• Magazine
  • A noiva
  • Pesquisa revela como é o vestido de noiva favorito das brasileiras. Você concorda?

Pesquisa revela como é o vestido de noiva favorito das brasileiras. Você concorda?

Saia volumosa ou silhueta do tipo sereia? Decote em V, ilusão ou canoa? Você saberia dizer quais os estilos estão verdadeiramente em alta? A gente tinha até pistas, mas fizemos um levantamento COMPLETÍSSIMO para comprovar. Confira!

  • Vestidos de noiva
  • Tendências
  • Brasil

Se em muitos pontos concordamos que “noiva é noiva”, pelo menos quando falamos no vestido para o grande dia, pode haver inúmeras diferenças nos hábitos de compra e nas preferências de acordo com cada nacionalidade. Uma pesquisa realizada pelo Zankyou, maior portal de casamentos do mundo, com mais de 4 mil noivas, revelou os queridinhos do momento em 13 países. Quer saber qual foi o resultado no Brasil? Contamos tudo, com direito a comentários das experts Carol Hungria e Danielle Benício. Não perca!

salvarvestido
Maggie Sottero – Foto Divulgação

Como em um conto de fadas

Publicidade

Independentemente de qualquer tendência apontada nas passarelas bridal, o vestido de noiva com saia volumosa, ou ball gown, é o mais desejado por aqui. Proposta favorita de 32% das entrevistadas pela equipe do Zankyou Brasil, o modelo está no topo da lista, na frente dos vestidos de corte sereia, com 22% dos votos, e dos vestidos com proporção evasê, ou A-line, com 21%.

Para a estilista Carol Hungria, autora do Guia Atemporal das Noivas com Estilo, o sucesso das saias volumosas é explicado pelo desejo das noivas de se sentirem verdadeiras princesas com um vestido de noiva. “É um sonho que elas alimentam durante uma vida inteira. Além disso, quando esse volume segue uma modelagem evasê, ele valoriza qualquer tipo de corpo, comenta.

A modelagem generosa na parte inferior foi citada como favorita também entre as italianas, portuguesas e peruanas, tendo sido destacada por cerca de 40% das noivas consultadas; além das espanholas e mexicanas, com percentual próximo dos 30%.

O caráter democrático não é tão presente na silhueta sereia, como explica a estilista mineira Danielle Benício. “As modelagens sereia traduzem a sensualidade brasileira, mas costumam favorecer um biótipo específico. É menos versátil que modelagem em A, que veste bem a maioria das mulheres”, acrescenta Danielle, com sua experiência de 15 anos de ateliê.

salvarVestido Paris 8Entre em contato com Paris 8
Vestido Paris 8 – Foto: Divulgação

Classe acima de tudo

A preferência quando o assunto é silhueta está longe de ser uma coincidência. Ela combina com o gosto pelos vestidos de estilo clássico e pelos vestidos românticos, quase empatados com 20% e 19% dos votos, respectivamente. Com 17% das menções, o vestido de noiva estilo princesa – olha ele aí de novo! -, é o terceiro mais sonhado pelas noivas do Brasil, na frente do estilo elegante e dos vestidos com apelo boho, o favorito das noivas na França (30%) e no Chile (23%).

Já no pé da lista nacional aparecem os vestidos com estilo informal e os vestidos de noiva com cor. Com pouca força em território nacional, eles perdem inclusive para os vestidos de  noiva com estética minimalista (6%), que na Espanha são os preferidos de 12% das noivas; e para os vestidos de noiva vintage (7%), que tem feito mais sucesso na Alemanha, na Colômbia e nos Estados Unidos. “Os casamentos no Brasil são tradicionais. Alguns pedidos diferentes aparecem, mas ainda são minoria“, comenta Danielle.

A inovação, segundo Carol, pode estar relacionada ao acesso à informação de moda, o que dá mais segurança na hora de fazer escolhas mais ousadas. “Hoje as noivas pesquisam mais e querem fazer algo que tenha tudo a ver com elas, seja um vestido maravilhoso de zibeline de seda sem nenhuma renda, ou um super delicado em um tom de azul água. O fundo nude, por exemplo, que não deixa de ser ‘colorido’ se comparado aos tradicionais branco e off white, é um dos mais pedidos entre as minhas noivas e promete ser o terceiro tom da cartela de clássicos por muito tempo!”, acredita.

Não dispensa uma passarela? Veja as 10 tendências em vestidos de noiva 2018 que você não pode perder!

salvarVestido Maggie SotteroEntre em contato com Maggie Sottero
Vestido Maggie Sottero – Foto: Divulgação

Ilusão que veio para ficar

Quando focamos no colo, a primeira posição fica com os vestidos de noiva com decote ilusão. Feitos com uma delicada camada de tule, com direito a aplicações de rendas, bordados e pedrarias, eles aparecem no topo do ranking, como o preferido de 29% das entrevistadas, na frente dos vestidos de noiva com decote coração (20%) e dos vestidos de noiva com decote em V (24%). Outras que se renderam à leveza e à versatilidade do  decote ilusão foram as noivas inglesas, italianas, espanholas e portuguesas.

