Para onde foram os casamentos felizes?

Para onde foram os casamentos felizes?

Enquanto nas estórias, os casamentos marcam um final feliz, na nossa realidade o casamento é melhor representado por um começo de uma nova etapa da vida, cheia de mudanças e desafios. A boa notícia? Dá para ser feliz casado. E muito!

  • Atualidade
  • Conselhos
  • Noivos
  • Felicidade

Por gerações e gerações, ouvimos a famosa frase “e foram felizes para sempre” como o desfecho perfeito dos contos de fadas. Mas entre o casamento com o tão sonhado príncipe encantado e a vida real, há uma diferença crucial: enquanto nas estórias, o casamento geralmente marca um final feliz, na nossa realidade o casamento é melhor representado por um começo de uma nova etapa da vida, cheia de mudanças, novos aprendizados e desafios – o que nem sempre é tão simples para todo mundo.

salvarMatheus de Castro FotografiaEntre em contato com Matheus de Castro Fotografia
Foto: Matheus de Castro Fotografia

É aí que mora o x da questão: será que alimentar expectativas de uma vida a dois perfeita gerou uma sensação de frustração ao percebermos que, definitivamente, a vida com a pessoa amada não é um conto de fadas?

O fato é que a felicidade pós-casamento tem sido algo cada mais difícil de ser atingido, como afirma o professor e especialista em relacionamentos Eli Finkel, da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos.

Leia também 28 realidades que os casais SÓ descobrem quando vão morar juntos!

Expectativa x realidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

A explicação para isso está no seu livro recém-lançado “The All-or-Nothing Marriage: How the Best Marriages Work” (em português “O casamento tudo ou nada: como os melhores casamentos funcionam”), ainda sem tradução. Em seu estudo, Finkel diz que a resposta está nos motivos e expectativas que levam as pessoas a se casarem, e em como isso tem mudado com o tempo.

salvarRenacloEntre em contato com Renaclo
Foto: Renaclo

Para ele, enquanto na época dos nossos avós, os relacionamentos estavam mais ligados a fatores econômicos e de sobrevivência básica, hoje na hora de casar as pessoas levam em conta fatores emocionais e psicológicos. Assim, o casamento por necessidade tem acontecido com bem menos frequência, e o foco está muito mais forte em construir um relacionamento que nos satisfaça emocionalmente, e que nos permita a autodescoberta e o crescimento pessoal.

Assim, fica mais fácil compreender por que a satisfação no matrimônio tem sido mais difícil de se conquistar: ela está relacionada a expectativas elevadas e ligadas a questões mais profundas. De acordo com Finkel, esperamos que o nosso parceiro desempenhe múltiplos papéis: o de confidente, companheiro sexual, melhor amigo, incentivador…

Não deixe de ler também sobre o que acontece no 1º ano de casados: 12 coisas que vão acontecer SIM, ou SIM!

salvarEduardo GuinleEntre em contato com Eduardo Guinle
Eduardo Guinle. Foto: Divulgação

Mas… vale a pena casar?

É claro que sim! A boa notícia é que, dificuldades à parte, este é o momento perfeito para se atingir a plenitude máxima na vida a dois. Finkel sugere que, se por um lado, mesmo uum casamento mediano está sendo cada vez menos tolerado por ser associado a um grau elevado de frustração, quando os casados conseguem manter um bom casamento, as recompensas de hoje podem ser ainda maiores do que eram décadas atrás.

Em um artigo de 2014 no The New York Times, o estudioso definiu o novo padrão pela primeira vez como o “casamento do tudo ou nada” – ou seja, para dar certo, esses compromissos têm demandado um investimento maior de tempo e energia. Para ele, os casamentos podem florescer hoje como nunca antes, e quando a coisa funciona, a felicidade tem potencial para alcançar um nível raramente visto em décadas passadas.

Quer ainda mais motivos para casar? Então leia Casar pra que? Por essas 20 razões lindas, divertidas e REAIS!

salvarWerneck FotografiaEntre em contato com Werneck Fotografia
Foto: Werneck Fotografia

Resumindo: embora possa parecer assustador no início, casar pode ser, sim, uma delícia – e para dar certo só depende de vocês!

Tenha em mente que o casamento é como um organismo vivo, que se alimenta da dedicação mútua do casal para dar certo. Só assim, os dias ficam mais leves, as dificuldades parecem mais fáceis de superar, e a felicidade chega para fazer morada no lar dos dois.

Confira agora as 45 coisas que TODOS os casais devem saber antes de casar!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Eduardo Guinle Lojas de ternos
Renaclo Fotógrafos para casamentos
Werneck Fotografia Fotógrafos para casamentos
Matheus de Castro Fotografia Fotógrafos para casamentos

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!