Como ser a convidada perfeita em um casamento em 5 passos

Como ser a convidada perfeita em um casamento

Chegou a hora dos eventos, você foi convidada para vários casamentos e precisa começar a pensar quais looks você vai usar porque, mesmo que você não seja a protagonista desse dia, você precisa ser a convidada perfeita. Aqui você vai encontrar os segredos para conseguir isso. Porque, como ser uma convidada perfeita em um casamento é bem simples e em 5 passos você conseguirá escolher o look ideal para arrasar.  

Passo 1. Saber quando e onde será o casamento

A primeira coisa que você precisa fazer é analisar o convite, assim você poderá saber se existe um dress code pedido pelos noivos. Algumas noivas podem pedir que todas as convidadas usem vestidos longos ou de uma determinada cor, caso a celebração seja realizada na praia. Também é importante saber se o casamento será civil ou religioso, de noite ou de dia, na cidade, em um jardim ou na praia, já que cada ambiente exige um protocolo diferente.

Outro fator importante para decidir qual roupa você usará é a época do ano escolhida pelos noivos, porque isso vai condicionar completamente o modelo escolhido. É um pouco clichê, mas muitas vezes nos apaixonamos por um look que, mesmo que seja perfeito para outra estação do ano, queremos usá-lo a todo custo na estação do ano contrária, porque não temos outra ocasião para estreá-lo ou porque realmente amamos essa roupa. Não cometa esse erro, existem milhares de alternativas e, com certeza, você encontrará um modelo perfeito sem gastar muito.

Passo 2. Mais é menos

Escolher o modelo adequado para cada ocasião é mais simples do que parece. Quando tentamos colocar tudo o que temos ao nosso alcance acabamos usando um look exagerado e excessivo. Brincos, acessórios de cabelo, cintos, sapatos com muitos detalhes… tudo isso separado pode ser muito bonito e perfeito para qualquer look, mas se usamos tudo ao mesmo tempo podemos pecar pelo excesso e acabar com um modelo inadequado para a ocasião.

Para que isso não aconteça é preciso priorizar e saber que se o modelo escolhido é estampado, ele será o protagonista e, por isso, devemos usar uma gama monocromática para o resto de acessórios.  Se for o contrário, e o look for simples com tons suaves, podemos brincar com o resto dos acessórios e ousar um pouco mais.

Para um casamento realizado durante o dia, aposte em tons claro, uma clutch mais básica e sapatos com saltos confortáveis, porque é melhor ir um pouco mais baixa do que ter que levar uma sapatilha ou sandália sem salto para colocar depois.

Baixe o nosso eBook com dicas para organizar o seu casamento.

Barbara Bela – Foto: Divulgação

Passo 3. Escolha bem o seu penteado e maquiagem

Depois de escolher qual será a sua roupa, chega o momento de definir o penteado e a maquiagem, e normalmente não sabemos por onde começar. Para um casamento clássico e durante à noite a maquiagem deve destacar uma zona do seu rosto, sem ser muito pesada. Usar um batom que ressalte seus lábios e para o resto do rosto, o tom nude é perfeito! Um pouco de sombra em tons marrons e rímel completam o visual. Para o penteado, é ideal e muito natural um penteado com efeito molhado de cabelo solto, um penteado com cabelo preso ou tranças.

Se o casamento for celebrado ao ar livre, em um jardim, por exemplo, você pode brincar um pouco mais com a maquiagem e usar um tom superior, mas divertido. Utilize sombras de tons pastel e combine o batom com essas tonalidades. Para o penteado, você pode deixar o cabelo solto com ondas ou um rabo de cavalo mais arrumado.

Se o enlace for na praia, aproveite o tom bronzeado da sua pele e use tons terra e dourados, tanto na sombra como no blush. O tom nude é perfeito para os lábios. Esse tipo de make vai destacar sua beleza natural. Use o cabelo solto com ondas ou semi-preso.

Você foi convidada para casamento na praia? Confira nosso look e arrase!

