um dos mais disputados da cidade de Curitiba, pois além de suas características sofisticadas e contemporâneas, ainda oferece aos noivos, toda a infraestrutura necessária para realizar uma celebração que ficará marcada para sempre em sua memória.

Central Hall Espaço e GastronomiaSaiba mais sobre Central Hall Espaço e Gastronomia
Central Hall Espaço e Gastronomia – Foto: divulgação

2.Delimitação das áreas

A delimitação das áreas como pista de dança, lounges e área para o jantar, se torna fundamental para que cada um dos presentes se sinta bem à vontade. O local não precisa apresentar salões distintos para estas atividades, mas deve oferecer uma infraestrutura onde cada uma delas possa ser disposta de maneira confortável.

Pense em elaborar espaços para que os mais velhos possam ter boas conversas, com uma distância confortável das caixas de som. O mesmo vale para o lugar onde se encontrarão as mesas de jantar, então peça para que o responsável pelo local indique as possíveis configurações levando em conta o tamanho da festa.

O Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel oferece diversos ambientes para a cerimônia e recepção, inclusive ao ar livre, nos quais noivos e convidados dispõe de todo o conforto e aconchego para aproveitar cada minuto do casamento.

Hotel Santa Teresa Rio MGallery by SofitelSaiba mais sobre Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel
Hotel Santa Teresa Rio MGallery by Sofitel – Foto: Thay Rabello

3.Plano B

Se já está planejando uma cerimônia deslumbrante ao ar livre, lembre-se de verificar se o espaço oferece um ótimo plano B em caso de mau tempo. Procure saber se o local oferece toldos ou lugares fechados, com capacidade suficiente para acomodar todos os presentes.

Este é o caso da Pousada Paraíso Açú, localizada na Parque Nacional da Serra dos Órgãos. O estabelecimento dispõe de soluções incríveis para quem deseja casar em meio à natureza, sem interferir no projeto decorativo.

Saiba tudo sobre Casamento ao ar-livre: natureza exuberante com infraestrutura completa!

Pousada Paraíso AçúSaiba mais sobre Pousada Paraíso Açú
Pousada Paraíso Açú – Foto: Carla Alves Fotografia

4.Iluminação

A iluminação possui a capacidade de transformar por completo os espaços, por isso, veja se o local oferece este serviço, dando preferência para a iluminação indireta com velas, lampiões e gambiarras, a fim de criar uma atmosfera mais intimista. Se optou por celebrar seu casamento durante o dia em um espaço fechado, verifique se o salão possui boa iluminação natural, através de uma grande quantidade de janelas ou paredes envidraçadas.

Apesar de possuir um custo mais alto, investir em um projeto de iluminação, que esteja totalmente de acordo com a decoração escolhida, se torna uma boa opção para quem deseja criar ambientações harmônicas e personalizadas.

Descubra as 6 ideias para iluminar cantinhos do casamento: photocall, altar, mesas e tudo o mais que você puder imaginar!

Le Rechaud RestauranteSaiba mais sobre Le Rechaud Restaurante
Le Rechaud Restaurante – Foto: Old Love Fotografia

5.Estilo

O local escolhido deve possuir arquitetura e espaços que estejam totalmente de acordo com o estilo adotado para o grande dia. Se pretende realizar uma celebração com ares contemporâneos, opte por lugares que ofereçam uma arquitetura moderna. Casais que escolheram uma cerimônia clássica, devem buscar por espaços elegantes e refinados.

O mesmo vale para casamentos em estilo boho, vintage ou rústico, pois quanto mais o local se assemelhar ao estilo da festa, melhor o resultado. Se optou por algum destes 3 estilos, não deixe de conhecer o Vila Relicário. O hotel, situado na cidade de Ouro Preto, se encontra em meio a um cenário paradisíaco rodeado por montanhas, perfeito para quem deseja realizar um casamento romântico e inesquecível.

Confira os 7 locais para 7 estilos de casamento: o seu pode ser um deles!

Vila RelicárioSaiba mais sobre Vila Relicário
Vila Relicário – Foto: divulgação

6.Acústica e temperatura

O tratamento acústico oferecido pelo local, influencia diretamente sobre o som da pista de dança. Se a acústica for ruim, a música pode soar estranha ou até mesmo dificultar a conversa entre seus convidados. Veja se há a possibilidade de visitar o local durante algum evento, para ter uma ideia concreta em relação a esta questão.