Xodó de Danielle pela leveza, o decote com tule illusion também encanta Carol: “O illusion veio para ficar porque ele permite montagens de rendas super delicadas, que parecem feitas na pele. As noivas amam. Esse tipo de material pode ser usado sozinho ou com um forro com decote coração e “V”, que também são queridinhos entre as noivas porque alongam e valorizam o colo e busto”, diz.

Vai casar? Baixe o GUIA definitivo para planejar o seu CASAMENTO

salvar
Vestido Hannibal Laguna – Foto: Pasarela Costura España

Preço é importante, mas estilo conta mais

Fomos atrás ainda da principal motivação por trás da escolha do vestido de noiva. Seria o preço, já que a maioria alega estar disposta a gastar algo em torno de R$ 4 mil? Pois bem: apesar de 18% das brasileiras terem feito suas opções motivadas pelo valor, e de considerarem o impacto no orçamento como algo “muito importante”, o que tem contado mesmo na hora de eleger o vestido dos sonhos é o estilo.

Com 65% dos votos, o item liderou com folga tanto por aqui quanto nos outros países, sendo mais importante, além do preço, que o nome do designer, o significado pessoal e o tecido. Danielle e Carol, no entanto, fizeram questão de destacar outro fator de peso de acordo com os muitos anos de trabalho em seus ateliês: a credibilidade. “É um quesito importantíssimo, pois trata-se da realização de um sonho. Nada pode dar errado!”, afirma Danielle, acompanhando a necessidade apontada por Carol de as noivas se sentirem seguras e em boas mãos.

Apressadinhas?

Foi divertido comprovar ainda a combinação de euforia e ansiedade tão comum na fase de preparativos. Você acredita que 41% das noivas brasileiras que participaram da pesquisa começaram a olhar o vestido no primeiro mês após o pedido de casamento?

Bem, as francesas e as holandesas não ficam atrás! Assim como no Brasil, a grande maioria das noivas na França e na Holanda não aguenta os primeiros três meses para idealizar o look perfeito para a hora do SIM. A encomenda efetiva, pelo menos, é feita de um ano a quatro meses antes da celebração, não tão longe do prazo entre oito meses e um ano recomendado por Danielle e Carol.

“É um prazo bacana para digerir todas as informações, fazer as provas com tranquilidade e eventualmente mudar algum detalhe. E também para dar tempo de todos os tecidos chegarem”, recomenda Carol. 

salvarVestido Carol HungriaEncante-se com o trabalho de Carol Hungria
Vestido: Carol Hungria – Foto: Renata Xavier

Noivas dispostas

Outra descoberta diz respeito à disponibilidade para procurar o vestido ideal e o tempo até fazer a escolha certa. Segundo nosso levantamento, 59% das brasileiras visitam de uma a três lojas até tomar a decisão, enquanto 26% acabam conhecendo pessoalmente de quatro a sete locais. Quando falamos naquelas que chegam a olhar entre oito e 11 endereços, a participação cai para 10%, parcela que acompanha o cenário mundial. E, pasmem, tem gente que consegue conferir a experiência em mais de 20. Animação pura!

Mas não pensem que acaba por aí. Nada menos que 62% das entrevistadas disseram ter feito de uma a três visitas ao fornecedor escolhido antes de assinar o cheque ou passar o cartão. Assim como 22% de nossas noivinhas chegaram a ir de quatro a sete vezes. Até porque essa busca vira o melhor programa de todos, não é?

A nova era digital?

Ufa! Pelo menos a internet está aqui para ajudar e, tanto no Brasil como nos outros 12 países consultados, ela tem sido imbatível na descoberta de marcas e na busca de tendências, referências e inspiração.

Vale por meio das clássicas ferramentas de busca como o Google, recurso lembrado por 68% das entrevistadas, ou mesmo pelas redes sociais (12%) ou revistas online (7%). Há cerca de cinco anos, as noivas chegavam para o primeiro atendimento com várias referências impressas. Não tinha esse movimento todo para Instagram, blogs, etc. Hoje várias me procuram porque conheceram meu trabalho por essas ferramentas”, comenta Carol. 

Tamanho o engajamento no ambiente digital, só faltava encomendar o vestido pela internet, concordam? Porém, até o momento o hábito tem sido inibido pela impossibilidade de provar o modelo, sentir o tecido, ou simplesmente correr um risco sem necessidade. E querem saber mais? É uma coisa muito boa de curtir com calma e pessoalmente mesmo!

Making of noivaFoto: V Rebel Fotografia

Os gostos das brasileiras acompanham as passarelas bridal? Tire a prova em 59 vestidos de noiva 2018: modelos variados e super atuais!

Escolha os fornecedores que você quer contatar.

Danielle Benício Alta Costura Estilistas de vestidos de noiva
Rosa Clará Novia - São Paulo Lojas vestidos de noiva
Atelier Carol Hungria Estilistas de vestidos de noiva
Paris 8 Lojas vestidos de noiva
Maggie Sottero Estilistas de vestidos de noiva
Cymbeline | Campinas Lojas vestidos de noiva
Publicidade

Não perca as últimas novidades para o seu casamento

Assine nossa newsletter

Deixe seu comentário

Lista de casamentos Zankyou. Receba 100% dos seus presentes em dinheiro!