Foto: Ricardo Clavello Fotografia

Passo 4. Combine todos os acessórios perfeitamente

Buscar o equilíbrio do look é fundamental. Um vestido ou um modelo para um casamento costumam ser chamativos por si só e o ideal é não usar acessórios carregados. Mas, pelo contrário, se o seu look for neutro, procure acessórios especiais que tragam esse toque único e diferenciado. Dependendo do tom, o complemento poderá de diversas maneiras:

  • Tons neutros: esta é a opção mais segura e fácil. Se você tem alguma dúvida, é melhor apostar nesse tipo de cor, porque nunca falha. São tons metalizados, preto ou nude.
  • Tons chamativos: como o rosa, o vermelho, verde, amarelo ou o azul. São mais atrevidos, mas também funcionam, principalmente nos casamentos celebrados durante o verão. Você pode aproveitar e combinar com acessórios mais simples. Se o modelo for estampado, ele será o destaque do look.

Para os casamentos realizados no outono ou inverno, escolha uma echarpe bonita para colocar sobre os ombros, isso dará um toque extra de elegância e assim você não passará frio.

Foto: Lentes Claras Fotografia

Passo 5. Conheça as regras básicas do protocolo

Quando se trata de usar um modelo ou outro é muito importante considerar se existe um protocolo estabelecido pelo casal ou devemos seguir o protocolo geral. Para isso, você precisa ter algumas noções básicas.

  • O vestido: devemos levar em consideração seu comprimento e o tipo de vestido. O comprimento adequado para um casamento de manhã é aquele que chega abaixo do joelho ou longo midi muito simples. As madrinhas, damas de honra ou irmãs, são as únicas que têm a oportunidade de usar um vestido comprido.
    Se o casamento é realizado no fim da tarde ou de noite, o vestido de festa longo é a melhor opção, embora os modelos até tornozelo, macacões ou conjuntos de calças também sejam aceitos. Nessa ocasião é permitido usar pedrarias e brilho.
  • A altura do salto: a altura do salto deve ser limitada durante o dia. Já de noite, você pode usar saltos com altura entre 10-12 cm.
  • Casamento civil ou religioso: o protocolo no religioso é muito mais estrito do que no civil. É recomendável que você escolha decotes mais discretos e ombros cobertos, se o casamento for celebrado na Igreja.
  • A cor do look e a relação com o casal: a cor é algo muito questionável, especialmente quando se trata do preto. É estritamente proibido para qualquer convidado usar branco, cru ou nude, uma vez tira o destaque da noiva. O preto, tradicionalmente, é a cor do luto, mas cada vez mais os convidados optam por usá-lo devido à elegância que ele imprime. Resumindo, você deve ser discreta no seu look se você não for muito próxima ao casal.

Confira Pronovias Festa 2018: espetaculares vestidos para convidadas que vão ditar a moda no ano que vem!

Você quer saber que tipo de convidada você é? Faça o teste!

Deixe seu comentário

Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Como escolher o seu vestido de noiva em 5 passos
Siga esses 5 passos para escolher o vestido de noiva perfeito para você ARRASAR no dia do seu casamento.
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Como calcular o orçamento do meu casamento: 5 passos que você precisa anotar
Listamos os 5 passos que você precisa seguir para planejar o orçamento do seu casamento antes de dar a largada nos preparativos.
Como escrever o convite do meu casamento em 5 passos
Como escrever o convite do meu casamento em 5 passos
A primeira imagem que seus convidados vão ter do estilo do seu casamento são os convites! Eles são super pessoais, têm que refletir a personalidade dos noivos e devem estar de acordo com a identidade visual do casamento. Siga esses 5 passos para escolher o seu e arrase!

Crie grátis um site perfeito para seu casamento!

100% personalizável e com centenas de temas para escolher Ver mais layouts >

A sua empresa também pode estar no Zankyou!
O Zankyou oferece a oportunidade de mostrar o melhor da sua empresa para milhares de noivos que nos utilizam na organização do seu casamento em 23 países. Mais informações