Outro ponto importantíssimo a ser avaliado é se o estabelecimento oferece ambientes climatizados, como no caso do Villa Vérico, um espaço exclusivo que garante todo o conforto para noivos e convidados, evitando desgastes relacionados ao frio ou calor excessivo.

Villa VéricoSaiba mais sobre Villa Vérico
Villa Vérico – Foto: divulgação

7.Estacionamento

Não esqueça de verificar se o local oferece espaço suficiente para a quantidade de carros ou se possui convênio com estacionamentos próximos, sem esquecer da importância do serviço de valet em relação ao conforto e segurança de seus convidados. No caso de espaços que não oferecem estes serviços ou que possuem difícil acesso, vale pensar na possibilidade de alugar vans ou ônibus, facilitando o deslocamento de seus amigos e familiares.

Estação São PauloSaiba mais sobre Estação São Paulo
Estação São Paulo – Foto: divulgação

8.Alvará de funcionamento

Se já escolheu o local, não assine nenhum contrato antes de verificar se o mesmo possui alvará de funcionamento e todos os itens de segurança exigidos para a realização do evento. Esta é uma ação importante, pois caso o estabelecimento não possua esta documentação, pode acabar sendo fechado deixando os noivos com um enorme prejuízo.

9.Reclame Aqui e CNJ

A internet se tornou uma grande arma contra empresas pouco idôneas. Atualmente o casal pode realizar consultas em sites como o Reclame Aqui e CNJ (Conselho Nacional de Justiça), para verificar se existem reclamações ou processos contra a empresa que pretendem contratar. Esta medida também vale para outros fornecedores, como buffet, decoração, assessoria, etc. Desta forma, vocês terão mais segurança no momento da contratação.

10.Feche os olhos e sinta!

Nossa última, porém preciosa dica, é a seguinte: feche seus olhos e se imagine casando no local escolhido. A intuição é uma arma poderosa que não costuma falhar, por isso, não deixe de levá-la em consideração. Se você conseguir se imaginar trocando alianças em um determinado lugar, provavelmente esta será a escolha certa.

Tenha certeza que o lugar que você escolher oferece uma experiência completa, desde o primeiro atendimento. Como é o caso do Villa Bisutti, “Possuímos nossos espaços próprios, com cozinha altamente estruturada, iluminação e sonorização, além de decoradores, chef de cozinha, floristas e toda a brigada operacional que trabalhará no Grande Dia, de chapelaria à barman”, nos conta a equipe.

Conheça nossa lista com os 11 locais para casamentos que irão tocar seu coração!

Villa BisuttiSaiba mais sobre Villa Bisutti
Villa Bisutti – Foto: divulgação
Casa de Santa TeresaSaiba mais sobre Casa de Santa Teresa
Casa de Santa Teresa – Foto: divulgação

Não deixe de seguir todas estas dicas, pois elas são essenciais para acertar na escolha de um local onde noivos e convidados poderão aproveitar todos os momentos do grande dia com muito conforto e segurança. Conheça também nossas Dicas para escolher um local que se adapte a qualquer estilo de casamento!

Post publicado em: 03/09/2014. Post atualizado em: 16/12/2017.

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Deixe seu comentário

Tatiana Mattos Assessoria & Cerimonial - Foto: Renata Philipo
Organizando um casamento à distância: como fazer dar certo quando os noivos moram longe?
Se é complicado organizar um casamento, imagine quando os noivos moram em cidades distantes do local onde será realizada a cerimônia? Se está passando por esta situação, não deixe de conferir nossas dicas para organizar seu casamento à distância e fazer com que tudo dê certo!
Casando no campo ou na fazenda? 10 dicas para encontrar o lugar perfeito!
Casando no campo ou na fazenda? 10 dicas para encontrar o lugar perfeito!
Dicas de como encontrar o local ideal para o casamento no campo, na fazenda ou ao ar livre. Atenção aos detalhes, estilo, conforto, exclusividade, visual, praticidade e hospedagem para os convidados, além do planejamento e o o tempo de realização do casamento, no pôr do sol ou sob as estrelas.
Foto: A Essência - Fotografia do Bem
6 dicas para noivos a caminho do altar
Atualmente, a internet é tida como uma grande facilitadora para noivos que optaram realizar sozinhos, todo o planejamento do seu casamento. Mas como nem tudo o que reluz é ouro, o casal deve tomar certos cuidados para evitar surpresas desagradáveis em seu grande dia. Saiba como, conferindo as 6 dicas para noivos a caminho do altar!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações