A dor e a delicia de ser cerimonialista de casamento

A dor e a delicia de ser cerimonialista de casamento. Foto: Jeremias Santochi

Você é super organizada e metódica, vive em meio a listas e pastas cuidadosamente catalogadas, organiza seu armário de roupas e até o de sapatos por cores, os títulos de DVD em ordem alfabética e nem seu marido escapa da sua catalogação?

Você amou organizar o seu casamento (ou o de uma amiga) e agora que o grande dia passou, você acredita que tem boas referências no mercado e sofre por não ter mais atividades previstas na área? Você sempre é responsável pela organização das festas da família?

As características acima citadas são um bom início para uma cerimonialista ou assessora, mas veja bem, eu disse: “início”. Após o encantamento inicial com a profissão é preciso encarar a realidade e, principalmente, se preparar para ela.

Eu, como enfermeira graduada e ex noiva que se tornou assessora, posso falar com propriedade sobre o assunto. A profissão me encantou, me tomou por inteiro e eu a abracei com toda a minha alma. Entretanto, como para ser médico não basta apenas vocação, para ser uma boa cerimonialista a boa vontade e o talento não são suficientes. É preciso muito estudo, muitas horas de dedicação exclusiva, muito trabalho, muita experiência.

A dor e a delicia de ser cerimonialista de casamento. Foto: Gus Hildebrandt

Antes de se aventurar em seu próprio negócio você precisará investir em 2 pilares:

Formação e experiência. Invista em sua formação na área de eventos, de gestão, de marketing e de relacionamento. Como qualquer outro profissional, você precisará estudar pelo resto de sua vida. O investimento em cursos e dicas para quem quer ser assessora de casamento têm retorno certos e devem fazer parte do planejamento financeiro da sua empresa antes mesmo dela nascer.

Após fazer bons cursos, uma ótima maneira de começar é trabalhando em empresas reconhecidas na área de casamento. A educação aliada à experiência prática são as bases de uma carreira sólida. Somente na prática você terá oportunidade de testar e lapidar seus conhecimentos e talentos e melhorar seus pontos não tão fortes.

Nesse período as dificuldades vão surgir e serão muitas. Lembre-se sempre que caso você tenha habilidade para vencê-las você é um forte candidato para o empreendedorismo. Não se assuste com os imprevistos, que são inúmeros na área de eventos, aprenda a resolvê-los. Aprimore suas capacidades técnicas e relacionais, vista a camisa da empresa na qual você trabalha.

A dor e a delicia de ser cerimonialista de casamento. Foto: Monica Dantas

Enquanto isso, elabore um bom plano de negócios, definindo o nicho de atuação da sua empresa, suas metas a curto, médio e longo prazo e os valores da organização. Assim, quando chegar a hora você já terá o esqueleto do seu negócio pronto.

Quando for se desligar do seu emprego, lembre-se de que a honestidade e a ética não são esquecidas no mercado e que um bom profissional é sempre lembrado, não importa aonde ele esteja.

Essa caminhada é necessária para que você não faça como muitos no mercado que vendem o que não podem entregar. Ou seja, vendem um serviço que não sabem executar, são amadores. Alguns até estão a caminho da profissionalização, mas ainda precisam aprender muito antes de se aventurar na área. As consequências do amadorismo podem ser tristes e muito sérias, tanto para o profissional que tem seu nome descredibilizado e poderá, inclusive, responder judicialmente por seus atos, quanto para o cliente que pode ser lesado e ver o sonho da festa perfeita ir por água abaixo.

A dor e a delicia de ser cerimonialista de casamento. Foto: Elsa Silva / Instante Fotografia

Pesquise e converse com outros cerimonialistas de casamento, entenda qual é realmente o papel de uma cerimonialista e o papel de uma assessora de casamentos. Percorrer todos esses passos requer trabalho duro e parece difícil, mas é prazeroso e certamente te levará ao sucesso. Seja um profissional de excelência e não faltarão clientes (satisfeitas!) para você!

 

Rose Quadros é cerimonialista em Belo Horizonte e promove eventos nas mais diversas áreas, sendo especializada em produção de casamentos.

Rose busca oferecer soluções criativas e inovadoras para festas, eventos e comemorações especiais, sempre com o objetivo de realizar os seus sonhos e de seus familiares com seriedade, competência e criatividade.

Contate as empresas mencionadas na matéria:

Gostou deste artigo? Compartilhe

Mais informação

Comentários (6)

ehventus
1 ago de 2013

Rose Quadros, falou com muita propriedade sobre o assunto.
Todos os dias o mercado de eventos é “engordado” por pessoas que acham que esse mundo só tem glamour!

Buscar especialização é fundamental.

Abs
Lu Larré
Cerimonialista no Rio Grande do Sul

Responder
Vania Marisa
18 mai de 2015

Olá. . Gostei de tudo isso.. porque é a fase inicial que me encontro. . Vivo em Moçambique na África e gostaria de poder trocar mais ideias e ajudares me com alguns conceitos.. meu email vaniatinga@gmail.com.

Obrigada. ..

Abreijos

Responder
Patricia
31 mai de 2015

Olá… Passei a manhã toda pesquisando e estudando sobre o assunto e adorei ler o texto ele abriu minha mente, me endintifico muito com essa área , na parte de organizar,criar,deixar belo enfim fazer acontecer .
É algo que eu gosto de fazer e sempre que tenho oportunidade de organizar um evento na minha familia eu o faço mas apenas isso.
Presiso muito de uma “luz” pois não sei por onde começar o que estudar e eis a questão como devo seguir?
Porfavor me ajudem !
Patricia.teixeira.ana@gmail.com

Responder
Fabiana Maquea
21 jun de 2015

Adorei saber mais sobre ser uma cerimonialista sou apaixonada por isto,e o texto me deu um up a mais para o pontapé inicial,faço doces e bolos para festa á muito tempo e adoro festas…. vou começar com o pé direito,mas com muita disciplina e organização.

Responder
Graziane
4 mai de 2016

Boa noite!
Estava pesquisando e estudando sobre o assunto e adorei o texto,abriu minha mente, me endintifico muito com essa área , na parte de organizar,criar,deixar belo enfim fazer acontecer .
É algo que eu gosto me identifico , meu casamento eu que fiz tudo, Corti atrás. Hoje em dia ajudo minha amiga com tudo para o casamento dela.
Presiso muito de uma “luz” pois não
sei por onde começar o que estudar e como devo seguir?
Por favor me ajudem !

Grata.

Responder
Renata Vazquez
5 mai de 2016

Olá Graziane, você está no caminho certo. A melhor maneira de começar é entrando de fato nesse lindo universo de casamentos. Ajudar em eventos e conversar com outras cerimonialistas e fornecedores de casamentos certamente vão te dar uma luz sobre como tudo funciona. Nesta semana haverá um workshop em Petrópolis, no Rio de Janeiro que pode te ajudar bastante, dá uma olhada: http://www.zankyou.com.br/g/oficina-das-noivas-apresenta-noiva-na-floresta-editorial-super-inspirador-em-meio-a-natureza Beijos e Boa Sorte!

Deixe seu comentário

Crie gratuitamente o site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 20 países. Mais informação