Anel de noivado: 7 curiosidades que te surpreenderão!

É impossível negar que todas as mulheres, ao menos uma vez na vida, sonharam com o dia em que serão pedidas em casamento, afinal é um momento super romântico e especial!

Para selar esse compromisso de união, nada melhor do que um belo anel de noivado que simboliza o amor eterno. Mas por que um anel? Qual é o seu significado? De onde vem essa tradição? Aqui você encontrará as respostas a estas e outras perguntas!

Para te inspirar selecionamos 30 alianças vintage, joias deslumbrantes e atemporais que vão dar um toque único ao seu estilismo!

Brit-Co-via-@dee_rayray-Instagram
Foto: Brit-Co-via-@dee_rayray-Instagram

1. Egípcios, romanos e nós!

Desde a época dos egípcios, os anéis de noivado eram usados como uma maneira de demonstrar a confiança que os homens tinham de que suas noivas seriam boas esposas. Muitos anos depois, os noivos romanos entregavam para a noiva o chamado anulus pronubus, que era uma simples faixa de ferro para selar sua intenção de compromisso.

Como podemos ver, realizar o pedido de casamento com um anel de noivado é uma tradição que é realizada há séculos e que é mantida, até os dias atuais com a diferença de que hoje em dia, o que une um casal é o amor, sem qualquer outro tipo de obrigação.

Foto: Style me Pretty
Foto: Style me Pretty

2. Em que dedo?

Não é nenhuma coincidência que o anel de noivado seja colocado no dedo anular. Isso é devido a que os egípcios consideravam que o quarto dedo tinha uma veia que conduzia diretamente ao coração! O fato de colocar o anel nesse dedo faria com que os sentimentos unissem o casal e que não se escapassem pelas pontas dos dedos.

Falando em origens, que tal conhecer um pouco melhor a origem da lingerie através do tempo, 100 anos de história em três minutos que vão te ajudar muito na hora de escolher esse detalhe tão importante!

Foto: Susana Ríos
Foto: Susana Ríos

3. Eu tenho a força!

Algumas mulheres preferem um anel simples ou liso, mas a maioria sonha com um modelo que contenha uma bela pedra preciosa. Na realidade, segundo as tradições, se supõe que a pedra não se quebra, não se perde, é indestrutível, simbolizando assim, a fortaleza e a pureza na relação do casal.

Foto: How he Asked
Foto: How he Asked

4. Diamante ou esmeralda?

É lógico que dependendo da pedra, esta pode ter um significado, ou outro. A pedra preciosa que acompanha os anéis de noivado, por excelência, é o diamante, que representa a perfeição, a vontade de vencer, firmeza e retidão. Também é uma das mais resistentes e significa que o casal promete amor eterno.

Por outro lado, hoje em dia, surgem novas alternativas na hora de escolher a pedra do anel de noivado, tudo dependerá do estilo da noiva. Rubis, safiras e esmeraldas são ótimas opções, além das pedras semipreciosas como: turquesa, ametista, granada, água-marinha e muitas outras.

Foto: How he Asked
Foto: How he Asked

5. Só um diamante?

Nos referimos à quantidade de pedras que vão compor o seu anel de noivado.

  • 1 pedra:  União, ser dois em um;
  • 3 pedras:  cada uma delas representa uma etapa da relação, algo como : te amei, te amo e sempre te amarei!

Assim como o número de pedras do anel altera o seu significado, combiná-lo com uma joia especial é fundamental para estar deslumbrante. Se você não é uma expert no assunto, dá uma olhadinha nas nossas dicas de como escolher o colar perfeito para um look de noiva espetacular.

Foto: Etsy
Foto: Etsy

6. Verde, azul ou rosa?

Assim como existem diferenças de acordo com o tipo de pedras, o mesmo acontece em relação à cor escolhida. As cores mais populares para os anéis de noivado são: o rosa, o branco e o azul.

  • Rosa, representada pelo quartzo rosa significa claridade nos temas emocionais;
  • Branco do diamante significa tranquilidade;
  • Azul é a pedra do sucesso, da verdade e da sabedoria. Significa, também, laços estreitos, felicidade e bem estar;
  • Vermelho intenso do rubi simboliza a confiança e a inteligência;
  • Verde da esmeralda representa a abundância e proporciona equilíbrio, além de afastar as forças negativas.
Anais L. Photographie
Foto: Anais L.

7. Da cor do meu amor por você…

É verdade que atualmente muitas noivas querem algo diferente e exclusivo. O clássico ouro amarelo ganha novas versões além do ouro branco, do rosa e da prata.

As tonalidades para o anel em si, são das mais variadas e se adaptam perfeitamente ao desejo de cada noiva. De fato, existem muitas noivinhas que se arriscam e optam por um:

  • Anel preto que é super original e significa prosperidade, saúde, fidelidade, força e felicidade. E você, se atreve?
Foto: Deer Pearl Flowers & H.SternSaiba mais sobre “Deer Pearl Flowers & H.Stern”
Foto: Deer Pearl Flowers & H.Stern

Você gostou desta matéria? Saiba também quais são as 14 curiosidades sobre o amor que você não fazia a menor ideia!

Entre em contato com as empresas mencionadas nessa matéria

Comentários (2)

Deixe seu comentário

As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
As últimas tendências lindas e de sucesso comprovado nos casamentos!
Algumas tendências certamente você já conhece, mas quem sabe outras, ainda não. Preste atenção em cada detalhe e organize o seu casamento dentro do estilo que mais combina com você!
Como fazer a entrada e saída da cerimônia do casamento?
Como fazer a entrada e saída da cerimônia do casamento?
Com certeza que você já teve dúvidas sobre como deve sair da igreja, onde deve se sentar. Para ajudar à responder essas perguntas, o Zankyou conta o protocolo de como entrar e sair da igreja e algumas outras respostas!
Resolvemos o seu problema: o que usar no seu noivado e festas que antecedem ao casamento!
Resolvemos o seu problema: o que usar no seu noivado e festas que antecedem ao casamento!
Hoje trazemos possibilidades para te ajudar a ficar linda nesses momentos inesquecíveis que antecedem o casamento, já seja em um restaurante, na casa da noiva, ou numa festa com as amigas. O styling é prioridade sempre!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

Quer divulgar a sua empresa no Zankyou?
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações